Portaria remota e armário inteligente
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de julho de 2021
Oswaldo Militão
A Porter, empresa líder no segmento de portaria remota, com mais de 1.470 condomínios atendidos em todo Brasil e em Londrina, acaba de homologar junto aos Correios seu armário inteligente. Com isso, todas as entregas de encomendas aos moradores dos condomínios que possuem a portaria remota da empresa, inclusive as dos correios, poderão ser feitas através destes armários, chamados de Locker. “Sempre foi solicitação de alguns Condomínios desenvolvermos algo que resolvesse a questão do recebimento e controle destas encomendas”, explica Ricardo Rennó, diretor da Porter em Londrina. “Há algum tempo desenvolvemos esse sistema com armários automatizados que liberam uma gaveta do tamanho selecionado, permitindo que a encomenda fique armazenada para posterior retirada pelo morador. Agora com a homologação, as entregas de transportadoras e dos Correios podem ser feitas nesse armário, sem que o morador ou zelador esteja presente. O armário é modular e o tamanho pode ser solicitado de acordo com a necessidade do condomínio. Assim que a encomenda é armazenada no locker, o morador recebe um QR Code para retirar sua encomenda. Sabemos que as compras e entregas de e-commerce aumentaram e com esse equipamento, a PORTER saí na frente tecnologicamente tornando o condomínio mais prático e seguro. Trabalhamos há 10 anos proporcionando mais segurança, economia, controle e praticidade e ainda temos muito sendo desenvolvido para cada dia mais atender à necessidade dos condomínios com soluções de alta tecnologia,” conclui Rennó. Na foto, a analista de marketing da empresa Adriee Marmentini ao lado do Locker.
O Bosque Central da city
A expectativa em torno de como ficará a reformulação do Bosque Central da cidade é grande. Todos os que passam pelas ruas que o circundam ficam pensando o que acontecerá, se ficará bonito, com flores, colorido, se terá guarda, e etc. Todos torcem para que dê tudo certo. E que os vândalos es os viciados em drogas respeitem mais a cidade que os acolheu em algum dia de suas vidas.
Olhar marcante
A graça e a beleza da modelo Juliana Jacob (foto), posando para as lentes do fotógrafo Fer Stein. “Menina cativante, com olhares marcantes, que leva todo seu carisma e dedicação na carreira” enfatiza Donatto dos Anjos, que dirigiu a sessão e produção de fotos, com make de Ana Mansur, hair de Matheus Lopes, acessórios da Belinha Londrina e look de Rosa Morena
Novo vigário do Santuário na Vila Nova
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, está recebendo o novo vigário paroquial, o padre Carlos Adão de Souza. O sacerdote substitui o padre Layrton Santos, que assume a paróquia Santa Margarida de Cortona, no Distrito de Santa Margarida, em Bela Vista do Paraíso. As mudanças foram anunciadas pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz. O trabalho de um vigário é auxiliar o ministério pastoral do pároco, que hoje é o padre Rodolfo Trisltz e está à frente das comemorações do Ano Jubilar. Em 2022 serão celebrados dois jubileus: o de Platina (70 anos de paróquia) e o de Prata (25 como santuário). A igreja na Vila Nova foi a segunda paróquia da cidade, criada em 1952.
Aprovado em medicina
Fábio Watanabe e Elaine Valente Watanabe, e os seus avós paternos, Paulo Watanabe e Felícia Watanabe, estão orgulhosos. O jovem Igor Valente Watanabe passou em medicina na UEL neste 2021. Na foto, após a divulgação dos aprovados, Igor com Gabriela Valente Watanabe, que cursa o segundo ano de Medicina na Universidade Estadual de Londrina.
Intensa ação solidária de agências da Sicredi União
Engajada no propósito de solidariedade, cooperativismo e responsabilidade social, a Sicredi União PR/SP realiza, este ano, o projeto #Cooptaon, uma grande ação solidária envolvendo as agências da base de sua atuação, no Norte e Noroeste do Paraná, Leste e Centro-Leste Paulista. A ação teve início em maio e prossegue até agosto e foi inserida na edição 2021 do Dia de Cooperar, movimento nacional celebrado todo segundo sábado do mês de julho. Neste ano, a iniciativa teve como lema “Atitudes Simples Movem o Mundo”. As agências da Sicredi União PR/SP da Regional Norte do Paraná arrecadaram milhares de peças de roupas de inverno, cobertores, toneladas de alimentos, livros, produtos de limpeza e estão incentivando colaboradores e associados a doarem sangue. As agências continuam recebendo doações para entidades que assistem a comunidades carentes.
Gestão de fazendas
O desafio no projeto de estágio de desenvolver uma plataforma de gestão de fazendas e rebanhos bovinos acabou se transformando num produto comercial, que originou a empresa de dois colegas de turma formados recentemente em Ciência da Computação pela UniFil. O Web Farm, criado por Leonardo Maximino de Mendonça (foto) e colocado no mercado com o sócio Elias Soares da Silva. “É um software que substitui planilhas em papel, moderniza o gerenciamento de propriedades rurais e permite maior eficiência na pecuária com cruzamento de dados e rapidez na análise de informações”, diz o jovem empreendedor. “A graduação na UniFil facilita bastante o acesso ao trabalho profissional. No primeiro mês do curso já consegui estágio e em seguida fui efetivado no emprego”, diz Leonardo.
