A médica Maria de Lourdes Nascimento, radicada em Rolândia, comemorou 96 anos com diversas celebrações orquestradas por seus muitos amigos. Uma delas foi no Gocce di Caffè, no Aurora Shopping. Outra foi no almoço no endereço do industrial Alfons Gardemann, que tem o maior carinho por ela. A aniversariante foi amiga de sua saudosa mãe dona Nina Gardemann, a senhora que influenciou muito no bom gosto na decoração de residências na cidade.

A aniversariante com duas das muitas meninas que vieram ao mundo pelas suas mãos: Joana Segantin Esteves e Daniela Negro
A aniversariante com duas das muitas meninas que vieram ao mundo pelas suas mãos: Joana Segantin Esteves e Daniela Negro | Foto: Divulgação
Manu e Andrea Gardemann, Lenita Arruda Leite, Lia Mendonca, Cristina Barros e Flávia Reis (em pé); Flávia Arruda Leite e a eufórica aniversariante (sentadas)
Manu e Andrea Gardemann, Lenita Arruda Leite, Lia Mendonca, Cristina Barros e Flávia Reis (em pé); Flávia Arruda Leite e a eufórica aniversariante (sentadas) | Foto: Divulgação

A Campanha Solidária em prol do Hemocentro do HU

Neste sábado (07/10), das 9 às 11 horas, participe da campanha de doação de sangue para o Hemocentro do HU (Rua Claudio Donizete Cavalieri, 156). É uma das ações que o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina está realizando em comemoração aos 70 anos da entidade. O CEAL sempre buscou contribuir para melhorar a vida das pessoas. Participe, seja solidário com quem precisa de sangue. Todo o procedimento é realizado com higiene, rapidez e segurança.

Bandidos nas redes exibindo seus roubos

O incrível acontece no Rio e São Paulo: ladrões de motos, usam máscara, para mostrarem pelas redes sociais e exibirem as motos que roubaram... Comentam que fazem até apostas a respeito... É o Brasil que temos!

Curiosidade infantil

QUANTO pesa um beija flor? Dependendo do tamanho, pesa de 3 a 5 gramas! Dizem professores e estudiosos que trabalham com pássaros. A pergunta foi feita por um garotinho que estava com o pai comprando alimento para seu cachorro Bob, na Mercearia Furuta, no Shangri-lá.

34 anos na PM

Imagem ilustrativa da imagem Os 96 anos da médica Maria de Lourdes
| Foto: Divulgação
O coronel Nelson Villa completou 34 anos de serviço na Polícia Militar do Paraná no último dia 24 de setembro. Na ocasião, recebeu elogios de muitos londrinenses pelo trabalho feito durante sua passagem pela cidade, no comando do 5º Batalhão. Na foto, o coronel com a esposa Adriana Villa.

No Fórum do Agronegócio na Rural

O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, foi um dos participantes do Fórum do Agronegócio, realizado Londrina em setembro. Ao lado do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Gabriel compôs a mesa-redonda “Alimentos, fibras e energias renováveis: a integração das cadeias produtivas, a demanda por investimentos e as práticas sustentáveis”. Durante o evento, realizado pela Sociedade Rural do Paraná, o presidente da ABCZ lembrou que a agropecuária é uma das forças da produção brasileira e responde por cerca de 8% dos empregos gerados no país, e que a ABCZ, parte desta fatia, trabalha para ampliar a produção de carne e leite. Gabriel Garcia Cid também destacou os programas de melhoramento genético da entidade: o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o Zebu: Carne de Qualidade e o Integra Zebu, que são realizados com parcerias público-privadas e representam a importância da união das cadeias produtivas para o desenvolvimento do agronegócio. As fotos são do evento.

Gabriel Garcia Cid e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
Gabriel Garcia Cid e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro | Foto: Divulgação
O presidente da ABCZ com o governador Ratinho Jr. e Moacir Sgarioni, superintendente da entidade
O presidente da ABCZ com o governador Ratinho Jr. e Moacir Sgarioni, superintendente da entidade | Foto: Divulgação

Está dando dó

Em trecho entre as ruas Alagoas e Av. JK, Higienópolis e quase próximo ao ex-Colégio Canadá, hoje Unifil, há árvores antigas que já explodiram as calçadas, e estão precisando ser podadas ou retiradas, dando lugar para outras melhor escolhidas para esses locais. A situação atual é de dar dó para elas e para as calçadas, todas arrebentadas. Segundo um morador próximo, parece que jamais um secretário municipal do setor ou vereador já passaram por ali...

Leitores da FOLHA e da Coluna

ESTA COLUNA é lida por Bimbo Novaes, que é produtor rural no Mato Grosso, por Moisés Leônidas, ex-vereador e ex-deputado estadual, por Suleide S. Amaral, dos recursos humanos da Rebouças Indústria de Plásticos Ltda, por Reginaldo Roveri, advogado e produtor rural e sempre presente a acontecimentos sociais da cidade, e lida também pelo imobiliarista Alencar Bezerra e pelos hermanos Guilhermo Horácio Albertoni, empresário em Londrina, e Osvaldo Renê, o famoso cantor argentino mais londrinense e estimado por todos que os conhecem.

No Palmeiras

Imagem ilustrativa da imagem Os 96 anos da médica Maria de Lourdes
| Foto: Divulgação
O empresário de futebol Orley Vital, com atuação em Londrina e também no interior de São Paulo, está negociando com vários clubes do país. Em breve, diz ele, vai levar um grupo de jogadores para avaliação no Palmeiras.

No Congresso Nacional de Cuidadores

Imagem ilustrativa da imagem Os 96 anos da médica Maria de Lourdes
| Foto: Divulgação

Idealizadoras do Festival SouGeros, o primeiro sobre longevidade no Paraná, Mity Shiroma e Naide Souza (foto) participaram do maior evento do segmento do Brasil, o Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade, idealizado pela MasterCare em parceria com a Longevidade Expo+Fórum. O evento foi no Expo Center Norte, em São Paulo. Elas participaram de um painel com o tema “SOU GEROS - uma iniciativa de Londrina por um novo olhar para o envelhecimento”, no último sábado. A secretária municipal do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini, também participou do evento, discutindo o tema “Programas de atenção e cuidado para a longevidade”.

Preço da carne não baixa nas gôndolas

O pecuarista entrega o gado de modo geral a 8 reais o quilo do boi. Mas quando chega nas gôndolas dos mercados, a carne melhor está de 30 reais a mais o quilo. É o que dizem produtores que ouvimos. Afirmam que a carne brasileira é controlada atualmente pela JBS e pela Minerva, esta última com sede em Goiás, e que impõe os seus preços.

Terrenos que valem acima da média

O metro quadrado dos principais bairros de São Paulo custa 10 mil reais em média. Mas há certos bairros que valem 60 mil. Esses terrenos estão situados, segundo pesquisa recente, e no Jardim Europa, e nos bairros de Pinheiros, Moema e Itaim Bibi. A famosa rua Oscar Freire continua sendo o endereço comercial mais caro da capital paulista

Londrinenses já me disseram que a avenida Saul Elkind, na zona norte (ou 5 Conjuntos originais) da cidade, está entre as mais valorizadas comercialmente em Londrina.

Será mesmo?

O economista Celso Ming, articulista do “Estadão”, diz que “os planos de saúde estão na UTI” Mas creio que não em Londrina, onde a Unimed, por exemplo, acaba de abrir uma grande unidade para o setor de nefrologia. Não também em Maringá, onde a Unimed tem amplo e moderno hospital.

Casórios na Califórnia

Foi em maio de 2008 que a Califórnia, nos EUA, aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um dos primeiros foi entre dois homens: os dois principais atores do seriado Jornada nas Estrelas. Lá os Estados têm suas próprias leis em muitos setores da vida.

Foram proibidos

PARIS: confirmando que a França proibirá o uso de véus islâmicos por atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos no próximo ano.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

mockup