A professora Rosalina Lopes Franciscon comemorou 99 anos reunindo familiares em um almoço em sua casa no Ecovilas do Lago. O evento foi precedido de uma cerimônia religiosa celebrada pelo Monsenhor Bernardo Gaffá. A aniversariante discursou agradecendo a presença de todos num show de comunicação. Outros fizeram uso da palavra destacando os grandes feitos da aniversariante que escreveu um capítulo na história da Educação de Londrina. As fotos são do aniversário

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

A aniversariante entre os sobrinhos Luiz Sérgio e Rosângela Tanferri

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

Rosalina Franciscon com o neto Odesio Antônio Franciscon

Paciente do Paraguai

Mais de 40 médicos especialistas em robótica de Urologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Oncológica e Cirurgia Torácica atuam no programa de Cirurgia Robótica da Santa Casa de Londrina, que já chegou a 600 procedimentos. A maioria deles é de Londrina, mas o Hospital também recebe cirurgiões de Maringá, Ivaiporã, Paranavaí, Santo Antônio da Platina, Cascavel, Arapongas e Presidente Prudente. Um detalhe interessante: entre os pacientes beneficiados com a nova tecnologia, um é do Paraguai.

É Tetra!

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

O sinuquista Eládio Silvestre, de Marialva-Pr, conhecido como “Vaca,” atleta da Exactus Londrina, conquistou o tetracampeonato brasileiro individual na categoria Sênior, no 46º Campeonato Brasileiro de Sinuca Six Reds, disputado no belíssimo Clube Mampituba, de Criciúma-SC. Uma final disputada e empolgante, contra o experiente Jesus, do Ceará. Amigos e familiares vibraram com a conquista. Na foto,Larcinei Fabris, presidente do Mampituba; PC Biaca, atleta da Exactus; o tetracampeão Vaca e o presidente da CBBS, Sr. Pedro Rolim Bohm.

XII Memorial Hercilio Ermel

Inscrições abertas para o “XII Memorial Hercilio Ermel”– Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, que será no dia 14 de setembro, no Sesc Londrina Centro. Presença confirmada do Grande Mestre Internacional Jaime Sunye Neto, além da de comitivas de várias cidades paranaenses e de outros Estados. A realização é do Instituto Memorial Hercilio Ermel, com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina, Secretaria do Esporte e do SESC Paraná. Inscrições pelo site: www.memorialhercilioermel.com.br . O torneio tem premiação de R$ 5.000,00, distribuídos aos primeiros colocados no geral, feminino e na categoria dos veteranos. Na arbitragem , Amauri Redígolo, Carlos Calleros, Carlos Martins e Paulo de Barros Vieira Junior . A direção geral é de Hercílio Ermel Junior.

Familia Demattê na festa Meio Médico em Campinas

Para celebrar junto com o jovem estudante de medicina Bruno Demattê, a conhecida família de Londrina foi até Campinas, participar do Meio Médico, famoso evento dos alunos de medicina da Universidade São Leopoldo Mandic. Uma badalada festa para estudantes que chegaram a metade da graduação. No Expo América , local do acontecimento, havia “open” do McDonald’s e de Balas Fini, estandes de marcas como Campari e Cacau Show, seis atrações musicais e palco igual ao de grandes festivais As fotos são da família durante o Meio Médico.

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

O empresário e avô Romeu Demattê Jr, a irmã Georgia Maria Demattê e o futuro médico Bruno Demattê

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

Ieda Saraiva ( avó do Bruno) e Andrea Demattê ( tia do estudante de medicina)

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

A irmã Georgia Maria, a mãe Luciana com o filho Bruno e o pai Marcelo Demattê

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

Romeu e Silvia Demattê (avós do Bruno) com o outro neto do casal , Max

Casa de palmito dos Vicentini

Por inciativa da IBRAVISSIMI, o Sesc Cadeião sedia a Mostra dos 150 anos da Imigração Italiana. Em exposição: objetos, fotos e muita coisa interessante. O agropecuarista Ivo Vicentini foi até lá e contou que há uma foto que mostra uma casa de palmito construída pela família Vicentini em 1933. Vale conferir a história e o legado dos italianos .

Futuras administradoras

Imagem ilustrativa da imagem Professora Rosalina comemora 99 anos
| Foto: Divulgação

Bianca Alves Bergamini, Ana Beatriz da Paz, Ana Clara Centeno e Michele da Silva Kilski são alunas do 2º ano de Administração na UniFil e já vislumbram boas oportunidades com as áreas de estudos que abrem portas no mercado. O curso oferece práticas, estágios e projetos em gestão financeira, de recursos humanos e de marketing, logística, planejamento estratégico, comércio exterior, auditoria, controladoria e consultoria, entre outros segmentos da profissão. As acadêmicas recomendam a graduação de ADM na UniFil pela qualidade, corpo docente, intercâmbio com empresas e o suporte tecnológico.

Paralimpíada é uma má-formação de palavra

O expert em língua portuguesa Dilson Catarino faz uma observação interessante sobre a palavra Paralimpíada . Ele escreve: ”Segundo o dicionário Houaiss, o vocábulo “Paralimpíada” é uma “malformação vocabular que Portugal e o Brasil passaram a usar (no Brasil, oficialmente a partir de 25 de agosto de 2012), a pedido do Comitê Paralímpico Internacional, para seguir o inglês paralympiad (paraplegic + olympiad); o segundo “a” do prefixo par(a)- poderia cair no português, nunca o “o” inicial do segundo elemento do vocábulo, portanto o adequado seria “Paraolimpíada, Paraolimpíadas, paraolímpico”. Em tempo: Os vocábulos “má-formação” e “malformação” são similares.

No Peru e nos EUA

ALÉM da Colômbia, cerca de 1 milhão e 600 mil venezuelanos pediram asilo ao Peru. Mais 500 mil fugiram para os Estados Unidos. Foge da fome, do desemprego e da ditadura chavista-madurista.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina