A recepção aos calouros de 2022 confirmou a empolgação na UniFil com a retomada completa das aulas presenciais. Nos dois momentos do evento, de manhã e à noite, os novos alunos lotaram o Teatro Colégio Londrinense para interagir com gestores, coordenadores e colaboradores que estarão à disposição deles no dia a dia da vida universitária. O reitor Eleazar Ferreira conduziu a conversa com os calouros, destacou a alegria de toda equipe em ver novamente a casa cheia, após os dois anos da pandemia, e relacionou programas e ações oferecidos pela UniFil desde o início das graduações. Depois agradeceu pela confiança e desejou sucesso na formação acadêmica e profissional. "Aproveitem bem todos os momentos de crescimento que essa fase proporciona", afirmou. As fotos são do evento

Gabriela Mariah de Souza, Bianca Campaner Luchetti e Vitória Favaro Segré, de Nutrição
Gabriela Mariah de Souza, Bianca Campaner Luchetti e Vitória Favaro Segré, de Nutrição | Foto: Divulgação
Maria Vitória de Aquino, Larissa Lima e Ana Beatriz Alves, de Biomedicina
Maria Vitória de Aquino, Larissa Lima e Ana Beatriz Alves, de Biomedicina | Foto: Divulgação
Kauana Zanchin (Direito), Maria Clara (Enfermagem), Renata Capello (Design) e Maria Petrin (Direito)
Kauana Zanchin (Direito), Maria Clara (Enfermagem), Renata Capello (Design) e Maria Petrin (Direito) | Foto: Divulgação
Alex de Mattos Lopes, Luccas Mantoan, Gabriela Yamamoto e Vitória Schippa, de Arquitetura
Alex de Mattos Lopes, Luccas Mantoan, Gabriela Yamamoto e Vitória Schippa, de Arquitetura | Foto: Divulgação

Tour de Lojas hoje em Londrina

O professor João Luiz Carvalho, docente na pós-graduação da UEL, PUC e UNIFIL, doutor em Marketing pela USP, pesquisador e entusiasta pelo Varejo, será palestrante convidado pela ACIL no evento presencial Mercado em Foco, nesta quinta-feira (dia 19), no Shopping Aurora. O tema da palestra será “A Experiência na Loja Física”. “Pretendo ser inspirador para os varejistas presentes, valorizando nosso comércio e apontando algumas inovações possíveis e aplicáveis, em casos internacionais e locais”, relata Carvalho, que é membro da Governança do Comércio de Londrina – a InFoco – atualmente está sob a coordenação do Fábio Kai. O pesquisador deve divulgar ainda oTour de Lojas 2022, um trabalho de pesquisa e curadoria, inédito e exclusivo para o evento da ACIL, que dará destaque para lojas de nossa cidade que proporcionam experiências originais, marcantes e envolventes aos seus consumidores. São lojas que abriram (ou que foram reformadas) nesse período 2021-2022 e que merecem destaque pelo senso empreendedor e cuidado com o ambiente físico.

ANIVERSARIANTES

Comemoraram aniversário ontem a sempre elegante Albina Carioca, Luís Stefani Russo, Magdalena Rausch e Luís Antônio Moreira. Hoje aniversariam Mimi Hermes Luck, Suzana T. Roveri, Suzana T. Roveri, o físico Carlos Apoloni, Veronica Matni. Dia 20, abraços para Álvaro Freitas, Dalmo Borges Ramos e Maria Isabel Gutierrez. No dia 21 aniversariam Adelino Favoretto, Humberto de Almeida Barros, do Conselho Superior da Sociedade Rural do Paraná, Carlos Finatti e o imobiliarista e ex-vereador Romeu Curi. No dia 22 aniversariam Eduardo Dias, Karin Sabec Vianna, Adélia Eugênia Oliveira e Fabiana Martinez. No dia 23 sopram velinhas Deise Genta Cordioli e Aloisio Campos Fernandes.

Saudades de Cirilo Silveira

Fazia tempo que não o via, e não verei mais aqui na cidade que ele amava, aqui na Terra. José Cirilo da Silveira Mendes, ex-provedor da Santa Casa, ótimo professor e amigo, faleceu aos 94 anos em Londrina. Atencioso com todos, muito educado sempre, bela alma, diziam os que o conheciam bem. Cirilo fez parte daquele grupo que tornou famoso o Cursilho de Cristandade de Londrina. Tenho saudades dele e de outros amigos daquela turma excelente que se foi, como Odésio Franciscon, Sebastião de Almeida Mendonça, Benicio Mendonça, o padre João Azevedo e tantos outros. Que Deus lhes dê o melhor de tudo que for possível.

CRIE SEU INVERNO

A coleção outono-inverno das lojas do Armazém da Moda estão quentíssimas! Quem aprecia um lançamento vai se deslumbrar com a infinidade de modelos e cores da estação. Excelente oportunidade para mudar o visual. “São peças para trabalhar durante o dia e depois dar uma esticadinha a noite. É só acrescentar alguns acessórios e partir para uma festa ou reunião com amigos. Com certeza você vai arrasar com estas novidades que acabaram de ‘sair do forno’ e que estão, literalmente, quentinhas como pede os dias mais frios do ano!”, dizem os lojistas

Imagem ilustrativa da imagem Recepção aos calouros no Teatro Londrinense
| Foto: Divulgação

Noel vence o Campeonato Brasileiro de Sinuca RB

Promovido pela Confederação Brasileira de Bilhares e Sinuca, foi realizado fim de semana passado em Caxambu (MG), no Hotel Glória, o XL Campeonato Brasileiro de Sinuca – Regra Brasileira. O sinuquista paranaense Noel Moreira (foto) foi o campeão, derrotando na final um grande adversário com experiência internacional, nada menos que Igor Figueiredo. Parabéns! Amigos dele vibraram com o feito, como o sinuquista Romeu Demattè, um dos grandes incentivadores da sinuca no Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Recepção aos calouros no Teatro Londrinense
| Foto: Divulgação

****

De Sidney Pike, braço direito de Ted Turner, criador da CNN Internacional: “Nós mudamos o mundo!”

