A professora Rosalina Franciscão, diretora-presidente do Iles, entre os empresários e amigos Ary Sudan e Nestor Dias Correa
A professora Rosalina Franciscão, diretora-presidente do Iles, entre os empresários e amigos Ary Sudan e Nestor Dias Correa | Foto: Anibal Vieira da Cruz - Divulgação

O Iles é uma sigla das mais respeitadas em Londrina e no Paraná: trata-se do Instituto Londrinense de Educação de Surdos, entidade fundada pelo casal de professores Rosalina e Odésio Franciscão, ele de saudosa memória. O Iles acaba de chegar aos seus 60 anos de muito trabalho especial de ajuda com grande carinho e dedicação às crianças, jovens e adultos que necessitaram de seu atendimento, cada vez maior e melhor. Os 60 anos foram comemorados, inicialmente, com a direção reunindo professores e ex-professores, além de alunos e ex-alunos em jantar de grande confraternização. Depois promoveu outra reunião festiva, desta feita uma Noite Portuguesa, no Buffet Moress, que foi um jantar por adesão, com show do cantor Osvaldo Renê. Em uma noite de recordações, onde os presentes assistiram a vídeo mostrando toda a história do destacado Iles. Um outro mostrou o voto de aplauso do senador Flávio Arns, que segundo me disseram veio a Londrina e falou sobre a importância do Instituto no Senado Federal. Em um terceiro vídeo, a primeira-dama do país, Michele Bolsonaro, expressou cumprimentos, também em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Autoridades, empresários, professores e amigos estiveram presentes ao evento, considerado uma noite memorável.

Maria Cristrina Alves Penha com a juíza estadual Zilda Romero
Maria Cristrina Alves Penha com a juíza estadual Zilda Romero | Foto: Anibal Vieira da Cruz - Divulgação
Francisco e Vanderci Aguilera com Ivany Vaquero, que é diretora do Iles
Francisco e Vanderci Aguilera com Ivany Vaquero, que é diretora do Iles | Foto: Anibal Vieira da Cruz - Divulgação

Tok de Amor e o câncer de mama

A doutora Ana Cristina Herrera fará hoje, às 19 horas, o lançamento do livro “Tok de Amor”, com histórias de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama, em evento beneficente e destinado para mulheres que tiveram ou estão em tratamento dessa doença. A doutora Ana Cristina falará também sobre o papel do exercício físico na prevenção do câncer de mama. Será no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer. Mais detalhes pelo telefone (43) 9-9980-6973.

Outubro Rosa no Inesul 

Com apresentação de Cloara Pinheiro, da TV Cidade-SBT, o Instituto Inesul promoverá hoje a palestra “A luta no combate ao câncer: acredite!” Com a enfermeira Ednalva Guizi, coordenadora do curso de enfermagem do Instituto. Com depoimentos e debates, além do abraço fraternal da instituição a todas as presentes. Será a partir das 19 horas. Cloara Pinheiro foi muito bem escolhida para comandar o evento.

Café qualidade

Tendo como local o Iapar, será realizado hoje, a partir das 14 horas, o concurso “Café Qualidade Paraná 2019”. Em três turmas, nos horários das 14, das 15 e 16 horas. As inscrições são gratuitas. E fica a pergunta já feita por muita gente, em várias ocasiões: qual será o melhor café para se beber aqui na região? E a minha: onde se toma o melhor cafezinho, o mais saboroso, em Londrina? O pior café já sabemos qual é: é aquele que vai esfriando na garrafa ou no bule...

Ainda café: há várias marcas de uma empresa só. Nomes diferentes, mas parece que o pó de café é igual.

Um ex-diretor da agência do IBC em Londrina, já falecido, que foi rotariano do Londrina-Norte, sempre dizia aos amigos: o melhor café vai para a exportação...

Na Fenatran

Imagem ilustrativa da imagem O Instituto de Educação de Surdos comemora 60 anos
| Foto: Divulgação

Toda a equipe comercial e os diretores da Rede P.B.Lopes participam de mais uma edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina. A Scania está presente com um grande estande mostrando seus caminhões e serviços. A Fenatran será encerrada hoje, dia 18, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. Na foto está o casal Daniela-José Henrique de Souza Gomes com os filhos José Francisco e Pedro Henrique

***

Domingo, no campo do Royal Golf Residence, acontecerá a disputa do Torneio Outubro Rosa, destinado a golfistas médicos e seus convidados. Com café da manhã e almoço de confraternização e entrega de prêmios. Na coordenação geral, o cardiologista Luiz Carlos Miguita.

***

Amigos brasileiros que almoçavam ontem, na rua 46, em Nova York, pagaram US$ 20 por arroz, feijão, farofinha e bife a rolê. Rasparam os pratos. Mas 20 “trumps” cada um é demais. Mais de R$ 80. Quero que o dólar vá prá ponte que partiu!

***

Gente do IBGE dizendo que, a grosso modo, o Brasil tem 50 milhões de favelados. É assustador, gente amiga: é o mesmo que as populações do Uruguai e da Argentina reunidos!

