O Café é a paixão de todas as torcidas


O Café é a paixão de todas as torcidas 

Ainda sobre o nosso gostoso café: leitor, que pede para não ser citado, lembrou à Coluna que essa planta que fez a fortuna de muita gente em Londrina, no Norte do Paraná e agora em Minas e Espírito Santo, hoje é, depois da água, a bebida mais popular brasileira. O café teria nascido na Abissínia (hoje Etiópia), na África, segundo historiadores, disse ele. Lembrou ainda que onde estão dois cemitérios particulares foi o terreno em queo Carlos, que era rotariano do Londrina-Norte, e primeiro agente do IBC em Londrina, plantou cafeeiros, colheu a produção, pesou o café, vendeu e entregou o dinheiro ao Instituto Brasileiro do Café, e prestou contas, por livre iniciativa,  durante reunião do seu Rotary...

= Voltando à história do café, o que ouvi de uma professora carioca é que as primeiras sementes de cafeeiro foram trazidas por José Mór Palheta ao Maranhão e Grão Pará, direto a Belém, em 1729. Depois, em outra missão, Palheta levou mudas de café para a Bahia. Onde a produção foi chamada de "ouro negro". 

Rio de Janeiro era a capital do Brasil, que ainda era colônia do Reino de Portugal. O nome de Palheta foi eternizado quando, anos depois, uma empresa de torrefação lançou o café com o nome de Café Palheta. Até bem recentemente havia publicidade no Estádio do Maracanã.

Mais um pouco de história do café: ele surgiu mesmo em Kafa, nos montes de uma região quase fronteira com o Sudão, mas ainda na Abissínia da época. Por isso, o café chegou ao Egito e em países árabes mil anos antes de Jesus Cristo. Contou a professora que naqueles séculos havia um ritual: só a mulher poderia fazer café, para ser prazeroso, pois era tarefa feminina. Servia aos convidados, que tinham que tomar pelo menos três xícaras, como sinal de que o café estava excelente... Hoje, já ouvimos de vários apreciadores que "café bom é o que é feito na hora, quentinho...".

== Já ouvi várias vezes que o melhor café brasileiro é sempre exportado, em busca de dólares. Quando as sementes de café chegaram ao Vale do Parnaíba e alcançaram São Paulo, depois Minas e Espírito Santo, a produção cresceu, mas muto mais quando chegou ao Paraná. Agora que o Outono chegou e o Inverno logo baterá às nossas portas, que tipo de café o prezado leitor gosta de tomar? Mais forte, mais fraco? Qual é o melhor em sua opinião? Ainda prefere os especiais do Paraná, ainda o tradicional do interior paulista? Gosta dos de Minas Grais ou do Espirito Santo?  Ou de todos?  

Aqui no Brasil, o café tinha tanta força que o IBC patrocinou a seleção brasileira de futebol de 82, que disputou a Copa da Espanha, mesmo não podendo colocar sua marca nas camisetas amarelinhas, porque a FIFA não permitia a propaganda. Tiveram então a ideia de colocar um "ramo de cafeeiro",  acima do distintivo da CBD, o símbolo bem brasileiro. Aquela seleção, considerada a melhor depois da de 1970, tricampeã mundial no México, foi eliminada pela Itália naquele célebre 3 a 2. Italianos comemoraram a vitória e classificação para as semifinais, tomando "um porre de café brasileiro..." Em Londrina, em 1954, foi inaugurado o Cine Ouro Verde, nome em homenagem aos cafezais daqui e da região. Era então o melhor cinema do Sul do país. Talvez do Brasil todo.     


****

A tática de Juliette para ganhar o BBB-21    

A advogada paraibana Juliette é apontada, em pesquisas e enquetes, por quem acompanha o  Big Brother-21, como a favorita para ganhar o prêmio de 1 milhão e 500 mil reais, oferecido pela Rede Globo, evento que termina agora em maio. No início desse BBB-21, Gil e Sarah "pintavam" como candidatos fortes. Mas Sarah acabou eliminada e Gil estava até ontem entre os 7 concorrentes (4 mulheres e 3 homens). A pesquisa das 15 de sexta-feira (23) dizia que Vihh Tube, a loira de Sorocaba, seria eliminada. Certamente, choradeira dela com as amigas. Gil talvez chore, mas lembrem-se daquela história "das lágrimas de crocodilo". Fiuk tem chorado mais, na medida em que vai ficando. Diz que está precisando muito desse dinheiro. E Arthur, o "odiado pelas demais", por causa do  caso com Carla Diaz,  vai ficando e pinta na tela como o "azarão do páreo". A favorita para ganhar o prêmio, porém, até sexta, é Juliette, segundo revelaram enquetes pelo telefone de pesquisas em algumas cidades. Qual é a tática dela para levar essa "bolada muito boa para sua casa"? Simplesmente ela fala muito , tem disposição para chegar em cada um dos concorrentes e tirar deles, de tanto que fala, algumas opiniões dos demais, depois sai correndo ao encontro de outros, passa o que ouviu, recebe mais opiniões e comentários e vai repassando. Abraça um, abraça outro, demonstra solidariedade, beija a colega, o colega, chora junto, dorme e acorda rapidamente, e até tomou banho junto com Gil, que nem notou o charmoso biquíni dela. Ela não poderia ficar brava se lhe dessem o apelido de "a porta voz do fuxico".  Por tudo que fez e faz, usando a palavra fácil comum aos nordestinos, ela é apontada como a favorita. Para o povão, na vida, como no futebol, não importa a tática usada, o importante é ganhar! Ainda mais sendo um milhão e meio de reais, em época de desemprego!     


****

 

O Café é a paixão de todas as torcidas
 

A jovem Giovanna Bertazzoni completou 15 anos no último sábado (17). Para comemorar,  um ensaio de fotos  com o tema Princesa no Castelo Eldorado, seguido por um piquenique com sete amigas. Na foto de MMarinho, a aniversariante ladeada pela dedicada mãe, Renata Bertazzoni, a irmã, Emanuelle Bertazzoni, e pelo  pai, Anderson Gonçalves. 


****

 

O Café é a paixão de todas as torcidas
 

Cotado para secretaria do MEC 

Secretário de Governo da prefeitura de Londrina, Alex Canziani é cotado para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Educação no lugar de Victor Godoy Veiga. O londrinense conta, inclusive, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira .Ex-deputado federal, ele chegou a presidir a Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional. Alex tem ótimo trânsito nos meios políticos. Com a palavra, o ministro Milton Ribeiro e o presidente Jair Bolsonaro. O que seria ótimo para Londrina e o Paraná, principalmente.  



 

O Café é a paixão de todas as torcidas
 

O enfermeiro Fabio Aparecido Souza da Silva foi aprovado no programa de residência em cuidados intensivos na Santa de Casa de Londrina. Após concluir a graduação, já começou a trabalhar em hospital e no início deste ano recentemente comemorou a seleção para a especialização: “A UniFil foi essencial para minha conquista. O método de ensino, com embasamento técnico e científico, e professores renomados no curso de Enfermagem foram os pilares na formação ”, afirma. 



 

O Café é a paixão de todas as torcidas
 

De bem com a vida, Elena e Marco Veronesi comemoram 30 anos de casados contabilizando conquistas, amor e superação. Eles chegam à conclusão de que o importante na vida é caminhar juntos e na mesma direção! 


 

O Café é a paixão de todas as torcidas
 

O chef Flávio Fontana já está pensando no Dia das Mães. “No quesito sabor, que seja memorável o Dia das Mães com o Fatto a Mano Pastificio; no quesito família, que não falte amor a nenhuma  mãe”, declara com entusiasmo o Chef. 


****

Dia do Profissional da Contabilidade

Neste domingo (25), o Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (SINCOLON) agradece e parabeniza todos os profissionais da contabilidade que fazem a diferença e são fundamentais em praticamente todas as atividades econômicas. A diretoria do SINCOLON, filiado à Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), deseja os mais sinceros parabéns para todos os colegas de profissão, que a cada dia fortalecem a classe contábil e fazem da contabilidade um trabalho essencial na vida de cada cidadão. "Obrigado por contribuir para a luta da classe contábil e pelo seu empenho em valorizar a profissão", desejam os diretores. A Coluna também: feliz Dia do Profissional da Contabilidade. 


****

TRANSPARÊNCIA 

A Prestes Construtora e Incorporadora, com atuação em Londrina, acaba de lançar o Alô Conduta, um canal de relacionamento para coleta e análise de informações, aberto aos colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral. Independente e administrado por uma empresa especializada, é uma ação de compliance para conferir transparência aos valores da empresa, podendo ser acionado pelo site ou telefone.  