A diversão em meio à natureza no Terra Parque em Pirapozinho
O Terra Parque está cheio de atrações, opções de lazer, gastronomia exclusiva e programação intensa de diversão em meio à natureza nas “Férias de Julho”. O resort em Pirapozinho, interior de São Paulo, possui uma programação totalmente exclusiva para atender a todas as famílias com o grande Arraiá Julino, Música ao Vivo com diversidade de ritmos apresentados por cantores regionais, jantar show com Nega Néia, eco trilha de aventura, passeio de pedalinho e de caiaque e etc. A gastronomia inclui comidas tradicionais brasileiras, almoço country, jantar mediterrâneo, delícias do agreste, jantar árabe, sabores da fazenda e mesa de sobremesas. O Terra Parque conta com um complexo de piscinas aquecidas três vezes maior do que seu formato original e com mais de 120 mil litros de água aquecida. Além disso, um ofurô aquecido a 41ºC e sauna; playground aquático para crianças de 0 a 5 anos, espaço fitness; mesa de ping-pong, pebolim, sinuca; e quadra de Vôlei de Areia. O resort possui atualmente 74 apartamentos divididos em sete vilas, com características próprias. Mais detalhes, se desejar, pelo e-mail [email protected]
Atividades do Rotary
Os dedicados rotarianos Otávio Scandelae e Ricardo Slomski (foto) após entrevista no programa Militão e Militão, da T CNT. Na ocasião, falaram sobre as atividades do Rotary em plena pandemia. Slomski acabou de concluir mandato como Governador do Distrito 4710. Ele informou que o número de clubes do distrito aumentou de 56 para 60. Só em Londrina, são dois novos clubes, um deles totalmente on-line, disse o govenador. Ele também destacou que o Rotary doou grande número de cadeiras de roda na região Norte do Paraná. Por fim, Ricardo Slomski disse que uma parceria entre Rotary Internacional e os clubes do Distrito resultou em cerca de $1 milhão em doações de equipamentos voltados para prevenção e tratamento do coronavírus.
Sede regional do ex-Banestado
Um leitor, que preferiu não se identificar, enviou à Coluna a seguinte informação sobre o grande imóvel do ex-Banestado, fechado, no centro de Londrina: “A sede da ex-agência centro e também regional do Banestado, que há vários anos está fechada, pertence à Funbep, fundação que é gerida pelo Banco Itaú é pertence aos funcionários. Absurdamente não entendemos que um patrimônio desse porte não tenha sido alugado até hoje. (Nossa observação: o leitor tem toda razão; e pode ser que o banco não precise de dinheiro, pois nem alugou, nem vendeu e já faz um longo tempo. Precisa, no entanto, discutir desse importante assunto com os integrantes da Funbep, que devem ser os mais interessados no assunto).
Um jovem da fronteira criou os uniformes dos brasileiros
Tempo de Copa América, de Olimpíadas, e a seleção brasileira apresentando-se com seu bonito formado por camiseta amarela, calção azul, meias brancas, números verdes às costas dos jogadores, e variações com a camiseta azul, calção branco e meias brancas e etc. Na estreia em 1914, o Brasil jogou todo de branco contra um combinado da Inglaterra. O Brasil jogou ouras Copas antes de 1950, quando de branco, perdeu para o Uruguai no Maracanã. Já em 1953, a CBD e o jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, promoveram concurso para que fosse criado um novo uniforme para a seleção, desde que fossem com cores da Bandeira Nacional. O rolandense Odair Chiqueto pesquisou isso e apurou que foi um “gaúcho” nascido na fronteira entre Brasil e Uruguai, de 18 anos, chamado Aldyer Schlee, que venceu, com amarelo na camisa, azul no calção e branco nas meias. Por uma ironia do destino, ele disse que torcia para os uruguaios. Vencedor do concurso, ganhou prêmio em dinheiro e um emprego no jornal carioca. A seleção hoje tem cinco estrelas na camisa, dos cinco títulos mundiais. Em 1990, ganhou do fabricante, escrita nas camisas “nascido para jogar futebol”. As letras e os números são copiados de placas de anúncios pelo país, encontradas em ruas brasileiras. A camisa tem tecnologia para evaporação do calor, e cada conjunto é feito com 18 garrafas pet, material reciclado.
A razão da camisa vermelha
O Brasil usou camiseta vermelha em 1917, no Campeonato Sul Americano, hoje Copa América, porque no Uruguai só havia uma loja, em Montevidéu, que vendia material esportivo. A loja tinha cinco jogos, mas todos na cor vermelha. O Brasil teve que usá-la, pois perdeu o sorteio para Chile e Argentina, que também queriam jogar de branco.
7 de julho de 57: Pelé estreava aos 16 anos!
O dia 7 de julho de 1957 ficou na história da vida de Pelé e do futebol brasileiro. Com 16 anos apenas, ele estreava na seleção brasileira, atuando meio tempo contra a Argentina, no estádio do Maracanã. O Brasil perdeu por 2 a 1 e Pelé começou a sua artilharia, marcando seu primeiro gol com a camisa 10.
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1