Sumaru Matsuo Niekawa completou 80 anos com uma festa emocionante no dia 21 deste mês. Muita gente se lembra da dona Sumaru tocando o bar na antiga sede da Acel. Ela criou os filhos Ciro, Reinaldo, Sidney e Henrique com muita dificuldades. Inclusive foi trabalhar como dekassegui no Japão. Hoje tem filhos dentistas e médicos. “Grande homenagem que seus filhos e amigos promoveram para dona Sumaru. Merecida, por sinal. Muitas felicidades e os votos de um futuro feliz”, diz o cardiologista Luis Carlos Miguita, amigo dela. As fotos são da comemoração

Kessae , Marco, Rafael e Luis Carlos Miguita com a aniversariante
Kessae , Marco, Rafael e Luis Carlos Miguita com a aniversariante | Foto: Divulgação
Dona Sumaru com seus filhos Henrique, Ciro, Reinaldo e Sidney, segurando o quadro, uma obra de arte do pintor Carlos Kubo
Dona Sumaru com seus filhos Henrique, Ciro, Reinaldo e Sidney, segurando o quadro, uma obra de arte do pintor Carlos Kubo | Foto: Divulgação

Teimosia de Rogério CeniQue já passou dos limites

Ele parece o dono do time, como o garoto que bota a bola embaixo do braço, quando perde o jogo, e vai embora. Assim parece o técnico Rogério Ceni, que segundo são-paulinos de Londrina e região, já passou dos limites de fazer o que bem entende com a escalação da equipe, como no encontro no Morumbi em que perdeu novamente para o Flamengo. Das dez partidas que enfrentou o time carioca, como treinador do São Paulo, nos últimos meses, perdeu todas! Rogério Ceni foi sim o melhor goleiro do Morumbi, mas como técnico vai ter que esperar um pouco mais, aprender que derrota não tem volta, teimosia de momento também, e não vai demorar para ouvir gritos de “burro” para ele. Como evitar isso? Simples: não inventar, não dar a entender que quem manda é ele, dar uma de ditador, deixar no banco de reservas seus craques da hora. Contra o Flamengo, teria que ter escalado Luciano e Nikão ao lado de Calleri. A zaga do rubro-negro não ficaria tão à vontade como mostrou e Rogério não viu isso. Ou não se incomodou. Rogério deveria descer de sua vaidade e ver tape do jogo novamente. Vai perceber porque chegou a dez derrotas seguidas para o clube carioca.

Missa em italiano faz sucesso

No último domingo (21) aconteceu a missa em italiano oferecida pela I Bravissimi, ministrada pelo Pe. Alessandro Zanchi, nascido em Bergamo, Itália. A celebração contou com a presença de aproximadamente 100 participantes, entre fiéis e amantes da cultura italiana. Dentre os leitores estava Pietro Veronesi, Gloria Magnani, Patrícia Ferman, Lilian Rossi e Natalia Garcia. As missas acontecem no terceiro domingo de cada mês, abertas para todos que desejam participar. Informações pelo WhatsApp da Associação (43) 99957-7031.

Messas eleito

Luís Messas foi eleito, em encontro de criadores de equinos em Curitiba, novo presidente do Núcleo Paranaense de criadores de cavalos Quarto de Milha.

Assaltos na Região Leste

Pela segunda vez, marginais assaltaram uma residência na zona leste de Londrina, que fica próxima a cemitérios. Todas as semanas alguma pessoa ou residência são roubadas nessa zona da cidade. A PM não tem dado conta de tantos pedidos de socorro que recebe.

O ALQUIMISTA

O escritor Paulo Coelho está comemorando 75 anos. Mora na Suíça, mas tem belos apartamentos no Rio de Janeiro (no Leblon) e em Paris. Em 1947 e ao fazer dupla com o compositor Raul Seixas, obteve seus primeiros sucessos. Seu livro O Alquimista, que escreveu depois que fez o Caminho de Santiago de Compostela, traz o seguinte lembrete aos leitores: “Escute seu coração, ele conhece todas as coisas porque veio da alma do mundo e um dia retornará para ela”. Quando pensei em dar uma folheada de novo no livro, fiquei sabendo que meu neto o vendeu para um sebo da cidade. E barato demais.

****

HOJE começa o “horário obrigatório” no Rádio e na TV para os candidatos às eleições de outubro. Que custariam alguns milhões para os partidos e seus integrantes. O TSE manda a conta para o erário público. Calcula que se fossem pagar, seriam custo de mais de 500 milhões.

Guta estaria grávida!

As fofocas televisivas davam conta de que a personagem Guta estaria grávida de Marcelo e que Tenório, o pai dela, quer que faça aborto o mais rápido possível, porque pensa que o rapaz é filho dele. Vai descobrir finalmente que não é. E que Marcelo tem outro pai. Vai sobrar para a mãe.

Pai ladrão

Tentando uma cantada poética ou romântica, o cara olhou para a moça, que passava pela calçada, com seu jeito balançado de andar, e declarou: “Seu pai deve ser um baita ladrão...pois roubou todo o brilho e azul esverdeado mais bonito das estrelas e colocou nos seus olhos...”

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1