Imagem ilustrativa da imagem Proteção ao produtor rural de Londrina
| Foto: Divulgação

O trabalho no campo não para. Continuar produzindo alimentos é prioridade neste momento. Edson Dornellas, presidente do Sindicato Rural de Londrina (foto), faz um alerta sobre a necessidade de o produtor rural preocupar-se com a proteção contra o coronavírus na propriedade. “Independente da atividade desempenhada, uma regra geral deve ser respeitada: evitar o contato com quem vem de fora, solicitar aos funcionários que não recebam visita e nem saiam muito neste momento, que mantenham distância das pessoas na entrega ou recebimento de produtos e higienizem os locais com uso de água sanitária, que procurem assistência técnica remota, higienizem as mãos com água e sabão e o isolamento quando possível que são hábitos benéficos que ajudam a manter a doença longe do campo”, explica o presidente. O SRPL continua o atendimento aos associados, em sistema de plantão por telefone, e-mail e whatsApp. Sempre atento e a serviço do produto rural.

Frutas, legumes e verduras

e o sítio de 3 mil bananeiras

O Ceasa de Londrina está abastecido para enfrentar o coronavírus. Mas o futuro de preços depende do Ceasa paulista, que é o grande distribuidor de frutas , legumes verduras para várias cidades, inclusive Londrina. Mas há alguns pequenos produtores de verduras e legumes da região, que poderão colaborar bastante para não faltar essas mercadorias nos supermercados e quitandas da cidade e região.

***


Sabiam que o Ceasa de Londrina abastece também o de Foz do Iguaçu? As bananas que são produzidas no litoral do Paraná dificilmente chegam a Londrina e a Maringá. Ficam pelo caminho, atendendo outras localidades.

***


Em 1974, comprei um sítio um pouco pra lá de Tamarana. Comprei do saudoso Fernando Sardinha. Ele havia plantado três mil pés de bananas. Bananeiras nanica, maçã, ouro, prata, macaquinho etc.

***

Mas, pela minha falta de experiência, não prestei atenção que passava no meio da propriedade uma estrada municipal. Pois bem: os transeuntes (como diria o velho Silva) quase não deixavam os cachos de bananas cresceram no tempo certo, cortavam e levavam verdes mesmo. Para comer ou dar para porcos e etc. Confesso que quase não vi um cacho de bananas maduras, daquele meu sítio. Que tinha uma outra atração: uma queda d’água, que muita gente pedia para banhar-se nela, para expulsar dos seus corpos de “maldades do mundo”. E a água mineral da melhor qualidade. Troquei o sitio por um outro com o saudoso Zukowiski, irmão do médico Eduardo Zukowiski, meu colega de curso científico que, formado, passou a atuar em Paranavaí.

Imagem ilustrativa da imagem Proteção ao produtor rural de Londrina
| Foto: Divulgação

Em uma conversa esclarecedora, os advogados Marcos Fahur e Heliana Turquino (foto), filha de Hélio Turquino, explicam que medidas jurídicas protegem o empresário de problemas financeiros advindos como consequência da atual situação. Eles dizem haver meios jurídicos para suspender obrigações contratuais e financeiras, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, duplicatas, capital de giro, enfim, tudo o que se refere a operações bancárias. ”O objetivo agora é preservar a coletividade, manter os negócios, empregos, geração de renda e outros direitos assegurados pela Constituição. Vale a pena garantir e fazer se cumprir os direitos de cada um, nestes tempos de crise e grandes sacrifícios”, argumentam os advogados. Mais informações pelo número (43) 99686-0229.

***

Em tempos de isolamento social, a Cacau Show – unidade do Shopping Quintino, lançou o aplicativo delivery que pode ser baixado na plataforma Google Play ou pelo link https://deliberydireto.com.br/cacaushow/6922. Garantindo assim, a sua Páscoa, sem sair de casa, no mais rigoroso controle de higienização. Para os pedidos acima de 99 reais a entrega será gratuita. Para outros valores, consulte a taxa pelo whatsapp (43 ) 99944-0090.

***

Para animar pais e padrinhos de meninas e meninas, e familiares de adolescentes e adultos, namorados e noivos e casais também, Antonio e Mário Furuta decidiram ontem dar 40% de desconto nos ovos de Páscoa que estão expostos no Mercado Municipal do Shangri-lá.

***


O economista-chefe do Sicredi, Pedro Ramos, aborda diariamente no “Análise do dia – um Podcast do Sicredi”, os reflexos da crise gerada pelo coronavirus na taxa cambial e no mercado financeiro, além de medidas tomadas para minimizar o impacto.

Imagem ilustrativa da imagem Proteção ao produtor rural de Londrina
| Foto: Divulgação

Diego Jaime Gonçalves Perassolli de Londrina foi o ganhador da segunda moto sorteada na promoção Você na Boa , realizada pela indústria de sucos Prat´s. Quem compra os produtos desta marca em qualquer estabelecimento pode participar, basta cadastrar a nota fiscal no site da empresa (prat`s.com.br/ vocenaboa). Na foto, o empresário Alexandre Janene Costa, da distribuidora da marca em Londrina, com o ganhador da moto

As letras de Carlinhos Lyra

Na nova convocação que seria gravada pelo presidente Jair Bolsonaro, e que foi impedida por decisão do STF, e que pedia à população para voltar ao trabalho, teria como fundo musical o samba-lento do compositor Carlinhos Lyra, que diz na letra “Pra por pra trabalhar gente que nunca trabalhou...” *** O carioca Carlinhos Lyra, que foi casado com uma bela loira norte-americana, é também o autor do Hino da UNE, que ele compôs em 1963, época em que José Serra era o presidente da União Nacional dos Estudantes e depois de 64 pediu exilio ao Chile. Foi professor em Santiago e casou-se com uma colega chilena. Ex-governador de São Paulo, hoje é um dos senadores paulistas. Voltando ao “fundo musical”, com a letra de Carlinhos Lyra, a escolha seria um tiro no alvo, para muita gente.

***

Impressionante a ação violenta do coronavírus na vida das pessoas: em poucos dias, cerca de 7 milhões de trabalhadores norte-americanos pediram auxilio-desemprego ao governo Trump.

***


A Bahia fará procissão hoje, em Salvador, levando a imagem do Senhor do Bonfim, que há anos não sai de sua Igreja, para rezar pelo fim do coronavírus.

***

O elogio do ex-presidente Lula, que está em prisão domiciliar, em São Paulo, ao governador João Dória, que luta com as forças que tem para o combate ao coronavírus, sem a ajuda federal, causou a reação de Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, que disse: “É a união dos inimigos do Brasil que desejam que o país fique na pior, visando as eleições de 2022...”