Imagem ilustrativa da imagem Realeza reunida em Portugal
| Foto: Divulgação

No final de setembro último, o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança foi condecorado pelo rei de Portugal, Dom Duarte Bragança, com a medalha da Grã Cruz Honorário da Real Ordem de São Miguel de Ala. Na noite do último dia 28, ele foi homenageado com jantar oferecido por Dom Duarte e pela rainha dona Izabel Heredia Bragança, no Estoril. No dia seguinte, no Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, após cerimônia religiosa, houve a entrega da referida comenda. Presentes, além dos familiares do ducado de Bragança e do Brasil, vários membros da realeza europeia. Foi uma bela festa. Do Brasil estiveram seus pais, Ana Maria Moraes e Baldomero Barbará, sua irmã Ana Luiz de Orleans e Bragança e o seu sogro Luiz Carlos Miguita, na foto, com Luiz Phillipe, que é deputado federal por São Paulo, a rainha Izabel e o rei de Portugal Dom Duarte.

Professoras e professores

A folhinha marca hoje o Dia do Professor no Brasil. Uma categoria merecidamente enaltecida por todos. Só que governantes e autoridades esquecem-se que foram alunos, que aprenderam o bê-á-bá. Com as professoras, em sua maioria. Pois a mulher professora sempre teve mais paciência para ensinar. Só que essas professoras, formadas em Escola Normal, sempre foram maltratadas pelas autoridades, que lhes pagaram e pagam sempre o menor salário de todos os demais. Ela pode ser excelente alfabetizadora, mestra em formar os garotos, que se não tiver um “diploma de faculdade” não subirá na carreira, como se esse documento, muitas vezes em cursos de fim de semana, em algumas faculdades, recebem mais salários e direitos. O Paraná há casos iguais, que tiveram decisões diferentes. Dependendo da amizade ou da boa vontade do secretário de Educação ou de inspetoras regionais de ensino. Enfim, a professora normalista e as que dão aulas no primeiro grau, mesmo com graduaçao melhor, ganham a mesma merreca. Uma vergonha, pois o dinheiro que recebem mal dá para comprar remédios.

O “professor” não é aquele que o jogador de futebol o trata assim. Só que são “professores”, que à beira do campo de futebol, falam palavrões, xingam, brigam e etc. Nunca deveriam ser chamados de “professor”. Mas sim de treinador, que é o que são. Ou de técnico de futebol. Alguns são apenas “assopradores de apito” em treinamentos.

Eu, como o prezado leitor, tive certamente alguns ótimos professores. No grupo escolar onde estudei quatro anos, tive em dona América uma educadora. Braba, mas bondosa e sabia ensinar. Tive dona Benedita, seu Raimundo e dona Aparecida.

No ensino médio, já em Londrina, conheci ótimos professores como o professor J.J. Puls, o profesor Nestor, o professor Galdino, o professor Couto, todos do Colégio Londrinense. No meio ano que estudei no Colégio Estadual Vicente Rijo, conheci o prof. Mário Takahashi, que era o secretário geral, um cidadão educado, amigo, conselheiro.

Na Faculdade Estadual de direito, tive bons professores e amigos, conselheiros. Todos eles. Todos homens. Todos, diziam eles, torcendo para que nossa turma (formada em 64, diplomada em fevereiro de 65) brilhasse na profissão ou fora dela. Tenho saudades de todos eles e de colegas também, pois muitos já foram convocados por Deus.

Depois, em uma sociedade de ensino, onde fui sócio, diretor e professor de Estudos de Problemas Brasileiros, conheci alguns ótimos professores, dedicados, preocupados em ensinar e formar jovens para o futuro. Tive um aluno no Supletivo do Colégio São Paulo, que eu criei, que hoje é vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Um outro trabalha na OEA, nos Estados Unidos. Há vários que se tornaram empreendedores.

E qualquer dia conto como criei a Faculdade Mulher (um nome fantasia), mas o curso que deu origem aos cursos do Colégio São Paulo, à Fefi, que depois se tornou uma universidade da cidade, comigo já fora, desde 1986.

Milton Ogawa em dois congressos

Imagem ilustrativa da imagem Realeza reunida em Portugal
| Foto: Divulgação

O cirurgião de aparelho digestivo, doutor Milton Ogawa, diretor do Hospital Gastroclínica de Londrina, participou de dois importantes encontros internacionais. Esteve presente ao 24º Congresso Internacional da Federação Mundial de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), que reuniu em Madri, os grandes nomes da especialidade. Neste evento foram apresentadas as novas técnicas para o tratamento cirúrgico de obesos e seus resultados.

O médico londrinense também esteve na Bélgica, agora mais recente, onde foi um dos 13 convidados de evento exclusivo sobre casos complexos das cirurgias bariátricas. O encontro foi realizado no AZ Sint-Jan Brugge Hospital , em Bruges, na Bélgica. O doutor Milton Ogawa é diretor, como se sabe, do Hospital Gastroclínica de Londrina desde 1998 e já realizou mais de seis mil cirurgias bariátricas. Além do atendimento na Gastroclínica, ele é o coordenador técnico do ambulatório bariátrico da Santa Casa de Londrina. O trabalho por ele coordenado realiza, em média, 60 cirurgias por mês de pacientes do SUS.

Exposição Holambra Londrina

Começa nesta terça-feira, dia 15, a Expo-Holambra Londrina, com oferta de grande variedade de flores e plantas a preços especiais. Diversos produtores da cidade paulista conhecida como “a capital das flores” vão comercializar até domingo, dia 20, no ginásio poliesportivo do Colégio Londrinense, mudas de espécies frutíferas, ornamentais, exóticas e raras. A feira tem entrada gratuita. Entre as flores, o público vai encontrar muitas orquídeas, rosas, rosas do deserto, hibisco e outros tipos, árvores de frutos em produção, palmeiras e mais espécies decorativas também estarão à venda. De terça a sábado, o horário de visitação é das 9 às 19 horas. No domingo, até 16 horas. A Expo-Holambra é uma realização do Provopar-Londrina, que receberá parte dos recursos da comercialização, com apoio da UniFil e Colégio Londrinense. Vale a pena visitá-la.

Workshop educacional

Imagem ilustrativa da imagem Realeza reunida em Portugal
| Foto: Divulgação

A unidade do Colégio Pontual, no Shopping Quintino, promoveu, dia 27 último, workshop educacional, com a apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos no dia a dia escolar, mostrando aos pais e familiares como o aprendizado torna os momentos ainda mais especiais. Na ocasião, houve entrega de boletins, apresentações teatrais e de ginástica rítmica, além de exposição dos grupos de laboratórios e robótica. O evento foi um sucesso e as equipes de teatro e GR da escola estão na foto.

Orquestra de Vitor Gorni anima baile no Valentino

A grande atração de sexta-feira, dia 18, a partir das 21 horas, no Bar Valentino, será a orquestra do maestro Vitor Gorni, que animará a noite dedicada aos casais que gostam de dançar ritmos que marcaram uma época, com foxtrote, samba canção, boleros, mambos, valsas e etc. Um repertório com grandes clássicos das orquestras de Glenn Miller, Ray Conniff e crooner como Frank Sinatra, que começou cantando em orquestras. Como sugestão o traje é passeio, que é o mais respeitoso com todos os presentes. Uma noite de gala para festejar os 40 anos do Bar Valentino. O staff do bar estará vestido para uma noite especial. O DJ Suzuki também participará da festa, com clássicos de música que fizeram a história do Bar Valentino, ao longo desses 40 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Realeza reunida em Portugal
| Foto: Divulgação

A autoestima contribui bastante para manter uma boa saúde e qualidade de vida, para melhorar o astral aumentar a disposição para enfrentar os desafios de todos os dias. Pois esta é a dica de Juliana Brito, formada em estética e cosmética pela Unifil, e bem atuante no mercado profissional com serviços de home care. “A universidade me proporcionou amplo conhecimento e a oportunidade de uma carreira promissora, que hoje está em constante crescimento”, comentou Juliana, muito satisfeita com a formação universitária que recebeu na Unifil.

***

No Bella Itália, na tradicional feijoada do sábado, no Hotel Bristol, a presença sempre marcante de Paraíba e sua viola e canto. Sempre aplaudido.

***

Está faltando um açougue, pequeno que seja, na região entre a Higienópoois e a JK, formando um quadrado com a Goiás e Alagoas. E ruas próximas. Um açougue de bom nível seria o ideal.

***

O conhecido Pinguim está vendendo na rua Espirito Santo o local onde havia um bar-restaurante.

Imagem ilustrativa da imagem Realeza reunida em Portugal
| Foto: Divulgação

A clínica odontológica Maxilo Facial Center está completando 10 anos de sucesso. Já se tornou referência para a região, através de sua equipe de profissionais muito especializada e experiente, além de moderna estrutura. A clínica londrinense realiza tratamentos simples a complexos para reabilitações bucais e faciais. Amanda Marconi (foto) é a secretária executiva da clínica e acompanhou todos esses 10 anos de existência feliz da Maxilo Facial Center. Dinamismo, dedicação e seriedade ali não faltam, diz ela.

Bolinha calçava 50 e era amigão de Ducci

Me perguntaram: “Você que ia sempre ao Ilha Porchat Clube, em Santos-São Vicente, que fim levou o apresentador Bolinha, da TV Bandeirantes?. Resposta: Bolinha faleceu há anos, de enfarte, embora sofresse de gota. Calçava sapatos número 50. Era grande amigo do presidente do Ilha Porchat Clube, Odárcio Ducci, o procopense, que também já faleceu. Depois de Odárcio, o Ilha Porchat nunca mais foi o mesmo.

***

A Associação Internacional de Pilotos de Linha Aérea ameaça colocar o Brasil em “tráfego inseguro” por causa dos balões que continuam sendo soltos no Rio e em São Paulo. Dizem que os baloeiros que são pegos não ficam dois dias na cadeia. Podem causar tragédias, mas não se incomodam. Não temem a lei. E não adianta campanha de conscientização. Todos os anos ocorrem, e os baloeiros não dão bola para isso. E os aviões dificilmente conseguirão se desviar de um balão em sua direção, afirmam os técnicos.

***

O IBGE está recrutando agentes para o censo de 2020. Com salários entre R$ 1.500 e R$ 3.500. Mais detalhes nos escritórios do IBGE em Londrina e em Curitiba, que responde por todo o estado.

***

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento de Leika Silveira, esposa do cirurgião dentista e professor Amaury Moraes Silveira. Ela foi cremada no domingo à tarde. Que Deus a tenha.

***

A milionária atriz Jane Fonda foi presa e algemada, isso mesmo, em um movimento de protesto em Los Angeles, segundo o LA Times.