Em dezembro, a ADAMA participou da cerimônia de premiação do Prêmio CAIO e levou para casa o troféu prata pela convenção internacional realizada em Dubai, neste ano, com o tema Ultrapassando Fronteiras – É o jeito ADAMA de ser, e bronze por conta de workshop Um país chamado agro. Com o objetivo de levar a equipe de vendas, composta por mais de 200 pessoas, a uma imersão cultural em Dubai, nos Emirados Árabes, a equipe de Comunicação da ADAMA (foto) se esmerou em fazer da convenção de vendas uma experiência inesquecível. “Foram 5 dias proporcionando ao time, uma experiência única com imersão na cultura e na tecnologia local”, destaca Thiago Crude, coordenador de Comunicação e Marketing da ADAMA. Em 2022, o principal evento anual da ADAMA com distribuidores e cooperativas reuniu 270 participantes de diversas regiões do País e trouxe como foco a relevância do agro no Brasil, mostrando o setor como aquele que produz e preserva, e contou a história do Agronegócio desde 1940, sob o tema “Um país chamado agro”. Com vídeo que ganhou repercussão nacional, a companhia conseguiu valorizar a história do agronegócio brasileiro e de seus agricultores. Os dois eventos premiados foram executados em parceria com a Globalis, agência com recursos personalizados aos clientes de viagens corporativas e eventos. Na foto, Reginaldo Albuquerque – Diretor da Globalis; Henrique Lolata – Analista de Comunicação ADAMA; Ana Lúcia Pineda – Gerente de Criação e Produção da Globalis; Maria Antônia Casillo – Supervisora de Produção da Globalis; Adriana Marques – Gerente Comercial da Globalis; Leandro Flório – Diretor de Criação da Globalis; Thiago Crude – Coordenador de Comunicação da ADAMA; Leandro Garcia – Gerente de Marketing da ADAMA

Ex-presidentes da Codel homenageados

Durante o evento no salão do Aurora, a Codel também homenageou seus ex-presidentes. Entre eles, Abilio Medeiros, Kentaro Takahara, Luís Guilherme Alho, Rubens Bento, Paulo Muniz, Bruno Veronesi e Mauro Viécili. Este colunista acredita (salvo engano) que o economista e ex-deputado federal Hélio Duque foi o primeiro presidente da Codel em Londrina, quando o prefeito foi o saudoso José Richa.

Inaugurando na Santa Casa

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

Presenças celebradas no último sábado na Santa Casa de Londrina: Carlos Felippe Marcondes Machado, secretário de Saúde de Londrina, Dr. Luiz Takeshi Nagahashi, diretor Chefe da Clínica do Hospital Infantil, o prefeito de Londrina Marcelo Belinati e Beto Preto, Secretário de Saúde do Paraná. Eles se reuniram para a inauguração da modernização de parte do CET (Centro de Emergência e Trauma), uma Unidade de Internação e instalações de prevenção e combate a incêndio. Foram entregues 1.056,76 m² de área reformada para melhorar o fluxo do atendimento, revertendo em mais qualidade e humanização aos pacientes.

Como protesto queimou as cédulas de reeleição!

O professor e deputado estadual Zaqueu de Melo, tomou uma decisão que foi surpreendente, em 1958: a de não ser mais candidato à reeleição como deputado estadual do Paraná. Durante quatro anos não gostou muito do que ocorria nos trabalhos da Assembleia Legislativa Estadual. Na verdade, ficou decepcionado. Então decidiu não concorrer à reeleição. Fez o seguinte: convidou minha turma toda de terceirão do Colégio Londrinense e com ele fomos à praça Jonas de Faria Castro, em frente ao então estabelecimento. Ali, ele pediu ajuda para amontoar todas as suas cédulas e material de campanha e solicitou que nós, alunos, puséssemos fogo em tudo, que as queimasse. Foi uma fogueira histórica de protesto contra desmandos que, segundo ele, presenciou na Assembleia Legislativa. Ficou na História.

Era o final do curso, estávamos no início de dezembro de 1958. Aquele ato foi um presente deum homem de bem em nome do estado pleno de Direito e da Democracia, e de respeito aos eleitores e povo paranaense.

