No último 26 de setembro, em uma celebração entre família, o casal Roberto Grange Gasparelli (médico ortopedista) e a bancária Tamile Lopes disseram o sim, sob as belas palavras do pastor Maurício Baniski. Continuam recebendo felicitações de familiares e amigos.

Imagem ilustrativa da imagem O médico e a bancária
| Foto: Divulgação

A difícil missão de ser professor,

que precisa tornar-se até artista

Ser professor é uma arte, é acima de tudo a missão de estudar a vida toda para fazer com seus alunos, de vários anos, prestem atenção na aula e aprendam cada vez mais. Claro, há professores mais entusiasmados com a carreira; mas todos, enfim, procuram se dedicar, de alguma maneira e ser até um show na sala. Ser criativo, verdadeiro artista nessa arte de ensinar. Todos gostam do carinho dos seus estudantes, dos aplausos de colegas e dirigentes, mas um dinheirinho a mais, nos vencimentos mensais sempre é o maior incentivo. Afinal, professor tem família, filhos, ou dependentes, que precisam de apoio, de ajuda, de se alimentar, de se vestir, de viver enfim. Como sempre disse Chico Anysio: a gente aguenta tudo, o baque, o sacrifício de ouvir às vezes tantas bobagens, se esforça, gasta o cérebro, a energia, mas o salário óh!”- Fica sempre faltando um zero que o mestre gostaria de receber. Mas, por favor, não desistam, o mundo precisa de vocês, professores de todas as escolas. Os empreendedores no setor, os governantes, precisam muito de vocês. Olhem para trás: tudo a comemorar pelo muito que já fizeram. Nunca soube que o Estado, através da sua secretaria de Educação, tenha feito uma avaliação para saber qual o ranking dos seus dez mais dedicados professores e premiá-los. Houve tempo em que premiar professor poderia dar cadeia! Isso neste Brasil varonil, de Pedro Alvares Cabral, que chegou aqui em uma certo dia, que não se sabe se foi mesmo 21 de abril, 13 de maio ou 31 de outubro, poque a marujada dele ficava de porre, de vinho, e todos mexiam na folhinha do Almirante....Com ele, nenhum professor a bordo, só o escrivão Pero Vaz de Caminha. No mais, caro leitores, salve professores e professoras, salve simpatias!

TRATAMENTO PRECOCE DE COVID

Um grande número de pacientes já procurou atendimento para tratamento precoce de Covid-19 no ambulatório da UniFil, com apoio de grupo de médicos que defende o uso imediato de medicação quando a pessoa apresenta sintomas leves e iniciais. O movimento de profissionais de saúde de Londrina conta com o apoio de conceituados médicos como o cardiologista Luiz Carlos Miguita, que na semana passada participou de live com o reitor Eleazar Ferreira e convidados. Na foto, a equipe dos cursos técnico e de graduação de enfermagem da UniFil, que atua no ambulatório: aluna Fernanda Gonçalves, professoras Carolina Santana e Thaise Castanho da Silva, alunas Antonia Luciana e Mariana Elias.

Imagem ilustrativa da imagem O médico e a bancária
| Foto: Divulgação

Paixão brasileira: qual é o time

de futebol mais antigo do país?

Fundada em 11 de agosto de 1900, há décadas a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas, divulga ser o 1º clube de futebol fundado no Brasil. Mas há registro oficial garantindo que o mais antigo time de futebol do Brasil é o Sport Club Rio Grande, localizado na cidade do mesmo nome, distante cerca de 320 Km de Porto Alegre. O time gaúcho foi fundado em 19 de julho de 1900, ou seja, 23 dias antes do clube campineiro”. É o que comenta para a Coluna, o jornalista Ednelson Alves, ex-Folha, que morou nos Estados Unidos, e agora reside em Rolândia, onde sempre que pode toma cafezinho com o amigo e pesquisador Odair Chiquetto... E disse mais o seguinte: “Além de ir à Justiça, o presidente do Rio Grande, Marco Antônio Coutinho, disse ao jornal gaúcho Zero Hora que irá pedir indenização e exigir que a Ponte Preta retire de todos os seus materiais de divulgação o slogan de “time mais antigo do Brasil”. Ele diz ter provas de que a Ponte Preta já foi convidada para participar de torneios por explorar esse princípio de antiguidade. A briga no tapetão promete!”

SAUDADES DE SEUS ALUNOS

O colunista Fábio Luporini disse que celebrará, hoje, com alegria, o Dia do Professor, e aproveita para agradecer aos alunos para os quais, um certo tempo, deu aula. Seja na filosofia, na sociologia ou de redação, o importante é conectá-los ao conhecimento, fazendo-os absorver o conteúdo do jeito que cada um mais gosta de fazê-lo. Hoje Luporini se dedica a dar aulas particulares. A alegria, para ele, é poder ver seus ex-alunos agora advogados, médicos, engenheiros, psicólogos, professores e em outras profissões.

Imagem ilustrativa da imagem O médico e a bancária
| Foto: Divulgação

Hoje no Sesc de Londrina

Neste dia 15 de outubro, a data é mais consagrada aos professores, mas também dedicada a outro importante assunto: o consumo consciente. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da população para a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Para alertar a população para o tema, o Sesc Londrina promove, hoje, a ação de recolhimento de materiais que precisam de descarte correto – resíduo eletro-eletrônico, medicamentos e óleo. Uma parceira da ação receberá resíduos eletroeletrônicos como computadores, televisores, celulares, aparelhos de DVD, de som e fax; cabos, baterias de celular, caixa de som, câmera fotográficas, carregadores, CD-Rom, fios, fontes, mouses ,entre outros Os materiais podem ser entregues no Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264), ou Sesc Londrina Norte (avenida Saul Elkind 1.555), das 8 às 17 horas. Estão ajudando a cidade a ficar mais limpa, mais respirável, mais humana.

ENTRE AS MELHORES FRANQUIAS DO BRASIL

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios realizou, dia 8 de outubro, a entrega virtual do Prêmio Melhores Franquias do Brasil. A chancela é concedida anualmente às marcas que atingem as maiores notas em um estudo da Serasa Experian. Pelo 9º ano consecutivo, a OrthoDontic, maior rede de Clínicas de Ortodontia do país, figurou entre os premiados, classificada como Franquia “5 estrelas”. Em mais de 1.000 redes ranqueadas no Guia de Franquias ,446 se destacam como melhores para investir. Deste grupo, apenas 82 marcas foram premiadas. Fernando Massi, diretor da OrthoDontic( foto), salienta a importância da premiação para o setor. “Esta é uma das pesquisas mais sérias e importantes do franchising brasileiro. Este norte nos dá a certeza de que tomamos as decisões certas, sobretudo, em um ano tão atípico”, comenta Massi. Com o prêmio, a OrthoDontic comemorou pela terceira veze em plena pandemia. Em 2020, a Rede recebeu seu décimo Selo de Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising e foi a primeira empresa de odontologia do mundo a entrar para a galeria de Cases de Sucesso do Facebook. “Não podemos dizer que foi fácil enfrentar esta crise, mas acreditamos muito na solidez nossa marca. Temos um modelo de negócios maduro e franqueados extraordinários operando as Unidades, essa união é receita de sucesso”, comemora Massi. A franquia que começou em Londrina ainda registrou recordes históricos de faturamento nos 4 últimos meses. Em setembro, chegou a movimentar quase R$ 30 milhões.

Imagem ilustrativa da imagem O médico e a bancária
| Foto: Divulgação

Carne de cavalo em açougues da Suíça

É o informa Jaime Barreto Diniz, que trabalha em restaurante em Genebra: que açougues suíços vendem sim carne de cavalo. Bem mais cara do que a carne bovina no Brasil. Disse que carne cavalo é mais dura e também é meio doce.

Aqui no Paraguai também

Aqui no Paraguai, mais precisamente em Assunção, há restaurante e hotéis mais baratos, que têm no cardápio carne de equinos.

No final dos anos 60, quando fomos cobrir a seleção brasileira de futebol, que disputou com a paraguaia a Copa Oswaldo Cruz, o jornalista João Milanez e o fotógrafo Augusto Galante, souberam, pela garçonete, que o bife deles era de carne de cavalo jovem. Eu comi macarronada com frango, à moda guarani. O piloto Bibi também.

COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS

O empresário Lauro Panissa Martins comemorou 90 anos de idade quarta (dia 14) junto com a família. Lauro e sua esposa Joanna Maria Campinha Panissa são pioneiros de Londrina. Ele chegou em 1937 e ela em 1932. Os dois viram a cidade se transformar e têm muitas histórias para contar para os filhos, netos e bisnetos. Na foto, o casal cercado por uma parte dos seus netos e bisnetos presentes no almoço de comemoração.

Imagem ilustrativa da imagem O médico e a bancária
| Foto: Divulgação

Deram o grande galinheiro

para raposões tomarem conta

Em Viracopos, grande aeroporto de cargas que fica em Campinas, autoridades policiais descobriram que uma “quadrilha” tomava conta da segurança do local! Como se os responsáveis pelo setor tivessem colocado raposas para tomarem conta do galinheiro. Funcionários de concessionárias faziam parte do bando, que roubou muitos milhões de dólares. Quando a luz vermelha acende, a Polícia percebeu que as drogas (cocaína e etc. ) entravam pelo aeroporto e eram levadas até os aviões, com aquela tranquilidade...O esquema era grande. Chegaram a operar a droga até com trator, para colocar no avião!

Fechando fronteira

O primeiro ministro do País de Gales vai fechar a fronteira com a Inglaterra, por causa da pandemia que está de volta a Londres e outras localidades. É o que conta João Luís Louzada, que reside e trabalha em barbearia de Cardiff