Do leitor e amigo Abilio Medeiros, imobiliarista em Londrina, recebemos esta foto de Pelé, em 1961, aqui na cidade, que veio com o Santos para o amistoso com o Londrina, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias. Foi uma partida amistosa. Na foto, Pelé concedendo entrevista a José Maria de Brito, narrador esportivo da Rádio Paiquerê, acompanhados do repórter de campo Tatinha (Jair de Antonio Prata) e Carlos Antonio Franchello, presidente do “Caçula Gigante” na ocasião. Foi nesse jogo que o então garotinho Evander Tamarozzi conheceu o já campeão mundial Pelé, título ganho pela seleção brasileira em 58, na Suécia. Abilio Medeiros tem um ótimo arquivo de fotos de outros tempos, de fazer inveja.

Imagem ilustrativa da imagem Pelé em 61, em Londrina
| Foto: Divulgação

Franchello ofereceu um milhão de cruzeiros pelo juvenil Pelé, ao Santos

Naqueles anos de 1952 até meados de 57, um jogador de futebol juvenil, considerado de bom futuro, tinha o passe estipulado e vendido entre 5 e 10 mil cruzeiros. Foi quando em 1956, o cônsul do Londrina de Futebol e Regatas ( o primeiro nome do LEC), o radialista londrinense Antonio Euclides Sapia, que brilhava na Rádio Panamericana de São Paulo, sendo o substituto do famoso Pedro Luis, indicou Pelé (Edson Arantes do Nascimento) a Carlos Antonio Franchello, diretor de futebol do alviceleste. Indicação confirmada por Waldemar de Brito, que levou Pelé, do Baquinho , de Bauru, para Vila Belmiro. De volta a Londrina, Franchello pediu ao funcionário do clube que redigisse uma proposta de 1 milhão de cruzeiros pelo passe do juvenil Pelé. Reunida, a diretoria do Santos quase topou, mas decidiu esperar mais um pouco. No ano seguinte, Pelé já brilhava, como previa Franchello e Sapia. Em 57, era titular do Santos e da seleção brasileira em 58. O maior jogador de futebol do mundo, o atleta do século, quase pertenceu ao Londrina. O faro de Franchello e Sapia estava mais do certo, era de “perdigueiros caçando”, como disse certa vez, o técnico Urubatão, que foi craque do Flamengo, do Santos e do Barcelona. E que dirigiu o Londrina. Em maio de 1957, Pelé jogou no VGD diante do Londrina e marcou dois gols em dez minutos. O Santos venceu por 7 a 1. Pelé entrou no lugar de Álvaro, aos 20 minutos do segundo tempo. Pepe (2), Álvaro, Breno e Pagão para o time de Vila Belmiro e Alaor para o alviceleste. Isso segundo nosso amigo e leitor Valmir Ferrero Martin, santista de carteirinha. O meio de campo do Santos que jogou aqui: Zito e Jair da Rosa Pinto, que foi do Palmeiras. No ataque Dorval (Breno), Álvaro ( Pelé ) Pagão e Pepe. O trio PPP virou o carimbo do Santos em cima dos adversários.

Transformação digital

O segmento de educação teve de demonstrar rapidez e eficiência no enfrentamento do atual momento, utilizando tecnologia para manter atividades acadêmicas e envolver professores e alunos. O trabalho de gestores, coordenadores de cursos e corpo docente da UniFil, com aulas on-line e diversas ações nos ambientes virtuais, foi tema de apresentação a representantes de entidades empresariais, de fomento, universidades e lideranças da área de Tecnologia da Informação. O coordenador dos cursos de computação, Sergio Tanaka, relatou em videoconferência sobre a resposta imediata de superar desafios e estimular o uso do aparato tecnológico da UniFil. “Foi surpreendente a agilidade de professores e alunos na incorporação de novas práticas. Houve um crescimento enorme de acesso às ferramentas”, comentou, lembrando que pesquisa interna apontou mais de 90% de aprovação dos estudantes aos instrumentos disponibilizados. “O ensino superior precisa saber aproveitar as novas tecnologias. Organizações melhores estruturadas reagem mais rapidamente em situações de crise e, assim, são reconhecidas e valorizadas pelo seu público e pelo mercado”, acrescenta o reitor da UniFil, Eleazar Ferreira.

Doação de máscaras

O Grupo Viação Garcia – Brasil Sul (GBS) está produzindo máscaras de proteção individual para doação, feitas pela equipe de colaboradores do ateliê de costura da companhia. No total são 15 mil máscaras distribuídas para os Consórcios Intermunicipais de Saúde em 10 cidades do Paraná. Em Londrina, a diretora executiva do Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade, recebeu as máscaras entregues por Wilson Gomes Paulino e Adrian Schmidt (foto), representando o Grupo

Imagem ilustrativa da imagem Pelé em 61, em Londrina
| Foto: Divulgação

***

Aniversário

O engenheiro civil e escritor José Pedro da Rocha Neto estará aniversariando segunda-feira, dia 27. Tem ótimo círculo de amigos em Londrina e no Paraná todo, e grande carinho pelas obras que sua empresa constrói. Como a da recuperação do Teatro Ouro Verde, que ele, seu filho, também engenheiro, e equipe de trabalho. conseguiram realizar. Merece os abraços e cumprimentos que vai receber.

***

Estão aniversariando neste fim de semana os londrinenses Cláudio Ferreira, Schirley Heritt, Priscila Filgueiras, Alfredina Pascholatti, Emilio José Alfandieri, Gustavo Dias Pacheco e Edna Marilia Gouveia.

***

O escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella aniversariou em março último. Como se sabe, ele vive em São Paulo, nasceu em Londrina, e tem sido um dos autores mais vendidos a palestrantes mais solicitados. Parabéns a ele, que está com 64 anos.

***

Hoje, a partir das 11h30, com tudo a que tem direito, a elogiada feijoada do Bella Itália, no Hotel Bristol, sob o comando do chef Marco Antonio Assis. Agora aberto a todos os interessados em saborear aquele feijão feito no trato e com suas carnes de porco servidas em separado, dando a todos o prazer de escolher seu sabor bem brasileiro. Feijão, feijão, feijão!

***

A AABB abriu sua sede para seus sócios e outros convidados, mas tomando todos os cuidados para proteção contra a Covid-19.

***

O restaurante Rodeio continua atendendo sua clientela apenas pelo sistema de entregas delivery. Só reabrirá para receber o público a partir de maio, informou seu chef Arlindo Dessunti.

***

O Dá Licença também servindo pelo sistema delivery. O mais procurado tem sido o restaurante da rua Professor João Cândido.

***

Os amigos que sempre se encontram para cafezinho e bate-papo político e outras conversas no Hotel Bourbon aguardam ansiosamente a sua reabertura para o início dessa próxima semana.

***

O empresário Rubens Canizares, da Loja da Loja, montou um estande na Avenida Madre Leonia, 1.000, em frente à escola de inglês IBL. O objetivo é realizar vendas no sistema drive thru de máscaras de proteção e álcool gel. Como ele destaca, os consumidores nem precisam descer do carro para comprar os produtos. O estande oferta diversos modelos de máscaras laváveis de tecido duplo que podem ser de elástico ou de amarrar. Canizares disse que o valor é bem acessível (R$ 5 cada)

Imagem ilustrativa da imagem Pelé em 61, em Londrina
| Foto: Divulgação

Livros à mão cheia...

No poema de Castro Alves, o Livro e a América, ele mandava distribuir “livros à mão cheia e fazer o povo pensar...”. Fui no embalo dele e decidi rever alguns livros que comecei a ler, li um pouco, e que havia guardado. Reli novamente alguns trechos de cinco ou seis deles, aproveitando o feriado do dia 21. No “O maior vendedor do mundo”, de Og Mandino, ele lembra o pensamento do inglês Emerson, que disse: “Em realidade, somos mais do que conhecemos de nós mesmos e, com frequência, ouvimos sair de nossos lábios que não acreditaríamos ser capazes de dizer”. Diz que o rico Hafid e seu contador Erasmo foram os primeiros a comprar a túnica que mãe Maria havia tecido para Jesus, que morreu com ela, e que os soldados romanos disputaram a tapa... Parece que ela acabou no Vaticano, onde deveria estar mesmo.

A Razão da vida, de César Romão, escritor, advogado, empresário, palestrante e meu amigo há anos. Uma vez ficamos conversando sobre Jesus e sua vida, no Hotel Bourbon, após comer alguma coisa, até mais de uma hora da manhã. Ele me deu aula de humanidade e da pesquisa que fez sobre Jesus, na Índia, no Egito, no Vaticano, em Jerusalém e em Israel. Em seu livro ele escreve: “Deve haver uma razão divina para estarmos vivos”. = O sonho é um mistério a ser vivido. A mais perfeita lei do universo é a que afirmam: amarei o meu próximo como a mim mesmo. Realizado nas profundezas da alma, o seu sonho brilhará como um diamante retirado do barro.

REFLEXÕES DE UM CIRURGIÃO – Trata-se de uma obra do cirurgião do coração professor Francisco Gregori Junior, que mostra toda sua veia e artérias poéticas e o seu gosto pela vida. Seu primeiro poema homenageia a mulher. Notável. Trata-se do médico escritor, que, como cirurgião, ficou 51 horas e 468 frascos de sangue e derivados para salvar uma vida. Ficou dois dias sem sair do centro cirúrgico de um hospital para salvar uma pessoa. Cirurgião com C maiúsculo, e como poeta mostra toda a amplitude do seu ser.

***

O deputado estadual Tercilio Turini reuniu-se esta semana com a interventora da Santa Casa de Cambé, advogada Tatiana Muller, e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto visando fortalecer o hospital e ampliar a capacidade de atendimento. O encontro foi organizado pelo vereador Fábio Fernandes “Pio” e o professor Rômulo (foto). O hospital é referência na rede pública, com 95% de procedimentos pelo SUS. Dispõe de seis salas cirúrgicas com capacidade para aumentar bastante o número de cirurgias mensais. Desenvolve também atendimento expressivo na maternidade, clínica geral, pediatria e outras especialidades. “Temos o maior índice de parto normal do Norte do Paraná”, afirmou Tatiana Muller. "É um hospital importante, que tem potencial para reforçar o sistema público. Precisa de apoio para aquisições de equipamentos e adequação da estrutura. Vou colaborar no que for possível”, disse Turini. A advogada Tatiana Muller foi escolhida como interventora pela Justiça e há cinco meses é responsável pela gestão da Santa Casa de Cambé

Imagem ilustrativa da imagem Pelé em 61, em Londrina
| Foto: Divulgação

***

.

Nesse 2021 haverá eleições municipais. Com a escolha de vereadores e prefeitos para mais quatro ano. Uma pergunta: você se lembra do nome do vereador em quem você votou em 2018?

***

A famosa modelo brasileira, que mora há anos nos EUA, casada com Tom Brady, o famoso astro do futebol norte-americano, conta o segredo para manter sua bela forma: - só come chocolate amargo.

***

O ex-galã de novelas, o ator Mário Gomes, 67 anos, reapareceu no vídeo, como garoto propaganda de uma funerária do Rio de Janeiro. Contou a amigos que vive de vender sanduíches em uma barraca na praia. Tem filhos menores para sustentar e tem que trabalhar de alguma maneira. O último papel dele foi em 2008. O que se fala na televisão, em seus bastidores, é que desde que ele se envolveu com a então bela atriz Betty Faria, o diretor de novelas da emissora, o ex-marido dela, o colocou na lista negra. Mário Gomes disse que votou em Jair Bolsonaro para a presidência da República.

***

O filme norte-americano Viúva Negra, com a badalada Scarlet Johansson, deveria estrear no mundo, dia 1º de maio. Mas ficará para bem depois. Será que essa viúva negra é a mesma que mata os homens com quem se casa ou vive algum tempo junto? Como seria o romance dela, Viúva Negra, com o Homem Aranha? Teia por todos os lados!

***

A assessoria da Uniprime informando que essa cooperativa financeira dedica seu canal da área para colaborar com cooperados e a sociedade em geral. Entre os textos mais recentes publicados pelo canal financeiro da Uniprime, destaca-se “como o coronavirus está desestabilizando os mercados mundiais” e “A Covid-19 balançou minhas economias, e agora?”

***

O deputado federal Tadeu Gadelha, namorado de Fátima Bernardes, apresentadora do programa Encontro pela TV Globo, não gostou de ser chamado pelo colega Silvio Costa, de “como vai o namorado da Fátima Bernardes?” Quase brigaram para valer em Brasília.

Dia do Goleiro

Quais foram os melhores goleiros do Londrina e do Paraná? Cada um tem sua preferência. Mas vamos lembrar a frase antiga sempre dita entre os jornalistas e radialistas esportivos: - Todo grande time começa com um grande goleiro! E parece que é isso mesmo. Tanto que hoje, dia 25, é o Dia do Goleiro, criado em homenagem ao goleiro Manga, que atuou pelo Bangu, Botafogo, Inter de Porto Alegre, titular da seleção brasileira em 1966, na Inglaterra, e depois em times menores. Hoje em dia, Manga vive no Equador, com a esposa, que está doente. Outros notáveis goleiros do Brasil foram Gilmar, que reinou no Corinthians; Rogério Ceni, campeão mundial de clubes e pela seleção; Félix, campeão em 1970, tendo o londrinense Ado ( Eduardo Stinghin) como seu reserva. Ado, revelado pelo Londrina, já estava no Corinthians. João Saldanha o convocou, depois que o viu atuar pelo Londrina contra o Coritiba. Saldanha veio ver Joel e viu Ado. Os palmeirenses sempre se lembram de Oberdã Catani, de Leão e de Marcos. No Londrina, Zeferino, como goleiro e torcedor, Neneca, além de outros que por aqui passaram. Mas Ado desfilou em carro de bombeiros, campeão mundial de 1970, no México. Barbosa, da seleção brasileira de 50, que saiu do Maracanã vaiado, porque o Uruguai ganhou, nasceu em Campinas, foi campeão pelo Vasco da Gama e encerrou a carreira no carioca Campo Grande.