O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA

Neste Abril que está chegando ao fim, a folhinha marcou também o Dia do Goleiro. Quais foram na sua opinião os três melhores goleiros que o Londrina já teve? Zeferino, Ado, Neneca, Paulo Sérgio, Zetti ou quem? E qual o melhor goleiro do seu outro time do coração? Um dos mais famosos do mundo foi o russo Lev Yashin, que na Copa do Mundo de 1962, no jogo entre Chile e União Soviética, em Santiago, tomou um gol do chileno Eládio Rojas. Este, em vez de festejar com os colegas de seleção e a torcida, foi abraçar o goleiro Yashin, por quem tinha grande admiração. Fazer um gol nele foi a glória para o atacante. O arqueiro soviético ficou emocionado. Seu apelido era Aranha Negra, pois só jogava todo de preto. Já o goleiro Zaluar, do Corinthians de Santo André, tomou um gol de Pelé, que foi o primeiro em partidas oficiais de campeonato estadual. Por isso, Zaluar mandou fazer cartões em que punha seu nome e com a inscrição abaixo: "o goleiro que sofreu o primeiro gol de Pelé como profissional do Santos", isso em setembro de 1956. Depois, em uma partida de veteranos, Zaluar tinha a camisa de goleiro com a inscrição atrás: "Goleiro que tomou o gol 001 do Rei Pelé".

****

TERRENO À VENDA QUE PODERIA VALER MAIS

+++ Leitor atento informando que há um terreno grande, beirando a estrada, na região dos Royal, com excelente área, que está com o mato já chegando ao asfalto. São mais de 50 mil metros e vale uma nota alta. Está à venda. Melhor cuidado, pegaria, talvez, muito mais reais...

****

Imagem ilustrativa da imagem O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA
| Foto: Divulgação

Helaine Moura celebrando a vida com as primas Thays Pazzanese Ferraz e Tatiana Pazzanese Pinheiro, em petit comitê, e com todo cuidado nesse tempo de pandemia e desejando que todos cuidem bem da saúde e se protejam sempre.

****

Imagem ilustrativa da imagem O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA

PIRARUCU DE 100 QUILOS

Os pescadores Pedro Medeiros e João Medeiros com um pirarucu de 100 quilos e cerca de 2 metros. Foi fisgado e solto semana passada no Pesqueiro Córrego das Antas, em Glicério, interior de São Paulo (cidade natal do presidente Bolsonaro)..O pirarucu, nativo da Bacia Amazônica, é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo chegar a 200 quilos, como explica João Medeiros.

RISOS EM MANAUS = Grupo de casais de Londrina foi a Manaus, há anos, fazer compras na Zona Franca. À noite, foram jantar em restaurante sugerido por guia turístico. Depois da entrada, serviram posta de peixe bem grelhado. Uma das mulheres perguntou ao garçom: Pirarucu? E ouviu como resposta: tiraram, sim senhora! Foi uma risada geral.

Ficou na história, pois ela só queria saber que peixe era o que estava sendo servido... Não tenho certeza, mas pode ser que essa viagem foi organizada pela agência de turismo do amigão Heiji Matsuguma, que hoje em dia está aposentado.

****

Imagem ilustrativa da imagem O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA

Esta foto em branco e preto é de maio de 1956. Nela está o jovem time de basquetebol que participava de torneio na quadra do Senai, em Londrina. Na foto, em pé, começando pela esquerda, estão (não me lembrava disso) Militão, Elias, Brandão, Natanael e Jacy Aguiar, de terno e coordenador da equipe. Agachados, da esquerda pra direita: Zezinho, Osni, Rafael e o treinador. A LEAL (que deixou saudades) iniciaria meses depois o campeonato londrinense masculino de basquete, um sucesso durante alguns anos, sob a coordenação do saudoso prof. Reinaldo Ramon. Brandão (Jayme Diniz) tornou-se nos anos 70 professor de educação física, foi meu aluno na FEFI e depois incentivou a prática feminina do basquete e lecionou na UEL, onde se aposentou. Jacy Aguiar foi eleito três vezes vereador da cidade. Elias obteve sucesso no setor empresarial. Osni Silveira foi para Curitiba e brilhou no rádio esportivo da capital. Dos demais aguardo informações. Tempos saudosos da época do ensino médio em Londrina.

****

Imagem ilustrativa da imagem O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA

Joelito Lopes (diretor social do Iate Clube de Londrina) e o Comodoro Carlos Castilho (foto) continuam trabalhando em conjunto com os demais diretores e conselheiros para que "a agremiação continue sendo a mais querida entre londrinenses.” Agora, com retorno gradativo das atividades, "estamos preparando um pacote de benefícios aos nossos associados fiéis.Convidamos também os londrinenses que não são associados a fazerem parte da Família Iateana! Confira nossos planos especiais na secretaria do clube, seja sócio também!”, disseram.

****

Imagem ilustrativa da imagem O DIA DO GOLEIRO E QUAL O MELHOR DO LONDRINA

Paraná vai ganhar um dos melhores e mais completos hotéis resorts do país. O Morro dos Anjos, em construção ao lado do Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, terá água quente termal, piscina de surfe e um parque indoor, uma exclusividade na região. O empreendimento terá um investimento de R$150 milhões e irá gerar diversos empregos tanto na sua construção quanto depois na operação do hotel, que será comercializado pelo sistema de multi propriedade, ou seja, mais que hóspede, o cliente será dono de uma cota do empreendimento. Na foto, os irmãos Patrick e Rodrigo Ferro, diretores da SM Participações, também proprietários do Tayayá, Léo Palla, idealizador do Santuário São Miguel Arcanjo, e o sócio do empreendimento Morro dos Anjos Resort, o empresário e apresentador Ratinho.

****

Inauguração em Toledo

A rede Max Atacadista inaugurou a sua primeira loja em Toledo (Oeste), na Avenida Ministro Cirne Lima. O empreendimento oferta 250 novos empregos diretos e 100 indiretos. São mais de 12 mil m² de área construída, com 7 espaços para lojas e estacionamento gratuito, com mais de 350 vagas. A loja é ampla, moderna, com atenção especial à disposição dos setores e à comunicação visual. “O Max Atacadista foi a primeira rede a trazer o conceito de atacarejo para o oeste paranaense, inicialmente em Cascavel e Foz do Iguaçu. E este conceito caiu no gosto do brasileiro, o qual busca, cada vez mais, variedade de marcas e produtos com o máximo de economia num só lugar. Estamos animados em oferecer à cidade um atacarejo de grande porte - confortável, com investimentos em tecnologia!”, disse Ederson Muffato, diretor do Grupo.

****

No domingo que passou (25), o cantor Alexandre Pires esteve no programa do Faustão e mostrou toda sua qualidade musical, inclusive em espanhol. Quando cantou a música "Domingo", até Fausto Silva se emocionou. A letra cabe nas lembranças da vida de muita gente.

****

= Para o cantor Osvaldo Renê, argentino-londrinense, a letra e música de Alexandre lembraram "as tardes de domingo em Buenos Aires".

****

A marchinha de Blackout

++ Zulu, do BBB2004, está selecionado para participar de No Limite, nova atração da Rede Globo. Entre as provas, comer olho de cabra sempre está nas tarefas. Lembrei-me da marchinha de Carnaval, gravada pelo saudoso cantor Blackout, que dizia:"O Rei Zulu, o Rei Zulu, não paga casa, nem comida e anda nu; pode não ter dinheiro pra gastar, mas tem mulher pra chuchu!".

****

TOMATES: Informes de gente do ramo comenta que o Brasil produz ao menos 10 tipos de tomates, inclusive aqui na região. E de boa qualidade. Já o mundo todo produz cerca de 500 tipos diferentes. O curioso é que o tomate é originário daqui mesmo do Brasil e dois ou três países da América do Sul. Quando o tomate chegou à Itália, os napolitanos já o chamaram de Pomo d'oro. E assim ficou nos cardápios dos restaurantes europeus.

****

Plantar para vencer o stress

== Há vários londrinenses que plantam tomateiros em seus quintais, ao lado de sementes de alfaces, cenouras, cebolinhas, couves e etc. Até em apartamentos. Para combater o stress da vida atual, nada melhor. Lembrem-se do que disse o escrivão de Pedro Alvares Cabral, em carta a Dom Manoel: "No Brasil, em se plantando , tudo dará...". Basta mandar a preguiça lamber sabão..., como diria o sempre lembrado leitor cidadão Chico Loco.

Um dos filhos do saudoso Chico está estabelecido em Salto de Guairá, no lado paraguaio da fronteira com o Brasil, onde dirige, com sucesso, um super-shopping.

****

== Miami também liberou o uso de máscaras. Outras localidades da Flórida, idem. Mas a entrada de brasileiros e argentinos ainda está proibida.

****

BRANDÃO NA ARGENTINA

= Jayme Diniz, o saudoso Brandão, foi a Buenos Aires fazer curso de basquetebol na Universidade Federal da Argentina. Um dia à tarde resolveu ir conhecer o Parque de Palermo. No ônibus, duas ou três senhoras com crianças, todas olhando fixamente para ele. Foi até que uma das mulheres pediu, delicadamente, se ele deixaria seus filhos passarem as mãos nos braços dele, já que todas elas achavam que ele era um homem pintado de preto. Brandão abriu aquele sorriso e disse em portunhol: "Como no, senõras? Deixem sus hijos à la voluntá"! Meninas e meninas contaram que nunca havia visto um igual e perguntaram de onde era. Brandão respondeu: "Soy professor brasilenho com mucho orgulho e amor por todos...". Foi aplaudido pelas pessoas que estavam no ônibus e que prestaram atenção a todo o acontecido.

== Antes de estudar Educação Física, Brandão era jovem alfaiate em Londrina. Certa vez, para aumentar a clientela, comprou um pequeno anúncio (uma coluna ) na FOLHA e pediu-me que bolasse uma propaganda para ele. Não pensei muito e mandei bala, meio na brincadeira: - "ADÃO NÃO SE VESTIA PORQUE BRANDÃO NÃO EXISTIA". Foi um sucesso, disse-me ele dias depois.

== Qual a origem do apelido dele, algum leitor poderá perguntar. Pelo que sei, foi por causa do centro médio Brandãozinho, da Portuguesa de Desportos, de São Paulo, uma linha média que dá saudades, formada por Djalma Santos, Brandão e Ceci. E vejam que ataque tinha a Lusa: Julinho, Renato, Nininho, PInga e Simão. Craques de seleção paulista e brasileira.

****

Disse Washington Olivetto, pop star da publicidade brasileira "`TUDO QUE PRECISAR DE VÁRIAS REUNIÕES NÃO VALERÁ A PENA FAZER...".