Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: Divulgação

O jornalista José Antônio Pedriali conta que, “escarafunchando arquivo de fotos para a edição da biografia do doutor José Hosken de Novaes, que devo lançar ainda este ano ou início do que vem, eis o que encontrei você, Militão, no Palácio do Iguaçu em companhia do governador e do saudoso Claret de Resende, ex-Folha e assessor dele.” A biografia do Hosken tem o título provisório de "O homem que não se corrompeu" e remonta ao curso de direito que ele fez no Rio de Janeiro, sua chegada a Londrina em 1940, seus trabalhos comunitários naquela época, como a construção da Santa Casa, à qual ele se dedicou como advogado durante duas décadas - sem nada cobrar. Fala também da sua participação, como procurador-geral do Estado e secretário de Finanças, nos governos Bento Munhoz da Rocha e Adolfo de Oliveira Franco, sua eleição para prefeito, em 1963, as obras que realizou - entre elas a criação da Sercomtel - e, encerrando sua carreira política, como governador do Paraná durante dez meses (1982-1983). O livro é baseado em documentos, depoimentos de Hosken e testemunhos de pessoas que conviveram com ele. Traz revelações surpreendentes sobre seu caráter, que jamais se curvou ao poder, e generosidade. O livro, em fase de diagramação,.deve ser lançado em breve.

Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: Divulgação
Claret de Rezende, Vilson Deconto, secretário de Planejamento, o governador Hosken de Novaes, Oswaldo Militão e Marcus Aurélio de Castro, secretário de Comunicação

***

Embora a pandemia, os negócios imobiliários estão crescendo em Londrina. Vendas de casas, tantos nos bairros mais populares, como nos Royal. A última casa vendida foi por 5 milhões de reais.

***

Há uma diferença entre cartórios, que a Assembleia Legislativa do Estado precisa prestar atenção, na discussão atual sobre custas: os tabelionatos têm muitas obrigações e, ao contrário do que alguns deputados afirmam no Legislativo em Curitiba, respondem e pagam um preço muito alto, por qualquer reconhecimento de assinatura, que, por exemplo, um funcionário vacile e não perceba não ser verdadeiro. Bom e mais tranquilos são os de registro de imóveis, que colocam seus próprios preços e não correm riscos de ter que responder por assinaturas falsas e carimbos falsos e etc., de pessoas mal intencionadas, que tentam aplicar tais golpes. E outras partes, que se sentem prejudicadas, ingressam na Justiça, pedindo indenizações altíssimas, dinheiro que um tabelionato não recebe no ano inteiro de trabalho...Há tabelionatos de todos os tamanhos no estado do Paraná. Alguns com movimento razoável e outros com quase nada. Foi o que me disseram advogados que atuam nessa área muito importante sob o comando do Poder Judiciário e que nela deposita total confiança.

ESMALTARIA RECÉM-INAUGURADA

Andréa Vorussi é muito conhecida em Londrina, pela beleza do trabalho que desenvolve com o alongamento de unhas. Agora, a nail designer virou grife e dá nome à esmaltaria própria, no Parque Alvorada, atrás do Shopping Comtour. Em novo endereço, o espaço projetado pela arquiteta Janaína Laço Ferreira e inaugurado recentemente abriu as portas num ambiente renovado e totalmente clean. A esmaltaria também oferece serviços de manicure e pedicure. As fotos são do DDX Studio.

Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: DDX Studio - Divulgação

A anfitriã Andréa Vorussi

Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: DDX Studio - Divulgação

Mateus Vorussi e Lygia Lopes

Em Balneário Camboriú

Usando máscaras e embaixo de guarda- sol, mantendo distância de alguns metros, turistas continuam frequentando as praias de Balneário Camboriú, SC. Mas o comércio anda fraco, queixam-se lojistas e também os donos dos restaurantes. Muitos chegaram a fechar as portas e não sabem se reabrirão. O Balneário tem uma população de 120 mil pessoas, mas na temporada chega a ter entre um e dois milhões de pessoas, o que sempre deu grande movimento a seu comércio em geral. Muitos londrinenses têm apartamentos em BC e sempre que podem lá estão.

Nozes pecan

As nozes pecan produzidas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina são também encontradas aqui em Londrina, na mercearia Irmãos Furuta. Elas foram consideradas nos últimos anos as mais saborosas do país. E fiquem sabendo que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de nozes pecan. O maior produtor é o México.

Nova sede da Bravus

A Bravus Investimentos, o escritório credenciado da XP Investimentos de Londrina e Região, estará de casa nova em janeiro. O imponente imóvel na esquina da avenida Higienópolis com a rua Goiás vai contar com estacionamento amplo para receber os mais de 3000 investidores cuidados pela instituição financeira. O escritório de investimentos londrinense, que é destaque no Brasil, vai começar 2021 com tudo!

45 ANOS DE ATIVIDADES

Ainda em clima de comemoração, o escritório de advocacia Rosangela Khater Advogados Associados. Este ano completou 45 anos de atividades em Londrina. Na foto, Rosangela Khater e equipe de advogados formada por Pedro Rodrigo Khater Fontes, Ricardo Domingues de Brito, Fernanda Michelle Khater Fontes Brito, Andrea Cunha Pontes Tsujioka, Junior Ribeiro Fermino, Humberto Tsuyoshi Kohatsu, Marcio José Faria Palla, Guilherme Antonio Do Espirito Santo, Eduardo de Oliveira Fernandes, João Victor Palla Fontes, Neide Hirama Sazaka e Zirbo Quintino Pontes.

Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: Divulgação

Prova do laço: dependerá da saúde municipal liberar

Todos os anos, o pessoal dos Esportes Equestres se movimenta no Brasil todo, em torno da Prova do Laço, que nos últimos anos tem sido realizada no Parque Ney Braga, em evento apoiado inteiramente pela Sociedade Rural do Paraná. Mas neste 2020, a Covid-19 vem atrapalhando a vida de todos e também dos ruralistas. Tanto que a Prova do Laço que reúne famílias inteiras do pais todo, que seria realizada aqui novamente, corre o risco de ir para a cidade de Presidente Prudente (SP), que já autorizou essa importante realização do pessoal dos esportes equestres. É que em Londrina depende de autorização da Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez, depende uma comissão que tem sido muito dura com os londrinenses em todos os setores da vida da cidade. Tudo bem que essa praga vem matando pessoas, fazendo vítimas. Mas a continuar assim, vamos fechar as portas para todos os eventos de Londrina. Um pouco mais de coragem é necessário, embora o pleito municipal esteja bem próximo. Precisamos perder o medo de ter medo, já disse o chefe da Nação.

Os desafios da inovação no Agro

Nesta quarta-feira, dia 28, às 19h, haverá live da Sociedade Rural do Paraná (SRP). Desta vez o tema será “Os Desafios da Inovação no Agro”. O diretor de inovação da SRP, o engenheiro-agrônomo George Hiraiwa, mediará o evento e apresentará o ecossistema de agritechs regional. Os painelistas serão o diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, que abordará o assunto sob o ponto de vista da importância dos ecossistemas e as políticas do ministério no enfrentamento a estes desafios; o empresário Francisco Jardim, sócio fundador da SP Ventures, empresa investidora em soluções de tecnologia para a agricultura e alimentos, também fará parte da live expondo o que valida uma empresa a receber investimentos nesta nova economia; e a terceira painelista será a chefe de Inovação e Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja; e a jornalista Carina Rufino, mostrando o apoio e a importância da pesquisa para a inovação no agro. A live será transmitida pelo canal do Youtube da Sociedade Rural do Paraná.

GOVERNADOR NA ACIL

O presidente da Acil, Fernando Moraes, foi o anfitrião, dias atrás, da cerimônia que oficializou a liberação de recursos para a instalação da Cidade Industrial de Londrina. Na sede da entidade, o governador Ratinho Jr. anunciou o investimento de R$ 23,9 milhões para a infraestrutura do novo polo, com 47 alqueires divididos em 96 lotes, localizados na extensão da Av. Saul Elkind. Em seguida, Ratinho Jr. se reuniu com diretores da Acil para falar sobre pautas da entidade que tratam do desenvolvimento da cidade e da região. Na foto, o governador com Fernando Moraes

Imagem ilustrativa da imagem O homem que não se corrompeu
| Foto: Lunartty Souta -Divulgação

***

A senadora Kamala Harris, vice na chapa de Joe Biden, nos EUA, confirmou que se vencerem o pleito, vão solicitar a aprovação pelo Congresso de mais duas vagas na Suprema Corte dos Estados Unidos. Que passaria de 9 para 11, o mesmo número do STF do Brasil.

***

Muitos amigos brigando mesmo por causa do “affair” entre Bolsonaro e Dória! Inclusive aqui em Londrina, por causa da compra de vacinas e do combate ao coronavírus. Como se o Brasil não fosse um só.

Trump grava e edita entrevista com o ‘60 Minutos’ da TV CBS

A CBS Television enviou à Casa Branca a experiente Leslie Barrow, chamada de “macaca velha da política americana”, para entrevistar o presidente Donald Trump, para o famoso programa 60 Minutos. Foi uma entrevista intensa, os ânimos se acirraram e Trump, fez o que não se esperava: mandou gravar para ele, e pediu que a assessoria edite suas falas. O assunto já está fazendo barulho. Hoje o acontecerá o último debate entre Trump e Biden. A audiência deverá ser gigante e pode decidirá aparada.

***

A norte-paranaense Valdirene (Val) Marchiori jantando com amigos no Gero, em São Paulo, saboreando o tal “panili”, que está entre seus pratos preferidos.

A OMS apenas recomenda

Segundo médicos de São Paulo, da área de neurologia, a OMS apenas recomenda o que pode ser feito. Ela não tem autoridade para impor o que afirma. Disseram mais ainda: que já passou da hora de o povo aprender em casa e na escola que se deve lavar as mãos e bem, sempre que preciso. Vejam: a recomendação atual é que lavem as mãos e usem máscaras. Mas insistência é que se fosse uma ordem geral, que lavem as mãos. O médico urologista Celso Fernandes Junior disse a esta Coluna, que a garotada e os homens em geral devem lavar as mãos antes e depois de fazer xixi. Principalmente antes, para evitar qualquer contágio. Disse isso no ano passado, muito antes da pandemia. Médicos lembraram ainda dos nazistas de Hitler, que recomendavam: “Desejam fazer com que o povo faça o que as autoridades quiserem, coloque medo nas pessoas... “. Isso, desde que o mundo é mundo, desde Adão e Eva.