Posse no Rotary Club Londrina Shangri-lá
Em concorrida reunião festiva no Spazio Giardino, Edson Koakutsu tomou posse como novo presidente
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de agosto de 2024
Em concorrida reunião festiva no Spazio Giardino, Edson Koakutsu tomou posse como novo presidente
Oswaldo Militão
Em concorrida reunião festiva no Spazio Giardino, Edson Koakutsu tomou posse como novo presidente do Rotary Club Londrina Shangri-lá. Foi no dia 15 de agosto, com a presença do atual Governador do Distrito 4710 do Rotary, Renato Rezende Egea, e de muitos rotarianos. Durante o jantar também aconteceu a comemoração dos 35 anos de atividades do clube. Koakutsu estará a frente do RCL Shangri-lá no ano rotário 2024/ 2025. As fotos são de Carmelindo Dias .
A Cia. Cervejaria e Maltaria que Londrina perdeu
Ainda quinta-feira, na Rede CNT, conversava com o advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna, sobre os 90 anos que a cidade fará, em dezembro, e lembramos de algumas empresas saudosas de Londrina que se foram. Uma delas, a Cia. Cervejaria e Maltaria de Londrina, fundada pelo português Fausto Tavares, empreendedor e apaixonado por esta terra, e que era o pai da então jovem Maria da Conceição Tavares, que depois se tornou famosa economista. Estudou aqui no Colégio Londrinense-Filadélfia. O diretor da FOLHA, já em 1952, João Milanez, ajudou Tavares a vender ações da primeira fábrica de cerveja do interior do Paraná. Chegou a dar empregos para 600 pessoas, logo nos primeiros anos. Anos depois, já fabricava em Londrina o chope e a cerveja preta Chopin, o mesmo nome da Churrascaria Chopin, de Omir Alberici, que já estava no parque Ney Braga, a convite de Omar Mazzei, presidente da Sociedade Rural do Paraná. Um sucesso. Em 1965, o presidente Humberto de Alencar Castelo Branco veio à Exposição, em sua primeira visita oficial ao Paraná. Tomou uma Londrina Chope, e experimentou o cupim assado, que Omir lançou aqui para o Brasil todo copiar, tudo servido sob as atenções de dois oficiais do Exército. Em 1969, a Cerveja Caracu, da família Nicolau Scarpa, pai de Chiquinho, tornou-se sócia da Cervejaria Londrina e em seguida negociou o empreendimento com a Skol, com sede na Europa. A indústria cervejeira londrinense cresceu, teve como diretores administrativos o Brigadeiro Bijus e depois o português Antônio Gil Gameiro, que também conquistou os londrinenses e a região. E só dava Skol nos bares e lanchonetes de toda a região. Até que abril de 1993, a Skol foi vendida para o que é hoje o maior grupo cervejeiro do Brasil e da América Latina. O que restou está no terreno onde estava a notável fábrica, também de guaraná, e local do Caraclube, onde os visitantes eram recebidos, tendo Geraldo Júlio, o Dinho Gordo, como anfitrião. Ali, os presidentes dos principais clubes de futebol do Brasil , o famoso "Clube dos 13" reuniu-se em Londrina, em um dia e noite memoráveis. Sei disso, e mais um pouco, porque estava lá. Francisco Horta, então presidente do Fluminense, quis levar Dinho para o Rio de Janeiro, para fazer shows na Guanabara. Bons tempos de Londrina e da saudosa Cia. Cervejaria e Maltaria Londrina.
Domingo de assados
O chef Milton Furuta receberá sua clientela, neste sábado e no domingo, amanhã, para escolher entre seus ótimos assados, feitos no capricho, além da casa de carnes com suas atrações para mais um final de semana feliz.
Dida na Itália
O chef Dida, do Empório Gastronômico, do Mercado Shangri-lá, continua trabalhando na Itália, fazendo cursos d área, e ensinando também sobre a culinária brasileira.
Dez Marcas em Novembro
Os pecuaristas José Moacir Turquino e Alexandre Turquino já marcaram a data do próximo leilão Dez Marcas. O remate considerado um dos mais importantes do país no segmento de corte será realizado no dia 19 de novembro (terça-feira) , a partir das 20 horas, com transmissão do Canal Terraviva. Em parceria com a Programa leilões e Panorama Leilões, o evento ofertará 1.200 animais selecionados na raça , qualidade e precocidade. É uma grande festa da pecuária nacional
SANDRA NAVARRO
Gente de Rolândia e Cambé comprando vinhos especiais em Irmãos Furuta, no Mercado Shangri-lá. Inclusive o uruguaio de uvas Tanat, que é recomendado pelos médicos cardiologistas. Por outro lado, de Porecatu, a dinâmica Sandra Navarro, que a cada quinzena, pelo menos, encontra amigas nesse festejado e concorrido local.
