Em cerimônia virtual muito concorrida, dias atrás, prestigiada por governadores, presidentes e convidados do Rotary, foi realizada a reunião festiva de posse de Elvira Lopes Nascimento como nova presidente do Rotary Club Londrina Cinquentenário Ouro Verde para o ano rotário 2020/21. No discurso, a presidente empossada salientou que “as circunstâncias dramáticas de uma pandemia levam o Rotary a se adaptar com novas oportunidades de conexão e prestação de serviços mediados pela tecnologia nunca antes imaginados com tal intensidade”. Ela também afirma que “os valores que definem o Rotary não mudaram: companheirismo, integridade, diversidade, serviços humanitários e o desejo de fazer o bem”, destaca. Na foto, a governadora do Distrito 4710, 2017-18, Irma Sueli Oricolli, a presidente empossada Elvira Lopes Nascimento e Maria do Carmo Landin, que deixou o cargo de presidente do clube

Imagem ilustrativa da imagem Posse no Rotary Club
| Foto: Divulgação

Entre os mais ricos do planeta

O dono da XP Investimentos, o gaúcho Guilherme Benchimol, 43 anos, entrou para a lista da revista Forbes, como um dos 20 brasileiros mais ricos do mundo. Tem patrimônio avaliado em 3,5 bilhões de dólares (mais de 16 bilhões de reais). Na lista mundial, está entre os 850 homens mais ricos do planeta. A XP tem movimentada representação em Londrina.

Aberto

Nesta sexta-feira (dia 3), o Shopping Armazém da Moda segue com atendimento das 11 às 19 horas. O estacionamento é sempre gratuito e todos os cuidados e recomendações de higienização e distanciamento social são mantidos para a segurança e o bem-estar de todos. “Venha antecipar suas compras”, sugerem os gestores do shopping.

Lojistas do Paraguai pedem reabertura das 3 fronteiras

O que ouvi de londrinenses e de outros brasileiros que têm propriedades rurais no Paraguai e na vizinhança do Paraná e Mato Grosso do Sul, com terras guaranis, é que lojistas do grande comércio de Ciudad del Este e do crescente movimento de Guaíra estão insistindo muito junto ao governo paraguaio para que reabra por seu lado as fronteiras com o Brasil e com a Argentina. Notadamente com o Brasil, cujo povo é o que mais gasta nas lojas de lá. Como se sabe, o presidente Jair Bolsonaro tentou que o presidente do Paraguai topasse reabrir a Ponte da Amizade, mas recebeu um sonoro “não”. E colocou a culpa no povo brasileiro contaminado pelo Covid-19. Notei no gesto das autoridades paraguaias um certo gostinho de vingança...É que até hoje se lembram sempre da “Guerra do Paraguai”, incentivada, aqui entre nós, pela esposa de Solano Lopes, com quem ele se casou na França, onde estudou na escola militar criada por Napoleão Bonaparte. E tem mais: orgulham-se de manter preso (há meses, sem previsão de julgamento por crime do qual é acusado) o jogador Ronaldinho Gaúcho, eleito pela Fifa como um dos melhores craques de futebol do planeta.

Construção de CMEI em Lerroville

Imagem ilustrativa da imagem Posse no Rotary Club
| Foto: Divulgação

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, entregaram esta semana a construção do Centro Municipal de Educação Infantil Aparecido Norato Claro, no Distrito de Lerroville. A nova unidade atende uma reivindicação de 40 anos e tem capacidade para 97 alunos com cinco salas de aula, sala de multiuso, berçário, fraldário, solário, área administrativa, salas de direção, coordenação e dos professores, instalações sanitárias, cozinha, refeitório, parquinho e estacionamento. Também foi entregue com o mobiliário adequado e diversos brinquedos. “As mães que moram em Lerroville e que trabalham em Londrina tinham que tirar as crianças da cama às 4 horas da manhã para levá-las na creche de Irerê ou do União da Vitória, e isso não precisa mais acontecer”, frisou o prefeito. Durante a entrega, o diretor do CMEI e membro do grupo Amigos de Lerroville, Renilson Machado, entregou uma homenagem ao prefeito e à secretária Maria Tereza pela concretização da obra. Na foto de Vivian Honorato, o prefeito Marcelo Belinati, a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, o vice-prefeito João Mendonça, o diretor do CMEI, Renilson Machado, e a gerente regional rural da Secretaria de Educação, Teresa Canhadas.

Jota Oliveira

O jornalismo londrinense ficou ontem com mais saudades de um ótimo e veterano colega: Jota Oliveira, que faleceu vítima de enfarte. Trabalhamos juntos na FOLHA durante anos. No início da sua carreira, Jota foi inicialmente responsável pela redação da sucursal da Folha de São Paulo, dirigida por Mário Cunha. Depois veio para a FOLHA. Onde comandou alguns colegas nas páginas regional e de economia. Bondoso, dedicou-me uma página do seu livro de memórias, onde lembrou que toda dúvida sobre algum fato da cidade, algum colega dizia “Pergunte ao Militão”. Jota Oliveira leva com ele alguns momentos de pleno sucesso do jornalismo paranaense vividos na Folha de Londrina.

Da Heineken

Da agência de comunicação do Grupo Heineken recebemos nota afirmando que não procede a informação de que essa cervejaria, que tem sede em Pota Grossa, no Paraná, teria demitido 18% dos seus funcionários, adiantando que a empresa assinou compromisso de não realizar demissões por conta da pandemia, até dezembro deste 2020. A jornalista da citada agência pode nos enviar a posição oficial do Grupo Heineken a respeito, que pulicaremos com o maior prazer. A Heineken tem grande público consumidor em Londrina e região.

No restaurante

Paula e Marcelo Paulino de Oliveira, empresários do Ativa Atacado, em Londrina, estiveram na semana que passou visitando o novo endereço do restaurante Maneco com Jaleco, na Paranaguá quase com a Sergipe. O chef Lú Oliveira luta - observaram eles - com todo esforço para manter sua casa aberta, dentro das normas exigidas pelas autoridades que cuidam da pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Posse no Rotary Club
| Foto: Divulgação

***

Leitor atento viu e leu na Coluna, que citava a boate carioca Night and Day, e lembra que o autor dessa bela música foi Cole Porter, para o filme Canção Inesquecível, com o ator Cary Grant. Foi gravada por Frank Sinatra, amigão do consagrado compositor.

***

O local onde funcionou durante muitos anos o Cartório Simoni está para alugar. Fica no centrão da cidade, em local privilegiado. O saudoso tabelião Décio Simoni, que faleceu há anos, deixou muitos amigos na cidade e região. A esposa Hebe Simoni deu sequência ao trabalho dele, sempre elogiado. Conheci Décio Simoni no Rotary Club de Londrina Norte, onde fomos companheiros.

Sanepar

Para a assessoria de imprensa da Sanepar: não temos o nome e nem o endereço da moradora do União da Vitória que sugeriu que uma equipe da Sanepar desse uma boa olhada na água daquela região. Vamos repetir: a confiança no serviço prestado pela Sanepar é sempre destacada pela população. Aproveito para perguntar se a Sanepar tem para vender copinhos de plástico com água.