****

De Benjamin Franklin: “A humanidade divide-se em três categorias: os que são imutáveis, os mutáveis e os que mudam as coisas!”

****

“APROVEITE bem os seus momentos felizes, que o futuro é cheio de altos e baixos, até o adeus final aqui na Terra”. Escrito no quadro negro (ou lousa, coisa antiga) pelo saudoso professor Guido, que lecionava Ciências, nos anos 50, no Ginásio Estadual de Sto. Anastácio, Oeste Paulista.

****

De um provérbio africano: “O homem que não está com fome diz que o coco tem a casca dura!”

****

De um professor de Comunicação, de São Paulo, observador atento da medicina: “Cada vez mais os médicos precisam dar suas opiniões ao público geral, a respeito da saúde, conceder entrevistas, escrever a respeito, pois só diz que é auto promoção aqueles que não têm competência...!”

CIRURGIA INÉDITA NO HCL

Uma cirurgia inédita foi realizada recentemente no Hospital do Câncer de Londrina. É inovadora porque envolve a máquina que retira, recupera o sangue do paciente e o devolve ao organismo praticamente na hora. Representantes da Colih, comissão de ligação entre hospitais e médicos destacam que este procedimento é eficaz por proporcionar boa recuperação do organismo e não depender de sangue de outros. Na foto está o diretor da fornecedora do equipamento, Evandro Baptista, o cirurgião torácico Elias Ribeiro e Alessandro Silva, da entidade que articulou a logística do procedimento.

Imagem ilustrativa da imagem Recepção aos calouros no Teatro Londrinense
| Foto: Divulgação

Ex-aluna do Universitário brilha nos EUA

A londrinense Vanessa Sperandio (foto), doutora e pós-doutorado pela University of Maryland, está radicada em Dallas, na UT- University of Texas Southwestern Medical Center. Atua nos Departamentos de Microbiologia e Bioquímica. Agora obteve novas conquistas: se juntará à Escola de Medicina da University of Visconsin como Presidente do Departamento de Microbiologia Médica e Imunobiologia e foi eleita para American Academy for the Advancement of Science-AAAS, órgão máximo para a ciência nos Estados Unidos. Além disso, em março, Vanessa Sperandio também foi eleita para ser Chair da American Academy of Microbiology dos EUA. Ela foi aluna do Colégio Universitário e se graduou na Unicamp

Imagem ilustrativa da imagem Recepção aos calouros no Teatro Londrinense
| Foto: Divulgação

GETÚLIO E O VOTO FEMININO

TRÊS DE MAIO de 1932: foi nesse dia que o presidente Getulio Vargas promoveu a campanha de escolha dos deputados para a discussão da Constituição do Brasil, aprovada em 33, concedendo o voto às mulheres. No ano seguinte, 34, ele foi deposto daquele seu governo, que havia assumido através de “golpe”. Situação antiga, portanto, e, por isso, não podemos apelidar outros países, e isso ocorre, de “republiqueta”. Mais um fato histórico deste mês de maio.

NOVA DIRETORIA DO LONDRINA GOLF CLUB

Desde o dia 10 de maio, o Londrina Golf Club tem nova diretoria. Fábio Pierre Marin assumiu o cargo de presidente para o biênio 2022/2024. Com ele, toda a diretoria é de novos dirigentes, alguns com pouco tempo de associados, mas que sempre auxiliaram no trabalho dos dirigentes anteriores. Carlos Alberto Fujiwara assume a vice-presidência. A nova composição é a seguinte: diretor administrativo, Gabriel Nassar Spagnuolo; diretor jurídico, Adalberto Fonsati; diretores social e cultural, Luiz Carlos Miguita e Daphne Bazzo; 1º secretário, Antônio Aparecido Bertholi; 2º, Luiz Henrique Pujol Bazzo; tesoureiro, Pedro Lúcio Andrade Neto; 2º, João Nilo Rodrigues Júnior; capitão, Rodolfo Sekles Fuganti; e capitã, Alice Yoshiko. O Conselho Fiscal ficou assim definido: Alexandre Aching, Milton Pennacchi e Nelson Kazuo Kague; Suplentes: Mauri Raphaelli, Sergio Eduardo Viana e Toromatsu Tanaka. Conselho deliberativo: Albertino B. de Lima Junior, Arlindo Fuganti, Armando Diniz, Bene Sobrinho e Carlos Feio Ribeiro. Presidente do Conselho, Clovis Bohrer Filho, Edson Rossi, Emerson Dezan, Eurico Komatsu, Issao Udihara, Ivan Fuganti, João Itimura, João Viotto Neto, José Carlos Spagnuolo, Milton Ogawa, Milton Omoto, Nelson Kowalski, Nivaldo Tomazella, Noboru Yagui, Reinaldo Morioka e Ricardo Hayam.

******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1