Pr4a11-

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

No dia 5 de fevereiro foi o aniversário do imperador do Japão. Para comemorar a importante data, o Consulado do Japão realizou um evento em Curitiba. Foram convidadas cerca de 200 pessoas que são consideradas lideranças de todo o Estado. Na foto, durante a comemoração, o diretor da Aliança Cultural do Paraná, Takahiko Kitani e Itsuko Kitani, do Conselho da Aliança, Hiroshi Kamiguchi, também do Conselho da Aliança, Ywao Miyamoto e Tieko Kamiguchi, Emília Suzuki e Eduardo Suzuki, que é o presidente da Aliança Cultural do Paraná.

Pr4b11

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

O empresário Júlio César dos Santos, do Dr. Tem Tudo e da HomeFix, contou um pouco da sua história para cem empresários de Londrina, dias atrás, durante reunião do BN Conect, o maior grupo de network do mundo. Ele foi jogador de futebol na Moldávia, por contusão encerrou carreira muito cedo, mas mudou de ramo e se tornou um empresário bem-sucedido. Agora, inclusive, está expandindo suas empresas.

Pr4c11

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

A escola de inglês FD English abriu uma unidade na cidade de Primeiro de Maio. A instituição já funciona em Londrina há mais de oito anos e agora inicia expansão para as cidades vizinhas. Os empreendedores projetam muitas aulas de inglês na nova unidade. Na foto, os diretores da Fd English Fabiano Teixeira e Dóra Horváth com a nova gerente geral da escola em Primeiro de Maio, Tacimila M. S. Caetano. Mais educação de qualidade para a região, enfatiza Fabiano.

Pr4d11

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

O Instituto da Família da Faculdade Teológica Sul-Americana promove em abril mais um workshop, com padrão internacional. Desta vez, a convidada é Michele Scheinkman (foto), psicoterapeuta especialista em terapia de casal e família que irá abordar o tema “Do impasse à intimidade – um enfoque integrativo e multicultural para a terapia de casal”. O evento acontece sob a coordenação da dinâmica psicóloga e diretora do Instituto, Iara Monteiro de Castro.

Pr4e11

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

Comenda Mauro Ticianelli

Por sua contribuição à cultura, o professor Cleber Toffoli foi homenageado pelo Rotary Club Londrina Cinquentenário/Ouro Verde com a Comenda Mauro Ticianelli. A homenagem foi realizada durante noite festiva do clube, no Crystal Palace Hotel, presidida por Maria do Carmo Paes Landin. Na foto, Toffoli recebe a Comenda das mãos da viúva de Mauro Ticianelli, Darci Veltrini Ticianelli.

Pr4f11

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão - Evento comemora aniversário do imperador do Japão
| Foto: Divulgação

A Escola Municipal Edmundo Odebrecht foi inaugurada, sexta-feira passada, no distrito da Warta. A nova escola tem 186.315 metros quadrados de área construída, com 11 salas de aula, brinquedoteca, sala de informática, biblioteca, quadra coberta, plataforma para alunos com deficiência, entre outras instalações. O objetivo é atender 442 alunos. Na foto, durante a inauguração, Marlene Belinati Martins, a secretária da Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o prefeito Marcelo Belinati e a diretora da nova escola, Daisy Martins Paes de Gois.

Festival do Polpettone

Com grande sucesso de público, o restaurante La Pasta Gialla, do Aurora Shopping, está realizando o Festival do Polpettone. São quatro receitas elaboradas pelo chef Sérgio Arno. O polpettone de cordeiro é recheado com queijo brie ao molho pesto de hortelã com tagliolini na manteiga de sálvia. O de salmão é recheado com alho-poró e cream cheese ao molho de limão e risoto de shitake. O de frango, com gorgonzola ao molho pomodoro e gnhocchi de batata doce na manteiga e tartufo. Tem também o vegetariano, de legumes ao molho de cogumelos, spaguetti de pupunha ao pesto de manjericão, além do tradicional da casa. O festival vai até o final de março.

Formatura de profissionais técnicos

Nesta terça-feira, dia 11, acontecerá a formatura de novos profissionais técnicos nas áreas de enfermagem, radiologia, design de interiores e transações imobiliárias. A grande maioria já está atuando no mercado de trabalho, pois são profissões com muitas oportunidades porque Londrina é forte nos segmentos de saúde e construção civil. O formando João Paulo Cossiolo será o orador geral e a formanda Olinda Maturi Molinari fará o juramento. A colação de grau da Unifil Técnicos começará às 19h30m, no Teatro Colégio Londrinense.

Nilmar entre os convidados

Para a inauguração do seu escritório na Gleba Palhano, em Londrina, o empresário de futebol Orley Vital convidará um dos jogadores que começou a carreira no grupo Matsubara: - trata-se do atacante Nilmar, que foi um craque no Internacional, no Corinthians (foi campeão brasileiro em 2005) e no Santos, já no final de carreira. Orley Vital tem projetos para o seu trabalho aqui e na região.

A Nelson Boulangerie está comemorando desde já os seus 25 anos de ótimo trabalho de pães e doces típicos de sua criação. Agora com produtos orgânicos.

Nova Clínica de Psicologia

A Unifil inaugura amanhã, dia 12, a sua nova Clínica de Psicologia, para melhor atender à comunidade e proporcionar aos alunos do curso toda a estrutura de prática profissional, orientada por qualificados e experientes professores. Com modernas instalações, a nova clínica terá vários consultores, salas de estudos acadêmicos, salas de supervisão e de estar para bem receber os pacientes.O curso de Psicologia é um dos mais tradicionais do País, com excelente avaliação do MEC. Merece ser prestigiado com a nova clínica, disse o reitor Eleazar Ferreira. O ensino superior de Psicologia chegou ao Brasil em 1962 e dez anos depois a Unifil já abria o seu curso, que completa 48 anos agora neste 2020. A sala de estudos da nova clínica passará a se chamar Gimena Pires, em homenagem à profissional graduada pela Unifil em 1984.

Fiori Luiz narrou o jogo em que o Londrina empatou em zero a zero com o Cascavel B, considerado time bem mais fraco que o outro Cascavel. Mas quase venceu o Tubarão, deixando Fiori mais do que decepcionado. Acredito que o narrador da Rádio Paiquerê, que já gritou gols notáveis e vitórias vibrantes do alviceleste, ao longo de sua vitoriosa carreira de 60 anos. Caro amigo, repito o que João Medeiros, da Banca de Jornais do Shangri-Lá, sempre diz: - “O Fiori Luiz precisa sofrer menos, embora seja o maior torcedor do time da cidade.

Tomou um banho de óleo e desfilou pela Avenida Paraná

O médico Sidney Girotto envia para a Coluna o que aconteceu com seu saudoso irmão Aleixo Girotto, que se formou como piloto pelo Aeroclube de Londrina, no final da década de 50. Conta que se lembra o dia em que o irmão Aleixo ``solou´´ - primeiro voo só – e ocorreu a tradicional comemoração: deram um banho de óleo de motor nele e o colocaram em cima da sua caminhonete, um fordinho 1930, e desfilaram pela Avenida Paraná. Ao parar em frente ao Cine Ouro Verde, gritavam que ele era ``um ladrão de galinha´´.... Como era um domingo, a frente do cinema estava repleta de gente para ir à famosa matinê e foi uma indignação intensa por parte das pessoas...

Quando souberam o que de fato ocorria, riram muito. O instrutor – lembra Sidney Girotto -, era o piloto Raul Bretas, que ainda vive na cidade de Avaré, no interior paulista. Eu me lembro do Bretas, que morava no Franz Hotel, durante alguns anos, quando trabalhava como piloto e professor do Aeroclube de Londrina. Muita saúde para o Bretas e obrigado pela informação ao médico Sidney Girotto.

Bloco Bafo Quente

desfilará com 2 bandas

no domingo de Carnaval

Após selecionar seus dois grupos musicais e bandas percussivas para dividirem a programação carnavalesca do Trio elétrico do Bloco Bafo Quente, cujo resultado apontou duas bandas da cidade que estarão desfilando no domingo de Carnaval, pelas ruas da cidade: será a orquestra Ouro Verde e o Bloco Pé Vermelho. Foram escolhidas pela comissão, que utilizou critérios para a seleção, como qualidade musical do trabalho, a familiaridade do repertório com a festa, a potência da percussão em sintonia com o estilo do Bloco Bafo Quente, e a trajetória do grupo em sua relação com a cidade. Além dos selecionados e do grupo anfitrião Bloco Bafo Quente, haverá também a participação de convidados especiais durante o trajeto pelas ruas da cidade. A concentração de todo o pessoal começará às 15 horas, no Zerão, e seguirá até o aterro do Igapó. O Bafo Quente ainda dará mais detalhes sobre o seu esperado Domingo de Carnaval.

Na Academia Paranaense de Medicina

Está marcada para o próximo dia 20 de março, às 20 horas, na sede da Associação Médica do Paraná, que fica na Água Verde, em Curitiba, a cerimônia para elevação a acadêmicos eméritos e posse de novos titulares da Academia Paranaense de Medicina. Os médicos Fernando Silveira Picheth e Sanito Wilheim Rocha serão elevados a acadêmicos eméritos. A doutora Cláudia Stein Gomes será empossada como acadêmica titular na cadeira número 24, cujo patrono é João Evangelista Espindola, tendo como acadêmico titular fundador o doutor Egas Penteado Izique. José Rocha Faria Neto será empossado como acadêmico titular na cadeira 45, cujo patrono é Abdon Petit Carneiro. A Academia solicita o traje beca para os acadêmicos e passeio completo para os convidados.

A conversa na fila do INSS era sobre coxinha: qual a melhor, a mais gostosa, se é a feita com batata ou com farinha de mandioca? As duas, quando bem feitas, são uma gostosura. Mas prefiro a com massa de batata. E digam-nos: onde você, leitor, come a coxinha mais saborosa da cidade?

A Editora Abril decidiu voltar com a circulação da revista Veja-Rio, como continua fazendo com a chamada Vejinha-São Paulo. Nessa semana, deverá estar nas bancas e na internet.

Please attention: o lucro líquido do Bradesco, segundo o balanço desse grande banco, foi de 25,9 bilhões de reais! Exatamente 20% mais do que o lucro líquido de 2018.

A atriz Adriana Esteves, que está na novela das 9 da Globo, foi multada em 30 mil reais pela Prefeitura do Rio (pelo Marcelo Crivella), por causa de uma varanda envidraçada.

*** Uma mulher escreveu para o Boninho, diretor do programa Big Brother, onde ele achou tanto homem feio, chato e sem qualquer outra atração que possam ter, a não ser mostrar o físico, as tatuagens bem feinhas etc., para colocar no BBB desse ano. Outra senhora protestou contra as mulheres do programa, que estão procurando eliminar os homens, combinando os votos em grupo. Escreveu que se ficar só com elas, não vai dar para aguentar o programa. Porque não quer ver moça puxando os cabelos de outras, como tudo faz crer que acontecerá.

Fé e ciência na vida do padre que Papa admira

Faustino Teixeira, um dos principais pesquisadores do diálogo interreligiso da atualidade, vem a Londrina dia 15 deste fevereiro para falar sobre a vida e a obra de Teilhard de Chardin (1881-1955), padre jesuíta e paleontólogo que promoveu um dos mais profundos diálogos entre fé e ciência do século 20. O evento tratará da espiritualidade, ciência e esperança e será das 8 às 13 horas, na Chácara Vida Digna (Estrada Canaã, Recanto Fazenda Nata, em Londrina). As inscrições custam 30 reais e podem ser feitas pelos telefones 99991-6368, com Marlene Zucolli. As vagas são limitadas. Chardin é uma das principais referências da Laudato Si, a encíclica verde, lançada pelo Papa Francisco em 2013. ``Chardin via o sagrado nos fenômenos da natureza, o que por si só possibilita o contato entre as visões de crenças diferentes´´, diz Luara Scalassara, uma das organizadoras do evento.

As chuvas têm dado o ar da graça em Londrina e região, desde o ano passado, quando choveu quase o ano todo. E até temporais são anunciados pelas previsões do tempo, que felizmente ainda apenas ameaçou. Mas o pessoal que mora e tem comércio na rua Espírito Santo, notadamente entre a Mato Grosso e a Higienópolis, Belo Horizonte, Santos etc., precisa do apoio da CMTU e também da Secretaria de Obras no que se refere à limpeza das bocas de lobo. Andam malcheirosas e entupidas, dizem os que reclamam, e qualquer chuva mais forte, fará com que garagens se entupam, podendo ocasionar danos em veículos e – o pior – causar até alguns acidentes com botijões de gás, que são grandes, pois atendem também os grandes condomínios residenciais. Limpar bocas de lobo ou bueiros nessas ruas citadas e nas outras da cidade também seria uma boa medida por esses dois órgãos da Prefeitura.