Almoçando com Luiz de Oliveira

O jornalista Marcelo Militão almoçou ontem com seu amigo e grande inventor, o londrinense Luiz de Oliveira, que mora e trabalha há anos em Salvador, onde é muito estimado e foi vice-presidente da Federação Baiana das Indústrias de Plásticos. Luiz vem sempre a esta cidade, onde nasceu e iniciou sua vida no trabalho e como estudante. Bom papo, tem boa amizade com o govenador atual da Bahia. No Galpão Nelore, onde almoçaram, foram atendidos pela equipe do maitre geral Messias Ferreira Gonçalves, que, perguntado, deu uma aula sobre a equipe dessa churrascaria preparada contra qualquer incêndio, seja para atuar com água ou com pó de extintor. E contou que maitres e alguns garçons estão preparados para salvar algum cliente que, por qualquer motivo, fique engasgado com pedaço de carne. Foi o que ocorreu com Messias, que salvou um cidadão que estava de pé, desesperado e fazia sinal. É isto: será que o pessoal do prédio onde você mora está preparado e sabe como usar um extintor?

Simulador educativo

Imagem ilustrativa da imagem O Instituto de Educação de Surdos comemora 60 anos

A Unifil e a CMTU vão adaptar um carro para tranformá-lo em simulador de capotamento. O equipamento será utilizado em ações educativas. “Estamos presentes na vida de Londrina, onde o trânsito é um grande problema, como nas demais cidades maiores, e merece muita atenção, principalmente na prevenção de acidentes”, afirmou o reitor Eleazar Ferreira, ao firmar a parceria com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez. O simulador de capotamento será um alerta para o cidadão, mostrando a importância de uma atitude tão simples que é a de usar o cinto de segurança, além de despertar sobre o perigo do excesso de velocidade. Estão na foto, Carlos Eduardo Ribeiro, André Stabelini, Marcelo Cortez, o reitor Eleazar Ferreira e a professora Carolina do Nascimento Alvim, coordenadora de engenharia civil da Unifil

Feira do Livro

Prosseguirá hoje a 27ª edição da Feira do Livro, promovida pelo Colégio Londrinense e Anglo Londrinense. O tema deste ano, como se sabe, é “Livro, amigo para toda a vida”. Haverá diversas atividades, como noite de autógrafos e lançamentos de livros produzidos pelos alunos do 5º ano. A partir das 19 horas, hoje, no Tetro Colégio Londrinense, com a presença de alunos familiares e convidados.

***

Fake news: O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, não esteve internado ontem de manhã, com problemas cardíacos, como foi divulgado. Disseram que estaria quase à morte. À tarde estava na relatoria da prisão em segunda instância. Mas respirando mais vagarosamente.

Novela chegando ao fim

O autor Walcir Carrasco disse a Fausto Silva, o Faustão, que sua novela “A Dona do Pedaço” terminará dia 23 de novembro. Afirmou que haverá ainda a entrada de personagem novo e a morte de uma ou duas pessoas. Uma história em que Walcir tem castigado muito as mulheres, pois são delas as piores personagens, malvadas, mentirosas, ardilosas, e etc. Já para os homens, ele parece escrever roteiros bem mais a favor. Mas nas mulheres, pau nelas! E a atriz Paola Oliveira e seu corpão deveriam ganhar salário triplo, já que quando ela aparece no vídeo, os homens do Brasil batem continência, já comentou o próprio autor da história. Quanto aos bolos da Maria da Paz, valha-me tia Jurema: ela só sabe fazer bolo de cenoura, com cobertura de calda de goiaba ou de chocolate...

A Associação Médica comemorando 78 anos

Tendo pela primeira vez uma médica como presidente, a dedicada doutora Beatriz Tamura, a Associação Médica de Londrina comemorará esta noite, no buffet Villa Planalto, os seus 78 anos de fundação. A noite também festejará o Dia do Médico (dia 18 é a data oficial desses profissionais da saúde) e também deverá reunir muitos médicos formados pelas primeiras turmas do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina.

***

Para a CMTU saber: está havendo algum problema com os sinaleiros da JK com a rua Ibiporã. Bom dar uma verificada.

***

Alô urgente para a Cohab, que é a dona do prédio do Mercado Shangri-lá: os banheiros estão precisando de reformas urgentes, dizem senhoras que vão ao local fazer compras.

***

E no mesmo Mercado Municipal do Shangri-lá, os irmãos Mário, Antonio e Milton Furuta estão custeando as reformas nas calçadas pedidas por pessoas que lá comparecem semanalmente.

***

Incra: saiu um general que estava no seu comando e está sendo nomeado um pecuarista do Mato Grosso.

***

A revista Super Interessante afirma em sua capa deste mês, que “o Smartphone é o novo cigarro, pois 4 bilhões de pessoas têm um e o tiram do bolso 200 vezes por dia! Isso parece loucura.

***

José Joaquim Neves almoçando com amigos no restaurante Rodeio. Ele também é palmeirense como o anfitrião Arlindo Dessunti.

***

Paraíba e seu violão voltam a apresentar-se amanhã, na feijoada do Bella Itália, no Hotel Bristol, a partir das 11h30.