O professor, gerente e RH e consultor Maurício Chiesa Carvalho está na cidade do Porto, em Portugal, para lançar o livro em que é co-autor, intitulado “Memória de líderes e alta gestão: um legado para a humanidade". O evento está agendado para o dia 16 de novembro. Neste mesmo dia, o autor receberá o certificado internacional de Executivo da Academia Europeia de Alta Gestão.

Imagem ilustrativa da imagem Professor de Londrina lança livro em Porutugal
| Foto: Divulgação

Cacique começa a construir no Espírito Santo

O que se comenta nos meios empresariais da cidade é que a Cia. Cacique de Café Solúvel, que tem fábrica em Londrina, e sede administrativa em São Paulo, está começando a instalar sua nova indústria, no Espírito Santo, estado que se tornou grande produtor de café e que, certamente, oferece vantagens em relação a impostos.

***

O que sabemos é que a Cia Cacique usa há tempos em Londrina, para fabricar seu famoso solúvel, o café produzido no Paraná, e também em Rondônia. E ela continua exportando bastante para a Rússia, vendas iniciadas pelo seu fundador, o saudoso Horácio Sabino Coimbra.

***

Durante uma Exposição Agropecuária da Sociedade Rural do Paraná, com a presença do ministro da Fazenda, Antonio Delfim Neto, em uma roda de conversa, na sede da entidade, Delfim comentou com seu amigão Horácio: o dia em que os chineses gostarem de café, apenas tomando cada um deles uma xícara por dia, faltará café no Brasil. Solúvel com café Rio, com café riado, ou grão duro, eles vão se acostumar e haja café.

***

O empresário Horácio Sabino Coimbra foi também presidente do Instituto Brasileiro do Café. O também saudoso Fernando Ulhoa Cintra foi seu chefe de gabinete e da tesouraria do IBC. Um dia, já com ele voltando a morar em Londrina, perguntei qual foi o maior cheque que assinou no IBC. Ele respondeu: foi um de 30 milhões!

Com amigos

Jaime Pedro de Alcântara almoçando com amigos no restaurante Alameda. Onde Ezidio, o alfaiate de todas as torcidas, também está semanalmente presente com amigos.

Aniversário

Está aniversariando hoje o hoteleiro José Roberto Vezozzo. Aquele cafezinho especial para todos. E que o Londrina e o São Paulo o surpreendam: melhorem o futebol que estão apresentando. O São Paulo tem o pior ataque do Brasileirão! Uma vergonha!

4º Festival do Baixa

Imagem ilustrativa da imagem Professor de Londrina lança livro em Porutugal
| Foto: Divulgação

Para comemorar os 85 anos de Londrina, as jornalistas Tatiana Ribeiro e Maria Eduarda Oliveira, do site Baixa Experimenta, realizam a 4ª edição do Festival do Baixa. O evento, que vai até 10 de dezembro, traz 20 restaurantes, cafés, bares e lanchonetes que estreiam em seu cardápio um prato criado especialmente para a ocasião, com o valor máximo de R$ 30. A cada prato consumido, o público irá ganhar um cupom para participar de sorteios.

Amigo Bicho

A Associação Amigo Bicho segue com a relevante causa de encontrar lares definitivos a cães e gatos sem raças definidas. Neste sábado (16), a Associação promove Feira de Adoção na área externa do Shopping Quintino, das 10 às 17 horas. Para adotar, basta ser maior, portar documento com foto e comprovante de residência. Se você ama os animais, participe!

Festa de 30 anos

A festa de confraternização do Grupo de Condicionamento Físico da UEL (Grucof) será hoje no Salão de Festa do Royal Tennys, em comemoração aos seus 30 anos de atividades. O projeto foi iniciado pelo professor Caper para melhorar a qualidade de vida dos docentes e servidores da UEL.

Nota dez

O Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo, que recebe suporte técnico, financeiro, físico, pedagógico, social, cultural, psicológico e fono do Instituto Bourbon, formará neste 2019 a sua terceira turma do 3º ano do ensino médio. Graças a esse apoio, 120 jovens da região, oriundos dessas turmas, já estão cursando o ensino superior. Em sua maioria em universidades públicas estaduais e federais. Nota dez para todos.

