Um grupo de oftalmologistas de Londrina fundou a Associação OLHAR AMIGO. A iniciativa surgiu em um momento de grandes dificuldades, em plena pandemia mundial de Covid-19. Os médicos resolveram ajudar pessoas que passam por privações e, à medida que foram se envolvendo, surgiu a necessidade de ampliar o projeto, para que outras pessoas também pudessem se unir e amenizar as carências de tantas famílias. Todos podem colaborar fazendo uma doação financeira ou em alimentos não perecíveis. Todo mês essas doações serão repassadas a entidades beneficentes de Londrina. No momento, a instituição beneficiada é a Adevilon (Associação de Deficientes Visuais de Londrina). Para doação financeira, o PIX é CNPJ : 40476841000194. Mais informações pelo telefone 33248744 ou 33229823. A diretoria do Olhar Amigo é composta pelos oftalmologistas Cornelia Wendel, presidente (foto), vice Viviane Abumussi,1° secretário: Jayme Alves,2°secretário:Elaine Sampaio,1°tesoureiro: Tiago Sakumoto,2° tesoureiro: Luiz Ângelo Rossato e o Conselho fiscal composto por Ivan Luis Oliveira e Juliana Hasegawa.

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Os segredos da bola e a paixão enraizada

O professor Agnaldo Kupper lançou, neste julho, pela editora Dialética, o livro “Os segredos da Bola: as apropriações no Futebol Brasileiro”. A obra, conta o professor, analisa como, no Brasil, o futebol ganhou consistência entre populares e trabalhadores, proporcionado por indivíduos e grupos, não sem interesses, e como tal base serviu às ações varguistas, não sem devolutivas, traçando os caminhos percorridos pelo jogo da bola (desde sua introdução até sua “espetacularização” contemporânea) em um país desigual, onde a alguns cabe o entretenimento e a poucos os benefícios de uma paixão enraizada. O autor é graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Mestrado e Doutorado pela mesma Universidade. Ele mora em Londrina e é professor desde 1983, atuando no Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, Ensino Superior e Cursos de Pós-graduação.

Pós-graduação em direito

O advogado criminalista Eduardo Caldeira faz parte da renomada equipe de professores do curso de pós-graduação em direito penal, perícia criminal e medicina legal do Grupo Minas Pós-graduação. O curso já tem mais de 200 alunos matriculados. Na foto, Caldeira com o conceituado advogado criminalista de Minas Ércio Quaresma Firpe, que também ministra nesta pós. “Construir reflexões sobre os aportes epistêmicos da ciência jurídica e promover análises de conjuntura dos pressupostos que embasam o direito criminal/penal é sempre um grande prazer, já que tenho permeado, há alguns anos, com muito êxito, pelos caminhos que consolidam a área. Minha mensagem é de gratidão pela oportunidade de dialogar com alguns dos melhores do país, como é o caso do digníssimo Dr. Ércio Quaresma Firpe, uma grande referência, que muito nos orgulha no universo do Direito. Será uma satisfação poder instigar constructos reflexivos com este grande professor e criminalista, ressalta Caldeira.

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Padroeiros dos motoristas

O último dia 25 marcou na folhinha o Dia do Motorista, homenageando principalmente os caminhoneiros, que transportam produtos e riquezas pelo Brasil adentro. São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas de caminhões, porque é também o dia dele, na hierarquia dos santos. Santa Catarina é citada pela história como padroeira das mulheres motoristas. Na MPB, o cantor Roberto Carlos homenageou os caminhoneiros, com uma bela composição, em parceria com Erasmo. Motoristas que têm junto a seus documentos da CNH “imagens de São Cristovão e Santa Terezinha” têm a proteção desses santos, dizem motoristas mais velhos.

Concha Acústica: vizinhos pedem e prefeitura tentará nova solução

Pelo que foi ouvido, nos corredores do Centro Comercial de Londrina, edifício histórico com apartamentos e lojas no seu térreo, e onde moram, há anos, muitas famílias londrinenses, que esperavam, para ontem à tarde ou hoje, uma nova reunião com secretários da Prefeitura, para novamente procurar solução para recolocação de “moradores de rua”, que continuam domingo, dia e noite, na Concha Acústica e seus bancos, onde a limpeza se constitui sempre em problema sério. Além disso, crianças das famílias dos três blocos do Centro Comercial e dos demais edifícios residenciais que circundam a Praça 1º de Maio, onde fica a Concha, construída há anos pelo saudoso prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, continuam perdendo o espaço para brincarem, porque há o medo dessas pessoas que dormem no local. A insegurança deixa essa parte central da cidade à mercê dos “moradores de rua”.

É preciso um trabalho social efetivo, levando todos os dados dessas pessoas que ali pernoitam ou dormem de dia. Quem são, de onde vieram, o que ocorre com elas, quais suas necessidades e etc. A Prefeitura de Londrina, segundo apuramos, está imbuída das melhores das intenções e as famílias que moram próximas à Concha torcem para uma boa solução do problema para todos. Há dias, um casal pedia ajuda, na calçada, e perguntei de onde vieram para Londrina. O marido respondeu que moravam perto de Foz do Iguaçu e vieram atrás de uma tia, que não lhes deu guarida, poque a casa era pequena demais. E gostariam de ir embora para Curitiba, “onde está o governo”. Londrina está para cidades menores da região, como Baltimore está para Washington, nos Estados Unidos.

Jovem golfista

O jovem golfista Maxmilian de Orleans e Bragança fez seu primeiro Hole in One no campo do Royal Golf em Londrina. Usando um taco W, conseguiu uma tacada perfeita de 70 jardas. O menino não para de comemorar o feito. Quem também está feliz da vida é o avô, o cardiologista Luis Carlos Miguita. E, como manda a tradição, vai ter festa para todos os golfistas, bancada pelo avô.

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Visita do Iles

O secretário de Governo da Prefeitura de Londrina, Alex Canziani, recebeu a diretoria e voluntárias do Instituto Londrinense de Educação de Surdos. Na reunião, trataram dos projetos e serviços prestados pelo Iles. O instituto existe há 63 anos e atua na área de educação e principalmente na de saúde, atendendo gratuitamente pelo SUS através da clínica audiológica, onde faz exames, diagnósticos e fornece próteses de ouvido. Há, inclusive, uma grande fila de espera. É uma referência em todo o Brasil. Foi a primeira clínica a fazer o teste da orelhinha, hoje obrigatório a todas as crianças que nascem. Na foto, Canziani ladeado pela diretora Sociocultural e de Comunicação da entidade, Lia Mendonça; diretora administrativa Rosângela Tanferri; a vice-presidente Ivany Vaquero, e a presidente Rosalina Franciscão

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Aniversário

A empresária Ana Carolina Roelis Ghelardi (foto) comemorou aniversário no último sábado (dia 24). Ela atua na linha de cosméticos Mary Kay. Como lembra a mãe, Selma Roelis , adora viajar, e ama aventuras.

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Alimento Solidário

A campanha ‘Alimento Solidário’, organizada pelo Sinduscon Paraná Norte, através do Programa Sinduscon Mais Solidário e o Sindimetal Norte PR, arrecadou duas toneladas de alimentos. As doações foram entregues na Paróquia Cristo Bom Pastor, no bairro Lindóia. A igreja atende famílias que residem em oito comunidades da região leste de Londrina. A ação durou pouco mais de um mês e contou com 16 pontos de doação nas construtoras e indústrias. Na foto, Marcus Gimenes, presidente do Sindimetal; Gisele Nóbrega, embaixadora Sinduscon Mais Solidário; Sandro Nóbrega, presidente do Sinduscon; Edinaldo Viana, conselheiro do Conselho de Habitação de Londrina; Ana Barbara de Toledo Lourenço Jorge, do jurídico do Sindsucon; Maria Rita Gomes da Silva, funcionária da Paróquia

Imagem ilustrativa da imagem Oftalmologistas fundam Associação Olhar Amigo
| Foto: Divulgação

Brasil, medalha de ouro no direito a `foro privilegiado´

No quesito “privilégio para autoridades e políticos com mandatos”, o Brasil, segundo pesquisa recente, é o campeão. Em Portugal, há foro privilegiado para o presidente e os juízes federais. Na Alemanha, para o presidente e primeiro ministro e juízes dois tribunais superiores. Na Inglaterra, só para a Rainha e os principais integrantes da Corte. Nos Estados Unidos não há esse privilégio, nem mesmo para os magistrados da Suprema Corte. Lá, realmente, todos os norte-americanos são iguais perante as leis.

***

Sacanagem de brasileiro ontem com os “hermanos”: ligar (via internet) para o jornal Olé, de Buenos Aires, e perguntar qual foi o resultado do jogo entre as duplas masculinas de vôlei de praia. Os argentinos ganhavam por 2 sets a 0 e o Brasil virou para 3 a 2...

Criança costuma não mentir!

Digam um dos 10 homens mais importantes do Brasil? Perguntou uma professora a um aluno de primeiro ano, em escola particular, de cidade próxima a Londrina. Um menino respondeu é o Pelé. Um outro disse que é o pai dele, que lhe deu uma bola nova. Uma aluninha disse que é o avô dela, porque paga sua escola. Quando a professora disse “quem tem poder realmente são os dez homens que fazem parte do Supremo Tribunal Federal”´... silêncio geral na classe, com alunos se entreolhando, ainda com a turma diminuta...

***

A deputada Joyce Hasselmann (natural de Ponta Grossa, eleita por São Paulo) ainda deve melhor explicação sobre o que de fato lhe aconteceu, pois acordou toda machucada, em seu apartamento, em Brasília. Pediu o apoio da Polícia Legislativa. Uma agressão violenta e misteriosa! Nova pergunta que surge: quem agrediu a deputada Joyce? O marido, ela jura que não foi, e ameaça processar seus “agressores pelas redes sociais”.

Nova concessionária

O empresário Maruan Caldarelli ampliou seu leque de investimentos. Dono da maior loja de veículos seminovos da cidade, ele acaba de inaugurar a concessionária da Kia Motors em Londrina. A nova unidade está localizada na Avenida Tiradentes, Rodocentro, no principal ponto do comércio do segmento de Londrina. A loja também oferece peças, acessórios, clínica de serviços de pós-venda e assistência técnica. Maruan Caldarelli tem apenas 36 anos e uma carreira de sucesso no ramo. Ele passou de empacotador de supermercado para dono de concessionária.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1