Pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina estavam estudando sobre as máscaras ideais para proteção da equipe médica e de enfermagem dentro do centro cirúrgico, quando surgiu a pandemia do coronavírus. Então, o grupo multidisciplinar adaptou a pesquisa e incluiu a análise de diferentes tipos de tecidos, a fim de descobrir quais eram os mais eficazes na confecção de equipamentos caseiros de proteção. Eles observaram que o algodão 100% e a sarja são os mais eficientes, pois têm os fios mais entrelaçados que funcionam como barreira ao vírus. O grupo identificou ainda que outros tecidos (tricoline, TNT-tecido não tecido, malha PV e tecidos multiuso para limpeza) não são tão seguros, nem eficazes quanto os dois primeiros. A equipe é composta pelas mestres Helenize Ferreira Lima Leachi e Aryane Apolinario Bieniek, ambas doutorandas de pós em enfermagem na UEL; doutora Renata Perfeito Ribeiro, docente do programa de pós em enfermagem da UEL; o doutor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior, coordenador do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise da UEL e o doutor Tiago Severo Peixe, coordenador do Laboratório de Toxicologia do HU. O trabalho desenvolvido em uma universidade pública vem recebendo muitos elogios da comunidade em geral. Na foto, a professora doutora Renata Perfeito Ribeiro, que é uma das coordenadoras da pesquisa

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa da UEL sobre máscaras de proteção
| Foto: Divulgação

Muito requisitado

O experiente economista tributarista londrinense, Luiz Carlos Hauly, não teve folga neste tempo de quarentena. Ele é muito requisitado pela imprensa nacional e por inúmeras entidades e empresas, pela experiência acumulada como secretário da Fazenda do Paraná e em 28 anos no Congresso Nacional, onde participou ativamente na elaboração das mais importantes leis econômicas e tributárias do Brasil. Hauly é o autor do principal projeto de Reforma Tributária em discussão no país. Hoje atua como consultor tributário privado e tem participado quase todos os dias de lives. Na última segunda-feira debateu o tema em um evento on-line realizado pelo Banco Itaú.

Lives no Parque Ney Braga

Juntar muita gente num mesmo ambiente não é possível no momento, mas a criatividade ganha espaço para levar entretenimento a um grande número de pessoas, reunindo todo mundo de forma virtual. Nessa nova realidade, os recintos do Parque Ney Braga têm sido uma excelente alternativa. Nas últimas semanas, duas lives foram realizadas direto da Casa do Criador. A primeira pelo Vale Sorte, no dia 30 de abril. A segunda, da dupla Conrado e Aleksandro, no dia 6 de maio.

Menos da metade

O empresário Manoel Briote, proprietário dos motéis Platinum e Private, disse à Coluna que o movimento dos dois estabelecimentos caiu em mais de 50%. Algo que nunca havia acontecido. Com muitos anos de experiência no ramo empresarial, ele acredita que a taxa de ocupação só deverá voltar ao normal em outubro.

100 demissões

A Associação dos Meios de Hospedagens de Londrina (Ameh) informa que o número exato de demissões no setor até agora é de 100 funcionários. Com ocupação média de 9% , ficou impossível para estes estabelecimentos manter a equipe de colaboradores sem alterações.

Aniversário de casamento

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa da UEL sobre máscaras de proteção
| Foto: Divulgação

Mie e Nelson Tsukahara completaram 45 anos de casamento, no Dia das Mães. Uma feliz coincidência. Afinal, Mie é mãe de 4 filhos e tem 10 netos. Os dois se conheceram no grupo de Jovens da Paroquia Imaculada Conceição. Como conta o empresário, namoraram por cinco anos. O casamento foi celebrado pelo monsenhor Bernard Gaffa, no dia 10 de maio de 1975. O casal enfrentou muitos desafios, mas está firme e forte. “Esperamos comemorar as Bodas de Ouro daqui cinco anos, com a graça de Deus,” enfatizam

Vice-consulado Italiano

O Vice-consulado Honorário da Itália em Londrina está seguindo as instruções do Consulado Geral da Itália em Curitiba. Neste momento , o Consulado Geral está priorizando as atividades relacionadas ao relatório dos cidadãos italianos que queiram ou devam deixar o Brasil. "Repatriar é prioridade. O restante dos serviços seguirá sem recebimento ao público", relata Bruno Veronesi, vice-cônsul honorário da Itália para Londrina e região. Ele também diz que o serviço de informações continua ativo pelo endereço [email protected]

Visitou Londrina

Frederick Wassef , novo advogado do presidente Jair Bolsonaro, já esteve em Londrina, há dois anos , defendendo clientes. Ele está contactando uma nova testemunha do Caso Adélio que poderá ser bombástica.

De volta ao ringue

O ex-campeão de boxe, o peso pesado Mike Tyson quer voltar a lutar aos 53 anos . Ele pretende fazer uma luta beneficente. O dinheiro seria doado aos sem-teto de Nova York.

Culto Drive In

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa da UEL sobre máscaras de proteção
| Foto: Divulgação

Neste último domingo, 10 de maio, a Igreja Presbiteriana Central de Londrina realizou o quarto culto no sistema “Drive in”. Para evitar aglomeração, respeitando o decreto de distanciamento social, o culto foi feito no estacionamento da denominação evangélica com mais de 300 carros presentes. Os discípulos sintonizaram os rádios em uma estação local e acompanharam toda ministração do culto dentro de seus veículos em segurança. “Também foi montado um telão para que os presentes não perdessem os detalhes do culto, com conforto e a sensação de proximidade, acolhendo e oferecendo o enchimento do espírito através do suprimento da palavra de Deus”, explicam os organizadores.

Quilo do Amor

A Igreja Central vem cumprindo um importante papel em Londrina com serviços essenciais as pessoas e projetos sociais para os chamados desassistidos da cidade. Só no mês de abril, na campanha Quilo do Amor foram arrecadados 14.392 quilos de alimentos não perecíveis, 296 kits de higiene pessoal e 342 kits de limpeza domiciliar, que foram distribuídos em cestas básicas. No mês de março, foram cedidas as instalações do Centro de Adoração, com salas e o espaço do estacionamento, para a campanha de vacinação da gripe realizada pela Secretaria de Saúde . Na ocasião foram vacinados londrinenses com mais de 60 anos.

SOS da Alma

Para ajudar a população durante o isolamento social provocado pela pandemia, psicólogos voluntários e discípulos da Igreja estão se disponibilizando para atendimentos on-line com a campanha SOS da Alma. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3233-1100, de segunda a sexta, em horário comercial e agendar o atendimento. “É com estas e muitas outras atitudes que a Igreja Central vem trabalhando em Londrina. Servindo a você; servimos a Ele, Jesus! O mundo mudou, mas a nossa missão continua a mesma: guiar pessoas a Cristo!”, ressaltam os dirigentes da igreja.