Os 90 anos de Maria Campana


Uma animada festa marcou o aniversário de 90 anos de Maria Campana. A entusiasmada aniversariante recebeu amigos e familiares recentemente, no buffet Atlântico.

  


Os 90 anos de Maria Campana
Carmelindo Dias - Divulgação
 

Os filhos José Augusto Campana , Henrique Campana, Angelo Campana e  Ana Campana com  a aniversariante   Maria Campana 



 

  


Os 90 anos de Maria Campana
Carmelindo Dias - Divulgação
 

Os netos da aniversariante Yan Campana, Isabella Campana, Anna Clara Campana e Julia Campana 



Os 90 anos de Maria Campana
Carmelindo Dias - Divulgação
 

Presentes na festa, Maria Helena Benutti, Maria de Lourdes Mangixeri , Libia Beckert , Kimi Marguart , Amélia H.Barros  




Motos para entregas lotam supermercado 

É de impressionar o número de entregadores de mercadorias que trabalham em frente ao Mercado Musamar, na rua Pernambuco. Depois das 16 horas, começam a chegar os primeiros e em uma hora, na terça-feira,  lá estavam cerca de 60 motos e seus condutores, todos esperando por encomendas e fazer as entregas. O curioso: a maioria é de homens, de idades que variam entre 16 e 40 anos e há também algumas moças. É a luta do ganhar a vida, tendo ao lado deles o Musamar, que facilitou o que pôde para atender cientes e gerar trabalho durante algumas horas de entrega. 


Inesul abre inscrições 

A Faculdade Inesul abriu as inscrições para o seu próximo vestibular. Os candidatos poderão utilizar a nota que obtiveram no exame do Enem. Terão também a chance de ganhar bolsa de estudos em até 40%. Mais detalhes poderão ser obtidas através do telefone (43 ) 3379-2000. 


A dra. Edina e a filha da Princesa  

Os 90 anos de Maria Campana
Acervo pessoal
 

Da professora e doutora Edina Panichi, uma das craques da língua portuguesa que lecionaram na UEL, recebemos uma história, que de fato me surpreendeu. Vamos deixar como que ela nos escreveu a respeito: “A sua coluna continua a proporcionar lembranças há muito guardadas. Ao falar da Princesa Isabel, no sábado último, você me fez lembrar de um fato que poucos conhecem, ou seja, a passagem da família imperial por Jundiaí do Sul. Estudei com a oitava filha do casal, a Tuti, além de ter feito a catequese com ela, pois temos a mesma idade. Estou te mandando um texto que narrava a passagem deles pelo Paraná e de que forma a minha família acabou se aproximando da família real. Na foto, em preto e branco, Eleonora (Tuti ) aparece em primeiro plano, apontada pela seta, já com ares de princesa, como se pode perceber. Eu apreço em segundo plano, indicado pela seta. É uma foto das participantes da catequese preparatória para a primeira comunhão. Ambas tínhamos, nessa época, sete anos. Acho que você vai se surpreender com a história”. Uma história inesquecível, doutora Edina Panichi. Momentos que você deve ter guardado com grande carinho. Parabéns. 



No livro Blueprint, autor diz que o coronavírus pode voltar 

O professor doutor  da Universidade de Yale, EUA, Nicholas Christakis, afirma em seu livro “Blueprint”, que acaba de ser lançado em Nova York, que “o coronavírus poderá voltar a atacar o mundo, entre outubro e novembro próximos, se não for devidamente combatido” . Este professor é craque na pesquisa e estatística de todas as gripes e doenças que  surgiram e colocaram a humanidade em perigo. Lembrou que o Sars, a H1N1  e uma outra apelidada de Mars surgiram todas em território chinês e que o mundo saiu delas, mas sem um aprendizado real a respeito do fim. Acha ele que a Sars pode estar de volta, encorpada no que chamamos agora de Covid-19. Criticou os chineses por  não revelarem logo que descobriram este novo mal logo em novembro do ano passado. Só em fins de fevereiro é que foram forçados a dar a notícia do coronavírus, segundo  confirmação feita pelo jornal China Standard Morning. ***E Nicholas  Christakis ainda lembra que as pessoas que sofrem de câncer, de problemas com diabetes, com diálise dos rins e etc. ,precisam continuar a ser tratadas e a ter seus lugares nos hospitais. 



Direito

Os 90 anos de Maria Campana
Divulgação
 

O advogado Louriberto Gonçalves enviou  o seguinte  comentário para a Coluna : "Os operadores do direito têm várias categorias. Grande parte delas tem garantias salariais como os juízes, promotores, oficiais de Justiça e técnicos, entre outros. Mas os advogados não tem nenhuma garantia financeira a não ser a total dependência da sua própria produção, que por conseguinte está vinculada aos resultados das vias processuais. Com a suspensão dos prazos processuais, efetivamente os recebimentos de honorários serão protelados de tal forma que os advogados tais como outros que trabalham de forma autônoma, sofrerão restrições financeiras graves. A diferença aqui é que grande parte dos advogados tem pequenas empresas com funcionários diretos e indiretos com despesas fixas tais como aluguel, salários, condomínio e impostos. Muitos não têm sequer inscrição como pessoa jurídica, o que torna a situação ainda mais grave. Entendo que este momento é ideal para se pôr em  prática a verdadeira conciliação, como forma de se buscar atender a nossa classe e além disso a sociedade como um todo, com a valorização da vida. Muitas lides onde foram esquecidos os princípios de mais valia em detrimento do orgulho perderam esta motivação e podem agora com interferência dos defensores e consciência das partes chegar a essas soluções que importa a todos considerando e valorizando acima de tudo a solidariedade. A tecnologia nos permite o contatos sem necessidade de reuniões físicas. E o judiciário pode dar prioridade a homologação de tais acordos e também a liberação urgente de tais valores, inclusive com autorização de crédito dos  alvarás sem necessidade de locomoção dos procuradores e partes as agências bancárias. As transferências podem ser  feitas  de forma digital. Com estas medidas não tão complexas os advogados terão condições de se manter durante pelo menos parte do período em que as atividades judiciais como todas as outras também serão afetados, de forma digna e com minimo de condições financeiras”, sugere o  advogado  

