Aos 76 anos, vividos no jornalismo, no telejornalismo e mais tempo na publicidade, com destaque em vitoriosas campanhas, pela sua criatividade e inteligência, que ajudou muito políticos a se elegerem, até em outros estados, o londrinense Pedro Afonso Scucuglia, ex-colega de FOLHA, faleceu, depois de enfrentar sua doença valentemente. Pedrinho foi sepultado ontem na cidade, com a família cercada pelo carinho de seu grande número de amigos. Que Deus o tenha e conforte Bartira, sua esposa, e familiares. Lá se foi ele, deixando saudades, convocado por São Pedro, o responsável pelas chaves do Céu.

CONSEQUÊNCIAS GRAVÍSSIMAS

Senhores deputados federais e senadores e demais autoridades da República: a Coluna recebeu o seguinte da Appsiq: A Associação Paranaense de Psiquiatria (Appsiq) repudia a Resolução nº 487 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Antimanicomial e determina o fechamento dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico no Brasil. De acordo com o presidente da Appsiq, o médico psiquiatra Júlio Dutra, essa medida poderá ter gravíssimas consequências. Irá colocar em liberdade presidiários que cometeram crimes bárbaros e foram diagnosticados com transtornos mentais, sem as mínimas condições de conviverem em sociedade. Os HCTPs são os únicos locais especializados capazes de abrigar pessoas que cometeram crimes hediondos e foram internadas depois de diagnosticadas com graves transtornos mentais. São pessoas que não têm condições de conviver em sociedade, entre eles psicopatas, pedófilos, estupradores...

****

NO EMPÓRIO Gastronômico, do Chef Alexandre Cândido, no Mercado Shangri-lá, chamam a atenção as suas massas, bolos, doces caseiros e patês. Além da delicada presença de sua atenciosa filha Maria Luiza.

****

JUSTIÇA decidiu em BH que o Atlético Mineiro terá que pagar 8 milhões de reais a Ronaldinho Gaúcho, seu ex-jogador por pouco tempo.

****

A FERRARI doou um milhão de euros para ajudar a Itália a combater os estragos causados por enchentes. A sede dessa famosa indústria fica na grande Milão.

Na Inauguração da Mellwic

Imagem ilustrativa da imagem Pedro Afonso Scucuglia
| Foto: Divulgação

Em noite de inauguração, os advogados Jair Ancioto e Rosana Califani, do escritório Jair Ancioto Advogados Associados, e o contador Bruno Ancioto, do escritório Patriarca Contabilidade, estiveram prestigiando a nova pizzaria temática Mellwic, na Gleba Palhano. Já é sucesso na cidade. Vamos lá, que a indicação é ótima, é de quem conhece pizzas.

Contrato com a Londrina Iluminação

Imagem ilustrativa da imagem Pedro Afonso Scucuglia
| Foto: Divulgação

Alex Canziani, presidente da Codel, e sua filha, a deputada federal Luísa Canziani, estiveram em Brasília e se encontraram com o presidente da Finep e ex-ministro Celso Pansera. Na oportunidade, ele foi convidado para vir a Londrina assinar um contrato com a Londrina Iluminação. Um edital de R$ 5 milhões de reais que visa tornar a cidade cada vez mais tecnológica, inovadora e de referência. Na foto, os três com José Pelegrino, chefe de gabinete da Finep

Educação Cognitiva Positiva

Imagem ilustrativa da imagem Pedro Afonso Scucuglia
| Foto: Divulgação

A psicóloga Flávia Aouar Cerqueira compilou estudos e pesquisas de diferentes autores sobre como a psicologia positiva contribui para a aprendizagem e o bem-estar. O trabalho resultou no livro “Educação Cognitiva Positiva: Conexões entre Educação Cognitiva e Psicologia Positiva”, publicado pela editora Appris. Será lançado hoje (20), às 10h, no SESC de Foz do Iguaçu (Avenida Tancredo Neves, 222). Evento aberto ao público, com entrada franca

Planos de Saúde descredenciando mesmo com os pagamentos em dia

Esse problema que surgiu para os brasileiros, com o já propalado e efetuado “descredenciamento de pessoas dos planos de saúde”, mesmo estando com os pagamentos mensais em dia, deveria ser mais bem debatido pela Agência Nacional de Saúde, pela Anvisa, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Família e o da Justiça, que tem um titular muito falante, que ainda não tocou no assunto, que é o poderoso ministro senhor Flávio Dino. Crianças com autismo, sofrendo com câncer, epilepsia, tumores na cabeça e outra doenças ficarão agora desassistidas? Vão morrer sem a devida assistência médica hospitalar, dos Planos de Saúde? Como ficarão nos Planos de Saúde do Paraná, é a pergunta que leitores estão fazendo. Caberá aos administradores do setor falar a respeito. Já comentaram que os Planos só vão receber e admitir pessoas de grupos de empresas. A Defensoria Pública do Paraná e o Ministério Público ainda não se pronunciaram a respeito.