****

++ Baixa nas ações do Banco do Brasil, em razão da decisão de diretores de setores estratégicos de se demitirem dos seus cargos.  


****

Sábado de feijoada do chef Luciano Oliveira no Maneco com Jaleco, presencial e com delivery, a partir das 11h30. 


****

O staff da casa de Milton Furuta, no Sangri-lá, está caprichando cada vez mais nas linguiças especiais e nos cortes das carnes em geral. O público aguarda a volta das degustações.   


****

Dia das Mães chegando e o chef Dida, do Empório Gastronômico, cuidando de seus produtos para homenageá-las.  


 ****

Não convidem os ministros Lewandowski e Barroso para a mesma mesa. Eles estão estremecidos. Dizem que tudo por discussões constitucionais.  

  

****

TV Brasil comprou Dez Mandamentos  

Não é só por que o bispo Edir Macedo é amigo e fez campanha para o presidente Jair Bolsonaro, mas sim pela razão de que a TV Brasil, que é da EBC, precisa melhorar a audiência: a emissora acaba de comprar Os Dez Mandamentos para sua programação. Pagou 3 milhões e 200 mil reais à Rede Record, que fez uma bela produção bíblica.  


 ****

Holding Familiar 

O INPRI (Instituto Paranaense de Relações Internacionais) realiza segunda-feira (26), às 19h, Webinar sobre Holding Familiar, iniciativa voltada aos empresários de Londrina e Região, via google meet. O mediador será o renomado advogado João Graça, doutor em Direito Tributário pela Universidade de Castilla-La Mancha, de Toledo (Espanha) e pós-graduado em Direito dos Negócios Internacionais. O palestrante será o advogado Sebastião César, especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito com extensões em Planejamento Patrimonial e Sucessório em Empresas Familiares. Durante a webinar, eles vão abordar as vantagens estratégicas da Holding Familiar, que defende o patrimônio pessoal contra as chamadas contingências externas, passivos fiscais e demandas judiciais. O evento conta com apoio da Graça Advogados Associados e é gratuito, tem vagas limitadas e certificado de participação. Inscrições devem ser feitas pelo    https://forms.gle/CnoYaXYBd1M9VMX77.  


****

Oscar já teve maior audiência 

== O ator Anthony Hopkins, que tem indicação para ganhar o Oscar de Melhor Ator, pelo filme "Meu Pai", está quase com 80 anos e se vencer será o mais idoso dos atores a levar para casa a famosa estatueta. 

Uma observação: p Prêmio Oscar já teve maior audiência na TV.  E uma outra: o filme "Uma  noite em Miami" faz sucesso entre o público jovem de lá.   

Prêmio Oscar: serão 24 categorias para ser premiadas neste domingo (25) em Los Angeles. Com menos convidados na plateia.    


****

DIA MUNDIAL DO LIVRO 

A folhinha marcou na sexta-feira (23) o Dia Mundial do Livro. Vamos relembrar que no final do ano passado a maior livraria de Nova York decidiu fechar as portas. Uma de São Paulo, na Avenida Paulista, também. O livro que indicamos, "O quarto rei mago", não foi encontrado nas livrarias de Londrina. Não deixe de lê-lo, se tiver oportunidade. Outros livros ótimos são os do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, sobre o saudoso colunista Zózimo Barrozo do Amaral, cujo título é "Enquanto houver champanhe, há esperança"; e "Direto de Washington", do publicitário Washington Olivetto.   


****

Apareceu a "margarida"    

Lotéricos do país estão brincando, cantarolando a carnavalesca letra "Apareceu a Margarida, olê , olê , olá", porque acaba de surgir uma pessoa dizendo que é a ganhadora daquela mega-sena de 162 milhões de reais, pois teria feito a aposta via internet e quer que a CEF identifique. Mas já se passaram os 90 dias de prazo, ela não procurou o prêmio e agora a Caixa vai defender sua posição. Não apareceu no tempo hábil, bailou... Advogados vão tentar defendê-lo, mas terá que pagar uma comissão altíssima se receber a aposta que ganhou, não conferiu, não foi buscar e agora mais um problema no país de antas tretas. É como dizia Osmar Santos em suas inesquecíveis narrações esportivas: "bobeou, o cachimbo cai!"     


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo