Um jantar de aniversário no Hotel Bourbon, na última sexta-feira, marcou a comemoração dos 38 anos do Rotary Club Londrina Sul. Na ocasião também houve a visita oficial do Governador do Distrito 4710 Paulo Roberto Balla. Entre os presentes, o Chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni, representando o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. Todos os anos o clube homenageia uma instituição filantrópica e um advogado ou um escritório Jurídico de destaque na cidade. Os troféus levam o nome e a memória de companheiros que participaram da fundação e história do Rotary Club Londrina Sul. O evento contou ainda com a presença de lideranças rotárias, associados, amigos e convidados. As fotos são do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

Otávio Scandelae, Maria do Carmo, o governador do Distrito 4710 do Rotary Paulo Roberto Balla e o presidente do Clube Carlos Pelegrini

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Jairo Tamura, com Kakunen Kyosen, um dos fundadores do Rotary Club Londrina Sul

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

O Troféu Osvaldo Cazarin de Freitas foi entregue ao Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel. Na foto, o governador Paulo Roberto Balla e Terezinha Pereira Rezende de Freitas entregam a homenagem para as representantes da instituição Margarete Casado e Sonismeri Barbosa

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

O Troféu Naylor André das Chagas Lima foi entregue para o advogado Luiz Carlos Freitas (Orcasp – Contabilidade e Administração de Condomínios). Ele está na foto com a família.

***

Um grande amigo me contou que um empresário alemão veio conhecer a região, gostou tanto de Londrina, apaixonou-se pela cidade, que comprou uma fazenda bem próxima e mais: vai montar uma indústria aqui. Aguardem mais detalhes, que ainda vou tentar saber.

***

Em Cambé, comenta-se que uma outra indústria poderá se instalar no vizinho município. Seria farmacêutica?

***

Na zona leste da cidade, a MRV construiu uma escola, cuja obra está sendo muito elogiada. O que deixou a população de lá feliz, muito satisfeita.

Estão aniversariando

Estão comemorando aniversário hoje a professora, já aposentada, Belmira Diniz, o produtor rural Anésio de Lima Azevedo, o farmacêutico aposentado Jaime Frutuoso Oliveira, a farmacêutica Bianca Neves, e Denise Martins Denes, professora e uma ex-modelo que era sempre escolhida para os principais anúncios de moda e beleza da revista Manchete, da Editora Bloch. Na novela Império, ela cita a letra e música de Zeca Baleiro, que diz “eu tô com muita saudade do cê”, aquela que fala também do beija-flor, e cita como ponto alto da trilha sonora. Aniversariam também Carlos Alberto Cintra Neto e a sra. Josefa Bernardes da Silva.

Dona Paulina Puls

Faleceu em Londrina, aos 100 anos de idade, a sra. Paulina Puls, esposa do saudoso professor J.J. Puls, que é nome de rua em Londrina. Ela deixa três filhos e quatro netos. Nascida em Santa Catarina, ela veio para esta cidade, com o marido, que, contratado pelo Colégio Londrinense, passou a lecionar Física e Química no Colégio Londrinense. Ele foi o responsável pelo ingresso de vários jovens daqui nos cursos de medicina, de odonto, de engenharia, e outros, na Universidade Federal do Paraná em Curitiba. O prof. J. J. Puls passou duas temporadas de 12 anos, em Londrina, lecionando no Londrinense. Depois foi contratado pela Cia. Cacique de Café Solúvel.

Na FOLHADE LONDRINA, o prof. J. J.Puls escrevia uma coluna de nome “No Mundo das Ciências” e aos domingos uma página inteira sobre Filatelia, uma de suas paixões.

Mandelli: minha eterna gratidão ao HU

O engenheiro Wilson Mandelli (foto) foi homenageado pelo Hospital Universitário de Londrina em nome de todos os pacientes que se recuperaram da Covid, até o presente momento. A homenagem foi entregue no teatro Ouro Verde, durante a comemoração dos 50 anos do HU. Ano passado, Mandelli ficou internado por 90 dias para se recuperar dos problemas causados pelo vírus. Boa parte deste tempo em estado grave na UTI dois do HU. “Foi uma longa batalha. Mas, eu não estava sozinho nesta luta, ao meu lado lutavam toda a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais que compõe o staff do hospital. O tratamento que recebi no HU eu jamais terei como agradecer, pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo carinho que recebi”, declarou. O engenheiro conta que ficou surpreso com a estrutura do Hospital Universitário. “Quem me levou para o HU foi minha filha que é médica. Eu nunca imaginei que o hospital tivesse tamanha estrutura, sem contar o preparo para o tratamento, a dignidade e igualdade para com todos os pacientes. Isso tem que ser divulgado, reconhecido e respeitado. Nós londrinenses temos que nos orgulhar deste patrimônio maravilhoso e cerrar fileiras para ajudar a manter essa instituição”, destaca. Mandelli elogia a superintendente do Hospital, Vivian Feijó. “Tenha orgulho do seu trabalho à frente desta instituição, mulher forte, vibrante e determinada, está realizando um grandioso trabalho”. Emocionado, agradeceu a doutora Luciene Cardoso, médica responsável pela UTI 2.” Em seu nome, agradeço a todos os médicos, enfermeiros, técnicos, ao pessoal administrativo, as cozinheiras, a equipe que limpava meu leito e a todos os colaboradores do HU, minha eterna gratidão a todos vocês", conclui

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

Pelo 10º ano consecutivo

A Orthodontic Franchising recebeu pelo 10º ano consecutivo o “Prêmio de Franquia 5 Estrelas”, promovido pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. O prêmio é concedido de acordo com resultados de uma ampla pesquisa realizada pelo Serasa Experian para a PEGN- uma das mais importantes do setor. Vale ressaltar que a empresa é de Londrina e hoje tem franquias em todo o país.

O Santo protetor dos Pets

Festejadíssimo em Londrina, no Paraná e em todo o Brasil, o Dia de São Francisco de Assis relembrou a todas os versos de sua famosa Oração. É o Santo do “é perdoando que se é perdoado; do é dando que se recebe; do fazei-me compreender mais do que ser compreendido; do onde houver trevas que eu leve a luz; do morrendo que se vive para a vida eterna”. Um seguidor de Jesus, desde o ano 802, d.C. O pessoal dos pets lembrou-se muto dele e rezou para o padrinho protetor dos animais. O Brasil está com 145 milhões de cachorros e cerca 65 milhões gatos, segundo pesquisas oficiosas.

Sobre vacinas

O doutor Fernando Gomes, consultor médico da CNN Brasil, disse que a melhor vacina é a da Janssen, com uma dose só.

Do médico Cristiano Zerbini, do Incor, a melhor vacina é a Pfizer.

De Bimbo Novaes, amigo de infância, fazendeiro no MT: “A melhor vacina é aquela que já está no braço da gente...”

Tour de Gastronomia

O mercado gastronômico de Londrina oferece boas oportunidades aos profissionais com criatividade e técnica na cozinha. Para quem tem interesse na área, a UniFil realiza o Tour de Gastronomia: uma visita orientada para conhecer a estrutura da graduação e trocar ideias com a experiente equipe do curso. A participação é gratuita, dia 20, às 9 horas, ou dia 21, às 14 horas. Com duração de duas horas e meia, o tour mostra os laboratórios e cozinhas experimentais, equipamentos modernos e materiais de primeira linha para aprendizado. O corpo docente reúne experientes chefs, como Carolina Carmona Dias(foto), com especialização em patisserie e boulangerie pelo Instituto Paul Bocuse, em Lion (França), e mestrado em História dos Alimentos pela Universidade de Coimbra (Portugal). Inscrições materiais.unifil.br/tour-gastronomia

Imagem ilustrativa da imagem Os 38 anos do Rotary Club Londrina Sul
| Foto: Divulgação

