A professora Rosalina Lopes Franciscão comemorou 96 anos, sexta-feira passada, dia 16. É presidente e fundadora do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles), criado em 1959. A Instituição é referência na educação de surdos através do Colégio Estadual do Iles e também presta serviços de saúde auditiva, com o seu Centro Audiológico, que atende a toda a região. A aniversariante tem muito o que comemorar pela atuação na área de Educação e Saúde, mas destaca as dificuldades que o Iles vem atravessando. A entidade precisa de apoio público e também de pessoas que desejarem participar como voluntários em várias tarefas da instituição. Aquele abraço e muita saúde para a professora Rosalina Lopes Franciscão.

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina Franciscão comemora 96 anos
| Foto: Divulgação

O manto azul de Nossa Senhora na camisa da seleção brasileira!

Dois leitores e sempre colaboradores desta Coluna, Odair Chiqueto, de Rolândia, e Mário A. A. Michelato, de Londrina, sempre atentos, lembraram a história da primeira camisa “própria” da Seleção Brasileira de Futebol, criada e confeccionada para o jogo da final da Copa do Mundo de 1958, contra a Suécia. Como os suecos usavam as mesmas cores do time brasileiro, foram enfáticos em dizer que não trocariam a cor da camisa. Em sorteio, o Brasil foi obrigado a jogar com uma camisa diferente. Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira na época, não queria jogar com as camisas brancas, pois considerava-as “azaradas” (por causa da final de 1950, derrotada pelo Uruguai, no Maracanã) e pediu que arranjassem camisas na cor azul. As camisas para esse jogo foram adaptadas, costurando os escudos e números amarelos da camisa antiga. No vestiário, antes do jogo, teria então dito a todos da delegação que a seleção estava abençoada por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e jogaríamos com seu manto azul e venceríamos aquela final. Não deu outra: Brasil 5 a 2 e campeão do mundo pela primeira vez! Agora no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a seleção brasileira poderá usar o azul, que é o segundo uniforme oficial da equipe. Muito obrigado a Chiqueto e Michelato, leitores diários da FOLHA DE LONDRINA.

***

SEGUINDO rigorosamente as normas da panificação artesanal francesa, a Nelson Boulangerie continua atraindo a clientela de Londrina e de cidades vizinhas. Foi fundada em 1997, pelo mestre padeiro Nelson Kataoka, de saudosa memória. Inicialmente, funcionoudurante anos na rua Raposo Tavares esquina com a Souza Naves. Já há algum tempo, o sucesso aumentou ainda mais nas instalações na Avenida Madre Leonia Milito, no Jardim Bela Suíça.

Influencer de Rolândia

No próximo dia 21, amanhã, portanto, a modelo e mini influencer Duda Yoshimoto, de Rolândia, completará 11 anos. A mãe Marcia Yoshimoto, com grande de orgulho da filha querida (foto), aproveita o novo decreto e reunirá amigos e familiares para comemorar o aniversário da “princesa”. Parabéns e saúde a todos.

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina Franciscão comemora 96 anos
| Foto: Divulgação

Onde Fernando Henrique errou

O SR. FERNANDO HENRIQUE não corrigiu a tabela do Imposto de Renda, quando presidente e o trabalhador brasileiro ficou prejudicado durante 25 anos, pagando o que não deveria, foi o que ouvimos ainda ontem. O sr. FHC soube, sim, prejudicar 100 juízes classistas da Justiça do Trabalho, em 1999, ao acabar com a categoria de todo o país, porque no Nordeste alguns desembargadores nomeavam gente despreparada para ais cargos... Passou por cima dos direitos adquiridos, prejudicou o andamento de processos na Justiça do Trabalho e tiveram que contratar mais gente, ao invés de economizar, como dizia e fazia coro com seu ministro Pedro Malan, da fazenda. Até hoje o Governo Federal não pagou o que ficou devendo de direitos atrasados a juízes classistas, embora com o total recalculado no processo, que já transitou em julgado.

Para o povo brasileiro Guedes deixa a desejar

Haja Rivotril para o brasileiro que pensa poder dormir “com um barulho desses”, pela situação criada na economia brasileira, sob o silêncio sepulcral do ministro Paulo Guedes. O povo está indignado com o crescimento vertiginoso da inflação, com o desemprego e agora com a aprovação da verba de 5,7 bilhões de reais para o fundo eleitoral, para a próxima campanha política de deputados e senadores nas eleições do ano que vem. O Data Folha não revelou (ainda) o que a população acha da atuação do ministro Paulo Guedes no comando da economia do país.

