Com mais de 300 profissionais já qualificados, a pós-graduação em Arquitetura de Interiores da UniFil vai abrir mais uma turma para arquitetos, engenheiros, designers e artistas plásticos. É uma especialização com bastante campo de atuação em Londrina. O curso enfoca projetos residenciais e comerciais, paisagismo, conforto do ambiente, decoração, design de mobiliário, materiais, acabamento, orçamento, marketing e outros temas. “As principais construtoras de Londrina estão com diversos lançamentos de edifícios. É um mercado potencial, que exige qualificação”, diz o mestre Rinaldo Zanatto, coordenador da pós-graduação. Na foto, durante visita técnica organizada pelo professor Alessandro Cavalcanti para conhecer a loja Hangar 43, das empresárias Cristina Padovan e Luciane Padovan, estão Luana Nonis, Camila Pereira, Aline Arruda, Lilian Carvalho, Daniele Picasso, Karla Perez e Veronica Romanelli, entre outras pos-graduandas . A próxima turma deve iniciar as atividades em agosto. Inscrições no site www.unifil.br/posgraduacao.

Imagem ilustrativa da imagem Pós em arquitetura de interiores
| Foto: Divulgação

Live da Sociedade Rural

Nessa próxima quinta-feira, dia 16, a partir das 19h horas, a Sociedade Rural do Paraná irá transmitir uma live pelo canal da SRP-ExpoLondrina no Youtube, colocando em debate o tema “Os problemas e os avanços do Seguro Agrícola no Brasil”. A live será mediada pelo presidente da SRP, Antônio Sampaio, com a participação do deputado federal Pedro Lupion; do diretor do Departamento de Gestão de Riscos/Mapa, Pedro Loyola; e do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.

Dia do Papa

O Vaticano comemorou o Dia do Papa, com missa rezada pelo papa Francisco, que ainda nesse dia lamentou que a Igreja de Sofia, em Istambul, tenha sido transformada em museu e agora em templo para os muçulmanos, pelo governo atual da Turquia. Era uma Igreja Greco-Ortodoxa, Cristã, desde sua construção.

***

Não custa lembrar que a palavra “Amém”, que confirma todos os atos, cerimonias e orações religiosas, foi criada e foi dita pela primeira vez pelo papa Clemente Primeiro há séculos!

***

== O filme “Sandálias do Pescador”, muito bom por sinal, conta a história de um bispo russo, que depois de 20 anos de exílio na Sibéria, a capital russa do gelo, foi libertado e ressurgiu para a vida Cristã. No cinema, vivido por Antonhy Quinn tendo como oponente Laurence Olivier. Dois grandes astros. Pois me disse um casal de leitores, que procuraram na Netflix, e não acharam este filmaço.

Lives na educação

Imagem ilustrativa da imagem Pós em arquitetura de interiores
| Foto: Divulgação

Neste período de pandemia, a Secretária de Educação de Londrina tem realizado lives discutindo diversos temas, inclusive com a participação do professor David Rodrigues, diretamente de Portugal. As lives têm em média 3.500 visualizações, sempre com muita interação de quem acompanha ao vivo. Também conta com a presença da intérprete de libras, motivo de diversos elogios. “Este ano não teremos o Londrina Mais, o maior evento de Educação da região, mas temos a oportunidade de ouvir grandes nomes“,comenta Maria Tereza Paschoal de Moraes, que está na foto com a intérprete de libras , Juliana Moralles Louvison

Leitores da Folha e da Coluna

Esta Coluna é lida por Vitória Sahão, cuja mamãe, com 92 anos, bonita e lúcida, é também nossa estimada leitora. É lida por Gustavo Abib e por Kim e Vitório Abib, que residem em Curitiba.

É lida também por Marlon Zanoni e por seu pai Odair Zanoni, do Senhor Zanoni. Odair passa a quarentena em sua chácara em Londrina, onde cultiva mandioca de ótima qualidade, que todos elogiam em seu restaurante.

É lida também pelo vereador Péricles Deliberador, filho do saudoso juiz Edson de Jesus Deliberador, que será o nome do viaduto da Avenida Dez de Dezembro, que será inaugurado brevemente pela Prefeitura de Londrina.

Elogios

Ouvimos elogios para a chef Maisa Rossoto, feito pelo pessoal que atende o setor de vinhos de Irmãos Furuta. Ela é titular da Cozinha de Herança, que fica na rua João XXIII. A propósito de vinhos, o novo Diablo, rótulo vermelho chileno, importado por eles, tem sido bem solicitado para formar dupla com queijo brie, comentou o vin-tender Adenilson.

Aniversário do patriarca

Imagem ilustrativa da imagem Pós em arquitetura de interiores
| Foto: Divulgação

A família Perez comemorou, dias atrás, o aniversário de seu patriarca José Perez Fernandes. Ele completou 93 anos de muita saúde, trabalho e felicidade, como destacam os familiares. Na foto , o aniversariante ao lado da esposa Nair Giacomini Perez, de 90 anos. O casal já completou 68 anos de casamento. A família está muito feliz e agradece a Deus pela longa vida de José Perez e Nair GIacomini Perez (foto)

Neto de Elvis deu adeus à sua vida

Jovem de 27 anos, primeiro neto de Priscila e Elvis Presley, colocou fim à sua vida, sábado último, na California, onde morava. Ele foi o primeiro filho de Lisa Presley, que já foi casada com Michael Jackson. Agora ela vive com outro músico, e não se sabe do seu paradeiro. Ontem foi Dia do Rock, e nos EUA o assunto era o rapaz. Vamos relembrar que Elvis Presley morreu aos 40 anos de idade, bastante inchado pelas drogas. Talvez muito triste porque sua esposa Priscila passou a ter romance com seu guarda-costas, um paranaense de Curitiba, cujo irmão foi candidato ao Senado federal.

Rock brasileiro

O primeiro rock and roll brasileiro foi gravado pelo cantor Cauby Peixoto, quando estava com 24 anos. Chamava-se “Rock em Copacabana”, e fez parte do filme “Minha Sogra é da Polícia”. Foi uma composição de Miguel Lemos, o mesmo que compôs Café Society e Prá Frente Brasil.

Aniversário em família

Imagem ilustrativa da imagem Pós em arquitetura de interiores
| Foto: Divulgação

Paloma Venturelli, vice-presidente do Moinho Globo, de Sertanópolis, comemorou aniversário segunda-feira (13), cercada pelo carinho do marido, Diego Cardoso, e das filhas Giovana e Ana Luiza. A executiva tem no DNA a vocação e a paixão pelo setor moageiro. Ela faz parte da terceira geração da família Venturelli no comando da empresa, sempre com foco na expansão do negócio. Com atuação destacada no cenário nacional, o Moinho Globo comemora mais uma conquista : o quarto lugar no ranking nacional das melhores empresas para trabalhar no segmento do Agronegócio, conforme a pesquisa Great Place To Work, divulgada neste mês de julho.

Um Jaguar vermelho para ela

O escritor Paulo Coelho, que sempre fez pose de socialista, provou, mais uma vez, que gosta é de coisa boa, de luxo: comprou um Jaguar, vermelho, de 600 mil reais, para a mulher dele, como presente de aniversário. Capitalistas, socialistas e comunistas são todos iguais. Gostam mesmo só de coisa boa! O comércio em geral acha isso ótimo.

***

A Austrália informou que colocou 725 crianças em uma escola e que nenhuma delas pegou coronavírus. E nem passaram para suas famílias. Tiveram sorte e proteção dos Céus.

Parabéns para Ana Luiza

Imagem ilustrativa da imagem Pós em arquitetura de interiores
| Foto: Divulgação

O médico Humberto Bottura com a filha Ana Luiza. A menina comemorou aniversário de 3 anos com a família, dias atrás, em um condomínio de chácaras na ilha em Primeiro de Maio, Norte do Paraná. Comemoração com direito a bolo temático e muito mais.

O mais rico, com muito medo

O empresário Jeff Bezos, considerado atualmente o homem mais rico do planeta, está com medo, bota medo nisso. É que ele é o dono da Amazon e do jornal Washington Post, e é anti-Trump. Tanto que teria financiado, com10 milhões de dólares, as campanhas antirracistas, e outras a favor dos afro-americanos. Agora ,um grupo a favor de Trump o tem ameaçado, colocando cartazes e faixas contra Bezos, em frente à sua casa, na capital dos Estados Unidos, com manifestações contra o jornal e pedindo a extinção da grande empresa Amazon.

***

Soldados da Policia Militar disseram a um colega repórter que alguns jovens pedintes de dinheiro para “sopão” nos sinaleiros não merecem muito ajuda. É que descobriram que alguns usam o dinheirinho arrecadado para ir ao encontro de maconha e etc. Uma pena.

***

Não convidem qualquer pessoa da família Bolsonaro e o apresentador de televisão Danilo Gentili para a mesma mesa. Amigos de ontem, que agora estão rompidos.

***

O Banco Mundial liberou um informe em que afirma que 500 milhões de pessoas vão passar fome, a partir de dezembro.

***

Um operário recebe por hora trabalhada na China, a “fortuna” de 48 centavos de dólar. O norte-americano ganha de 10 a 20 dólares a hora. Os alemães recebem 20 dólares por hora que trabalhar.

***

+++ Renato Aragão, Vera Fisher e Miguel Falabella não tiveram os contratos reformados pela Rede Globo de Televisão. De agora em diante, se convidados pela emissora, terão que fazer contrato para qualquer trabalho, somente como pessoa jurídica. Como já ocorre com alguns jornalistas e artistas.

China construiu ilhas artificiais

Um empresário de Londrina que esteve na China no ano passado, fazendo negócios, ouviu de outros brasileiros que o exército chinês começa a ocupar ilhas artificiais, como as três que construíram no mar do Sul daquele país. Trata-se de uma região do Oceano Pacífico pela qual passam 30% de todo o comércio marítimo mundial. E o mais preocupante: os chineses começaram a instalar bases maiores nessas ilhas , com radares, lançadores de misseis e etc. Até agora, o presidente dos EUA, Donald Trump, nada falou a respeito. Saber de tudo, deve saber. A ONU ficou calada, até agora. Países como o Vietnã, Filipinas e Malásia já protestaram e não reconhecem esse direito dos chineses.