Quando a Sercomtel representava uma das maiores aspirações dos londrinenses em 1966, logo após a criação da companhia pelo prefeito José Hosken de Novaes, elaborou-se o projeto arquitetônico da edificação da empresa telefônica. A foto é da ocasião em que o projeto foi apresentado e entregue ao doutor Theobaldo Ciocci Navolar, presidente da Sercomtel, pelo arquiteto Sergio Bopp, autor do projeto. Ele teve como auxiliar o arquiteto Teruo Matoba. Também contou com as participações dos engenheiros Fernando Formagio, na parte elétrica e telefônica, e José Pedro da Rocha Neto, na parte hidráulico sanitária. Na foto, Fernando Formagio, José Pedro da Rocha Neto, Sérgio Bopp, o presidente Theobaldo Navolar e Teruo Matoba.

Imagem ilustrativa da imagem O projeto da edificação da Sercomtel
| Foto: Divulgação

Bierfest da Arel

A Arel não vai deixar a sua tradicional festa da cerveja passar em branco. A 57ª edição da Bierfest terá uma versão diferente em razão do momento de pandemia. Com o slogan “A nossa festa na sua casa”, o evento será feito no lar de cada um dos participantes que poderão comprar seus vouchers do Kit Bierfest, que incluem o prato típico alemão, chope e taças personalizadas na secretaria do clube até o dia 19 de novembro. A retirada do kit será feita no dia 22 de novembro, das 11h às 14h, na quadra do clube. Mais informações pelo fone 3315-3400.

Alunos da Unifil brilham novamente no Hackathon

O 3o Hackathon Construtech, promovido pelo Sinduscon Norte do Paraná, premiou as melhores soluções tecnológicas para a indústria da construção civil. Mais uma vez, a UniFil confirmou a capacidade de inovar e o olhar atento dos alunos às necessidades do mercado. As equipes dos cursos de arquitetura e urbanismo e de engenharia civil conquistaram segundo e terceiro lugares na competição. Foram as únicas premiadas entre estudantes de Londrina. A Architec, das alunas Kamily Ruy, Fernanda Pepes Borges da Silveira, Rafaela Magalhães e o apoio da professora Caroline Waldhelm, ficou em segundo e a GALMCivil, que reuniu as acadêmicas Giovana Del’Conti Branco, Lívia Ribeiro Sartori, Mariana Souza Santos, Mariana Tomeleri e o aluno Antônio Fernando Soares, em terceiro . A UniFil é a universidade com maior número de premiações no Hackathon Construtech, conta Carolina Alvim do Nascimento, coordenadora de engenharia civil.

TECNOLOGIA DE PONTA PARA A SAÚDE

O doutor Cristiano Resina, doutora Adriele Flausino e o doutor Lino Larangeira ( foto) iniciam, este mês as atividades da clínica MotilG - Centro de Motilidade Gastrointestinal de Londrina. Como relatam, trazem para Londrina tecnologia de ponta para a saúde do londrinense.

Imagem ilustrativa da imagem O projeto da edificação da Sercomtel
| Foto: Divulgação

Festa no Clube Redondo em 1940 terminou com tiros na madrugada

No Mercado Municipal do Shangri-lá, encontro um conhecido e leitor da FOLHA, que me pede que volte a narrar fatos acontecidos daqui ou da região, como aquela história da freira e da enfermeira que desmaiaram na Santa Casa, diante de uma bela loira que se dizia “pai de uma criança que acabara de nascer”, e isso nos anos 1959. Outro leitor diz que algumas histórias nossas já dariam livro que faria sucesso. Mas fique tranquilo, amigo: nada de livro, já basta a Coluna.

Mas vamos lá: entre 1940 e 1941, Londrina tinha apenas um clube social, o chamado “Redondo”, que ficava praticamente em frente à Igreja Matriz, no lugar onde hoje está a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Houve uma festa de aniversário e vários convidados comeram, festejaram e beberam muito. Três casais pra lá de animados (foi o que contaram anos depois) resolveram mostrar o que acontecia na madrugada da boemia londrinense daquele tempo. Os maridos decidiram então mostrar as boates e casas das “damas da vida noturna”, que ficavam no final das ruas Santa Catarina e em duas ou três quadras da rua Uruguai. Entraram em um casarão, onde havia um cartaz: “hoje swing para quem quiser”. Resolveram entrar, porque a palavra chamou a atenção das esposas, que pensavam que swing fosse um ritmo para dançar. Era para outra coisa. De repente, uma recepcionista anunciou: hora de poder trocar de acompanhantes, fiquem à vontade...Um cara veio com sua parceira e foi logo abraçando a esposa de um dos três que foram do Redondo. Bastou: dois deles tiraram os revólveres e começaram a dar tiros para o ar e a correria e gritaria com palavrões soou alto. Foi um corre-corre danado, uma confusão geral que acabou na Polícia...Um aniversário inesquecível para as duas esposas...e para os demais “habituês” certamente!

PARCERIAS NO FUTEBOL

Em recente encontro, Eloir Costa, preparador físico que atuava no Nacional, Dirceu Mattos, ex-jogador que mora em Rolândia e trabalha como o observador de jogadores de até 14 anos para o Atlético Paranaense com o empresário Orley Vital (foto). Todos estão aguardando a volta das categorias de base do futebol paranaense. Eles pretendem firmar parcerias e também atuar na área de marketing esportivo juntos.

Imagem ilustrativa da imagem O projeto da edificação da Sercomtel
| Foto: Divulgação

A sua ideia pode ser ótima, mas depende de quem está no poder

Certo dia sugeri a um prefeito de Londrina que pedisse à FAB a doação de avião já “aposentado”, mas em bom estado, para que fosse colocado na praça perto do Aeroporto, ainda sem outra utilização, para que a garotada pudesse conhecer um avião, entrar nele, sentar, tirar fotos e perguntar o que quisesse a alguém do Aeroclube de Londrina, por exemplo, que poderia fazer um serviço de utilidade pública e ao mesmo tempo divulgar seus cursos. Mas a sugestão ficou na gaveta do homem que estava no poder. É aquela história: a sugestão dada, se não for do chefão, vai para o item “engavetador oficial do poder”. Quem perdeu com isso? A juventude da cidade e região, que poderia vir até aqui, e adultos também, pois mostrar um avião e ensinar detalhes a respeito dele, inventado por Alberto Santos Dumont, seria engrandecer a educação e a cultura londrinense e norte-paranaense. Mas se a ideia é sua...deixa pra lá...Fica esquecida na gaveta. O mais triste: é assim no Brasil inteiro entre políticos do país. É a “cultura deles”, já disse certa vez o ex-governador Ney Braga, aqui na antiga Redação da FOLHA, ainda de madeira. E faz tempo, muitos anos.