A abertura da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina reuniu diversas autoridades civis, militares e religiosas, além dos diretores da Sociedade Rural do Paraná (SRP), que se empenharam em realizar a edição comemorativa de seis décadas da feira. Na abertura oficial, o clima era de otimismo e esperança na retomada do evento. O visitante da ExpoLondrina vai poder encontrar no Parque de Exposições Ney Braga um mix de variedades de atrações: animais, máquinas e equipamentos e da área de entretenimento que reúne gastronomia, rodeios e shows musicais. O evento vai até domingo e o londrinense, além do público de toda a região Norte do Paraná, do interior de São Paulo e até de outros estados brasileiros poderão matar a saudade da exposição mais tradicional da América Latina. As fotos são do evento

Maria  Iraclézia  de Araújo, da Rural de Maringá, o presidente anfitrião Antônio de Oliveira Sampaio e a diretora social Silvana Kantor, da Sociedade Rural do Paraná
Maria Iraclézia de Araújo, da Rural de Maringá, o presidente anfitrião Antônio de Oliveira Sampaio e a diretora social Silvana Kantor, da Sociedade Rural do Paraná | Foto: Divulgação
Claudio Tedeschi, o vice-presidente da SRP,  Afranio  Brandão, e Reinhold Stephanes com Cristina Stephanes
Claudio Tedeschi, o vice-presidente da SRP, Afranio Brandão, e Reinhold Stephanes com Cristina Stephanes | Foto: Divulgação
O diretor administrativo financeiro da SRP, Moacir Sgarioni, com  Almir Montecelli
O diretor administrativo financeiro da SRP, Moacir Sgarioni, com Almir Montecelli | Foto: Divulgação
O diretor de patrimônio da SRP, Fernando Prochet, e o diretor de psicultura, Ricardo Neukirchner
O diretor de patrimônio da SRP, Fernando Prochet, e o diretor de psicultura, Ricardo Neukirchner | Foto: Divulgação

MOMENTO SOLIDÁRIO NA EXPOLONDRINA

Entre as novidades da Expolondrina 2022 está a campanha Momento Solidário, que reúne algumas instituições a serem promovidas com doações dos frequentadores do Parque Ney Braga, via PIX, durante as apresentações. É uma importante iniciativa da Diverti, empresa responsável pelas atrações artísticas da Expo, em parceria com o Hospital do Câncer de Londrina, APAE e ICDH, com apoio da Sociedade Rural do Paraná. “Colabore em qualquer hora, mesmo fora do evento”, sugerem os promotores deste momento solidário. A chave PIX da campanha é o e-mail [email protected]

ESTANDE RETRATA TRAJETÓRIA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

O estande da Viação Garcia e Brasil Sul, na ExpoLondrina, retrata a trajetória do transporte rodoviário no Norte do Paraná. O público pode conferir de perto a “Catita”, primeiro “ônibus” da região, e outro conhecido modelo da antiga frota: o Pavão, utilizado pela Viação Garcia em 1942. Fechado e acortinado, tinha motor adaptado para rodar a gasogênio. Inovador porque, em plena Segunda Guerra Mundial, o combustível era racionado. O ônibus levava 16 horas para percorrer os 207 quilômetros entre Londrina e Paranavaí. No estande também estão expostos dois ônibus da novíssima geração, são os modelos Marcopolo G8 1800 Double Decker Cabine Cama, da Viação Garcia, e Marcopolo G8 1800 Double Decker Leito Plus, da Brasil Sul. Ambos com chassi Mercedes-Benz. O estande está localizado próximo à entrada principal do Parque de Exposições Ney Braga com atrações para o público, como sorteio, brindes e entrega das famosas miniaturas de ônibus, cobiçadas por crianças e colecionadores. Os visitantes podem participar de um sorteio de 12 passagens. Ao todo, serão três contemplados, cada um com direito a duas passagens de ida e duas passagens de volta, sendo um par para o ganhador e outro para seu acompanhante - para destinos à escolha dos mesmos, no melhor serviço da empresa, o Cabine Cama. Para concorrer é muito simples: basta tirar uma foto ao lado dos ônibus expostos no estande e compartilhar em um post no perfil de Instagram do participante, adicionando a hashtag #VGNaExpoLondrina e #BSNaExpolondrina.É só manter o próprio perfil aberto e seguir os perfis @viacaogarcia e @brasilsuloficial. O sorteio será realizado no dia 11 de abril.

Casamento em Cambé

O sempre solicitado músico Lucas Procencio e Ingrid Cavanha Gabriel, jovem e já atuante psicóloga, casaram-se sábado último, em Cambé. A bonita noiva é filha de Marli Cavanha Gabriel e de Reinaldo Santos Gabriel. O elegante noivo é filho de Lídia Aparecida Procencio e de Amauri Paulino Procencio.

