Hoje, 25 de outubro, é Dia do Dentista. Momento de dupla comemoração para Alexandre Belluomini e a filha Lucia Belluomini. Ele é especializado em prótese e periodontia, já Lucia está iniciando a pós em implantodontia. Como conta o pai, ela já gostava de ficar no consultório desde os 7 anos, se paramentava e brincava com os aparelhos. Na foto, agora com 22 anos e na mesma pose de quando era menina ainda, a jovem dentista celebra com o pai a conquista.

Homecare : cuidado especializado no conforto do lar

Imagem ilustrativa da imagem Pai e filha, dentistas
| Foto: Divulgação

Com o aumento da expectativa de vida e da prevalência de doenças crônicas, o homecare se apresenta como uma excelente alternativa no tratamento de qualidade aos familiares, sem privá-los do seu espaço, respeitando a rotina e incentivando vínculos afetivos. Ele possibilita acompanhamento especializado fora do hospital. Uma equipe de enfermagem segue as prescrições médicas e realiza os procedimentos no conforto do lar. Karina Gonçalves (foto), que é enfermeira supervisora da Londrilife, acredita na importância do convívio familiar para o sucesso na recuperação. “Vemos evoluções positivas no dia a dia com nossos pacientes. Quando eles são cuidados em casa, o aspecto emocional melhora significativamente, alguns laços são reforçados e eles se sentem mais motivados.” O serviço reduz internações prolongadas e o risco de infecção cruzada do ambiente hospitalar. “Todos estão focados na recuperação e qualidade de vida”, finaliza Karina.

DIA DO DENTISTA E OS AMIGOS QUE PARTIRAM

Hoje, 25 de outubro, é o Dia oficial do Dentista no Brasil. Entre os profissionais da Odontologia londrinense que já se foram desta Terra querida, deixando saudades entre seus amigos e clientes, estão Waldir Edgar Cárnio, Ricardo Sathler e Newton Expedito de Moraes, este último foi o primeiro diretor da Faculdade Estadual de Odontologia de Londrina, que começou a funcionar em instalações do Hugo Simas e também nos fundos da Catedral de Londrina, cedidos pelo arcebispo dom Geraldo Fernandes, meu saudoso professor de Direito Romano, na Faculdade Estadual de direito.

Waldir Cárnio e Ricardo Sathler foram da primeira turma de professores que formaram os primeiros dentistas londrinenses. Waldir Cárnio, formado em Uberaba, Minas, formava dupla famosa com o também mineiro Ricardo Sathler, que casou-se com a carioca Geni. Waldir e dona Wanda Cárnio formavam um dos casais mais elegantes de Londrina, nos anos 60,70 e 80. Newton Expedito de Moraes, depois que se aposentou, foi o grande companheiro de José Cezário da Rocha de caminhadas diárias por Londrina.

A turma que almoçava e jantava no Franz Hotel

Quando solteiro, o dentista Ricardo Sathler era colega dos almoços diários no Franz Hotel, sempre com as presenças dos saudosos jornalistas Walmor Macarini, dos advogados Celso de Oliveira Santos e Jorge Ribeiro, do dentista José Jorge Rosa Neto, do advogado Afonso Rosa, do saudoso advogado José de Alencar, do executivo Murilo Barreto, dos Irmãos Fuganti, dos médicos oftalmo Marcelo Infante (que venceu a Prova de Automobilismo João Milanez, que promovemos entre Londrina e Apucarana, ida e volta, e dos médicos José Colares (que acabou indo trabalhar nos Estados Unidos), do otorrino Joaquim Cirilo, do agrônomo e advogado e depois famoso professor Nely Lopes Casali, da UEL, dos agrônomos Carmo Rocha, Nelson do Vale Rego e Mauro Bayerl, do casal Clarinha e Isaac Brilman, e etc. Todos muito bem tratados pelo grande hoteleiro Franz Hesselman. Os dentistas Waldir Edgar Cárnio e Newton Expedito de Moraes eram do Lions Clube de Londrina, que se reunia às quartas-feiras no restaurante do Franz Hotel. Tenho saudades, muitas mesmo, de todos eles, dos que se foram, dos que ainda estão aqui e em outros lugares. Uma turma que ajudou, que trabalhou sempre contribuindo para fazer uma Londrina cada vez melhor.

Grupo de mulheres e uma paixão em comum: livros!

Imagem ilustrativa da imagem Pai e filha, dentistas
| Foto: Divulgação
A cada 45 dias as integrantes do Booklovers Club, clube de leitura fundado por Mariana Queiroz e Gabriela Cruciol, se reúnem para discutir e se aprofundar sobre um livro escolhido. No último sábado (dia 21), aconteceu mais um encontro do clube com a participação de 80 mulheres e da palestrante Leila Donaria.

Chegou Maitê ao Planeta terra

Maitê desembarcou no Planeta Terra dia 3 último, em São Paulo, para alegria dos pais estreantes, os londrinenses radicados na capital paulista Michele Ramandelli Chaiben e Rafael Yanes Soares. A chegada tão esperada vem sendo bastante festejada pelos avós Eugenia Ramandelli e Nadir Chaiben e Cassia Yanes e Rogério Soares.

****

COMO os pets estão na moda, João Guilherme Silva, o Faustinho, como o chama alguns amigos, estreou seu programa na TV BAND, tendo como companheiro um Cachorrão. Maior do que ele. Não se sabe se ele será um cão falante ou apenas dirá “Au au” nas ocasiões a que for convocado...

Oscar póstumo a Lupicínio

Uma premiação de Oscar póstumo para o falecido compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues está sendo solicitado pela cantora Rihanna e pelo advogado do marido dela, com apoio total do Itamaraty. O prêmio seria pela música “Se acaso você chegasse”, de Lupicínio, que concorreu à melhor canção de filme, em 1945, e que teria sido injustiçado. Foi talvez o maior sucesso da cantora Elsa Soares. O compositor e boêmio gaúcho deveria ganhar prêmio também pelo belo hino que compôs para o seu Grêmio Porto-alegrense, “Até a pé nós iremos...”

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina