Novidades no Hoftalon de Londrina
Dez residentes foram selecionados pelo Hoftalon em 2023, após serem submetidos a uma difícil e concorrida prova de seleção
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de abril de 2023
Dez residentes foram selecionados pelo Hoftalon em 2023, após serem submetidos a uma difícil e concorrida prova de seleção
Oswaldo Militão
Dez novos residentes foram selecionados pelo Hoftalon em 2023, após serem submetidos a uma difícil e concorrida prova de seleção, realizada em 2 etapas (prova escrita e análise de curriculum e entrevistas). São médicos oriundos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Já estão em atividade no Hospital de Olhos de Londrina. O Hoftalon também empossou este ano dois novos diretores. O Dr. Ivan Luis Idalgo de Oliveira como novo diretor técnico e o Dr Nahin Mohamad Ali Geha como diretor clínico. Eles serão responsáveis pelo aprimoramento técnico do Hoftalon, como protocolos, política da qualidade, aperfeiçoamento das relações interinstitucionais e aperfeiçoamento das relações intersetoriais do corpo clínico (médicos e paramédicos).
Aulão de Cultura Sertaneja no Brasil
Encantamento, diversão e muito conhecimento com uma aula sobre a cultura sertaneja no Brasil. Será na próxima segunda (dia 10), às 19h, no Teatro Marista. O evento é destinado a famílias e alunos do 8° ano a 3ª série do ensino médio da tradicional escola de Londrina. O público externo pode participar mediante inscrição.
“Para o momento da aula, faremos uma retrospectiva da cultura do sertanejo na sociedade sob a ótica das 4 áreas do conhecimento, dialogando com música e interação com os alunos. Teremos apresentação de uma banda e participação dos professores a caráter”, disseram os organizadores. Inciativa das mais criativas. O link para inscrições externas é: https://forms.office.com/r/52fBfk0jP4
Faleceu a fundadora do CVC
Ana Maria Castelo Branco Rabelo e sua mãe foram as fundadoras do CVC em Londrina, o Centro de Valorização da Vida, que ajudou muita gente a sair do pânico, do estresse, da tristeza na vida, durante anos. Ana Maria faleceu, vítima de câncer no pâncreas. Ela, a mãe e o pai, também falecidos, foram sempre muito estimados em Londrina. O trabalho dela foi notável no atendimento a quem necessitava de uma palavra amiga, de conselhos para buscar alguma solução pessoal.
Encontro de amigos
No Congresso em Mônaco
A renomada dermatologista Maria Regina Amarante está participando do AMWC ( Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress), o maior congresso de Medicina Estética do Mundo. O evento que reúne médicos de todos os continentes tem como sede o elegante e charmoso principado de Mônaco.
Novas construções aqui e
exemplo de Buenos Aires
MAIS construções de prédios surgindo na região Sudoeste de Londrina. Detalhe observado: faltando espaços para jardinagem nos locais. É preciso que os engenheiros, arquitetos, calculistas, economistas e empresários cheguem a um denominador comum, para que a cidade cresça, façam seus trabalhos, tenham seus lucros, gerem empregos, impostos, mas deixando espaços para os “respirômetros” nos terrenos utilizados para as construções. Se a Coluna estiver enganada, corrijam-nos, por favor. Vejam o que conta amigo (que se mantém no anonimato) e que passou alguns dias em Buenos Aires: “A charmosa capital da Argentina está passando por um projeto de despavimentação em suas ruas e tornando-as mais ajardinadas, mais verdes. A população de lá comenta: chega de cimento e asfalto, precisamos respirar melhor”
Amizade com Rockembach e família
O leitor da Coluna Elias José Neto, muito atuante em Cornélio Procópio, elogia a Coluna. Ele diz: “Tenho acompanhado, em sua Coluna, as oportunas notas sobre Economia, com as inteligentes sugestões do economista Almir Rockembach, seguramente um dos mais credenciados na área, em todo o Brasil. Almir e sua esposa Leninha são meus amigos de longa data, e também de minha família, na cidade de Santa Mariana. Parabenizo você por essas matérias, e também o meu amigo Almir, cujas análises sobre Economia, se fossem devidamente aproveitadas pelas autoridades, ajudariam imensamente o nosso país!”
PS da Coluna: o amigo Almir Rockembach poderia, por favor, traduzir para os leitores em geral o que venha a ser “Arcabouço” na Economia e no geral. Benvindo sempre!
Loja nova
21 anos de casamento
O festejado casal André Balan Nassif e Flávia Testa Nassif completou 21 anos de casamento neste primeiro trimestre do ano. São as Bodas de Zircão. Felizes da vida, eles anunciaram aos amigos a boa notícia. A foto é do casal se divertindo no Carnaval da Arel .
Quem vai levar a grana
DOMITILA ou Amanda: uma delas é a favorita, segundo pesquisa, para ganhar o BBB23. E botar na conta bancária a uma grana alta, com o imposto de renda devidamente descontado em nome da emissora. O diretor da atração, Boninho, faz de tudo para aumentar a audiência do programa, que já foi campeoníssimo de telespectadores no Brasil.
Vender os precatórios: uma
sugestão para ex-classistas
Sugestão do leitor MJO aos ex-juízes classistas federais da Justiça do Trabalho, para receber seus precatórios, que esperam há muitos anos. “Venda-os a quem tem trânsito junto a quem do governo federal possa pagá-los. Perca a metade, se precisar, mas receba algum, antes que morram e nem os seus netos vão saber cuidar desses direitos. É no que Governos Federais apostam: no esquecimento dos credores!!! E mais: os juízes também são mortais ou são promovidos, se aposentam. Quem chega, nem sabe em qual gaveta está tal processo. Verificar a decisão de Juiz da JT em Jacarezinho, que deu de causa aos classistas, que mandou pagar alguns reclamantes, e fazer novamente a reivindicação. “
Pizza no Armazém
O Dez Marcas MS vendeu todo o gado do 1º Leilão
O primeiro Leilão Dez Marcas deste 2023, promovido por Tito Turquino e Alexandre Turquino e seus convidados, foi o sucesso que se esperava. Pela TV e via programa Leilões, os mil animais, cm idades entre 12 e 18 meses, nelore e de cruzamento industrial, foram bem disputados pelos pecuaristas.
Entre pecuaristas convidados, Luciana Moreira (filha do ex-prefeito Wilson Moreira) vendeu bem o seu gado. O maior comprador foi Confinamento Ômega, de São Paulo. Em média, 3 mil e 300 reais por cabeça. Tito Turquino foi o maior vendedor de Clovis Pereira, da cidade de Inocência, MS, o maior comprador, pois adquiriu 40 bezerros de alta qualidade. O próximo Dez Marcas será na sede da ANEL, no Parque Ney Braga, dia 11, a partir das 20 horas.
Chove muito em Caiobá
Acompanhada pela sua irmã Pegi Lima, a jornalista Lia Mendonça passa alguns dias em Caiobá. Diz que choveu muitos nos últimos dias e ontem foi torrencial. Não deu para sair do apartamento. Hoje vai chover também.
Brasil formará mais 30 mil médicos somente neste 23
O Ministério da Educação e o CFM acabam de autorizar a abertura de mais faculdades de medicina, embora o Brasil estará formando, somente nesse 2023, cerca de 30 mil médicos. Sabem o que vai acontecer: a maioria deles vai procurar ficar nos grandes centros médicos, onde haja bons hospitais e etc. Se o projeto do curso de medicina da Unifil não estiver entre os projetos que estão sendo liberados, será a maior das injustiças.
Dizem que a faculdade de medicina de Presidente Prudente tem mais de 500 vagas e isso há anos! Isso que foi presente de Papai Noel!
PS DA COLUNA: - Já me perguntaram se o município de Tamarana tem médicos. Resposta minha: não sei, pois depois que vendi meus dois sítios (joguei fora, dizem todos), ameaçados de invasões por “sem terra”, armados de foice, machado, faca e etc., não fui mais para lá. O que posso comentar é que Tamarana precisa ter maior divulgação em sua vida. Sempre houve e há muita gente boa e trabalhadora nessa cidade.
Seria exagero?
O deputado federal Bibo Nunes, do PL gaúcho, disse no Congresso, que tem observado que os venezuelanos que fogem para o Brasil não trazem nem cachorros, nem gatos...E acrescentou: “Vai ver, comeram todos, de tanta fome que passaram...”
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1