Imagem ilustrativa da imagem O otimismo na 60º ExpoLondrina
| Foto: Divulgação

Presença da primeira-dama

A UniFil e a Associação Nós do Poder Rosa receberam a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, esposa do governador Ratinho Junior, uma das convidadas do 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher, que reuniu mais de 300 pessoas no Teatro Colégio Londrinense. Thaise Castanho, coordenadora do curso de Enfermagem, enfatizou a necessidade de denunciar, combater e punir agressores, bem como acolher as vítimas. "A UniFil tem o compromisso de formar agentes transformadores, atentos à realidade e capacitados para no futuro, como profissionais, poderem enfrentar com dignidade e responsabilidade essa questão da violência doméstica contra a mulher", afirmou. O promotor Ronaldo Costa Braga apontou um dado preocupante, que exige reflexão e indignação da comunidade: cerca de 6 mil mulheres vivem com medidas protetivas em Londrina. Também participaram representantes a juíza aposentada Zila Romero, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Fernandes, e a vereadora Sônia Gimenez. Na foto, Michely Landgraf (Poder Rosa), Luciana Saito Massa, Thaise Castanho e Érica Chagas (Poder Rosa).

Imagem ilustrativa da imagem O otimismo na 60º ExpoLondrina
| Foto: Divulgação

NÃO DÁ PARA PERDER POIS TEM PARA TODOS

TEMPOS de ExpoLondrina, época saborosa de maçãs do amor, de pipoca doce, de cocadas de vários sabores, de pastéis de vários tamanhos, de sanduiches de pernil, de linguiça calabresa e etc.

COM O PRESIDENTE DO TRE

DE CURITIBA: o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o desembargador Wellingon Emmanuel, concedeu entrevista à Rádio CBN Londrina, sobre as próximas eleições, e conversou com Gelson Negrão, sobre o pleito e os jovens eleitores.

Como já informamos, ele formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, foi juiz aqui no Fórum local e concluiu o segundo grau no Colégio São Paulo, época onde eu estava como diretor e sócio do Centro de Estudos de Londrina. Benvindo a Londrina!

Conhecido pelo carinhoso apelido de “Bacana”, entre os amigos, o doutor Wellington Emmanuel era um craque nas peladas de futebol entre promotores e juízes em Londrina.

*****

ANTÔNIO Furuta trouxe para a mercearia no Shangri-lá os produtos italianos da Bacia, para a Páscoa. Atendeu a pedidos, pois além da qualidade dos ovos e chocolates trata-se de uma saborosa novidade.

*****

NA FRUTARIA Onishi já estão sendo recebidos pedidos para as cestas de frutas da Páscoa, feitas com qualidade e capricho.

*****

O CHEF Ernesto Diez, craque dos pratos típicos espanhóis e da cozinha brasileira, já escolhendo o melhor cardápio para sua clientela, que sempre vai ao restaurante na Avenida Santos Dumont.

*****

Neco Garcia Cid: merecida e emocionante homenagem

Emocionante e mais que merecida. Assim foi a homenagem que Manoel Campinha Garcia Cid, conhecido como Neco Garcia, recebeu da Sociedade Rural do Paraná (SRP): um busto localizado em frente ao Pavilhão Maharaja of Bhavnagar. Neco foi um importante agropecuarista londrinense e fundamental para o desenvolvimento da SRP. Filho dos pioneiros Celso Garcia Cid e Francisca Campinha Garcia e ex-presidente da RURAL, Neco faleceu há pouco mais de um ano, no dia 18 de março de 2021, aos 82 anos de idade. A inauguração reuniu diretores da SPR e familiares de Neco emocionaram-se e a todos com suas lembranças e memórias. Estiveram presentes a viúva, Maria Teresa (Zeza), as filhas de Neco, Natalia, Ana Carolina, Ana Francisca e Camila e os irmãos Beatriz e João Garcia Cid.

Filhas e esposa do homenageado: Natália, Ana Carolina, Zeza e Ana Francisca Garcia Cid
Filhas e esposa do homenageado: Natália, Ana Carolina, Zeza e Ana Francisca Garcia Cid | Foto: Divulgação
Os irmãos do homenageado João Garcia Cid e Beatriz Garcia Cid
Os irmãos do homenageado João Garcia Cid e Beatriz Garcia Cid | Foto: Divulgação
Silvana Kantor , Paula Albuquerque e Cristiana Garcia Cid
Silvana Kantor , Paula Albuquerque e Cristiana Garcia Cid | Foto: Divulgação

****

CACHORRADA - “Você percebe que está mais velho quando até seu cachorro não te respeita muito...” Da filosofia de vida de Bimbo Novaes.

Almoço da Ambev

A delegação da AMBEV e seus convidados estiveram reunidos em movimentado almoço, na churrascaria Galpão Nelore. Como se sabe, a equipe do maior grupo cervejeiro do mundo veio para a abertura oficial da ExpoLondrina, no Parque Ney Braga.

Aniversariando

O representante comercial e diretor social do Iate Clube de Londrina, Joelito Lopes, está aniversariando nesta terca( dia 5). Muito estimado e conhecido na cidade, Joelito vai comemorar com a família. Parabéns!!!

******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1