8ª maior empregadora de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

Com uma equipe de 1,2 mil colaboradores apenas em Londrina, a Viação Garcia/Brasil Sul escalou o ranking das maiores empresas empregadoras da cidade. Da 11ª posição em 2022, saltou para o 8º lugar. Nesta segunda-feira, a Codel apresentou a lista das companhias que lideram a geração de postos de trabalho formais e premiou as vinte primeiras. Com as coligadas Princesa do Ivaí, Santo Anjo e LondriSul, o grupo transporta em média 23 milhões de passageiros ao ano em sete estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também presta serviços de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas, transporte urbano e metropolitano de passageiros e revenda de ônibus seminovos. Contabilizando os colaboradores alocados em outros municípios, o grupo gera cerca de 2.400 empregos diretos. “Estamos decididos a investir cada vez mais, abrir empregos, gerar impostos para o município e dinamizar nossa economia”, diz o vice-presidente Estefano Boiko Junior. A empresa está construindo uma moderna sede em Londrina com cerca de 30 mil m² de área construída e investimentos de mais de R$ 60 milhões. Na foto de Dani Fernandes, o gerente de RH da Viação Garcia/Brasil Sul, Benedito Rogate, recebe o troféu do presidente da Codel, Alex Canziani

Telefone para amigos

Tempos festivos de final de ano. Natal, chegada do Ano Novo, aproveite alguns minutos e telefone para dois ou três amigos com quem você não vê ou fala há algum tempo. Ou mesmo que o tenha visto ainda ontem. Lembre-se uma palavra amiga é sempre ótima para qualquer ser humano levar a vida adiante, para deixá-lo com a estima em alta! Feliz Natal para todos!

Também para formaturas

A Sinézio Magazine vem trabalhando full time em suas duas lojas de Londrina, apresentando roupas de famosas grifes para presentear o público masculino. E já se prepara com as coleções de trajes para formaturas que vão acontecer a partir de janeiro do Ano Novo.

Em clima de Natal

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

Celebrando o Natal com Ana Elis, Gustavo Hendrick, Jessica e Otavio Hendrick Mendes no ensaio especial da GC Produções Cambé. Memórias que aquecem o coração.

Chegando para o Natal

Gabriela, Beatriz e Gustavo, filhos de Paula e Ricardo da Guia Rosa, que trabalham em São Paulo e Curitiba, estão chegando para passar o Natal com os pais e demais familiares em Londrina. São netos do saudoso Uber da Guia Rosa, nosso ótimo amigo.

Formatura do jovem tenista

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

O Empório Guimarães foi palco da formatura de 9º ano do jovem tenista Artur Fiorio, aluno do Colégio Premier, de Londrina. Ele foi o orador da turma, junto com a colega Laura Chiréia, sendo prestigiado pelos pais Larissa Colombo Fiorio e Fernando Fiorio (foto). O atleta foi novamente campeão na 2ª Classe da 4ª etapa do Circuito Auto Sombra, no Iate Clube de Londrina. Foi campeão também das demais etapas. Artur segue treinando firme para os desafios que vêm pela frente

Pardos, a maioria

Segundo o IBGE, os pardos já passaram a ser maioria no Brasil, nesse 2023. Isso ocorre pela primeira vez. As pessoas brancas estão diminuindo. O Rio Grande do Sul é o estado que tem menor número de negros. As cidades que mais têm pessoas que se declararam pardas, estão na Amazônia.

No Museu Histórico

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

O médico Marcelo Agudo Carvalho de Mendonça, graduado pela UEL, doou uma série de objetos da família ao Museu Histórico de Londrina, que é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Entre as doações uma antiga máquina de escrever que pertenceu a família de seu pai, o saudoso promotor Jacy Carvalho de Mendonça, que atuou nas comarcas de Apucarana, Bela Vista, Cambé, Malé, Assaí, foi governador do Rotary e vereador em Alvorada do Sul e Miraselva. Na foto ,a diretora do Museu Edimeia Ribeiro cumprimenta Marcelo Mendonca após a assinatura do termo de doação.

Colégio Londrinense, 84 anos

Quando estudei no curso científico do Colégio Londrinense, de 1956 a 58, o diretor geral era o prof. Galdino Moreira Filho, que lecionava História. Pois bem: o Londrinense (cuja mantenedora era o Instituto Filadelfia, criado pelo prof. Zaqueu de Melo) chegou neste 2023 aos seus 84 anos ensinando, educando e formando milhares de crianças e jovens. O professor Zaqueu de Melo (que é nome do Teatro no prédio da Biblioteca Pública Municipal) deu aulas de Filosofia para minha turma, quando estávamos no 3º ano, o último do curso. Era ótimo.

Amigos para sempre

Imagem ilustrativa da imagem Prata e bronze no Prêmio Caio
| Foto: Divulgação

Néia e Almir Moreira foram os anfitriões de uma festa havaiana, à beira da piscina, em sua belíssima chácara em Ribeirão do Pinhal, cujo tema foi HOA MAU LOA, que significa “Amigos Para Sempre”, declaram .

****

O SANTOS emprestou o ponta esquerda Soteldo, venezuelano, da seleção de seu país, ao Grêmio Porto-alegrense, por um ano.

****

O CORINTHIANS achou o preço de Cavani muito caro e desistiu de tentar contratar o atacante uruguaio, que joga atualmente pelo Boca Juniors.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina