Há exatamente um ano, Mário Takahashi acompanhou um grupo de empresários para pescar no Panamá . O local escolhido foi o Paradise Fishing Lodge, na Província de Chiriqui (450 km da Cidade do Panamá) Um lugar muito belo e de alta piscosidade. ”Foi uma experiência fascinante pescar no Oceano Pacífico fisgando uma infinidade de peixes como atuns , bicudas , caranhas vermelhas , tubarões ,entre outros”, diz ele. Na foto, Takahashi com um xaréu capturado e solto por ele. O especialista em pescaria conta que o atendimento do Lodge e a diversidade de espécies capturadas foi espetacular, ou seja, mais um point de pesca a ser explorado pelos pescadores.

Imagem ilustrativa da imagem Pescaria no Panamá
| Foto: Divulgação

Ensino presencial revela

a beleza que vem de dentro

Sou francamente a favor da volta às aulas, assim que as autoridades sanitárias acreditarem que o perigo de contaminação nos estudantes, que fatalmente vão se aglomerar, passou. O ensino pelo vídeo, através da internet, é importante, ajuda, mas nada como a presença na escola, onde o aluno não aprende só as disciplinas do currículo escolar. Aprendem a conversar, a elogiar, a ouvir críticas, às vezes até brigam, ficam tristes, mas é o aprendizado pessoal que a matemática, a física, a língua portuguesa, inglesa, a história e a geografia não ensinam: “a beleza que vem de dentro da pessoa”. A beleza física é muito importante, mas não como o que se aprende com a convivência com os colegas, professores, nas salas de aulas, no intervalos, nos encontros diários. “A beleza que vem de dentro precisa ser burilada na escola”, disse-me recentemente o empresário Ary Sudan, fundador do Instituto Bom Aluno. Assino embaixo do que ele falou. Uma escola com seus alunos é uma das maiores alegrias de qualquer cidade!

Artigo em revista científica

Imagem ilustrativa da imagem Pescaria no Panamá
| Foto: Divulgação

O professor doutor Higo Forlan Amaral, do curso de agronomia da UniFil, teve artigo publicado na revista científica Brazilian Journal of Microbiology, produzido pela editora Springer-Nature. Com o tema “Educação em Microbiologia – Metodologias Ativas”, conquistou elogios dos avaliadores pelas evidências de que as ferramentas inovadoras aplicadas no ensino melhoraram a preparação profissional de universitários. A pesquisa começou em 2014, na disciplina Microbiologia Agrícola, levando para sala de aula formas diferentes de interação. “O artigo mostra que alunos que participaram ativamente da metodologia tiveram maior percepção de aprendizado e de aproveitamento”, comenta o docente. Higo graduou-se em biologia e agronomia pela Unifil, fez doutorado na UEM e desde 2009 é professor do curso de agronomia. Quando estudante foi campeão brasileiro de handebol pela UniFil

Congresso de

Direito do Agronegócio

Os artigos a serem apresentados no Primeiro Encontro Científico do Segundo Congresso Paranaense de Direito do Agronegócio devem ser enviados para submissão até o próximo dia 25 de agosto. O eixo temático é “Advocacia e Agronegócio: desafios práticos e perspectivas contemporâneas”, que deverão ser direcionados a quatro grupos de trabalho: resolução de disputas, contratos agrários, inovação e biotecnologia e meio ambiente. O Segundo Congresso, organizado pela OAB-Londrina por meio da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, será realizado de 9 a 11 de setembro. Os artigos serão, posteriormente, publicados em livro organizado pela coordenadora cientifica do encontro, Leticia Baddauy, e pelo coordenador da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB local, Rodolfo Ciciliato. O edital para a submissão dos artigos está disponível no endereço eletrônico https://bit.ly/205Slib.

Jogou com Roberto Carlos

O empresário de futebol Orley Vital contou, ontem, mais uma história do mundo da bola. Em 1990, ele chegou à cidade de Araras, para jogar no União São João, time de uma família tradicional dessa localidade do interior paulista. Que tocava o clube com recursos próprios. Ali, Orley foi apresentado aos demais jogadores, e logo fez amizade com o lateral esquerdo Roberto Carlos, e chegaram a morar juntos em Araras. Hoje, Roberto Carlos, ex-Palmeiras e Real Madrid, aposentado, mora na Espanha. Orley, por aqui em Londrina, está trabalhando na captação de atletas de qualidade para alguns clubes do Brasil. Até o momento esperando voltar o futebol total, para dar sequência a seu trabalho.

Protocolos de segurança

Imagem ilustrativa da imagem Pescaria no Panamá
| Foto: Divulgação

Os protocolos de segurança e inovações adotadas pelo Grupo Viação Garcia-Brasil Sul se tornaram notícia na imprensa nacional em telejornais e programas como o Bom Dia São Paulo e o É de Casa, da Rede Globo. Para se preparar para a retomada das operações, a empresa inovou com a desinfecção interna dos ônibus por meio da aplicação de ozônio e quaternário de amônia e a instalação de cortinas de proteção entre poltronas, que são lavadas e desinfectadas a cada viagem. Todas as peças de uso dos passageiros como mantas, capa de mantas, fronhas e capas de poltronas são esterilizadas e embaladas com segurança. No embarque, o protocolo inclui distanciamento físico de dois metros sinalizado com marcações, medição de temperatura do passageiro, limpeza do solado do sapato em tapete higienizador, disposição interna de álcool em gel e limpeza dos pontos de contato pós embarque. Os motoristas utilizam agora o microfone do ônibus para dar as boas-vindas e informar sobre o itinerário da viagem. A orientação é para o uso de máscaras durante todo o percurso. A próxima novidade é o procedimento de desinfecção de toda parte interna dos ônibus por nanotecnologia, uma solução de biossegurança desenvolvida exclusivamente para ônibus. A aplicação é atóxica e garante proteção por até três dias, o que permite o retorno seguro da mobilidade às viagens de ônibus interestaduais e intermunicipais. Na foto, integrante da equipe de desinfecção da empresa em ação

O primeiro neto de Roberval

Nasceu em Brasília, quinta-feira última, o primeiro neto (é uma menina) do desembargador Roberval Belinati, que recebeu não faz muito tempo o título de “Cidadão Honorário de Brasília”. Ele é casado com a londrinense Rosangela. Segundo o ex-deputado estadual e advogado Moysés Leônidas, Roberval é o irmão mais inteligente da família Belinati. Ele passou em três concursos para juiz de Direito: no Paraná, no Mato Grosso e em Brasília. Antes, em Londrina, Roberval foi eleito vereador no pleito de 1.988. Quem deu a notícia do nascimento da neta dele foi irmão e médico Waldmir Belinati, que, vamos relembrar, foi deputado federal e como cardiologista visitou o presidente João Batista Figueiredo, quando este esteve internado em clínica nos Estados Unidos.

***

Vinho de 20 mil reais a garrafa! Quem toma o precioso líquido ou é milionário, ou ficou rico, ou ganhou um belo presente. Mas em Curitiba, não faz muito tempo, era comum ouvir-se nos restaurantes, conversa entre executivos e empresários, sobre vinhos caros, que tomavam. O que se fala, hoje em dia, é que a Lava Jato acabou um pouco com essas reuniões na capital paranaense.

Ação solidária
Imagem ilustrativa da imagem Pescaria no Panamá
| Foto: Divulgação

O professor Ricardo França (foto), colunista Revista D-Arte Londrina e do podcast Alta Performance no portal Paiquerê, coordena uma ação solidaria para ajudar as famílias carentes do Projeto Batuque na Caixa. Fundado pelo compositor e escritor Aldo Moraes, foi o primeiro projeto que integrou aspectos sociais, educativos e culturais na periferia de Londrina, de forma gratuita. De acordo com França, as famílias estão precisando de alimentos não perecíveis que podem ser entregues na rua Araguaia 514, Vila Nova, na Esbelt Academia. “Um pouco que você doar pode ser muito para quem não tem”, diz

José Paulo de Andrade

Faleceu, ontem, em São Paulo, aos 78 anos, o radialista José Paulo de Andrade, um dos grandes destaques da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Ele era são-paulino roxo e comandou durante anos o programa noticioso opinativo pela manhã, chamado “O pulo do gato”. Zé Paulo sempre foi um jornalista-radialista corajoso. Fez escola. Que Deus o tenha.

O grupo Bandeirantes perdeu nos últimos anos, Joelmir Betting, Luciano do Valle, Ricardo Boechat e agora José Paulo de Andrade.

***

Hoje e amanhã, no Sr. Zanoni, certamente o reencontro de vários amigos, frequentadores de sempre do restaurante de Odair Zanoni. A casa deles em Maringá, no mesmo estilo, também está fazendo sucesso, conta-nos Marlon Zanoni.

***

Ênio Sehn e seu staff esperando o pessoal, amanhã, no Recanto Dá Licença, para pensarem positivamente que a pandemia vai passar e que a cidade voltará a ter a grandeza de sempre, pois o povo de Londrina é valente e trabalhador e sempre com imensa fé em Deus.

***

Para o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, autor do melhor projeto para a reforma tributário do Brasil: fique atento ao ministro Paulo Guedes, que ele está dobrando o Rodrigo Maia, presidente da Câmara, para aprovar um mais um imposto. Hauly tenta diminuir, via Senado, Guedes quer aumentar!

***

A informação é do IBGE: o Brasil tem 11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever.

***

Bianca Boca Rosa, famosa pelas maquiagens que divulga em seu blog, participante do último BBB, onde despertou a ciumeira de algumas colegas de programa, continua fazendo sucesso. Vai lançar uma nova linha de produtos, disseram amigos dela.

Tecnologia na educação

Imagem ilustrativa da imagem Pescaria no Panamá
| Foto: Divulgação

O Colégio Pontual – Unidade Shopping Quintino – utiliza a tecnologia na educação há mais de 12 anos. Iniciou com um diário de classe on-line em 2008. Em 2013, implantou o material 100% digital para o Ensino Fundamental II e Médio. Há dois anos, é uma escola Google for Education e especialista em aulas ao vivo, tarefas digitais, provas online e agilidade na comunicação com a comunidade escolar. Com tanta experiência adquirida, o Pontual está preparado para enfrentar as mudanças impostas pela pandemia. Pais e familiares têm elogiado o trabalho realizado. Na foto, durante aula on-line , a aluna Mariana Gatti

***

Dois londrinenses fazem parte atualmente do conselho diretor da Fiep: Marcos von Borster e o engenheiro Osmar Alves. Uma ótima representação do setor industrial da cidade.

Belinati morando em Caiobá

Ex-prefeito de Londrina (onde foi eleito três vezes), Antônio Casemiro Belinati está residindo em Caiobá, já há seis meses. Aos 76 anos, mora em um apartamento. Tem feito grande número de amigos nessa bonita e tranquila praia paranaense.

***


O conhecido advogado Sérgio Bermudes, criminalista, pegou coronavírus, mas reagindo bem ao tratamento.

***

Sim, o Palácio do Planalto está confirmando que haverá desfile de 7 de Setembro, aniversário da Proclamação da Independência. São esperadas 20 mil pessoas na Esplanada para ver a banda passar.

Oskar Schindler sepultado
em Jerusalém:
Almir Sudan esteve lá

O advogado londrinense Almir Sudan é um globetrotter. Quando pode, sempre que é possível, ele visita algum país ou mais de um. Outro dia publicamos alguma coisa sobre Oskar Schindler, o tcheco nascido em Svitavy que salvou mais de mil judeus, que seriam assassinados pelos nazistas de Hitler. Almir Sudan esteve visitando o túmulo dele em Monte Sião, em Jerusalém, Israel. Já na entrada do prédio onde Schindler morou, entre 1965 e 1974, em Frankfurt, Alemanha, está afixada bela placa em sua homenagem. Em Regensburg, também cidade alemã, existe outra placa na casa onde ele residiu. Em Cracóvia, na Polônia, existe o Museu Oskar Schindler no local onde funcionou a fábrica onde os judeus trabalhavam. Ele comprou a liberdade deles pagando uma fortuna ao general Amon Goth, um genocida ao extremo, que era o comandante do campo de concentração e de Plazzow, bem próximo da Cracóvia. Esse campo fazia parte do complexo de Auschwitz, que também fica próximo da Cracóvia. Essa região, Almir Sudan percorreu toda ela, e foi uma bonita experiência. Schindler também está homenageado no Museu do Holocausto, em Israel, fato muito raro para um não judeu. E fiquem sabendo que o complexo de Auschwitz fica a 5 quilômetros de Cracóvia e possuía , na verdade, 33 campos de concentração, sendo os mais conhecidos os de Auschwitz, Birkenau e Morowitz. O complexo foi instalado nessa região com proximidade com a fronteira da República Tcheca, que era muito bem servida por linhas ferroviarias, o que facilitava o transporte de pessoas de toda a Europa para os campos de concentração. Birkenau, o terror do extermínio, em polonês Brzezinka, significa floresta de bétulas, era uma lindíssima floresta. Incrível, não acham? Usar um local desse para o genocídio em massa! Outro detalhe, para encerrar: não existiu nenhum campo de extermínio de judeus dentro do território alemão. Isso para que a população germânica não soubesse o que os nazistas esta fazendo. Os campos de extermínios foram quase todos instalados na Polônia. (Aquele abraço ao leitor e amigo Almir Sudan).