****

MAQUIAVEL dizia: “O povo que aceita a falta de liberdade e a corrupção não merece viver!”

CASAMENTOS

RECORDE gaúcho: em 10 anos, houve 3 mil casamentos de homoafetivos no Rio Grande do Sul. A maioria em Porto Alegre, que ficou muito mais alegre.

Reunião da Associação Nós do Poder Rosa

A Associação Nós do Poder Rosa realizou no dia 2 de maio, no Hotel Bourbon, a 1ª Reunião das Associadas, presidida por Michelly Landgraf. O encontro teve a presença das fundadoras, autoridades, diretoria executiva, associadas e convidadas. Um momento marcado por diversas conquistas realizadas pela Associação em 14 anos de atividades. A gestão de 2023 da ANDPR continuará participando ativamente no enfrentamento à violência doméstica e familiar com excelência, articulando ações voltadas à garantia dos direitos da mulher e trazendo novidades em seu planejamento. E também lembram a toda comunidade: "Não se cale, não à violência doméstica contra a mulher. Ligue 180". As fotos do evento são de Carmelindo Dias.

A vice-presidente Nely Camargo, a presidente da ANDPR, Michelly Landgraf, a tesoureira Aparecida Prandini, a coordenadora Marlene Nascimento e a diretora Felicia Watanabe
A vice-presidente Nely Camargo, a presidente da ANDPR, Michelly Landgraf, a tesoureira Aparecida Prandini, a coordenadora Marlene Nascimento e a diretora Felicia Watanabe | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
As diretoras da Associação, Felicia Watanabe, Vânia Regina S Queiroz  e a doutora Zilda Romero
As diretoras da Associação, Felicia Watanabe, Vânia Regina S Queiroz e a doutora Zilda Romero | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
A ex-deputada Elza Corrêa, Francisca Ventura e Sônia Medeiros
A ex-deputada Elza Corrêa, Francisca Ventura e Sônia Medeiros | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Madalena Sbizera, Luciana Almeida e Carolina Guedes
Madalena Sbizera, Luciana Almeida e Carolina Guedes | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

Uso Racional dos Medicamentos

Imagem ilustrativa da imagem Pedro Afonso Scucuglia
| Foto: Divulgação

Reforçando o alerta sobre o uso racional de medicamentos, acadêmicos do curso de Farmácia da UniFil realizam, neste mês, várias atividades de prevenção, orientação e cuidados com a saúde. Um dos maiores riscos é automedicação. Por isso, a boa formação do profissional farmacêutico contribui na atenção correta quando há necessidade de remédios. Em ação prática à comunidade da UniFil, destaque para as alunas Giovanna Moraes, Victória Cristina Ferreira do Nascimento, professora Dra. Alissana Ester Iakmiu Camargo Bassoli, Lívia Yukari Morimoto Ota e Micaela Martins Verlingue.

****

CORRE à boca pequena que 185 pessoas, entre todas as idades, desaparecem por dia no Brasil!

****

O DEPUTADO Luiz Philippe de Orléans e Bragança fez um forte pronunciamento, no plenário da Câmara, contra a cassação do mandato de seu colega Deltan Dallagnol. Luiz Philippe é casado com Fernanda Miguita e vem sempre a Londrina.

****

FILHA do cantor Mick Jagger, o astro dos Rolling Stones, foi presa em Ibiza, famoso balneário espanhol. Teria agredido dois policiais.

****

O PRESIDENTE Lula em Hiroshima, conversando também com empresários dessa região japonesa. A esposa Janja encantada com a educação das pessoas e as vitrines da cidade.

****

PESSOAL do staff de Antônio Tomio Furuta esteve em São Paulo, visitando a grande feira da Associação Paulista de Supermercadistas. Vendo o que há de novidades e estudar encomendas.

****

A FRIBOI informou em São Paulo que vai lançar hamburgueres para “churrascos”, como ocorre nos Estados Unidos... Mas não se esqueceu de costelas e picanhas...Diga-nos o leitor: quem foi que está esquecendo da promessa de picanhas para o povo?

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina