A Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento de Brigida Rosso Delalibera, de 103 anos. Ela morreu na quinta-feira (dia 4) de causas naturais. Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo em 12 de maio de 1919, Brigida é uma das pioneiras de Londrina e chegou com o marido, o comerciante Antonio Delalibera, na cidade em 1938. Deixa a filha Edina Delalibera Cavichioli, os netos José Antônio, Jose Henrique e Jose Roberto e quatro bisnetos. O corpo da pioneira foi sepultado no Cemitério São Pedro. Merece todas as homenagens.

`VICE NÃO FALA´, DIZIA JÔ SOARES QUE SE FOI SEXTA. VIVA O GORDO!

O Brasil todo continua lamentando o falecimento de Jô Soares, aos seus 84 anos, que, como se sabe, estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Morreu às 2h20 da madrugada de sexta-feira. Jô Soares foi internado para ser tratado de uma pneumonia. Carioca, com mais de 60 anos de trabalhos na televisão, no teatro, escrevendo livros e palestras, de comediante a apresentador de talk show, fez sucesso sempre. O afastamento dele da televisão deixou-o magoado. Mas era de uma grande criatividade. Vivia em seu apartamento no bairro de Higienópolis, na área central de São Paulo. Andava meio recluso, mas estudava retorno aos palcos, todavia apenas para dirigir. Um dos principais jargões dele: “Vice não fala!”. Bem apropriado para esta época de eleições no Brasil. O nosso país fica mais triste. Gardelon, o argentino revoltado, era outro personagem notável criado por Jô, bem como o alemão que tentava aprender a língua falada no Brasil. “No Brasil nada acaba e vamos a um exemplo: ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil... Continuam vivos...” Jô Soares fez 15 mil entrevistas, durante 25 anos na televisão e escreveu cinco livros, sendo quatro romances. Entre os entrevistados, foram ótimos os papos com Chico Anysio, com Zeca Pagodinho, com Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Belo, com o vereador gago de Belo Horizonte, com a Vovó Naná, sempre muito sincera, com o cantor Roberto Carlos, que cantou a música Amigos e os dois choraram abraçados, e com o médico e cirurgião londrinense Francisco Gregori, que usou cola tudo para estancar o sangue de artéria de uma senhora de Bela Vista do Paraíso, depois de tentar quase tudo da medicina. Ele deixa grande saudade ao povo brasileiro. Viva o Gordo! Que Deus o tenha!

NOVO ESPAÇO PARA ESPORTES

Carlos Clivati, Carla Clivati Gavilam, Roberta Clivati e Bart Canedo (foto) ultimam preparativos para inaugurar no restaurante Feijão com Arroz, na Warta, um novo espaço para esportes (duas quadras de futevôlei e seis quadras de beach tennis). A nova área com bar, vestiários, parque infantil e estacionamento é preparada para torneios e competições federadas. Também haverá aulas de beach tennis e aluguel de quadras. O conhecido restaurante tem cardápio variado com a tradicional costela no tacho, filet de tilápia, frango caipira, peixe assado, saladas e sobremesas caseiras.

Imagem ilustrativa da imagem Pioneira de 103 anos
| Foto: Divulgação

DESTAQUE EM TECNOLOGIA

A londrinense GPR Digital, a primeira franqueadora em controle de ponto e acesso no Brasil, liderada pelo empresário Gilson Peres de Rosa, marca presença nessa semana na Construção 2022, em Porto Alegre. A empresa é a primeira franqueadora do país no segmento e tem novidades em soluções para acesso a obras e empreendimentos da construção civil e de infraestrutura. Controle de movimentação de pessoas em obras como reconhecimento facial, biometria e QRCode, tudo integrado a sistemas que monitoram automaticamente permissões, documentações e treinamentos necessários para de obras de qualquer porte.

TALVEZ A ÚNICA PADEIRA

CÁSSIA e José Carlos Guimarães deliciando-se com o saboroso café da Nelson Boulangerie. Elogiaram o atendimento e sempre que podem lá estão. Talvez lá esteja a única mulher da cidade que é padeira profissional. Ótima no que faz.

MEDO DE BANDIDOS EM MOTOS

O LEITOR Luís José Pereira Jr. diz a esta Coluna que tem pavor de estar dirigindo e dele se aproximar moto, com dois rapazes no veículo. Já começa a rezar. É o medo que está na cabeça de todos que dirigem seus carros, em virtude de pseudo-motociclistas, que usam este instrumento para assaltar e matar.

***

CENSO DO IBGE: 183 mil recenseadores deverão apurar vários dados de como estão todos os municípios brasileiros. Todos eles deverão usar boné e crachá com foto e nome completo.

Posse no Rotary Club de Londrina

Em cerimônia das mais prestigiadas, o rotariano Paulo Henrique Terziotti tomou posse como novo presidente do Rotary Club de Londrina (Londrinão) para a gestão 2022/23. A solenidade foi no Hotel Bourbon, seguida de caprichado jantar. As fotos do evento são de Carmelindo Dias.

Talita Isis, o novo presidente Paulo Henrique  Terziotti e José Pelayo Sanches, que foi governador do Distrito 4710 do Rotary
Talita Isis, o novo presidente Paulo Henrique Terziotti e José Pelayo Sanches, que foi governador do Distrito 4710 do Rotary | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Alvino Aparecido Filho, Ivan Vaqueiro, João da Silva Lopes, Nilza Giroto e Rogério Lopes Franciscão durante o evento
Alvino Aparecido Filho, Ivan Vaqueiro, João da Silva Lopes, Nilza Giroto e Rogério Lopes Franciscão durante o evento | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

****

AINDA é cedo para qualquer confirmação, mas, nos meios automobilísticos da cidade comentam que os carros movidos a etanol poluem menos do que os carros elétricos. O tempo dirá.

BLINDANDO ATÉ CELULARES

BRASILEIROS começam a blindar seus celulares, para evitar que os ladrões e assaltantes zerem suas contas bancárias. Não sei se já fazem tal blindagem em Londrina.

****

FALA-SE nos meios médicos paranaenses que pelo menos 10% da juventude (de 16 a 24 anos) do Estado já experimentou cigarros eletrônicos.

TERROR CRIADO EM 1943

BOMBA ATÔMICA: já que falam em novos conflitos e o receio de bombas atômicas destruindo gente e cidades, saibam que cogumelo do fogo de uma bomba atinge até dez mil metros de altura. Um terror para a humanidade, criado em 1943, em um barracão de Los Alámos, pelo físico Oppenheimer.

FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

Neste sábado (6) é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos, no estacionamento do Armazém da Moda. Oportunidade para demonstrar o seu amor e ganhar um amiguinho. O evento será realizado das 11 às 17 horas, sob o comando da Associação Amigo Bicho.

Imagem ilustrativa da imagem Pioneira de 103 anos
| Foto: Divulgação

DESTAQUE EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A estudante Camila Bayer se destacou no 30º Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Iapar). Ficou em primeiro lugar em sua categoria com o projeto de monitoramento em microbiologia do solo. Aluna do 4º ano de Agronomia da UniFil, foi orientada pelos pesquisadores Arnaldo Colozzi Filho e Andrea Scaramal Menoncin. Camila iniciou o estágio no instituto de pesquisa agropecuária no ano passado e seis meses depois foi selecionada como bolsista em iniciação científica. "A UniFil foi fundamental nessa trajetória no IDR/Iapar com todo conhecimento adquirido nas aulas e também o apoio, incentivo e auxílio dos professores de Agronomia para os alunos entrarem no mercado de trabalho com sucesso", diz a acadêmica

Imagem ilustrativa da imagem Pioneira de 103 anos
| Foto: Divulgação

LABORATÓRIO DE FOODTECH

Durante visita a Londrina, para participar do Encontros Folha, Sibelle de Andrade Silva, diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, aproveitou para conhecer o laboratório de FoodTech, no novo campus do IFPR, na Zona Norte de Londrina. Sibelle (no centro da foto) foi recebida pela deputada federal Luísa Canziani, Alex Canziani e pelos professores Estevam e Maristone. No final do mês, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, confirmou visita a Londrina para participar da solenidade de inauguração do laboratório.

Imagem ilustrativa da imagem Pioneira de 103 anos
| Foto: Divulgação

Gabriel Sater reza muito antes de receber `visita´

O ator Gabriel Sater, que é filho do cantor e ator Almir Sater, está fazendo o personagem que “recebe”, por querer ou forçado, o cramulhão, o espírito encapetado que lhe passa informações antecipando fatos que vão ocorrer. Diz ele que faz o papel com muito medo e que reza o Pai Nosso várias vezes pedindo a proteção de Jesus. Mas como é o trabalho dele, enfrenta até o mau espírito, a perigosa parada, e vai em frente. Para atuar na novela Pantanal teve que emagrecer 14 quilos.

****

LEGALMENTE, “contraprova” para dirimir qualquer dúvida de paternidade, por exemplo, é o “teste do teste”.

Nem direita, nem esquerda

Em entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes, o ex-presidente Michel Temer disse o seguinte: “Não existe nem direita, nem esquerda e nem centrão: o que há são os interesses políticos dos parlamentares do Congresso Nacional”

Ótima memória

O Pré-candidato à presidência da República que melhor aproveitou o tempo (quase 3 horas) na entrevista, muito elogiada, que concedeu ao vivo, ao canal GloboNews, foi Ciro Gomes, do PDT. “Tem uma memória de elefante”, disseram aqueles que o ouviram. Tanto que a emissora repetiu em sua totalidade no dia seguinte.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1