Imagem ilustrativa da imagem Receberá Medalha Ouro Verde
| Foto: Sergio Santiene - Divulgação

A Rádio Paiquerê FM 98.9, pioneira em seu segmento e líder de audiência, recebe nesta sexta (29) a Medalha Ouro Verde, uma das maiores honrarias concedidas pelo município. A homenagem da Câmara Municipal de Londrina será concedida em razão dos 40 anos de fundação da emissora, por iniciativa do vereador Felipe Prochet. A honraria será entregue ao diretor-geral da emissora, Ricardo Spinosa, jornalista com mais de 60 anos de carreira e condecorado guardião da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. A Paiquerê FM 98.9 conta, desde o início de outubro, com uma das antenas mais modernas do país que vai ampliar, num futuro próximo, em 30% o alcance da rádio. Hoje ela chega a 316 municípios e a 5 milhões de pessoas, no Norte do Paraná, Sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Além disso, em maio, retornou à grade da emissora o tradicional programa Pela Porta da Cozinha, sucesso nas décadas de 1970/80, agora sob o comando de Bel Spinosa. O jornalista Ricardo Spinosa (foto) vai receber a homenagem acompanhado da esposa Judite, dos filhos Sérgio Ricardo, Luiz Márcio, Lucimara e Bel, nora e genro, netas e funcionários.

Jantar Árabe em Cambé

Será realizado sábado, dia 30, em Cambé, o tradicional Jantar Árabe Dançante, promovido pelo Lions Clube Centro da vizinha e acolhedora cidade. O convite custa somente 50 reais e espera-se a presença de 300 pessoas. Serão servidos pratos árabes dos mais saborosos e haverá show de dança do ventre. A sede do Lions fica na rua França e o anfitrião será o presidente “leão” Georges El Haouli.

Vasco lança seu livro amanhã

Será amanhã, dia 29, no Buffet Laguna, entre Londrina e Cambé, o lançamento do livro “O Espírito Guerreiro”, que conta sobre a vida de Vasco de Almeida Martins, o português que adotou Londrina como sua cidade querida. Começa quando, ele a nado, fugiu da ditadura do governo Salazar. Os jornalistas Wilham Santin e Antonio Mariano Junior escreveram o livro.

Pedro Muffato instalará açucareira em Ibiporã

O empresário Pedro Muffato disse (UP-Date) a amigos de Londrina, durante cafezinho no Hotel Bourbon, onde sempre fica, quando vem de Cascavel, sede do seu grupo de negócios, que vai instalar uma açucareira na vizinha Ibiporã, onde tem há anos uma grande distribuidora de produtos, dirigida por Natal Lambóia. Ele vai utilizar maquinário de qualidade internacional (de marca italiana) e pretende distribuir sachês do melhor açúcar em todo o Brasil.

Dedicação à medicina

Imagem ilustrativa da imagem Receberá Medalha Ouro Verde
| Foto: Divulgação

Há alguns anos, o ex-prefeito Luiz Eduardo Cheida se dedica exclusivamente à medicina. Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, está concluindo nova pós-graduação em hepatologia na Unifesf, antiga Escola Paulista de Medicina. Ele estuda um problema que atinge 81% dos brasileiros obesos ou com sobrepeso: a esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado. Cheida trabalha nos hospitais Evangélico, Santa Casa, Mater Dei e Coração, além de atender no seu consultório na av. Bandeirantes , 500 , sala 103 .

Torneios Pré-Infantil na Acel

O bem cuidado campo de beisebol e softbol da Acel receberá sábado, dia 30, as equipes que vão disputar o XXV Campeonato Brasileiro Pré-Infantil de Beisebol e Softbol. Na sexta-feira, dia 29, haverá o congresso técnico a partir das 22 horas. Com a presença do vice-presidente da CBBS, Alberto Yamamoto, do diretor técnico Ricardo Iguchi e dos diretores Kioshi Yano e Akira Azuma. Da Associação de Árbitros do Brasil estarão presentes Paulo Yamada , Everaldo Medeiros e Alberto Iwano. Francisco Tan, o dinâmico presidente da Federação Paranaense de Beisebol e Softbol será o anfitrião. No sábado, dia 30, o desfile das delegações e jogos, a partir das 7h30. Vão participar as representações de Atibaia, Bastos, Cooper Clube, Gecebs, Giants, Indaiatuba, Londrina, Marilia, Maringá, Nikkey Curitiba, Nipon Blue Jays, Pinheiros, Presidente Prudente, Tozan, e um time do Paraguai, convidado especial da FPBS.

***

“Qual a cor da competência?” - este o tema em debate no 3º Simpósio da comissão de Igualdade Racial e Minorias, marcado para o dia 2, segunda-feira, na OAB Londrina. Dandara Lucas Pinho será a palestrante, a partir das 19 horas. Inscrições abertas, por apenas 20 reais.

Destaque

Imagem ilustrativa da imagem Receberá Medalha Ouro Verde
| Foto: Divulgação

Pr4d28

A imobiliária Santamérica recebeu, sábado, o prêmio Destaque Paraná como empresa que participa ativamente do desenvolvimento de Londrina . Na foto, com o prêmio, o imobiliarista e empresário Pedro Moretto. A Santamérica coleciona diversos prêmios pela destacada performance no mercado imobiliário. O Destaque Paraná é promovido pela APN Comunicação, sob o comando do jornalista Próspero Neto , com o apoio da Fiep e do Sindimetal .

No Seminário de Produtividade

Empresa global de proteção de cultivos, a Adama participou do 18° Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro, em novembro , em Ribeirão Preto (SP). Promovido pelo Grupo IDEA, o evento teve palestras sobre o mercado externo de açúcar e etanol para difundir tecnologias voltadas ao setor e ferramentas para ganho de produtividade. A cana-de-açúcar pode sofrer com diferentes tipos de estresses abióticos: nutrição deficiente, qualidade hídrica e temperatura afetam essa cultura. Como alternativa, a adoção de biofertilizantes (conhecidos como biostimulants) se revela como importante ferramenta para o aumento da produtividade. De acordo com Elton Visioli, gerente de marketing regional da empresa, ela leva aos produtores as soluções que minimizam impactos no cultivo da cana. “A Adama apresenta um robusto portfólio que inclui diversas soluções para a cana-de-açúcar. Pensando em estresses abióticos, a companhia apresenta o ExpertGrow, que promove o fortalecimento da cana planta, cana soca e em viveiros de muda pré-brotada, com ganhos para as lavouras. Além deste produto, recentemente apresentamos ao mercado o conceito de nematicida real com o Legado , que efetivamente combate os nematoides com um perfil toxicológico mais brando.”, explica.

***

Perguntaram à Coluna se a Conexão DanceArt já está funcionando na Cidade. Suzana Venturi, a bonita criadora desse espaço, sua irmã e parceira Roberta Venturi e o prof. Thiago Souza poderiam dar mais detalhes a respeito. Mas já soubemos de elogios a esses três profissionais da dança.

***

Gugu Liberato será sepultado amanhã, sexta-feira pela manhã, no cemitério Gethsêmani , no Morumbi.

***

Ouvi elogios, no Salão Seller, para o livro da profa. Maria Helena Bosone, que destaca a história de vida de algumas mulheres londrinenses. Ela é professora, aposentada, da rede estadual de ensino.