Há 45 anos, a Associação de Senhoras de Rotarianos de Londrina realiza o Bazar Kantinho. A renda sempre atende aos projetos filantrópicos desta entidade. Este ano foi um sucesso novamente. Outras amigas lá estiveram, como sempre colaborando com eventos sociais que ajudam os que necessitam de apoio. As fotos são do evento.

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação

PREFEITOS RECLAMANDO SOBRE

OBRIGATORIEDADE COM ENSINO

Já no ano passado, 370 prefeituras do Brasil não cumpriram os 25% da arrecadação investidos em educação. Nesse 2021, dizem que mais de 800 municípios não conseguirão cumprir essa meta. Por isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pretende discutir esse problema com os prefeitos do país. São quase seis mil. A maioria dos prefeitos deseja que essa exigência de investir 25% do dinheiro arrecadado no ensino seja cancelada e cada um fará o que for possível... Reduzir dinheiro da escola pública é piorar a educação. Na Itália, sempre criticada, o ensino público é um dos melhores da Europa. Aqui o Brasil “o que pinta de nuevo pinta siempre em el rabito del pueblo”, como disse há mais de 30 anos o jornalista Zucolillo, diretor de Redação do jornal ABC Collor, de Assunção, que deve ser ainda o melhor do Paraguai.

LOTERIA ESTADUAL DO PARANÁ

O Paraná deveria voltar a ter sua loteria estadual, que já fez grande sucesso entre os paranaenses. E destinar todo o lucro para o ensino público, da creche ao fundamental e ao ensino médio. É difícil do governo Federal permitir, mas o Paraná poderia e deveria tentar. As lotéricas atuais poderiam também vender a estadual. Já tiraram dos paranaenses o Banco do Estado do Paraná e a Loteria Estadual. Vão tirar mais o que ainda? Conversem com os lotéricos locais para saber o que eles acham a respeito.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

Com parceria da Uniprime do Brasil e Unimed de Apucarana, Campo Mourão e Cianorte, está sendo realizada uma campanha de doação de alimentos não perecíveis. Para doar, basta levar os alimentos até uma das Agências Uniprime. Os cooperados podem doar através de uma autorização de débito em conta. A campanha vai até dia 17 de dezembro. Os alimentos serão doados para instituições carentes das regiões onde a cooperativa possui agência.

AVE MARIA

Marly Tomal, esposa do maestro José Mário Tomal, deu show de voz, interpretando Ave Maria, na missa de sétimo dia do empresário Chepli Daher, na Igreja Imaculada Conceição. O coral, sob a batuta de José Mário, também emocionou a todos os presentes àquele ato religioso

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação

CHURRASCADA PALMEIRENSE

O Grupo dos Palmeirenses de Cambé está pensando em reunir os alviverdes para uma churrascada comemorativa ao título de 2021 da Libertadores, o seu tri. Mas alguns já pensam em deixar para festejar o título de campeão mundial de clubes. Melhor fazer as duas festas, e aproveitar o momento atual que é muito feliz para a torcida do Verdão. Os corintianos estão dizendo que será a “churrascada do porco”.

***

CÁSSIA e o chef de carnes Milton Furuta organizaram já o cardápio de final de ano, Natal e Réveillon. Entre as atrações festivas natalinas não faltarão perus, leitoas, pernil e lombo de porco, as carnes ovinas recheadas, os pernis e paletas de carneiros, os chesters, frangos, massas e arroz especiais. Para deixar todos os papais Noel felizes, que já começam a fazer suas encomendas.

CLIMA DE COMEMORAÇÃO

A hoteleira Hérika Galli, presidente do Londrina Convention Bureau, completa 40 anos em meio ao projeto turístico “Brilha Londrina, um Espetáculo de Natal”. Na foto, em clima de comemoração, Arnaldo Jr, Sheila Acosta, Alessandro Oliveira, a aniversariante Herika Galli, Thiago Galli, Tatiane Galli, Rodrigo Oliveira, Luciana do Valle, Douglas Lopes, Josimara Idalgo, Fabiane Vezozzo e Luciano Ferreira

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação

NOVO POEMA DE NEI SEBASTIÃO

Continua só?

É comum, até de modo insistente

a velha pergunta, continua só?

Como se estar só traz à mente

A ideia de quem merece pena ou dó.

Não, asseguro-lhe meu bom amigo,

não pense, a vida não acaba assim

pois, sinceramente eu lhe digo

só boas lembranças brotam em mim.

Estar só significa estar comigo mesmo,

Mas atento ao que ocorre ao meu lado.

É deixar a imaginação fluir a esmo,

rever o que ficou presente no passado.

Significa ensejar o desdobramento

do meu eu em busca da plena verdade.

É permitir que se prolongue o sentimento,

De imorredoura e terna felicidade.

Assim, no dia a dia da vida,

uns estão sós, embora na multidão.

Não é o meu caso, pois a pessoa querida

está viva e presente no meu coração,

Então meu amigo, com sinceridade,

asseguro-lhe, nem sempre é solidão,

o ficar só, sem buscar um novo amor,

pois o vivido foi tão intenso

que substituí-la eu nem penso.

Sempre presente, linda, igual flor.

(Nei Sebastião é advogado em Londrina)

AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA LONDRINA

Centro de Inteligência Artificial é mais um avanço para Londrina e região, fortalecendo a formação de profissionais qualificados para o mercado e abrindo perspectivas de negócios com o segmento industrial. O projeto representa também a integração da UniFil com as universidades Federal de São Carlos (UFSCar), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Estadual de Londrina (UEL), reunindo pesquisadores e estudantes para criar soluções de IA e atender necessidades empresariais. "O Centro de Inteligência Artificial nasce para fornecer tecnologia e inovação", diz o reitor Eleazar Ferreira. O professor Orides Morandin Junior, que atua com automação industrial e IA na UFSCar, diz que a parceria segue o Business Model. "Vamos inverter o jogo, com produção científica direcionada ao setor produtivo, à sociedade e às pessoas", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação

Orides Morandin Junior (UFSCar), o reitor Eleazar Ferreira (UniFil), Jacques Brancher (UEL) e Danilo Sanches (UTFPR): parceria entre instituições

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do Bazar das Senhoras de Rotarianos
| Foto: Divulgação

Lucio Kamiji (TI Paraná), Ronaldo Cousa (Acil e APL de TI), professor Sergio Tanaka e pró-reitor Lupércio Fuganti Luppi

AVIÕES DOS MILIONÁRIOS BRASILEIROS

Uma fonte bem informada no setor aeronáutico contou para a Coluna quais são alguns dos aviões privados mais caros do país. André Esteves, por exemplo, voa com um Global 7500 de 75 milhões de dólares. O banqueiro Joseph Safra tem um BBJ que custa 70 milhões de dólares. João Adibe, dono da Cimed, comprou um Global 6000, avaliado em 60 milhões de dólares. Na lista, há um empresário do Norte do Paraná que tem um Falcon 2000, aeronave de 30 milhões de dólares. Detalhe: já encomendou um modelo novo, de maior valor. Quem pode pode, a vida é assim.

***

DESDE 1974, que a Fórmula1 não chegavam pilotos empatados. Em Abu Dabi, domingo, Hamilton e Verstappen vão brigar pra valer, pois quem vencer será o campeão mundial deste 2021. Se os dois abandonarem a prova, Verstappen será o campeão. E se der a “louca” no Verstappen, ele bater no carro do inglês...com os dois saindo da prova? Lembram-se de Suzuka, no Japão? Lá Ayrton Senna e Alan Prost estavam na mesma situação. Só não me lembro quem venceu.

CARRO QUE FOI DE AYRTON

AQUI em Londrina, no Royal Golf Residence, o narrador esportivo Galvão Bueno, ainda mantém na garagem de sua casa, avaliada em 20 milhões, bem cuidado, o carro de fórmula 1 que foi de Ayrton Senna, grande amigo dele.

COPA DA AMIZADE

JÁ QUE CITAMOS o Royal Golf Residence, no sábado e domingo foi disputada a Copa da Amizade de Golfe, organizada pelo aniversariante do dia 4, o médico Luís Carlos Miguita. No domingo, aquele concorrido almoço para entrega dos troféus.

**

HOUVE também no sábado à noite, no Royal Golf, duas festas de jovens, que passaram boa parte da noite ouvindo música, dançando e conversando sobre o futuro.

***

ATÉ AGORA, 11 vereadores de Londrina disseram que poderão ser candidatos a deputados estaduais no pleito do ano que vem. A federal nenhum dos demais.

FALECEU MILA MOREIRA

Faleceu no Rio de Janeiro, aos seus 75 anos, a ex-famosa modelo e atriz Mila Moreira, que atuou em novelas da Rede Globo. Em Londrina, ela desfilou para a Rhodia, em evento realizado no Cine Ouro Verde, com os mil lugares ocupados. Ele e outras modelos famosas, aquelas que eram estrelas de páginas nas revistas manchete, O Cruzeiro e Fatos & Fotos. Mila Moreira trabalhou depois promovendo, durante alguns anos, seus cursos de etiqueta social e passarela.

******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1