No Mato Grosso do Sul

Imagem ilustrativa da imagem Professor de Londrina lança livro em Porutugal
| Foto: Divulgação

A equipe da Degrau esteve recentemente no Mato Grosso do Sul para uma série de eventos para uma grande financeira regional. Na ocasião, organizaram a apresentação de um produto específico para o agronegócio que reuniu diversos produtores locais e contou com show O Canto e o Humor, do humorista e cantor Saulo Laranjeira (o deputado João Plenário, da Praça é Nossa). Na foto, Renata Manttovanni e Rosangela Angelozi.

Derico e orquestra hoje no Ouro Verde

Neste dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República (cuja história precisa ser melhor contada por professores a seus alunos) o ótimo músico Derico e seu saxofone, clarinete, flauta e etc., apresenta-se com a Orquestra de Metais Londrina, do Instituto José Gonzaga Vieira, no Teatro Ouro Verde, na abertura do XIV Encontro Estadual das Academias de Letras do Estado do Paraná. Para quem gosta de música, não dá para deixar de ir. Um espetáculo muscial aberto ao público para encantar a todos.

Leilão e Dia de Campo Brawir

No próximo sábado (23 de novembro) a Fazenda São Manoel (localizada na PR-445, a 35km do Posto Formigão) realiza Dia de Campo e Leilão. O evento será pela manhã, com intensa programação técnica para agropecuaristas e ao meio-dia churrasco de confraternização. Também de manhã será realizado o Grande Leilão Brawir com oferta de 30 touros Brangus, venda de doadoras e embriões, sob as batutas da Rural Business e Central Leilões. O remate também será transmitido pelo site www.centralleiloes.com.br

Qualificação em TI

Em parceria com empresas de tecnologia de informação, A UniFil vai criar um Centro Avançado de Qualificação em TI, para capacitar alunos e profissionais em linguagens e sistemas de computação no meio corporativo. Há oportunidades no mercado de trabalho, mas falta gente com conhecimento específico. A novidade foi anunciada pelo reitor Eleazar Ferreira e o coordenador dos cursos de computação, professor Sergio Tanaka, na assinatura de convênio com a multinacional Atos. A companhia inicia neste mês, em conjunto com a UniFil, o treinamento da primeira turma da Academia SAP Abap, com 28 selecionados.

A gerente de RH da Atos, Patrícia Estima, formada em psicologia pela UniFil, o gerente geral Sávio Ernst, o reitor Eleazar Ferreira e o gerente de serviços Samoel Pereira
A gerente de RH da Atos, Patrícia Estima, formada em psicologia pela UniFil, o gerente geral Sávio Ernst, o reitor Eleazar Ferreira e o gerente de serviços Samoel Pereira | Foto: Divulgação
Ronaldo Souza (Cintec), Bruno Ubiratan (presidente da Codel), professor Sergio Tanaka, Gilmar Machado (APL de TI) e pró-reitor Lupercio Fuganti Luppi
Ronaldo Souza (Cintec), Bruno Ubiratan (presidente da Codel), professor Sergio Tanaka, Gilmar Machado (APL de TI) e pró-reitor Lupercio Fuganti Luppi | Foto: Divulgação

Ligeiramente favorita

Em Riad, na Arábia Saudita, hoje, às 14 horas, Brasil e Argentina em amistoso caça-níquel. Neymar ausente, mas com seu amigo Messi em campo. O técnico Tite precisa escalar melhor o time. Fabinho, do Liverpool, está voando na equipe inglesa. E só fica banco na seleção canarinho, como diria Geraldo José de Almeida, que narrou pela televisão a Copa de 1970, no México, com o Brasil campeão com aquele ataque de baixinhos, formado por Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé e Rivelino. Comparem a seleção do Tite de hoje com esta que foi de João Saldanha e depois de Zagalo. Por isso, acho que o time argentino é ligeiramente favorito hoje diante do time escalado por Tite.

***

Assaltante em um posto de gasolina em São Paulo reclamou da Petrobras, porque encontrou pouco dinheiro no caixa do local assaltado. E gritou aos frentistas: “Esta Petrobras tá roubando mais do que eu...” Subiu o preço de novo. O povo continua colocando sempre cinquentão de álcool. Vai chegar o dia em que colocarão um litro ou até menos...

***

Impostos no Brasil: em uma caneta Bic, metade do custo é de imposto. Em uma lata de Coca Cola também. Na de cerveja é um pouco mais ainda. Reforma tributária “djá!” - como iria o porto-riquenho Walter Mercado.