Sobre o evento social-esportivo-recreativo criado para movimentar as férias escolares de meio de ano, e também confraternizar com os londrinenses e esquentar o mês de julho, que tradicionalmente é bem frio, Antônio Carlos Panichi, ex-presidente do então Canadá Country, escreveu para a Coluna sobre os Jogos de |Inverno Inter Sociedades de Londrina: “Caro Militão. Como bem lembrado por você, os Jogos de Inverno eram uma oportunidade de congraçamento entre associados e seus familiares que não só frequentavam os jogos em seus clubes de origem, mas acompanhavam o certame visitando os outros clubes da cidade. Esse era então o momento da convivência e fortalecimento de laços de amizade com os associados das outras agremiações. Eram inúmeras as modalidades disputadas com grande afinco pelos respectivos representantes que levavam a sério a possibilidade de conquistarem o título que defendiam para o seu clube. Era uma grande comemoração, desde a cerimônia de abertura, que já valia pontos para se chegar ao Título Geral, até ao jogo de palitos. Havia uma disputa clara e acirrada entre o Grêmio e o Canadá que se alternavam na conquista, mas isso não era razão, em absoluto, para se criar um clima de inimizade, muito ao contrário, havia um respeito pelo vencedor e tudo se transformava em festa. No decorrer das edições, começamos a perceber que muitos associados e os outros participantes chegavam direto do trabalho e já iam para seus respectivos redutos para iniciarem os jogos, muitos deles sem ter jantado. Começamos, então, no Canadá, a servir um ‘evening snack’ aos participantes, o que se tornou um motivo de disputa entre os clubes, ou seja, cada um buscava servir o melhor lanche da noite, o que só trouxe benefícios a todos que participavam do certame! Realmente os Jogos de Inverno, na modalidade como eram realizados, deixaram muitas saudades entre os que gostam de esporte. Quem sabe possa haver uma retomada dessa grande festa após a passagem de todo esse sofrimento que enfrentamos nesses dois últimos anos.”

A ideia dos Jogos de Inverno foi do jornalista Flávio Campos, que a trouxe de Pelotas, sua cidade natal, e que eu, diretor geral da Ametur, no final dos anos 70, com a participação dele e de outros amigos (como coordenadores de mais de 30 modalidades esportivas ou recreativas e de presidentes sociais dos clubes da cidade), que trabalharam muito, levamos avante. Foi um grande sucesso, durante os quase cinco anos enquanto estive na Ametur, no primeiro mandato do prefeito Antônio Belinati.

Imagem ilustrativa da imagem Os Jogos de Inverno em Londrina
| Foto: Divulgação

Na foto, o então presidente do Canadá Country Club, Antônio Carlos Panichi, recebe oTroféu de Campeão Geral de 1993 das mãos de Newton Sborgi, então presidente da Ametur

Plácido Arrabal: o médico em quem Jango Goulart confiava

Londrina está lamentando, e eu também, o falecimento do amigo e médico londrinense Plácido Arrabal, ocorrida domingo, aqui na cidade. Da última vez que falei com ele e foi no ano passado. Plácido me disse: “Militão quero viver até os 100 anos”. Estava no consultório dele, na avenida São Paulo, para que examinasse meus joelhos. Plácido só tomava água mineral, que trazia do sítio dele, para onde ia com a esposa nos finais de semana. Foi um dos fundadores do Clube dos Corintianos de Londrina, clube do seu coração, desde garoto.

Estudou medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi da equipe que cuidou de jogadores das seleções carioca e brasileira. Já ortopedista de sucesso, no Rio, foi um dos que cuidou do presidente João Goulart. Até quando foi exilado no Uruguai, onde tinha fazenda, o ex-presidente, com problema em um dos joelhos (por isso mancava) , pedia que Plácido viajasse para o Uruguai, a fim de examiná-lo, o que ocorreu várias vezes. Plácido tornou-se médico da família dele, no exilio. A surpresa para este colunista foi quando Plácido me contou que, em sua juventude, Jango Goulart foi lateral esquerdo da equipe juvenil ( hoje chamam de base) do Internacional de Porto Alegre. Queria ser jogador profissional de futebol. Perguntei-lhe por que Jango mancava de uma das pernas, se foi por acidente, alguma fratura no futebol, ou qual a razão. E Plácido Arrabal me surpreendeu novamente, ao contar que o ex-presidente, quando juvenil do Internacional, pegou blenorragia (a famosa gonorreia), que não foi bem curada, e acabou descendo para um dos joelhos...causando-lhe um sério problema para sempre em uma das pernas. Por isso, João Goulart tomou outro rumo na vida: a política gaúcha e brasileira!

***

Enio Sehn e a família, sempre torcendo pelo Tubarão e pelo Grêmio Portoalegrense, onde o Grêmio estiver. O tricolor tetracampeão gaúcho e agora na Libertadores.

Aniversário em família

A relações públicas Mariam El Kadri comemorou aniversário em família. Na foto, ela com a mãe, a presidente do Grupo Pró Vida, do Hospital Infantil, a dinâmica Leonice Camarani El Kadri

Imagem ilustrativa da imagem Os Jogos de Inverno em Londrina
| Foto: Divulgação

O choro de Muricy no Morumbi

Campeoníssimo na direção técnica do São Paulo, Muricy Ramalho chorou emocionado, nas arquibancadas do Morumbi, quando Luan marcou o primeiro gol do tricolor e quando Luciano fez o segundo, diante do Palmeiras, na decisão do Campeonato Paulista. Hoje é coordenador de futebol do São P aulo e era cobrado muito pelos seus filhos e netos e pelos amigos que encontrava. Para ele, o tricolor tem boa chance de disputar bem o Campeonato Brasileiro que vai começar. O time precisa de mais alguns reforços para seu elenco. O São Paulo sabe que o Palmeiras, o Flamengo e o Atlético Mineiro são apontados como favoritos para ganhar o certame nacional. Com os estádios vazios, o futebol brasileiro continuará sem o brilho que naturalmente tem, com as torcidas presentes. O jogo perdeu a graça com a essa desgraça chamada pandemia do coronavírus, dizem todas as torcidas.

Cartas leiloadas revelaram JFK apaixonado por sueca

Três cartas leiloadas e vendidas por 88 mil dólares, nos Estados Unidos mostraram que o presidente John Kennedy teve algum tipo de relacionamento com a sueca Gunilla Von Post. Em um dos encontros com ela, Kennedy teria pensado em pedir divórcio de sua esposa, tão logo concluísse o mandato dele. Ela era uma loira não tão bonita, mas classuda. Os planos futuros de JFK foram destruídos pelas balas que saíram de rifles em Dallas, no Texas, que tirou sua vida e deixou Jacqueline viúva. E Gunilla ficou só com as saudades dos momentos que ela e o presidente Kennedy passaram juntos. Quem se casou de novo foi Jackie, com o milionário Aristóteles Onassis

Destaque

Imagem ilustrativa da imagem Os Jogos de Inverno em Londrina
| Foto: Divulgação

O fisioterapeuta Vinícios César Vilas Boas Melo (foto) já se destaca na profissão atuando numa das maiores clínicas especializadas em fisioterapia esportiva em Maringá, o Grupo SportFisio. Ele começou a trabalhar em março, após concluir a faculdade. “A UniFil foi fundamental nessa excelente oportunidade de emprego. Os professores do curso de fisioterapia se dedicam para formar profissionais preparados, não apenas mais alguns”, afirma.

Lançamento

A equipe do Morro dos Anjos e da Imobiliária G1 estão na contagem regressiva para o maior lançamento do segmento de lazer e férias dos últimos anos, que acontece dia 29 para Londrina e região. Uma grande campanha está sendo preparada e um ator global com grande carisma foi convidado para ser o embaixador oficial do hotel. Será um dos melhores e mais completos resorts do sul do país com água termal e um inédito parque indoor. O complexo está sendo construído ao lado do Santuário São Miguel Arcanjo, e as obras estão em ritmo acelerado. Na foto, o diretor da SM Participações responsável pelo empreendimento Rodrigo Ferro, o diretor comercial do Morro dos Anjos Olver Mendes, os diretores da G1, José Vinícius Munhoz Pinto e José Carlos Munhoz Pinto, responsáveis pela comercialização em Londrina e Patrick Ferro, também diretor da SM Participações.

Imagem ilustrativa da imagem Os Jogos de Inverno em Londrina
| Foto: Divulgação

Com o bispo de Cornélio

Lideranças regionais empenhadas em defender a população da região Norte do Paraná nos assuntos relacionados ao pedágio nas rodovias, o deputado estadual Tercilio Turini e o bispo da Diocese de Cornélio Procópio, dom Manoel Francisco, se encontraram em Jacarezinho na audiência pública da Frente Parlamentar que debate com a comunidade o novo modelo de concessões apresentado pelo governo federal. Os dois estão juntos há muitos anos na batalha contra os preços abusivos e ressaltam a importância de assegurar licitação pela menor tarifa na escolha das futuras concessionárias.

Imagem ilustrativa da imagem Os Jogos de Inverno em Londrina
| Foto: Divulgação

O vice Mourão opina sobre Pazuello

“O general Pazuello deveria pedir para passar à reserva no Exército Brasileiro e poder ficar mais à vontade em suas atitudes e participações na vida pública”. É o que o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, sempre sensato, teria dito a amigos em Brasília. Pazuello estava sorridente, ao lado do presidente Bolsonaro, também sem máscara, no Aterro do Flamengo, domingo, após o passeio com cerca de 15 mil motos, que teve início na Barra da Tijuca.

Japão investiu 26 bilhões de dólares para os Jogos

Há listas com mais de 500 mil assinaturas de japoneses, pedindo o cancelamento das Olimpíadas em Tóquio. Alegam que “seria uma festa pela metade”, com a ausência de público, com o perigo para todos os participantes e a população até agora vacinada apenas em 40% das pessoas. Mas o Comitê Olímpico do Japão insiste em promover os Jogos, que vão receber delegações de 205 países e territórios. O COJ gastou 26 bilhões de dólares para organizar e promover essa notável e maior festa esportiva do planeta. A delegação brasileira será grande. Até agora 224 atletas, de várias modalidades, estão classificados para competir nas Olimpíadas de Tóquio.

Governo dos EUA estaria imprimindo dias dinheiro

O governo dos Estados Unidos estaria imprimindo mais dinheiro, para conceder auxílios emergenciais a sua população desempregada. Isso é perigoso, comentam os jornais norte-americanos, porque o povo de lá parece ficar acomodado e a procura pelo emprego, pelo trabalho, diminuiu, segundo as pesquisas.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina