Muitos elogios para a palestra da professora Maria do Carmo Gouveia aos rotarianos do Rotary Club Shangri- Lá e Rotary Club de Londrina. Ela empolgou os presentes falando com entusiasmo sobre a Associação das Senhoras de Rotarianos. A palestrante está de malas prontas, segue esta semana para palestras em Goiás. Na foto de Carmelindo Dias, Andrea Novara Monclar, presidente do Rotary Club de Londrina Shangri- lá, Maria do Carmo Gouveia, Jurandir Alves Ferreira e Paulo Henrique Terziotti, presidente do Rotary Club de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Palestra aos rotarianos
| Foto: Divulgação

O DIA DOS LOTÉRICOS E O EFETIVO TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS

A Folhinha marcou ontem o Dia do Revendedor Lotérico. Dia festivo para Aldemar Mascarenhas, presidente do Sinlopar do Paraná, em para seus colegas de trabalho nesse importante setor de atividades em todo o Estado. Os lotéricos não vendem apenas bilhetes e os diversos tipos de jogos de números, com destaque para as mega senas da vida. Eles são verdadeiras agências bancárias, a serviço da Caixa Econômica Federal, serviços que deveriam receber melhor compensação aos lotéricos. A loteria esportiva, por exemplo, que a Caixa deveria fazer maior divulgação, foi criada pelo presidente João Batista Figueiredo, o último dos generais, pós 64, a comandar o país. Veio a Londrina duas vezes oficialmente.

Era a loteria que ficou famosa por causa da Zebrinha, do programa Fantástico, da TV Globo, que dava os resultados do futebol dos domingos, dos fins de semana. “Deu Zebra” foi uma expressão criada pelo técnico de futebol da Portuguesa Carioca, Gentil Cardoso, que ganhou o jogo contra o Vasco da Gama, e perguntaram a ele “o que houve, que o seu time matou o pessoal da Cruz de Malta”, ele respondeu: “Deu Zebra!” E Zebra tornou-se mascote da Portuguesa Carioca, que recentemente jogou aqui em Londrina, contra o Corinthians Paulista, no Estádio do Café, e quase deu Zebra!

QUEM MAIS VAI MORRER

Telespectadoras de Pantanal perguntam quem, depois de Maria Marruá e Madeleine, vão morrer na novela? Vou dar minha opinião: pode ser que morra mais alguém, mas a personagem Madeline poderá ser a grande surpresa, ficando desaparecida até capítulos finais dessa grande atração da TV Globo. Talvez tenha sido salva pelo “Veio do Rio”... Por enquanto, fica a pergunta: será mesmo que a chique Madeleine virou comida de vorazes piranhas?

SOBRETUDO NA MODA

Com a temperatura mais fria dos últimos dias e com o frio que ainda virá, os novos sobretudos, casacos, jaquetas, blazer e pulôveres estão com força total à moda masculina, deixando os homens como as mulheres da cidade: mais elegantes. Foi o que comentaram com a Coluna os lojistas da Sinézio Magazine, Solange Pieroli e Roberto Palhiarini.

Golfistas de várias cidades vieram participar do Open Norte do Paraná

Foi um sucesso o 12º Open de Golfe do Norte do Paraná, no último fim de semana, no Londrina Golf Club. Golfistas de diversas cidades do Estado estiveram presentes e elogiaram a organização do evento. Como a Coluna publicou, o clube elegeu nova diretoria para mandato de dois anos.

O novo presidente do LGC, Fábio Marins, o Capitão Rodolfo Sekles Fuganti e Luis Carlos Miguita, que já foi presidente do clube por 10 anos.
O novo presidente do LGC, Fábio Marins, o Capitão Rodolfo Sekles Fuganti e Luis Carlos Miguita, que já foi presidente do clube por 10 anos. | Foto: Divulgação
A capitã Alice Ito ao lado do diretor  Miguita
A capitã Alice Ito ao lado do diretor Miguita | Foto: Divulgação

FAZENDO FALTA

O cantor e violonista e tecladista Paulinho Ribeiro, que era o diretor da parte musical e cantos de missas pela Rede Vida, está fazendo falta nos eventos em São José do Rio Preto. O que houve com ele? Teria ficado doente? A missa pela tv da Rede Vida ficou sente a falta dele.

NA CANÇÃO NOVA

Um padre que faz falta às missas da TV Canção Nova é o londrinense Adriano Zandoná. Inteligente, bem humorado, escritor, sempre contando uma historinha em suas pregações na igreja Nossa senhora de Fátima, em São Paulo. Mas, de repente, faz tempo que não reza missa, dizem seus fãs de Londrina.

QUANTO VOCÊ PAGA

Ouvido, durante café na Cake By Mili, na rua Espírito Santo, em Londrina: o brasileiro trabalha 150 dias para pagar quitar os impostos do ano. Na classe média B sobe para 157 dias, para pagar todos os impostos, taxas e tributos, que são 63 tipos!

***

QUE PENA merece um homem que escreve a faca, no rosto de sua companheira, o nome dele? Da testa até o queixo dela! É coisa de satanás, não de homem normal.

BODAS DE OPALA

Neste mês de maio, o casal Raquel de Paula Leão e Valdecir Orestes Tassi comemora Bodas de Opala. A pedra preciosa que expressa todo o brilho e cores do amor que viveram neste tempo. São 24 anos de união e alegria. Felicidades!

Imagem ilustrativa da imagem Palestra aos rotarianos
| Foto: Divulgação

DESCANSO E LAZER

A bela empresária fashionista Fernanda Nabhan Farah escolheu o Tayayá em Ribeirão Claro para dias de descanso e lazer ao lado do marido Fernando Farah e dos filhos Giulia e Frederico. Muito em breve será lançado oficialmente o hotel em Porto Rico, primeira expansão da bandeira Tayayá , com um projeto surpreendente.

Imagem ilustrativa da imagem Palestra aos rotarianos
| Foto: Divulgação

Parceria com a Tata e 700 vagas em aberto

A Tata Consultancy Services, maior empregadora de tecnologia da informação em Londrina com 1.200 colaboradores, vai fortalecer a parceria com a UniFil para contratações em estágios e empregos efetivos, principalmente de alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A companhia indiana líder no mundo em TI projeta chegar a cinco mil postos de trabalho na cidade nos próximos quatro anos. "Temos hoje 700 vagas abertas e precisamos de profissionais qualificados para atender o crescimento da empresa", disse Francisco Davi Junior, Head da unidade local da TCS. O coordenador dos cursos de Computação, Sergio Tanaka, destacou que a UniFil tem o maior número de estudantes na área de TI entre as faculdades e universidades do Norte do Paraná, pela excelência das graduações, tecnologia avançada e interação com o mercado.

Bruno Baccan (UniFil EaD), Sérgio Tanaka (coordenador dos cursos de Computação), pró-reitor de Graduação Lupercio Fuganti Luppi e Francisco Davi Junior (Head da Tata Consultancy em Londrina)
Bruno Baccan (UniFil EaD), Sérgio Tanaka (coordenador dos cursos de Computação), pró-reitor de Graduação Lupercio Fuganti Luppi e Francisco Davi Junior (Head da Tata Consultancy em Londrina) | Foto: Divulgação
Cristiane Batini (Rota de Talentos UniFil), Thainara Nascimento e Letícia Andrade (gestoras de RH da TCS) e a pró-reitora de Pós-Graduação Magali Roco
Cristiane Batini (Rota de Talentos UniFil), Thainara Nascimento e Letícia Andrade (gestoras de RH da TCS) e a pró-reitora de Pós-Graduação Magali Roco | Foto: Divulgação

O vice tomou posse e voltamos à democracia

Presidente eleito, pela primeira vez, após o governo militar, o mineiro Tancredo Neves não tomou posse, em virtude de problemas com seu aparelho digestivo. Foi operado sete vezes, mas não resistiu e faleceu, em um dia 21 de abril, data do aniversário de Brasília. Isso o leitor sabe, se lembra. O vice dele, José Sarney, tomou posse e presidiu o país durante cinco anos. Veio uma vez a Londrina, a convite do Clube dos 21 Irmãos Amigos, que hoje, segundo parece, está meio inativo.

ENTRE AMIGOS que foram recebê-lo, em Londrina, no Aeroporto local, estava o saudoso advogado Doan Alvares Gomes, que foi colega de curso colegial do ex-presidente Sarney, em São Luís, no Maranhão. Doan, nessa época, havia convidado o jovem advogado Zezé Canezin, para ser seu sócio no movimentado escritório que tinha no Edifício Fuganti e depois no Edifício Anuar Denes, ambos no centro da cidade. Canezin, no entanto, foi nomeado, depois, para a CAFE do Paraná, pelo então governador Álvaro Dias, seu amigo dos tempos universitários aqui na cidade. Ele não está mais entre nós. Que Deus lhe dê sempre muita paz.

Onde estariam os pugilistas cubanos que Lula extraditou

Como perguntar não ofende, aqui vai o seguinte: onde foram parar aqueles dois pugilistas que pediram asilo no Brasil, quando vieram aos Jogos Olímpicos do Rio, e que o governo do ex-presidente Lula atendeu ao pedido de Castro para a extradição deles, e os mandou de volta para Havana? Simplesmente não se ouviu mais nada sobre os dois atletas cubanos!

****

O IATE CLUBE já está fazendo reservas para o seu tradicional Baile de aniversário em agosto vindouro. Para sócios e convidados. Sempre é uma festa muito concorrida.

Era o mais charmoso dos candidatos

ANO de novas eleições presidenciais, já há um bom tempo na pauta dos brasileiros. Vamos relembrar que até hoje há dúvidas, se a morte do político João Pessoa, em 1930, que foi assassinado, foi crime político ou passional. Ele atraía o público feminino, embora elas não votassem ainda, e causava ciumeira danada. Mas era pré-candidato à presidência da República, contra Getulio Vargas, o ditador da época. Deve ser por isso que o nome da capital da Paraíba, passou a ser João Pessoa.

1.350 Mulheres Assassinadas!

É o que informam autoridades brasileiras do MP e do poder Judiciário: que em 2019, 1.350 mulheres foram assassinadas no Brasil. Por tiros, facadas, socos, pontapés, enforcamentos e etc.

E O PIOR neste 2022: a cada 7 horas, uma mulher é morta no nosso país!

O treinador que mais ganha

ABEL Ferreira, técnico do Palmeiras, português de Lisboa, ganha 3 milhões de reais mensais no Verdão! É quem mais recebe entre os treinadores atuais no país.

**************

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1