Na Academia de Letras, Ciências e Artes há cinco vagas esperando sua candidatura

Você já pensou em ocupar uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, nessa cidade de ponta até nessa área cultural? Londrina tem importantes festivais como o de teatro e de música, e é um polo de convergência de importantes eventos nacionais, um centro universitário de referência, além de se destacar em inúmeros outros campos. O que provavelmente muita gente não sabe é que a cidade de Londrina possui uma Academia de Letras, Ciências e Artes. Existe há 40 anos e atualmente está sediada no Instituto José Gonzaga Vieira. Ao longo desse tempo, por ela têm passado escritores, poetas, artistas plásticos, músicos, fotógrafos, jornalistas, e tantas outras importantes personalidades, filósofos, sociólogos, historiadores, médicos, advogados, reitores, cientistas de todos os ramos. Todos unidos por um mesmo propósito: difundir a cultura por meio de seus artigos, palestras, livros e obras de arte. A Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina está agora selecionando interessados em ocupar uma das cinco cadeiras vagas. As inscrições vão até o dia 30 de outubro, e as informações constam do site da Academia pelo link https://academia-de-letras-de-londrina.blogspot.com/ O requisito fundamental é ter interesse em integrar o esforço de difusão de ideias e conhecimentos, análise da realidade e das múltiplas expressões de linguagem. Na pandemia, as reuniões têm sido realizadas de modo remoto. Quando voltarem a ser presenciais, e espera-se que isso logo aconteça, as reuniões conterão, além do tradicional chá, uma calorosa recepção e um convívio intenso.

Ajuda de mais doze mil reais: gostaria disso?

Eduardo André Brandão, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), protestando contra o projeto da Câmara dos Deputados, que foi relatado pelo deputado Rubens Bueno, está esperando que o Senado Federal designe o relator. O senador Alcolumbre está sentado em cima do projeto, com medo de colocá-lo em discussão e nomear um relator. Aqui entre nós, parece que há senadores fugindo do assunto “como o capeta foge da Cruz”. Os juízes estaduais só pedem o seguinte: que tenham o mesmo direito que os federais, com essa anunciada nova ajuda (de mais 12 mil reais), que a Ajufe conseguiu para seus associados. Há uma lei que proíbe tais aumentos ou ajuda disso ou daquilo... Mas a lei, ora a lei...

Caminhão levava dois milhões de dólares: para ‘óleo diesel’

Um caminhão foi flagrado pela PFR levando em sua carga o equivalente a dois milhões de dólares, com destino ao Mato Grosso ou Paraguai. Saiu de São Paulo com 11 milhões de reais... Um policial brincou: só faltava o motorista dizer que seria para pagar óleo diesel, em algum posto de combustível.

O Amigo da Onça

Eu tinha alguns números da revista O Cruzeiro, do final dos anos 60, onde a página do “Amigo da Onça” era realmente um sarro. Criticava os costumes humanos, as decepções com amigos ou conhecidos, revelando sua grande categoria e com a finesse dos ótimos humoristas. Você se lembra de alguém que deu uma de “amigo da onça”? E “amigo urso”, teve algum?

O papel moeda surgiu pela falta de cobre para fundição

Em 1180, os chineses usaram pela primeira vez o papel moeda. Isso em razão da falta de cobre para cunhar o dinheiro da época (desde o império romano). Na Idade Média, as pessoas iam às feiras e assinavam recibos de dívidas, para pagamentos posteriores de alguma maneira. Quem aceitava os recibos endossava-os para passar à frente. E assim foi, até que os bancos (ou bancas ) passaram a aceitar os endossos. O papel moeda acabou aparecendo vários anos depois, modificado de um país para o outro. Até o dólar passar a ter maior importância que outros recibos os papéis endossados. Deu no que deu: hoje manda no mundo. Os americanos imprimem quanto querem, e as pessoas e governos de outros países, os compram, pagam o preço que o “mercado determina”

*******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1