  


Para o dr. Wang o importante é 

`o distanciamento das pessoas´ 

 O doutor Anthony Wang, que nasceu em Nanquim, na China, e veio para o Brasil com a família, ainda garoto, “o mais importante no combate ao coronavírus é o distanciamento que as pessoas precisam manter uma das outras. Mas nada de confinamento, que isso só poderá piorar as coisas, pois causará estresse, problemas psicológicos e pessoais”.  Para ele, a “curva moderada” do vírus , aqui no Brasil, seria até o próximo dia 30.  O pico no Brasil continua subindo e será, no entender dele, não mais de cinco (5) mil casos.  Bem menos do que o registrado na Europa. Acha que o pico máximo será atingido dentro de 3 a 4 semanas.  O vírus não gosta do calor porque não prospera. Ele gosta é da temperatura de zero até 10 graus. Como ocorreu no Norte da Itália, onde vírus rolou e deitou muita gente.  O doutor Wang é contra o chamado isolamento draconiano. Isso é para doenças lentas, como a catapora, o sarampo e a tuberculose. 


Lembro que o distanciamento social é como ocorre nas farmácias, onde só permitem entrada de uma a uma pessoa, e com distância de 3 a 5 metros.  Pediu para que tomem cuidado com a alimentação. Quem fica em casa o tempo todo só come e dorme, pode ficar ansioso e comer mais.  O doctor Wang, como é chamado pelos amigos, lembrou  que “o bom-senso científico manda todo mundo tomar um pouco de sol e de ar fresco”. Portanto, sair para andar um pouco,  na quadra onde mora, ou no seu quintal. Nossa cabeça e nosso corpo precisam disso.  *** Perguntado sobre os animais, respondeu que os cachorros, os gatos, passarinhos, etc, não transmitem o coronavirus. Já o morcego, o camelo e o ganso podem ser transmissores.  Ele disse que muita gente corre para ser vacinado contra a gripe, mas outro tanto toma a vacina, e às vezes fica acamado. Tudo é questão do ser de cada um.  Pediu que não tomem qualquer remédio para combater a gripe, algum vírus, notadamente os brasileiros, cujos antepassados são ou foram africanos, pois poderão ter os glóbulos vermelhos atacados, causando insuficiência renal . Qualquer dúvida a respeito, procure o seu médico de confiança. 


***

Inhame com gengibre pode melhorar a imunidade, mas sempre lembrando que a pessoa não ficará imune ao contato. Mas melhora sim o organismo, disse a benzedeira ouvida.  *** Caqui tem sim vitamina A, e ajuda na imunidade, como a abóbora, o mamão, a manga, etc. E uma vitamina C, dessas que dissolve, seria ótimo, comentou Tia Alzirinha, a sucessora de Tia Jurema, nos chás da cidade. 




Elogios

Os 90 anos de Maria Campana
Divulgação
 

A formatura da UniFil ainda rende muitos elogios pelas belas e prestigiadas cerimônias este ano realizadas no Village Eventos, com sofisticação e conforto no acolhimento a familiares e convidados. Entre os mais de 1.000 novos profissionais bem preparados para o mercado  está Amanda Bonifácio (foto) com o diploma de Medicina Veterinária 



 


***


O dinheiro ( 2 trilhões de dólares ) que o Congresso dos EUA deverá liberar para o presidente Trump, em nome do combate à pandemia do coronavírus, é maior do que o PIB total do Brasil, que é de R$ 1 trilhão e 847 bilhões de dólares e maior do que o PIB da Itália.  Mais do esse “socorro” que o Senado vai aprovar, só os PIBs do Japão, da Alemanha, da França, do Reno Unido e da China. Da Rússia não se sabe ao certo. É segredo do governo Putin. 



No Crematorium 

Os crematórios de Londrina continuam atendendo. Só que dentro do que determina a situação atual:- só duas horas de velório e caixão fechado. Ontem, no Crematorium, foram cremados dois homens já idosos. Que Deus os tenha.          


***

Vejam o que disse diretor de cinema e teatro Brian Cox : “Passamos tempos adormecidos e o coronavírus está nos acordando para a vida...” 


  


***


Qual será a primeira coisa que você fará, quando sair às ruas, leve, solto e livre do Covid-19?  


***


Do doctor Fred Goltier Smith, em palestra no Canadá:  “O coronavírus é uma pneumonia crônica, muito grave, é isso!” Acrescentou que precisa de volume alto de oxigênio sempre. 


***


Curioso em Bérgamo, cidade da Lombardia italiana: morreram 4mil pessoas e outra 4 mil foram salvas!  


***


Mike Pence, vice dos EUA,  chamou o corona de “bomba atômica chinesa” e adiantou que 90 laboratórios de 50 estados dos Estados Unidos estão pesquisando, procurando encontrar vacina salvadora. 


***


Gisele Bundchen disse em Nova York que um dos segredos para quase nunca ficar gripada é comer chocolate amargo sempre, e da melhor qualidade. 

  

***


O filme Viúva Negra, estrelado pela admirada Scarlet Johansson, de origem sueca, teve o lançamento em maio suspenso. Não conseguimos apurar se no filme ela mata mesmo sete namorados. Primeiro ela esgota os caras e depois os manda visitar Saint Peters.     


 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Continue lendo


Últimas notícias