Em tarde agradável no Estância Punta Del Este, a Miss Londrina 2020 Isabella Milan, Glacimeire Cardoso, organizadora do Concurso Miss Londrina e mentora de misses e misters, e a Miss Teenager Londrina 2020, Isabela Schllomer. Elas estão em preparação total para os concursos de Miss Paraná . Na ocasião, vestiram trajes da Luxo Grife e acessórios da Shay Desing & Designer. A foto é de Renilson Guimarães

Imagem ilustrativa da imagem Preparação das misses
| Foto: Divulgação

PLANALTO VOLTA AO SEU INÍCIO E RECORDA SANTA FELICIDADE

Luca Chineze confirmando que os pratos de Santa Felicidade, que marcaram há mais de 50 anos o início do restaurante Planalto em Londrina, estão de volta, nesta época, sempre aos sábados e domingos, como neste fim de semana. Os pedidos devem ser feitos pelo wathsApp - 99909-8027, com as entregas sendo feitas sempre das 11h30 às 14h30.

O hoje famoso Villa Planalto foi fundado em Londrina por Antônio Chineze, o Tonhão, que está aniversariando hoje. Foi um self-made man, ao lado de seus familiares. Tanto que para relembrar também as festas que aconteceram no Buffet Planalto, notadamente em casamentos e recepções empresariais, com a cozinha sob o comando de Ronaldo Chineze, o filho, e de Luca Chineze, o neto, a casa está oferecendo para entrega algumas gostosuras, como quiches de camarão, de lagosta, nhoque de mandioquinha salsa e etc. Pedidos até quinta-feira e entregas na sexta e sábado.

ANIVERSÁRIOS

Estão comemorando aniversário hoje a sempre bonita psicóloga Tônia Marcondes, esposa do médico Walter Marcondes; e Danilly Penteado Silva, estudante de bioquímica.

Amanhã, dia 14, os abraços serão para os aniversariantes Maria Teresa Navarro, advogada trabalhista e esposa do cometente advogado Romeu Saccani, Grazielle Bruschi, Gabriela Fleury Seixas, que é dentista e esposa do também dentista Paulo Cristino Neto, do engenheiro agrônomo Florindo Dalberto, do jornalista Marcelo Militão e de Arnaldo Fabri, que reside com a esposa e filho, na Itália. Também aniversaria o médico Pio Gomes de Oliveira Neto.

Na segunda-feira, dia 15, aniversariam Denise Monteiro Corbett, Kit Barros , Ana Flávia Negro e Paulo Alberto Pestana Oliveira.

No próximo dia 16 vão apagar velinhas: o produtor rural Wilson Mancebo Gonçalves, a médica Kesae Miguita e o médico Antonio Carlos Pazzinatto, muito estimados pelos amigos que têm na cidade.

Entre amigos

Imagem ilustrativa da imagem Preparação das misses
| Foto: Divulgação

Entre amigos, no Café Society, em São Paulo, as norte-paranaenses Dudu Pacheco e Márcia Reis (sentadas) e Nono Saad e Rodolfo Muller (em pé). A fazendeira Márcia Reis, ex-Miss Bela Vista do Paraíso, aniversariou nos últimos dias. A comemoração foi em Londrina, na casa da filha Luly Barbero e do genro Alexandre Turquino, com os dois netos reforçando o “Parabéns a você”

CERCA DE 500 CASAMENTOS TERIAM SIDO ADIADOS

O que apuramos é que mais de 60 festas de casamentos foram adiadas e várias remarcadas, em virtude das proibições por causa da pandemia da Covid-19. No Villa Planalto, mais de 30. Pelos dados oficiosos de relatórios de igrejas, o número de enlaces adiados passou de 100 em toda a região. Falam que no Paraná todo chegou a cerca de 500 casamentos adiados, com datas transferidas para o ano que vem. Um transtorno para todos: noivos, seus pais, padrinhos já convidados, costureiras, estilistas, alfaiates, lojas de aluguéis de ternos, floriculturas, decoradores, grupos musicais , bufês, equipe de garçons, clubes alugados, salões de cabeleireiros marcados, salões alugados para recepções e etc. Será preciso ter muita paciência para todos, pois o que ocorre na vida do Brasil e do planeta não estava em qualquer previsão, ainda em dezembro último. Nenhum vidente previu tantas mortes, tamanha crise econômica, problemas entre autoridades governantes, pela busca de soluções, e a maior tristeza entre as pessoas de todos os países deste nosso planeta, de nossa Terra querida. Como cantaria o saudoso “de colores” padre João Azevedo: “Segura na mão de Deus e vai...”

Escuta solidária

Imagem ilustrativa da imagem Preparação das misses
| Foto: Divulgação

No mês maio, o Departamento de Psicologia da Faculdade Inesul iniciou a ação "Escuta Solidária". A ação consiste em oferecer a toda comunidade o serviço de escuta telefônica solidária. A inciativa tem o objetivo de ouvir e acolher as pessoas que estão passando por dificuldades no período de isolamento social. A ação dá apoio por meio de escuta humanizada, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, pelos telefones 3379-2043, 3379-2065 e 3379-2075. “O Projeto Inesul Solidário foi desenvolvido levando em consideração a situação emergencial declarada pela Organização Mundial da Saúde em decorrência do coronavírus e tem a missão de formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade”, ressaltam os organizadores do projeto. Na foto, a coordenadora do curso de psicologia do Inesul, Fernanda Mendes Caleiro, e a coordenadora do NPA (Núcleo de Psicologia Aplicada), Sirlei Silva Costa.

Adama lança inseticida premium
no controle do complexo de lagartas

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama acaba de obter o registro para o inseticida Plethora, solução multiculturas inovadora e diferenciada, desenvolvida para o combate ao complexo de lagartas, como a falsa-medideira (Chrysodexis includens), lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e Helicoverpa (Helicoverpa armigera). O produto também combate a broca do café e o bicho mineiro de forma simultânea. O novo inseticida, com amplo espectro de controle, obteve registro para as culturas do café, algodão e soja. Segundo o gerente de Produtos da Adama, Fabrício Pacheco, a exclusiva combinação de moléculas que compõem Plethora garante um efeito veloz, com residual prolongado e efetivo controle nos mais diferentes tipos de lagartas. "A lagarta Helicoverpa é responsável por inúmeras perdas em lavouras brasileiras, principalmente nas culturas de soja, milho e algodão. Este inseticida é bastante funcional nos diferentes estágios de ação destas lagartas. Com sua rápida resposta na aplicação e amplo espectro de controle, o produto paralisa rapidamente a ação e alimentação das lagartas", explica. O inseticida é mais uma solução trazida pela Adama voltada às necessidades dos agricultores. Como um passo na evolução de seu propósito de levar simplicidade à agricultura, a empresa lançou, na última semana, uma nova assinatura para sua marca global: Listen > Learn > Deliver. Sua versão para o português será usada como Escutar > Entender > Entregar.

Programa Vida

Imagem ilustrativa da imagem Preparação das misses
| Foto: Divulgação

A secretaria municipal de Educação de Londrina implantou no início deste ano o Programa VIDA (Valores, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade) . O objetivo é contribuir ainda mais com a formação humanizada dos alunos, servidores e comunidade escolar. E neste contexto atual de pandemia e aulas remotas, o programa tem chegado aos lares dos alunos através de vídeos aulas da equipe da SME e pelo site com vídeos que trazem profissionais para proporcionar momentos de maior interação e fortalecimento de vínculos nas famílias. São mais de 20.000 acessos e aulas com atividades impressas para famílias que não possuem celular computador ou internet. Na foto, Carla Cordeiro, Viviane Perez e Andrea Militão, da gerência de formação continuada da Secretaria de Educação de Londrina e responsáveis pelo Programa Vida.

59 anos de jornalismo esportivo

O jornalista Isnard Cordeiro comemorou, ontem, dia 12, seus 59 anos no jornalismo. Foram 42 anos na FOLHA, 10 anos na Ametur (FEL), dois anos na assessoria do núcleo esportivo da UEL, oito anos na revista Placar, correspondente esportivo da UPI em 1964, da Gazeta Esportiva, dois anos como editor de jornalismo na TV Tarobá, há sete editando o jornal mensal Esporte Clube Social, autor dos livros da história dos Jogos Abertos do Paraná, que cobriu durante mais de 30 anos, livro sobre a história do golfe em Londrina, e ainda a história esportiva dos 60 anos da cidade, em parceria com Nelson Capucho e Thiago Mossini, a ser lançado. Isnard Cordeiro ingressou na redação da FOLHA no dia 12 de junho de 1964. Eu era o responsável pelo setor, trabalhando com Nelson Severino, que hoje vive em Cuiabá, Mato Grosso, onde encerrou a carreira no JB.

Valores da terra nua definidos para o ITR 2020

Imagem ilustrativa da imagem Preparação das misses
| Foto: Divulgação

O Sindicato Rural Patronal de Londrina realizou algumas reuniões com o secretário da Fazenda do município , técnicos da secretaria e do Deral/Seab para definir os valores da terra nua para a Declaração do ITR/2020 (Imposto Territorial Rural).De acordo com Edson Dornellas (foto) , presidente do sindicato, foram propostas algumas alterações no cálculo desses valores que estavam um pouco além dos preços reais em Londrina. Essa tabela da prefeitura será repassada para a Receita Federal que é o órgão que recebe as declarações de ITR e quando há valores divergentes do real, elas acabam parando na malha fina. Dornellas também informa que outra parceria que o sindicato oferta aos agricultores é um programa exclusivo para classificação agronômica que define o tipo de classe do solo que a propriedade tem de forma precisa. O que garante o correto preenchimento da declaração do ITR através da captação de dados da propriedade diretamente do satélite com as coordenadas geográficas reais da propriedade rural.

***

Ex-alunos da professora Zita Kiel, e também amigos, estão lamentando o seu falecimento. Ela era bastante estimada na cidade.

***


Outra londrinense que faleceu, vítima de problemas renais, segundo me disse uma amiga da família, foi a dentista Ana Maria Kley, aos 70 anos de idade. Ultimamente ela se dedicava a atividades culturais.. Que Deus a tenha.

É do tamanho de Portugal

Os índios yanomami estão reclamando que suas terras estão sendo invadidas por garimpeiros ilegais e que as autoridades estariam “fazendo vistas grossas a respeito”, e pedem a ajuda da Polícia Federal. O território yanomami o é grande, é do tamanho de Portugal.

O que leitor viu em Santa Catarina

Um amigo e leitor desta Coluna teve que viajar pra Santa Catarina, nos últimos dias, e conta o que viu. Em Joinville, percebeu o comércio todo aberto, inclusive com muitas pessoas comprando em shoppings, mas usando máscara e tomando cuidados devidos. Com a população de quase 600 mil habitantes, Joinville registrava 479 casos de coronavírus e 23 óbitos oficiais.

Já em Balneário Camboriú, ele almoçou no Passeio San Miguel (um belo complexo gastronômico com vários restaurantes e algumas lojas), onde o movimento estava normal para um sábado de junho, na baixa temporada. Detalhe: o funcionamento das 9 às 23h30. Mas nosso amigo ficou surpreso com o grande movimento no Balneário Shopping, onde parecia final de ano. Aberto das 12 às 20 horas, inclusive na praça de alimentação. Uma festa.

Já na Avenida Beira Mar, muita gente caminhando. Os mais abusados, molhando os pés na água e se esticando na areia. Comentário geral: o movimento será gigante quando ocorrer a libração geral.