Parceria com a ABDI
Através da Secretaria Estadual da Inovação, o Paraná será o primeiro estado do Brasil a fechar uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do governo federal, que dará apoio técnico especializado para futuras contratações do governo estadual em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A ABDI conta com o primeiro Escritório de Encomendas Tecnológicas do país, chamado Hubtec, que se dedica à assessoria técnica especializada para contratações públicas inovadoras.Em Brasília, o secretário da Inovação, Alex Canziani, e o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, alinharam na última semana detalhes do apoio técnico entre os órgãos.Na foto também estão Isabela Gaya, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias e Karen Leal, analista de produtividade e inovação do HubTec.
Estudante empolgados
Os estudantes João Gustavo Niedziejko, Claudia Felismino e Richard Andrews estão empolgados com o curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil que abre muitas possibilidades de atuação no mercado e oportunidades de desenvolver a criatividade, evoluir em ideias e elaborar projetos com tecnologia avançada. Alunos do 3º ano, destacam a qualidade do ensino, a capacidade dos professores, a quantidade de práticas e o ambiente saudável de boas amizades. A graduação de Arquitetura e Urbanismo é uma das mais tradicionais e conceituadas do Paraná, fortalecendo a UniFil com o conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação.
Coração na Batida Certa: a Campanha da AML
Por conta da morte do jogador uruguaio Juan Izquierdo, do Nacional, esta Coluna perguntou se a AML já fez palestra sobre o tema. O cardiologista Dr. Antônio Nechar Júnior, associado da AML, explica o que pode ter causado a morte súbita do jogador: “Às vezes, a gente se depara com esse tipo de acontecimento durante os esportes, em todas as modalidades. Esses indivíduos são bem condicionados, mas existe um percentual de morte súbita cardiológica que pode ocorrer em corações normais. O tratamento deve ser imediato, com a presença de desfibrilador portátil nos locais onde acontece o esporte, para dar uma segunda chance, além de treinamento de equipe para fazer a massagem e a reanimação.” Segundo o cardiologista, o principal trabalho da Sociedade Brasileira de Cardiologia é a prevenção. “No Brasil, hoje, 30 mil a 50 mil têm morte súbita elétrica por ano, quando o indivíduo cai em parada cardíaca e o socorro tem que ocorrer muito rapidamente. Cada um minuto que passa e não recebe o protocolo da assistência, ele perde 10% de chance de sobreviver”, alerta. Em novembro, para comemorar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, a AML promoverá, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a campanha “Coração na Batida Certa”, para alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca. O Dr. Nechar Júnior gravou um vídeo para as redes sociais da AML, sobre o assunto. Nechar convida a comunidade a seguir o Instagram da AML @aml_oficial_londrina e o site entidade (www.aml.com.br), onde os médicos associados compartilham conteúdos de qualidade sobre medicina, saúde e bem-estar.
Café Miau
Na esquina das ruas Espírito Santo com Pernambuco está aberto o Café Miau (um pet solidário), onde as pessoas encontram gatinhos para com eles brincar e se desejar adotar algum.
Casou-se com o ex-sogro
Está na UOL o caso do ex-sogro que se casou com a ex-nora e que, disseram, viralizou na Internet, ou seja milhares quiseram ver quem era o casal. Vi a foto do novo casal, que o Código Civil proíbe, pois não permite enlaces de uma pessoa com parceiros que estejam até o 3º grau de parentesco. Pela lei brasileira , é mais um caso de "concubinato". Como certamente comentaria a conselheira Lindinha Chupeta, "em nosso querido Brasil quase tudo pode acontecer". Pela foto, os "noivos" estão igual "a pintinhos no lixo", isto é, alegres, sorridentes e dando entrevistas. Ela loira, até bem arrumada, bem mais nova que o sogro, que posa de "galã" ao lado dela. Sobre o filho dele, o ex- marido não teria feito, em público, qualquer comentário. Em caso de morte de um dos parceiros do novo casal, nenhum deles herdará qualquer bem.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina