Tivemos um fim de ano especial em Londrina, com a elogiada programação artística e pedagógica do 41º Festival Internacional de Música de Londrina. A cidade foi palco de eventos memoráveis realizados em formato presencial e híbrido, com a boa música embalando o mês de dezembro. Confira nas fotos de Fábio Alcover alguns flashes.

Ivan Lins e o maestro Alessandro Sangiorgi, regente da Osuel,  lotaram  o Teatro Ouro Verde
Ivan Lins e o maestro Alessandro Sangiorgi, regente da Osuel, lotaram o Teatro Ouro Verde | Foto: Fábio Alcover - Divulgação
Lúcia e Sérgio Parreira, da Unimed, em noite de concerto no Ouro Verde
Lúcia e Sérgio Parreira, da Unimed, em noite de concerto no Ouro Verde | Foto: Fábio Alcover - Divulgação
A diretora do FIML Magali Kleber e suas filhas Beatriz e Lígia
A diretora do FIML Magali Kleber e suas filhas Beatriz e Lígia | Foto: Fábio Alcover - Divulgação
O diretor do Festival Marco Almeida com Cristina e Flávio Meneghetti
O diretor do Festival Marco Almeida com Cristina e Flávio Meneghetti | Foto: Fábio Alcover - Divulgação
O violinista Leonardo Jaffé e Camerata Fukuda homenagearam Astor Piazzolla
O violinista Leonardo Jaffé e Camerata Fukuda homenagearam Astor Piazzolla | Foto: Fábio Alcover - Divulgação

ENCONTRO DA JUVENTUDE NA PRAIA BRAVA, EM SC

AMIGOS de Londrina e cidades vizinhas, que chegam da Praia Brava, que fica no litoral catarinense, separada do Balneário Camboriú apenas pelo morro, contam que “a gente bonita, mais jovem, e casais de 30 a 50 anos, parece que marcaram encontro na PB, onde os resorts, hotéis, restaurantes chiques, embora caros, receberam e continuam hospedando turistas de várias cidades do Sul do país. Há um restaurante, cujo dono morou alguns anos em Nova York, que é “très jolie”, como como diria o jornalista Jean Paul Lagarride, amigo de longa data. A comida é ótima e o preço é salgado como a água do mar, de onde trazem lagostas, lagostines, camarões pistola, peixes de qualidade e etc.

BRASIL TEM 1.530 UNIDADES PRISIONAIS

Segundo dados de pesquisa recente, o Brasil tem 1.530 unidades prisionais, que atendem, atualmente, 683 mil presos (ainda não julgados) e 143 mil já condenados. Do jeito que o crime vem acontecendo no país todo, em todas as áreas de furtos, roubos, assaltos, assassinatos, feminicídios, sequestros para sacar dinheiro via PIX de vítimas de todas as idades, ameaças a seus familiares, tiroteios a esmo nas ruas, mortes por balas “perdidas”, achadas nos corpos de crianças, jovens, grávidas e etc., a tendência é aumentar rapidamente as poucas vagas que ainda retam para os que são presos. A OAB Paraná poderia comentar a respeito: quantos presos no Estado estão esperando julgamentos.

Aniversário de Felipe

Os pais Luis Antonio Alonso (empresário) e Paula Ericson Alonso (arquiteta) comemoraram o primeiro ano de vida do seu filho Felipe, em um delicioso almoço que se estendeu até o final da tarde, no Restaurante Emporio Aracá, com cardápio assinado pelo Chef Ernesto Diez. A foto é de @juniorborges

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do 41º Festival  Internacional de Música
| Foto: @juniorborges - Divulgação

RECÉM-CASADOS

O empresário Braúlio Rebouças da Cunha e a professora Lucienne Scafuro dos Santos se casaram, dia 8 de janeiro, no Cartório Julião, 2º ofício de Registro Civil em Londrina. Na foto de Carmelindo Dias, os recém-casados, que têm muitos planos para 2022.

Imagem ilustrativa da imagem O sucesso do 41º Festival  Internacional de Música
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Copa do Mundo no Catar começará em novembro e será a mais cara de todas

A COPA do MUNDO deste 2022 será durante o inverno no Qatar. Os hotéis de Doha, por exemplo, já estão com a ocupação quase toda reservada. Novembro e dezembro serão os meses das partidas, com quatro delas na maioria dos dias, pelo número de países inscritos. Os ingressos já estão sendo vendidos. Para quem desejar ficar do início ao final desse Mundial de Futebol gastará cerca de 280 mil reais. É coisa para milionário. Mas há pacotes por preços menores. O curioso: nessa Copa, é que haverá a presença de muitas famílias “bem de vida financeira”, que desejam conhecer essa região do planeta, além de ver os jogos da Copa, reunindo pais, filhos e até avós.

QUEM PRATICAR algum roubo no Qatar poderá ter a mão cortada, dizem as pessoas que lá residem. Outro detalhe revelado por pessoas de Doha: quem puder pagar as despesas poderá ter até quatro esposas... Não revelaram se há pedidos de divórcio no país que sediará o Mundial de Futebol deste 2022.

***

VIDA LOUCA, DOLOROSA: UMA mulher jovem, viciada em cocaína, consumiu 2.300 reais da droga em um só dia, e, diz a Polícia, enlouquecida, muito drogada, acabou autora de uma desgraça: enforcou e matou a própria avó, com quem morava. Depois tentou se matar. Detida, hospitalizada, está em uma prisão paulista, onde aprendeu a costurar, como sua avó, que fazia seus vestidinhos desde menina. Essa desgraça que se chama cocaína e outras drogas destroem a vida das famílias, em todos os sentidos.

***

RECENTEMENTE, na sala de espera de médico londrinense, uma senhora contava que sua ex-vizinha tem um filho, jovem e já viciado, que pega, escondido, alimentos de sua casa (café, arroz, sabão em pó, óleo de soja, etc.) para trocar por crack, gramas de cocaína e maconha.

***

NO PARANÁ não sabemos, mas no estado de São Paulo, as presas que aprendem a costurar fazem uniformes para a própria polícia e para as escolas estaduais públicas. O governo de João Dória tem comprado e pago o preço justo. Elas recebem mensalmente 3 quartos do salário mínimo.

EMILIA SALES BELINATI

A ex-vice governadora estadual Emília Belinati poderá ser candidata a deputada estadual no pleito de outubro. Como se recorda, Emília foi a vice do falecido governador Jayme Lerner.

***

LONDRINENSES visitando Portugal pegaram Covid no Algarve. Os lusitanos voltaram a usar máscaras para combater a variante ômicron. Os portugueses estão mais do que preocupados. A fronteira entre Portugal e Espanha está mais fiscalizada.

Baleias famintas e assassinas

Os argentinos, chilenos e outros visitantes da Patagônia estão assustados com a voracidade das baleias orcas, que em grupo grande atacam e comem os lobos marinhos daquela região. Eles estão mesmo sendo exterminados. Os lobos marinhos machos chegam a pesar 300 quilos e as baleias se fartam com a carne deles. Nos fiordes, entre águas argentinas e chilenas, límpidas, cristalinas, as orcas atacam de uma maneira impressionante, derrubando os lobos marinhos de onde eles procuram se esconder, usando o rabo delas para fazer ondes gigantes. “A vida animal é mesmo como a humana, é uma perseguição só”, já disse um poeta russo.

***

A PATAGONIA fica durante cinco meses com a temperatura abaixo de zero. Mesmo assim, argentinos e chilenos, vizinhos e ainda amigos, criam galinhas, porcos e cabras e cultivam macieiras. Eles produzem uma bebida de maçã chamada “Chicha”, com a qual esquentam o frio muito rigoroso. O esporte radical rafting surgiu por lá.

Contrato nas alturas

Um valor bem alto pagará o São Paulo pela contratação de Nikão, com 36 anos, que era do Clube Atlético Paranaense. Que tem compromisso assinado até 2024. Contrato de 500 mil mensais, premiações, 3 milhões e meio de luvas e etc. No total, serão 1 milhão mensais para o atacante.

É quase o total de vencimentos do mandato de quatro anos do presidente da República. Multipliquem 48 meses por 30 mil mensais e façam as contas.

EM SHANGAI

Na Região leste da China, em Shangai, trabalhadores revelaram que pensam em guardar dinheiro e viajar mais, conhecer outros mundos...O governo, que é do Partido Comunista, que lá parece marca ou nome de fantasia, tem o controle total de tudo. Sabe o que as pessoas fazem, falam e até o que pensam. É uma ditadura totalitária, mas que permite que haja entre os filiados muitos milionários. Em Shangai, que para o saudoso colunista Ibrahim Sued, era sinônimo de “demodê”, foi onde o saudoso Baiano das Batidas esteve, com sua esposa, ensinando os chineses

PAGANDO PARA IR EMBORA

A FORD está gastando ``muita grana´´ para encerrar suas atividades no Brasil. Lamentável essa indústria ir embora. Como ficarão carros Ford que estão circulando pelo país, é a pergunta que fazem. Peças para reposição poderão ser importadas da Argentina, onde a fábrica deve continuar.

Argentinos: "Gracias a la vida!"

FALANDO em Argentina: apesar de a Covid-19 estar atacando o seu povo, as praias de Mar del Plata estão entupidas de rapazes e moças. Revista de Buenos Aires informando, pelo seu site, que todas as noites, são realizados desfiles de garotas na praia, com jurados só de rapazes e bons prêmios para elas. Los hermanos estão com “paúra” da Covid-19, mas estão vivendo, e alguns lembraram a famosa canção que diz: “Gracias a la vida, que hay me dado tanto....”

***

ENCONTRO o engenheiro, matemático e escritor, autor de livros didáticos, professor Luís Cavalcanti, e ele confirma o sucesso que sua empresa faz com as principais editoras do Brasil.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1