``O “Café foi cor de Rosa” na última quarta-feira, na sede do Bradesco, na Av. Paraná, em Londrina. As equipes do Bradesco Atacado, Alta Renda e Varejo recepcionaram Mara Fernandes, diretora executiva do Hospital do Câncer de Londrina, para um café da manhã diferente, com foco em incentivar o autocuidado e reforçar a necessidade dos exames preventivos. "O objetivo deste simbolismo do Outubro Rosa é a conscientização da importância da prevenção do Câncer de mama que inclusive não ocorre somente em mulheres”, frisou Mara .

Agnaldo Ferreira, Gilberto Cordovil, Mara Fernandes do Hospital do Câncer, Érika Renno, Norberto Morales e Diego Roque.
Agnaldo Ferreira, Gilberto Cordovil, Mara Fernandes do Hospital do Câncer, Érika Renno, Norberto Morales e Diego Roque. | Foto: Divulgação

Sou Síndico dia 28 em Florianópolis

No próximo sábado, dia 28, síndicos de todo Brasil estarão em Florianópolis para o congresso ‘”SOU SINDICO CONECTADO 2023”. O evento no Centro Sul de Convenções já é considerado o maior do mercado condominial do Brasil com mais de 2.500 síndicos inscritos. Realizado pela PORTER, empresa líder no Brasil no sistema de Portaria Remota e controle de acesso para condomínios, trará palestras com assuntos de interesse amplo, como tecnologias, jurídico, comportamental e tendências do mundo condominial entre outros. São 14 palestrantes de renome nacional como Claudio Vicente e Leticia Duarte – Método Disney, Cesar Borges e Vania Hoepers – Dale Carnegie, Odirley Rocha – Tecnologia PORTER e Marcos Piangers, escritor do best seller “O PAPAI É POP” que falará sobre tecnologia, inovação e criatividade. “Sabemos o quanto o mercado condominial tem crescido no Brasil e os desafios que os síndicos e administradores tem enfrentado. Nosso propósito é levar o máximo possível de conhecimento e apresentar as soluções e tecnologias que diversos condomínios, tem utilizado com sucesso. Tenho certeza de que assim como a Porter é referência no Brasil no segmento, esse evento também será o mais completo e importante do país”, destaca Ricardo Rennó, diretor da Porter. De Londrina são esperadas cerca de 100 pessoas. “No ano passado, o evento em sua primeira edição foi um sucesso. Tivemos a presença de cerca de 40 pessoas de Londrina e região, entre síndicos, gerentes condominiais, administradoras, empresas parceiras e até de porteiros. Nesse ano, o número de londrinenses será bem maior em busca de conhecimento e novidades”, conclui Rennó. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/evento/sou-sindico-2023

João Graça traz o Grupo Hyundai para investir no Paraná

Imagem ilustrativa da imagem O Café foi cor de rosa
| Foto: Divulgação

O advogado João Alberto Graça acompanhou o Presidente da América Latina da Hyundai Engineering, Sr Churlkyu Maeng, em encontro com o Governador Ratinho Jr (foto). O objetivo da visita foi demonstrar o interesse do grupo Hyundai em investir em projetos de energia sustentável como, por exemplo, hidrogênio verde, amônia, biodiesel, biogás, dentre outros. O Governador demonstrou bastante entusiasmo pela ideia pois, no Paraná, a energia sustentável é uma pauta recorrente e de muita importância. O Presidente da Invest Paraná, Dr. José Eduardo Bekin, foi designado pelo governador para desempenhar um papel de conexão entre as empresas paranaenses interessadas nesse segmento e a Hyundai Engineering. “Fui impactado com a sinergia dos interesses sobre sustentabilidade envolvendo o Governo do Paraná e a Hyundai. O Grupo saiu do encontro com uma promissora agenda para firmar vários protocolos com empresas privadas tendo o apoio institucional do Governo do Estado. Certamente, uma parceria que pode render bons frutos", avalia João Graça.

Prêmio Personalidade de RH do Ano

Imagem ilustrativa da imagem O Café foi cor de rosa
| Foto: Divulgação

Há pouco mais de um ano à frente da área de Pessoas e Cultura da ADAMA como diretora, Josi Martins já colocou em prática diversas ações de desenvolvimento de funcionários, executivos, treinamentos e eventos que culminaram no seu reconhecimento pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR). Durante evento realizado em Curitiba (dia 20), ela foi homenageada com o Prêmio Personalidade de RH do Ano e apresentou palestra sobre “O papel da liderança na construção da cultura”. Em sua apresentação durante o evento, a executiva destacou que “a gestão deve ir além da hierarquia; e a liderança sistêmica e colaborativa é que deve predominar para o sucesso na conquista dos objetivos da empresa”. Ela também compartilhou o conceito de “líder ambidestro”, em que a liderança precisa desenvolver e usar bem os dois lados do cérebro, possuindo a habilidade de pensar no desempenho, mas também na inovação, entregar o resultado do ano, mas também construir o resultado do futuro. Na foto, Josi Martins recebe homenagem do presidente da ABTD/PR, Ademar Ramos

AZEITONAS & BENEFÍCIOS

Médicos portugueses afirmam em congresso, na Grécia, que a azeitona é ótima para “sugar o açúcar” do corpo e ajuda a regular os intestinos das pessoas.

Na GRÉCIA o preço da azeitona é bem maior do que as de Portugal e da Espanha.

AQUI em Londrina, a azeitona grega é encontrada na Mercearia de Mário e Antônio Furuta, a custo menor, porque é mais no “atacado”, isso é, a pessoa interessada compra pela quantidade que desejar.

Alegria e saúde pelas frutas

NA CASA Onishi, em frente ao mercado Shangri-lá, o “expert” em frutas, o chef Gil já está organizando as cestas para o Natal e fim de ano e também para presentear aniversariantes ou fazer uma bela surpresa à namorada, sogra e etc. Acha que a vida precisa de mais momentos alegres, de alegria geral.

E SUGERE que as pessoas comam mais caqui, fruta que ajuda a combater a pressão alta e enfrenta muito bem as gripes que de repente aparecem.

Sementes para o Futuro

Imagem ilustrativa da imagem O Café foi cor de rosa
| Foto: Divulgação

A única universitária de Londrina selecionada para o "Seeds for the Future 2023" (Sementes para o Futuro), programa internacional de intercâmbio da multinacional Huawey, é Geovana da Costa Andrade, aluna do 2º ano de Engenharia de Software na UniFil. Ela conquistou a vaga entre estudantes de graduação e pós de mais de 220 universidades parceiras da companhia chinesa da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). As atividades online começaram ontem (segunda-feira) e durante oito dias os participantes vão aprender sobre 5G, tecnologia em nuvem e inteligência artificial, além de temas culturais sobre a China. "Vou fazer networking com pessoas do mundo todo, participar de cursos e formatar projetos. É uma grande possiblidade de desenvolvimento pessoal também", comenta Geovana.

Presidente da Rural

O fazendeiro Marcelo Janene El Kadre, dinâmico presidente da Sociedade Rural do Paraná, comemorou aniversário ontem, data comemorada em família. El Kadre é muito estimado pelos produtores rurais e tem grande número de amigos em Londrina e região. Parabéns e saúde!

Aniversariando hoje

Os cumprimentos hoje serão para os seguintes aniversariantes: Galeazzo Meneghelli, Izaque Camargo (ex-UEL e que mora no Mato Grosso), a sra. Mitue Martins, vice-consulesa de Portugal em Londrina, Nilde Zavatani Braga, Pedro Ernesto Bittencourt, Marina Amélia Pinheiro Oliveira, Washington Moreira Neto e a sempre elegante Rosicler Val.

Os parabéns de amanhã

No dia 25, os abraços serão para os aniversariantes Rodrigo Pagani, médico de 50 anos, filho do saudoso publicitário Walduir Pagani e genro de Severo Canziani Filho, médico e ex-governador do Rotary; Luís Neto, filho do saudoso Luís Reinaldo de Figueiredo Walter e elogiado produtor musical em São Paulo; o empresário Rubinho Caldarelli, Carlos Braga, o famoso coiffeur Vânio Bittencourt, Silvia Liberatolli e o doutor Francisco Takio Tan, que chega aos seus 75 anos, grande incentivador do beisebol em Londrina e no Paraná.

Com o amigo Sampaio

Imagem ilustrativa da imagem O Café foi cor de rosa
| Foto: Divulgação

O estimado agropecuarista e Conselheiro da SRP, o são paulino Pedro Pagan, com o cantor Sampaio (da dupla com Teodoro). O animado encontro foi na casa do famoso sertanejo em Londrina. Sampaio, como conta Pedro Pagan, acaba de retornar de viagem ao Hawai.

No Congresso Brasileiro de Quadril

Imagem ilustrativa da imagem O Café foi cor de rosa
| Foto: Divulgação
O conceituado Dr. Thomaz Seibel, médico ortopedista em Londrina, com a esposa Fernanda Myamura e os filhos Lara e Mateus em viagem a Gramado, onde ele participou do Congresso Brasileiro de Quadril

Arrependido

O músico violinista Lucas Lima teria voltado para a casa da cantora Sandy? É o que estão dizendo em São Paulo. Vai ver foi apenas almoço de domingo entre amigos...

Será que a OAB concordou?

Quase não acreditei quando ouvi que a OAB nacional tenha concordado com a abertura de centenas de vagas dos cursos de Direito através do ensino a distância - o EaD - , sem protestar junto ao Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação, posição que a Ordem sempre teve com suas diretorias passadas. Se verdade for, os cursos presenciais de Direito vão perder muitos alunos e sofrerá a célebre expressão latina “capitii diminucius máxima!”

A inimizade entre EUA e Irã é antiga

ESTÃO lembrados do ex-presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos? Pois foi no tempo dele que estudantes iranianos, com alguns extremistas, invadiram a embaixada norte-americana no Irã. Carter perdeu a reeleição por isso. Ganhou Ronald Reagan, “o cowboy de Hollywood”, cujo plano para tirar seu corpo diplomático da capital do Irã, virou até um grande filme de “ação inteligente”, cujo nome não me lembro.

Até na muito confiável ABIN!

ESCÂNDALO na ABIN (Agência Brasileira de Inteligência): descobriram até 170 mil dólares com agentes desse órgão, segundo a “batida” que a Polícia Federal fez. Estou lembrando que o ex-presidente Bolsonaro reclamava que a ABIN não informava a ele sobre algum fato relevante, etc., e que parecia que ela de nada sabia... A pergunta é: quantos membros tem a ABIN? São todos concursados? A quem ela informa o que “apura” de fatos que possa interessar ao país, como Estado Democrático de Direito? Quanto recebe de salário mensal um integrante da ABIN? Quando haverá concurso para esse órgão? Ou o presidente da República pode nomear, se desejar, sendo cargo de absoluta confiança e sigilo? Como diria o ex-presidente Michel Temer: “o que está no livrinho sobre a ABIN?”

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina