Solenidade muito prestigiada, no auditório da Dezainy, marcou a posse da nova diretoria da AMCIL - Associação de Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina. A entidade é muito atuante, com mulheres interessadas no sucesso da Associação. As fotos são da posse.

A presidente da AMCIL Jeanete Vargas com o presidente do Sincil, Marco Bacarin, e Suely Magalhães, vice-presidente da entidade.
A presidente da AMCIL Jeanete Vargas com o presidente do Sincil, Marco Bacarin, e Suely Magalhães, vice-presidente da entidade. | Foto: Divulgação

CONVITE PARA COLETIVA DE IMPRENSA: RESULTADOS DA EXPOLONDRINA 2022

Nesta terça-feira, dia 3 de maio, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, engenheiro e produtor de agro, Antônio Sampaio, e diretores da entidade falarão com a imprensa sobre a ExpoLondrina, para apresentar os resultados da edição que comemorou 60 anos desse grande evento agropecuário e industrial. Horário oficial: 10h30 e no recinto Milton Alcover, no Parque Ney Braga.

LONDRINA: NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR LADRÕES

Londrina e região têm marginais agindo demasiadamente, praticando furtos, roubos, assaltos e tentando matar, assassinar friamente as pessoas que prejudicam. Famílias não conseguem mais viver em paz, seja de dia ou de noite. O pai sai para trabalhar e não sabe se voltará vivo, se terá o celular e a bolsa, se tiver, furtados, roubados. Se terá seu carro levado, se bandidos vão judiá-lo porque tem ou não tem o tal Pix, essa arma que o Banco Central criou e lamentavelmente tornou-se arma principal dos criminosos. A Polícia sabe que a população não aguenta mais isso. A cabeça das pessoas de bem está no “limite”. À noite, a maioria de londrinenses sai apenas para ir a shoppings ou buscar comida rapidamente em alguma lanchonete ou restaurante. Os marginais parecem ter perdido o medo da Polícia, de ser preso, e tem certeza da impunidade.

Casamento em Florianópolis

O casal Rodolfo e Sueli Rizzi, acompanhado das filhas Gabriela, Laura e Giovanna Rizzi, prestigiou o elegante casamento da amiga Giovanna Montosa em Florianópolis. Na foto, a bela família durante a cerimônia

Imagem ilustrativa da imagem Posse da diretoria da Associação de Mulheres Corretoras de Londrina
| Foto: Divulgação

SORTEIOS PARA O DIA DAS MÃES

As compras para o Dia das Mães no Boulevard Shopping estão mais especiais neste ano. A cada 300 reais gastos no empreendimento, os consumidores geram um número da sorte, para concorrer a vale compras no valor de 10 mil reais. Serão sorteados 9 vales compras, que totalizam 90 mil reais em prêmios. A promoção será encerrada no domingo, dia 8. O cadastro para participar dos sorteios deve ser realizado pelo site boulevard londrinashopping.com.br ou ao lado do Espaço Cliente no piso superior do shopping.

SÃO DE JUAZEIRO, CUJO TIME VEM AÍ

O advogado Moacir Mendes Leite informa à Coluna que nasceram em Juazeiro, Bahia (time da cidade que vai jogar contra o Palmeiras em Londrina): os famosos João Gilberto (já falecido), Ivete Sangalo e Daniel Alves. A cidade faz divisa com Petrolina, em Pernambuco, e fica às margens do Rio São Francisco.

Palmeirenses prometem lotar o Estádio do Café, cujo nome oficial é Estádio Jacy Scaff (o admirado ex-presidente do Tubarão).

****

DIA DAS MÃES no domingo: lembra Antônio Furuta que as mamães e vovós também adoram chocolates, nacionais ou importados. Algumas até gostam de um bom vinho, para acompanhar aquela bacalhoada no capricho! A sugestão é muito boa.

Ele sempre acertou

O advogado Júlio Cesar Rodrigues enviou um texto em homenagem ao cabeleireiro Zé Jaime (foto) que, recentemente, faleceu em acidente de carro na região de Ponta Grossa. Um dos fundadores do histórico Salão Presidente e com carreira de grande sucesso, ele era um dos mais conhecidos e estimados profissionais de corte masculino em Londrina. Selecionamos algumas partes do texto do advogado em homenagem a Zé Jaime. "Quando fui morar em Londrina, em 2000, meu tio Carlinhos me indicou um salão para cortar o cabelo: ‘Vai no Zé Jaime’. Crespo, ondulado e cheio de incontroláveis redemoinhos, meu cabelo pedia um cara profissional. Lá no alto da Higienópolis encontrei mais do que um competente barbeiro e cabeleireiro. Encontrei alguém que o tempo transformou em amigo. Nesses vinte e dois anos, mesmo tendo voltado a residir em Arapongas, mantive o hábito de marcar horário com o José Jaime não apenas para alinhar o telhado, mas para saborear uma boa conversa. Gentil e sereno, ele compreendia como poucos a importância daquele sagrado momento em que tiramos o peso dos cabelos cansados. Detalhista, usava a tesoura e a navalha com destreza para corrigir as imperfeições capilares. Ou para disfarçá-las. Logo nas primeiras vezes, me sugeriu tirar com a pinça os poucos fios brancos que começavam a denunciar a maturidade. Até que, depois de alguns anos, passou a brincar que o certo seria pinçar os fios pretos, agora mais raros. Antes de finalizar o corte, o perfeccionista Zé Jaime sempre conferia a simetria das costeletas e alinhava o pé do cabelo. Por fim, deslizava sobre o couro um pente-escova azul para não deixar nenhum fio solto. E perguntava se tinha ficado bom. Claro que estava tudo impecável, mas, de sacanagem, eu desmanchava o cabelo com as mãos para ficar mais natural e dizia olhando para o espelho: ‘Pronto, agora sim’. Ele sempre respondia rindo: ‘Um dia eu acerto’. Quando recebi do amigo Mauro, também cliente do salão, a notícia de que um acidente de trânsito havia tirado a vida do nosso estimado Zé Jaime, me senti como um órfão, assim como tantos outros amigos que ele conquistou em mais de cinquenta anos de profissão. Já chegando a hora de marcar um novo corte, não tenho mais como ligar para ele, mas ao menos posso deixar escrito, para que não haja nenhuma dúvida: Zé, você sempre acertou”, conclui o advogado

Imagem ilustrativa da imagem Posse da diretoria da Associação de Mulheres Corretoras de Londrina
| Foto: Divulgação

O livro da irmã do senador

A professora de Português aposentada Theodora Marques Ramos lançará o livro de poesias “Cenas do Silêncio” no Londrix, dia 14 deste maio, às 10 horas. Ela é irmã do senador Oriovisto Guimarães, que escreveu o prefácio do livro. A autora nasceu em Altinópolis, interior de São Paulo, e se mudou para o Paraná com 12 anos. É graduada em letras pela Universidade Estadual de Londrina. Theodora lecionou as disciplinas de língua portuguesa e letras, durante 30 anos, em escolas da rede pública e privada. Ela começou a carreira como professora na zona rural. O famoso professor Dilson Catarino leu a obra e considerou o material excelente.

Imagem ilustrativa da imagem Posse da diretoria da Associação de Mulheres Corretoras de Londrina
| Foto: Divulgação

Casamento

Vanessa Pigaiani aproveitou o Spa da Noiva do Tsuru Centro de Eventos para se preparar para a cerimônia e a festa do seu casamento com Giovanni Azevedo. Os dois reuniram convidados num evento com a assinatura de Charlene Reis. O figurino da noiva ficou por conta de Sérgio Gavioli, com cabelo e maquiagem de Laís Coronado. A foto dos noivos é do Studio CA .

Imagem ilustrativa da imagem Posse da diretoria da Associação de Mulheres Corretoras de Londrina
| Foto: Divulgação

****

SEGUNDO pesquisa, a cidade de La Paz, capital da Bolívia, é a cidade sul-americana com rios mais contaminados (inclusive por remédios) da América do Sul.

****

O BRASIL é o 5º colocado no mundo em assassinatos de mulheres, sejam elas solteiras, casadas, separadas ou sob proteção da Justiça.

Começou em Chicago, e foi aprovado em Paris

O Dia do Trabalho foi comemorado pela primeira vez no Brasil, em 1895, na cidade de Santos. A segunda vez que a data foi lembrada ocorreu em 1925, quando o então presidente da República do Brasil, Arthur Bernardes, instituiu oficialmente o feriado nacional em homenagem aos trabalhadores em geral. Esse movimento mundial nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, onde os homens trabalhavam 12 horas ou mais por dia. Conseguiram baixar para 8, no dia 1º de maio de 1886. Mas foi em Paris, com o Congresso Socialista, que o mundo todo adotou a data para a comemoração oficial. Curiosamente, os Estados Unidos não acompanharam os franceses, e o Dia do Trabalho de Tio Sam é festejado no segundo domingo do mês de setembro!!!

Observação de aprovado

“O CURSO DE DIREITO parece que está todo no Twiter...”, disse um garoto que passou no vestibular de direito na UEL, comentando o assunto com colegas. Estaria mais fácil aprender?

Assassino cruel, criminoso desde os 12 anos, poderá ser solto em 5

Que fazer com um assassino desses, que aos 23 anos assaltou e matou um jovem de 20, trabalhador, que retornava para sua casa, com a namorada. Descarregou o revólver na vítima. Agora, preso pela competente polícia paulistana, o assassino confessou que foi ele e que tinha já mais 11 passagens pela Polícia, desde os seus 12 anos. Está preso, será julgado e, se pegar 20 anos, cumprirá 5 anos, e de acordo com leis penais do país, com cinco de boa conduta, terá direito a melhor tratamento, a saidinhas em dias festivos, poderá ter relacionamento sexual e poderá receber auxilio de mil reais para ajudar a família dele. Ou até um pouco mais. Este Brasil parece tranquilão para os marginais, assassinos cada vez mais cruéis (embora não haja criminoso bonzinho....)

Em Curitiba, o primeiro posto de etanol do país

Em 20 de abril de 1979 era inaugurado em Curitiba o primeiro posto de álcool combustível. Ernesto Geisel era o presidente da República. Desde 1951, que o engenheiro gaúcho Urbano Ernesto Stunts estudava sobre o etanol. Ele faleceu em 98. Na sequência, o etanol foi lançado primeiro em Curitiba, porque era considerada a cidade experimental, pois se o produto “pegasse” na capital do Paraná, seria sucesso no Brasil todo. Hoje em dia, o álcool está custando o mesmo ou quase do que a gasolina.

O vinho no Macksoud Plaza

O engenheiro e empresário Alfredo Cury, que começou sua carreira aqui na Construtora Brasília, construiu depois várias obras em São Paulo. Tanto que tinha apartamento quase permanente no famoso hotel Macksoud Plaza, na Paulista. Um dia, chegou ao restaurante hotel, onde dois amigos jantavam e tomavam vinho. Alfredo pegou a garrafa olhou e disse: esperem um pouco que vou trazer um vinho de minha adega para vocês. Voltou do apartamento com vinho de dois mil reais a garrafa. Para anos atrás, era como se fosse uns 6 mil hoje em dia...É para quem pode.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1