Professora alerta para fake news sobre álcool


 Em meio ao apavoramento diante da pandemia de coronavírus, a professora Angelita Ribeiro alerta para as fake news, como um vídeo que circula nas redes sociais   que sugere substituição do álcool 70% pelo vinagre. Doutoranda em Química e docente da UniFil nos cursos de biomedicina, farmácia, nutrição, engenharias e gestão ambiental, ela assegura: “O álcool 70% se mostra eficiente na assepsia das mãos e do ambiente, seja em gel ou na forma líquida, tanto que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam seu uso.” A professora explica que “os vírus são organismos revestidos por uma camada lipídica (de gordura) que se dissolvem ao entrar em contato com o álcool 70%, extinguindo-os. A concentração de 70% é a ideal, pois há água suficiente para facilitar a entrada do álcool dentro do vírus e para controlar sua evaporação, permitindo maior tempo de contato com o vírus.” Já o vinagre, ressalta, “é uma solução à base de água e ácido acético, muitas vezes utilizada como agente de limpeza. Não há evidências científicas que comprovem sua eficiência como um bom agente antisséptico para a higienização das mãos. Não é recomendado por órgãos de saúde.” Angelita Ribeiro lembra que bom mesmo é lavar bem as mãos com muita água e sabão. “Na impossibilidade, aí sim usar muito álcool 70%, sem economia. Mas é preciso estar atento à procedência do produto e às receitinhas caseiras que circulam pelas redes sociais, ensinando a fazer o produto sem o mínimo embasamento científico. Na foto , a professora da UniFil em entrevista à repórter Carmen Cavaleto, da Rede Massa,  sobre a utilidade do álcool em gel. 

 


Professora alerta para fake news sobre álcool
Divulgação
 



Em frente à Catedral

“Ontem, um cidadão, mais ou menos 60 anos, parou em frente à Catedral de Londrina, e disse alto para quem quisesse ouvir: “Senhor, ajude-nos, pois estão dizendo que desgraça pouca é bobagem! Não acha  que já estamos a sofrer demais?! Já não bastou o seu sofrimento em Jerusalém, causado pelos poderosos da Roma antiga?”.  Assino embaixo e repito: Senhor, tenha piedade de nós! 





Shopping Quintino  

O Shopping Quintino também suspendeu as suas atividades temporariamente, a fim de que saúde e o bem-estar de todos os seus clientes, lojistas e colaboradores sejam preservados, neste momento de combate ao coronavírus.  Lembra ainda os seus gestores: -Vamos nos cuidar! Nos veremos em breve, e, com a graça de Deus, com muitas novidades. 


  

Hospital de Olhos está remarcando consultas 

Visando proteger a saúde dos pacientes e colaboradores em meio à pandemia do Covid-19, o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) está adiando e suspendendo temporariamente os atendimentos eletivos de consultas e exames de imagens do sistema único de saúde. Todos os atendimentos já estão sendo remarcados através do telefone, assim como a confirmação das cirurgias eletivas previamente agendadas. Além disso, a diretoria do Hoftalon estará limitando o acesso de acompanhantes no interior do estabelecimento, só permitindo um acompanhante por paciente, a de fim evitar aglomerações e problemas com a saúde de todos. Também haverá triagem de pacientes, em todas as portas do hospital, e caso sejam evidenciados sintomas de gripe em alguma pessoa, ela será encaminhada para um ambiente previamente preparado para atendimento. O setor que atende durante 24 horas será mantido, mas com reestruturação , evitando acúmulo de pessoas. Tudo em nome da saúde de todos. 





Professora alerta para fake news sobre álcool
Divulgação
 

O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken, esteve recentemente em Londrina na Assembleia Geral Ordinária da Integrada. Recepcionado pelo diretor-presidente da cooperativa, Jorge Hashimoto(foto), o dirigente da Ocepar acompanhou a prestação de contas da Integrada aos seus associados. Em 2019, a cooperativa atingiu o seu maior resultado, R$ 78 milhões. Os cooperados aprovaram durante a assembleia a distribuição de R$ 26 milhões em sobras e o orçamento para 2020. 

  


Prefeitos não gostaram da ideia  de adiar as eleições 

O prefeito de Campinas, SP, José Donizete, não gostou da sugestão dada pelo ministro da saúde, Luis Henrique Mandetta,  durante entrevista e diálogo, através de videoconferência no domingo.  O prefeito falava em nome de seus colegas de todo o país. E pelo que se soube depois, nenhum prefeito manifestou-se a favor da ideia. Mandetta acredita que os prefeitos de agora, candidatos à reeleição, serão prejuidicados, porque serão alvo de críticas, pelo que fizeram para ajudar a salvar suas populações, e pelo que deixaram de fazer, segundo possíveis eleitores e o povo e geral. Aqui em Londrina, amigos ligados ao prefeito Marcelo Belinati disseram que não teria qualquer problema em adiar o pleito ou não.  E lembraram que  a pergunta agora é: o que os deputados e senadores do Paraná estão fazendo para ajudar o povo que os elegeu?. Há deputado que não abriu a boca até agora!             



Casamento  

Ainda ontem, uma noiva da região tentava adiar a viagem de sua lua de mel para as Ilhas Seychelles.  


***


Em São Paulo, uma noiva disse que vai ter que recorrer à Justiça contra um Cartório de Casamentos do Butantã, que disse que poderia adiar o enlace dela, porque a lei estabelece prazo. Gente: a lei não pode estabelecer prazo para “a guerra que estamos vivendo agora com este mal chinês”, gritou o pai dela”. Venham casar-se em Londrina, que aqui o Julião, o Pires ou Cesário Rocha vão ajudá-la, ninguém pode atrapalhar a vida de uma noiva e de um noivo. É o sonho deles. 

 


Professora alerta para fake news sobre álcool
Divulgação
 

 O médico ortopedista londrinense Mauricio Miyasaki acaba de retornar de Miami, nos Estados Unidos, onde participou como instrutor do curso de Artroscopia do Quadril, promovido pela Marc - Miami Anatomical Research Center. Na oportunidade, Miyasaki atuou ao lado de outras duas referências da área da ortopedia do quadril no Brasil, Giancarlo Polesello e Henrique de Amorim Cabrita. Foi a segunda vez que o médico  foi convidado para ser instrutor do curso. “Mais uma vez uma experiência ímpar de troca de conhecimentos, fundamental para o nosso crescimento como médicos e também da nossa área de atuação”, contou Miyasaki, que atua como há mais de 10 anos em Londrina e região. Na  foto , os ortopedistas especialziados em quadril  Luiz Fernando Teochi, Henrique Cabrita, Giancarlo Polesello, Mauricio Miyasaki  



No exterior

Em Londrina, o executivo Rafael Sapia, que trabalha há anos, com viagens internacionais, confirmou a esta Coluna que conseguiu nos últimos dias, trazer de volta vários jovens e outras pessoas que se encontravam nos Estados Unidos. Muitos em estágios e outros fazendo cursos. 


***


Mas também ficamos sabendo que outras pessoas tentavam voltar e estavam encontrando dificuldades. Ontem seria o último dia que a Delta (que comprou a Latam ) faria viagens Nova York-São Paulo. Ficamos na torcida para que tudo dê certo. 



Professora alerta para fake news sobre álcool
Divulgação
 


O empresário Orley Vital  tem parceria  com clubes  de futebol de São Paulo .  Ele  e o presidente do Sport Clube Águia  de Londrina, José Pereira estão montando teste para jogadores  que queiram atuar  por lá. Na  foto , com Orley Vital, José Pereira e o  treinador Cacau,  os jogadores  Augusto Neto, Derick Hulk , Rian  Marcos , Suerlysson Marques  que são do  Mato Grosso do Sul .  De acordo com Orley , quando os testes voltarem , estes garotos serão muito bem avaliados 

  



Delivery

Se você está entregando lanches, sanduíches, algum tipo de comida, doces, brigadeiros, bolos, envie informações para esta Coluna. Diga o endereço e o telefone para pedidos, pois a população às vezes fica sem saber a quem recorrer, fazer algum pedido e etc, e a FOLHA DE LONDRINA está a seu lado, sempre. 


***


O restaurante Rodeio está atendendo pelo sistema delivery, para almoço e jantar. À noite, até as 24 horas. 

  

***


Não sei se é verdadeiro, mas a bela modelo  Ana Claudia Michels, recém-formada em medicina, poderia fazer sua residência médica em Londrina, aqui no HU ou na Santa Casa. Foi o que comentaram em meios dos acadêmicos de medicina cidade.     


Nova data

Professora alerta para fake news sobre álcool
Divulgação
 

Os pecuaristas José Moacir Turquino e Alexandre Turquino  realizam,  nesta quinta-feira ( dia 26 ),   a edição virtual do Leilão Dez Marcas , a partir das 20h30 , pelo Canal Rural .Serão ofertados  dois mil animais. Como destacam os organizadores,  todos podem acompanhar o evento, sem sair da comodidade das suas casas . O remate será realizado em parceria  com a Programa Leilões 


 *** 


O presidente Jair Bolsonaro pediu novamente que o pessoal do Data Folha informe o número de pessoas ouvidas em pesquisa, e em quais cidades elas deram respostas às perguntas formuladas. 


  


***

Anotem na sua agenda up-date: hoje, o mais tardar à noite, os Jogos Olímpicos do Japão estarão adiados para 2021!    


  



Paredão  

Novo paredão hoje no Big Brother da Globo: duas mulheres, a paraibana Flay e a mineira Ivy, e o gaúcho Daniel. A médica paulista disse que iria rezar para que o namorado não seja eliminado. Felipe Prior acha que Ivy grita muito e vai embora. Tanto Flay como Ivy choram bastante. A música “Mulher Chorona”, da dupla londrinense Teodoro e Sampaio, de volta às paradas.  Os três estão  de malas prontas. Mas Ivy pode puxar o zíper.  



***


Velhinhos gaúchos foram ameaçados de ser presos pelo PM, a pedido do governador, porque insistiram em passear pelas ruas de Porto Alegre, tomar chimarrão, procurar bar, lanchonetes e colocar a prosa em dia... 



*** 


Em Assunção, alguns presos, de quem já ficou amigo, mandaram fazer bolo para o famoso Ronaldinho Gaúcho, que comemorou seu 40 anos de vida, na prisão paraguaia, onde está.  Bolo com sabor de saudades da família, do  Brasil, e dos seus bons tempos de maior craque de futebol do mundo, pois ganhou duas vezes o valioso troféu da Fifa. E ficou provado: craque de futebol é aplaudido, abraçado, onde quer que esteja. É paixão mundial.   




 


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo