A pesquisa desenvolvida pela professora Mayra Gallo (foto) recebeu prêmio do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O Prime tem foco na transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado, contribuindo para o desenvolvimento e do Paraná. A professora Mayra, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, conquistou o terceiro lugar entre os cinco finalistas, com o “Bio-HiJAck, fungicida biológico para combater a ferrugem-asiática”, conhecida como doença da soja.

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: Divulgação

Eles nasceram em setembro, mas criaram coisas para todos os meses

O mundo só progrediu graças também aos inventores, que, movidos por algumas ideias, foram criando coisas que com o tempo foram remodeladas, modernizadas. Hoje em dia devemos ser gratos a esses inventores, que nasceram em setembro, mas que, com suas inteligências, inventaram produtos para todos os setores da vida e para todos os meses do ano. Entre eles, o extintor de incêndio, que começou a ser criado pelo médico germânico doutor Fuches, em 1793. O moderno extintor foi inventado pelo capitão de exército George Mombay, da Inglaterra. O espremedor de batatas foi inventado em 1930, por Jean Mantelet, que era chef de cozinha em Paris. O espelho foi inventado na Itália, por um barbeiro do exército de Roma, de apelido Antonini. O Duque Richelieu, que ganhou a batalha de Mayon, batizou de maionese a mistura de ovos e batatas, que seus soldados saborearam em na casa de uma senhora, que ficou amiga dos combatentes. A seringa foi bolada pelo italiano Pietro Gattinaras, adaptada pelo britânico Warren Boyle e modernizada pelo francês Charles Pravaz nascido em 1.853. Todos, curiosamente, do mês de setembro.

Sede campestre do Sinpro

Com a chegada do calor, a sede campestre do Sinpro começa a ser frequentada pelos associados para uso das piscinas, estrutura de spa, salão de jogos e churrasqueiras. Todo o espaço segue os protocolos de higiene e distanciamento. As famílias buscam lazer ao ar livre, perto do verde e em um ambiente agradável. Na foto, André e Ademir Bachega com a filha Heloisa, aproveitando o domingo no Sinpro Campestre.

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: Divulgação

Sansão e Dalila no Ouro Verde

Esse filme foi exibido em 1955, pelo Cine Ouro Verde, que estava na “crista da onda”, pois era recém-inaugurado, bonito, atraente e a nova atração do Norte do Paraná. Com o ator Victor Mature e Hedy Lamarr, a bonita Dalila. Aqui, nas sessões noturnas, o púbico era grande, lotava todas as poltronas e no corre e corre de entrada algumas moças e senhoras chegaram a perder sapatos. Em Nova York, o comediante Groucho Marx afirmou ao “Times”, perguntado sobre o filme Sansão e Dalila: “Não vou ver filme, onde o ator tem peitos maiores do que a atriz...” É que Victor Mature tinha dois apelidos - “troglodita” e “canastrão” - por seus mamilos avantajados e risos sarcásticos...

A Buzina do Chacrinha

Abelardo Barbosa, o notável ídolo popular Chacrinha, contou certa vez que a ideia de usar a buzina em seu programa de televisão foi porque no filme “Uma Noite na Ópera”, em branco e preto ainda, ele viu Harpo Marx, irmão mudo de Groucho, usar a buzina para se comunicar com o público. O Velho Guerreiro não teve dúvida: o que é sucesso é para ser copiado e mandou bala na sua depois famosa buzina. Que era um dos seus sucessos. Recordar é viver, então vamos recordar.

Aniversário no Canadá

O londrinense Samuel Gomes dos Santos comemorou aniversário esta semana. Ele mora há 4 anos em Vancouver, no Canadá, onde se adaptou muito bem. Samuel é filho de Laura e Carmelindo Dias. Na foto, o aniversariante com a namorada Laís Ribeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: Divulgação

Mestrado

O engenheiro civil Lucas Dezotti Tolentino concluiu o mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e já estabelece a meta de fazer doutorado. Ele reconhece que é preciso seguir com estudos porque tanto na carreira acadêmica como na vida profissional podem surgir problemas que demandam mais conhecimento. Lucas comenta que a graduação em Engenharia Civil na UniFil alinhou teoria e prática, com total incentivo de professores para superar desafios da profissão.

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: Divulgação

Cristiano Ronaldo

Trinta milhões de euros por ano é o que Cristiano Ronaldo vai ganhar no Manchester United, e sua estreia será contra o Newcastle, perante 70 mil pessoas. Não há mais ingressos à venda. No mercado paralelo, o ingresso custa 3 mil livras, quase 20 mil reais.

Uma camisa de Cristiano, no seu clube inglês, está sendo vendida a 700 reais. Cristiano Ronaldo é o português mais rico, individualmente, entre os irmãos lusitanos. O Manchester United tem capital norte-americano sustentando suas despesas, investindo no clube e ganhando dinheiro.

Qual dos Ronaldos foi melhor?

Quem é ou foi o melhor dos Ronaldos do futebol mundial: Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno ou Ronaldinho Gaúcho? Respondo com minha opinião de ex-redator esportivo: os três, cada um na sua. Cristiano Ronaldo é ainda uma máquina de fazer gols. Agora, futebol alegre foi o de Ronaldinho Gaúcho, que vimos aqui em Londrina, durante a fase final do Pré-Olímpico, no Estádio do Café, que o ex-prefeito Antônio Belinati teve a coragem de bancar. Já Ronaldo Fenômeno foi o brilhante centroavante da seleção brasileira, campeã mundial. O português Cristiano Ronaldo, nascido na Ilha da Madeira, vem investindo seu dinheirão em uma rede internacional de hotéis.

Do staff dos Irmãos Furuta

O connaisseur Adenilson Soares, do staff de Irmãos Furuta, é uma das figuras mais conhecidas e solicitadas do mercado Shangri-lá. Na foto, ele com o conhaque francês XO e o vinho chileno Almaviva, bebidas que estão na lista top da casa

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: Divulgação

Convenção em Florianópolis

A empresa especializada em tecnologia para condomínios Porter completa 10 anos em setembro. Tudo começou com o sistema de Portaria Remota que hoje atende mais de 1.600 condomínios no Brasil e no Chile. Agora a empresa também disponibiliza aos condomínios um mercadinho autônomo (VIZIM) e um armário inteligente (LOCKER) já homologado pelos correios. Com este armário, as entregas são guardadas em gavetas. O morador pode retirar em qualquer horário. Não precisa estar em sua casa para receber as encomendas. Já o VIZIM oferece a comodidade aos moradores, disponibilizando no próprio condomínio diversos produtos a qualquer hora, retornando ao condomínio um percentual sobre o valor das vendas. “Prestamos serviços através da tecnologia, e para isso utilizamos o que há de melhor na área, para que os nossos serviços sejam realmente a melhor escolha de um condomínio” explica Ricardo Renno, diretor da Porter. Em Londrina, a empresa atua desde 2014 e todo desenvolvimento de hardware e software é feito com engenheiros próprios especializados em segurança que trabalham na sede, em Florianópolis, um polo tecnológico do setor de software. Tanto que o da Porter foi recentemente premiado em feira do segmento como a solução mais segura e moderna para condomínios. “São mais de 94 desenvolvedores e engenheiros próprios que trabalham em busca das melhores soluções tecnológicas, com foco em segurança. Temos visto algumas empresas tratarem a portaria remota de uma forma simplista, buscando apenas redução de custos, mas nosso cuidado é com a entrega de um serviço eficaz e seguro. Para nós a segurança dos nossos clientes não tem preço, tem valor”, destaca Renno. Entre os dias 12 e 14 de setembro, em Florianópolis, haverá a convenção da empresa. Novas tecnologias serão apresentadas para as 57 unidades da Porter do Brasil, com o objetivo de ajudar a melhorar a vida nos condomínios pelo país.

Para o infectologista David Uip a terceira dose é muito necessária

David Uip disse a Mônica Bergamo e Antônio o Lavareda, do programa Ponto a Ponto, da Band News, que o estado de São Paulo tem 112 hospitais estaduais. Que reúnem cerca de 900 leitos hospitalares. Tudo bem que São Paulo é um país a parte, mas é realmente de dar inveja.

David Uip foi secretário da Saúde do estado paulista durante cinco anos. Afirmou que a terceira dose precisa ser dada, entre as pessoas de 60 anos em diante, começando com a turma dos 90 anos. Infectologista, diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Uip lembra que os hospitais precisam estar sempre higienizados, limpos, combatendo as chamadas e perigosas infecções hospitalares. Ele mesmo e alguns colegas foram convidados pelo governo de Angola para ensinar como combater as infecções nos hospitais, que também matam muita gente que está em tratamento, em recuperação. (PS da Coluna: Várias pessoas já foram vítimas de infecções em hospitais do Paraná. Se familiares ingressaram com ações na Justiça, a respeito, não ficamos sabendo das decisões. Deveria haver maior transparência nesses casos).

A poesia do advogado Sebastião Nei dos Santos

Imagem ilustrativa da imagem Professora da Uenp é premiada
| Foto: iStock

A FLOR

A flor é esperta e sábia,

Silenciosa, tem muita lábia,

Chega a ser mesmo sagaz,

Vai vendo de que ela é capaz

Para sua espécie perpetuar

mero botão vira linda flor

Produz néctar para polinizar

E atrai insetos com seu odor

Veja só que armação genial

Coisa da natureza somente

Ou de Deus, não me leve a mal

Mas dessa armação sai a semente

A flor encanta a natureza,

Do mesmo jeito que a mulher,

Com suas formas arredondadas

Sensual e de extrema beleza

Finge, sempre dissimulada

faz do homem o que bem quer

Nigerianos presos com 400 celulares

O famoso delegado paulistano Oswaldo Nico contou à Rádio Jovem Pan, de São Paulo, que a Polícia Civil apreendeu 400 telefones celulares que estavam em poder de nigerianos, que tentavam embarcar no Aeroporto de Guarulhos. Na Nigéria, contou um dos detidos, que a pessoa compra um celular e troca o chip, sem qualquer problema de portabilidade. Por isso, o mercado para a venda de celulares é grande. O Brasil é um paraíso para os malandros nigerianos, comentaram jornais desse país africano.

O Paraná produz arroz

O arroz teve o maior aumento por quilo aqui no Paraná e no vizinho estado de São Paulo. Nos mercados locais, pessoas comprando arroz, mais do que o necessário, com medo de faltar o produto, por causa da greve dos caminhoneiros, que, era o temor, poderia ser por mais tempo.

Da leitora Nina Cardoso

Recebemos da sempre atenta leitora Nina Cardoso, o seguinte: “Apenas uma dúvida sobre a nota publicada pela Coluna. Será que a estória relatada pelo motoboy é verdadeira? Parece-me mais uma Estória do que uma História. Os senhores componentes da CPI têm o hábito de encontrarem algumas testemunhas de quem ninguém nunca ouviu falar, mas que dizem exatamente aquilo que desejam ouvir. Em detrimento de pessoas muito conhecidas, mas que derrubam suas teorias da conspiração”

***

Uma atração da TV CNN muito assistida em Londrina e cidades da região: o Correspondente Médico. Com o doutor Fernando Gomes e Elisa, a entrevistadora, inteligente, charmosa e boa presença. O médico parecer saber tudo sobre todas as doenças.

***

O médico Cristiano Zerbini (amigo do doutor Chico Gregori, de Londrina) disse em São Paulo que a vacina da Jansen aumenta os anticorpos nas pessoas.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1