Selo Amigo da Fauna

O Hospital Veterinário da UniFil recebeu, sexta-feira última, o Selo Amigo da Fauna, uma homenagem do Governo do Paraná pelo tratamento e reabilitação de animais silvestres. O HV é pioneiro no estado com a certificação de Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), atuando em conjunto com a Força Verde e Instituto Água e Terra, que encaminham ao hospital espécies vítimas de maus tratos, acidentes, cativeiro ilegal, tráfico e outros crimes ambientais. Como referência regional no acolhimento à fauna, a UniFil já tratou mais de cinco mil animais nos últimos sete anos. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, e o reitor Eleazar Ferreira (foto) inauguram oficialmente o CAFS. “É uma especialidade que abre novos campos para alunos de Medicina Veterinária e contribui para a preservação da fauna”, disse o reitor. “Quem mais ganha com a parceria é a natureza, o meio ambiente”, afirmou o secretário. Também participaram o presidente do IAT, Everton Souza, o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, o chefe gabinete do prefeito, Moacir Sgarioni, professores, alunos e veterinários.

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina Franciscão comemora 96 anos
| Foto: Divulgação

Patronato e o sucesso da execução de penas e das medidas educativas

O Patronato Penitenciário de Londrina é uma unidade do sistema penal, responsável pela execução das penas em regime aberto, medidas alternativas (prestação de serviços à comunidade e medidas educativas). Visando suprir a demanda do serviço público, esse órgão tem primado em implantar as pessoas com PSC (Prestação de Serviços à Comunidade) em instituições públicas ou com comprovado exercício de assistência ou filantropia em nossa cidade, para que os beneficiários possam cumprir a pena determinada e ficar em dia com a justiça. Um dos parceiros é a UEL (Universidade Estadual de Londrina), que recebe pessoas sentenciadas ao cumprimento da Prestação de Serviços à Comunidade. Hoje são 25 pessoas implantadas, cumprindo a PSC na UEL. Além do trabalho de manutenção geral em todo o Campus, esse pessoal também auxilia em outras demandas da universidade, quando necessário. Essas pessoas, com a equipe de prestadores da UEL, trabalharam na limpeza e manutenção quando da realização do vestibular da instituição e do concurso da Policia Militar; no próximo dia 3 a equipe já está escalada para o mesmo trabalho na realização do concurso da Policia Civil. É uma boa maneira de reparar o delito cometido, devolvendo em trabalho efetivo para a comunidade. O Patronato tem a dra. Lizandra como diretora e Aparecida Alves na coordenação do PSC, e também Gislaine, como integrante da equipe. O responsável pela coordenação dos trabalhos na UEL é o atencioso colaborador Cláudio Mago Ferraz, que há três anos trabalha em conjunto com o Patronato de Londrina e me disse, pelo telefone, ontem de manhã, que os resultados têm sido aplaudidos por todos, pois as pessoas apenadas, homens e mulheres, em cumprindo o que a Justiça determina. Certo dia, um empresário foi condenado a este “pagamento social” de sua pena e chegou à UEL muito bravo. Cumpriu quase 900 horas de trabalho social e, ao final, acabou saindo um novo amigão de Magno. Esse empresário havia sido assaltado, reagiu, e o juiz o condenou a prestar serviços sociais.

Sindserv

O Sindserv recebeu dias atrás, na sede do Sindicato, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Paulo Rossi, membros da direção executiva e entidades filiadas à entidade, para Assembleia Geral Extraordinária da Regional Norte da UGT-PR. Os assuntos discutidos no evento foram a análise do atual cenário político e sindical, eleição e posse dos membros da diretoria em decorrência da vacância dos cargos da UGT- Regional Norte do Paraná e assuntos gerais. Em decorrência do falecimento do então presidente da UGT Norte do Paraná, Marcelo Urbaneja (vítima da Covid-19), assume a presidência o diretor do Sindserv, Leonildo Guergolet, com o objetivo de fortalecer e unir a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras da região Norte do Paraná. Na foto, os participantes da Assembleia com o presidente da UGT, Paulo Rossi, e o presidente do Sindserv, Fabio Molin

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina Franciscão comemora 96 anos
| Foto: Divulgação

Em Brasília

Saúde sempre será um grande investimento, e por isso o prefeito Marcelo Belinati, acompanhado dos secretários de Governo, Alex Canziani; e da Saúde, Felippe Machado, foram a Brasília, recentemente, em busca de recursos. Os três, acompanhados da deputada federal Luísa Canziani, estiveram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), em uma demonstração de sempre maior trabalho e união pela cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina Franciscão comemora 96 anos
| Foto: Divulgação

***

OS MAIORES IMIGRANTES para o Brasil são, pela ordem: 1º os portugueses, com cerca de 200 mil; 2º os haitianos, com 115 mil: 3º bolivianos, 105 mil; 4º venezuelanos, 97 mil; 5º argentinos, com 61 mil; 6º japoneses, com 60.500; 7º italianos, com 57,800; 8º chineses, 55 mil; 9º uruguaios, 48 mil: e em 10º os espanhóis, com 46 mil pessoas, devidamente registrados.

***

AQUI NO SUDOESTE do Paraná há vários haitianos vivendo e trabalhando em frigoríficos e outras empresas de Medianeira, Matelândia, arredores de Cascavel e etc. Muitos deles já conseguiram trazer suas famílias e não querem saber de deixar essa região paranaense. O Paraná é realmente uma terra abençoada e solidária.

***

NOS ESTADOS UNIDOS não tem disso não: “político pagar sua campanha eleitoral com dinheiro do imposto pago pela população...”

***

TODOS OS BRASILEIROS pagam impostos: o de renda ou até uma caixa de fosforo que você compra, paga o imposto. Um sabonete, paga imposto. E etc. Isso foi ouvido, no Via Bosque Café, da super Zely.

***

LONDRINENSE que mora em Buenos Aires, há algum tempo, contou a familiares que lá não existe Justiça Eleitoral, mas sim a participação de todos os juízes de direito, nas épocas de eleições. Suspendem duas atividades, comandam as eleições, e depois voltam ao trabalho normal, nas audiências e julgamentos de processos e etc.

***

SUGESTÃO ao pessoal do marketing de shoppings da cidade e também da região: promover festivais de Karaokê, para meninos e meninas, de 5 a 14 anos, divididos em categorias por idades, premiando os primeiros e segundo colocados. Alô pessoal do marketing! Mais do que nunca é preciso cantar e espantar a coronavírus!

Dizia TOM JOBIM: “Mulher com neurônios é o melhor dos afrodisíacos....”

***

Na porta do escritório de administração do PRÊMIO NOBEL, em Estocolmo, Suécia, há um cartaz com a inscrição.

“O cérebro é o órgão mais perfeito do Universo”

***

A EUROPA tem 40 mil jogadores de minigolfe e 800 torneios anuais, fazendo e empregos para muita gente.

***

O Brasil tem atualmente 25 campos de minigolfe. Alguns em atividades, mesmo na pandemia.

Planos de Saúde

Foi revelado no fim de semana que passou, que foram registradas 23.302 reclamações contra os Planos de Saúde em geral, entre preços cobrados, aumentos, vagas para internações e atendimentos negados.

120 mil inscritos no próximo BBB

O produtor Boninho, do Big Brother, tomando champanhe com sua equipe. A razão: já estão inscritos 120 mil candidatos ao BBB de 2022. Inscrições encerradas, portanto.

***

O único país das Américas que tem mais partidos do que o nosso querido Brasil é o Haiti! Aquele da música e letras de Caetano Veloso, “o Haiti... é aqui...”

Cotas para as mulheres em todos os concursos

Projeto de uma deputada federal, quase pronto, pretende estabelecer cotas para mulheres em concursos para delegados, juízes de direito, promotores e agentes para o imposto de renda. Onde o predomínio é como os códigos atuais: é masculino!

***

Nova cabeludíssima surge no Brasil: o possível mensalão do Ministério da Saúde, que teria ocorrido em 2018! Com o detalhe: o ministro da Saúde desse ano era do Paraná.

***

Com o frio que está fazendo, o principal segredo para boas vendas nos self services é que a comida esteja sempre quente. Prato gelado nem pensar, que o freguês rejeita. Então, lenha na fogueira sempre, enquanto durar o almoço!

Jovens cubanos não querem mais saber de Fidel e sim de tênis novos

Em Havana você não anda 20 metros sem ser abordado por algum jovem, que te pede uma caneta de presente, um sabonete, um tênis usado, uma camiseta do visitante. Os mais velhos tentam trocar charutos por algum dinheiro, que possem utilizar para comprar alimentos. Os jovens não tem saudades e nem laços diretos com a Revolução do ex-líder Fidel Castro. A troca de gerações em Cuba, e mais a pandemia, piorou tudo entre os cubanos. O fechamento de entrada de dólares prejudicou a todos. Hoje, cubanos que vivem em Miami e na Florida em geral mandam menos dinheiro do que em outros anos e isso tornou a piorar a vida de todos a na Ilha. Cuba está em dificuldades e sua área médica está sem insumos e com a Covid alastrada entre seus habitantes. Nos hotéis, funcionários levam, às escondidas, seus filhos, para tomar café e comer. Em Havana, oito ovos por mês, para cada família, é realmente lamentável. Aqui no Brasil tem pessoa que come isso por dia! Médicos agora recebem 30 dólares mensais. Os carregadores de malas nos hotéis recebem 20 dólares, mas com as gorjetas, ganham mais do que os profissionais de medicina.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1