O Instituto Morro dos Anjos, braço social do Grupo SM sócio do Tayayá e responsável pelo Hotel Resort Morro dos Anjos em construção em Bandeirantes, fez recentemente a doação da Praça São Miguel ao Santuário São Miguel Arcanjo, um importante avanço na melhoria da estrutura para receber os fiéis que visitam o lugar. Agora tem praça de alimentação com restaurantes, sanitários e loja de artigos religiosos. A obra estimada em 5 milhões foi prometida pelos irmãos Patrick e Rodrigo Ferro e entregue antes do prazo. Na ocasião o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, apresentou as melhorias ao acesso ao Santuário que trarão mais segurança aos devotos que visitam o local, principalmente no dia 29 de setembro (dia do Arcanjo). Quem esteve presente elogiou a evolução das obras do Morro dos Anjos, que está em construção pela Rio Verde, uma das maiores construtoras do país com 35 anos de história e diversos resorts entregues. As fotos do evento organizado pela agência Degrau e equipe Morro dos Anjos são do fotografo Marcos Arruda

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

Padre Roberto Morais de Medeiros, padre Rosinei Tonietti, padre Ivan Pedro de Oliveira e bispo Dom Antônio Braz Benevente

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

Patrick Ferro, o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, e Rodrigo Ferro

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

O campeão olímpico e mundial de vôlei Giba e padre Roberto de Morais de Medeiros

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

A sempre anfitriã Wilma Ferro

Iate Clube: é a primavera chegando

Findando o inverno, está se aproximando a primavera (início em 22/09) e a diretoria do Iate Clube de Londrina está animada com a estação mais florida do ano, oferecendo entretenimento, esporte e lazer com segurança para todos os seus associados e convidados. Desde a reabertura gradativa das atividades, a diretoria do Clube tem observado rigorosamente os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Recentemente houve o retorno da sauna com limitação de frequência e em andamento os preparativos para o início dos campeonatos de futebol suíço, mas sem torcida por enquanto, de acordo com o decreto estadual. Churrasqueiras também estão liberadas e aos domingos tem o delicioso almoço servido no Restaurante anexado ao Salão do Lago, com vista para o principal cartão postal da cidade. Por ser o Clube com maior área verde da região, o Iate é arejado e espaçoso, sendo assim um ambiente seguro para você e sua família curtirem seus momentos de lazer.

Adriane Galisteu será a primeira mulher a comandar ‘A Fazenda’

Adriane Galisteu vai comandar o reality show “A Fazenda 13´´, da TV Record, que está para começar. Ela sempre foi apaixonada pelo programa, como telespectadora, e vai substituir Marcos Mion, que foi para a TV Globo. Adriane será a primeira mulher a apresentar essa atração. Conheci Adriane, no Ilha Porchat; ela sentou-se ao meu lado, em um programa de calouros e prêmios, sob o comando de Odarcio Ducci, de saudosa memória, para a televisão do litoral santista. Simples, bonita, esperta e perfumada.

Ela preservou a famosa Casa dos Anõezinhos durante vários anos

Ruth Roehrig Ávila (foto), 93, filha dos pioneiros Roberto Júlio Roehrig e Mercedes Hauer Roehrig, faleceu dia 19 de agosto, em casa, cercada por seus familiares. Nascida em Curitiba, em 1928, chegou em Londrina em 1939 firmando raízes junto à família. Durante a infância e adolescência, passou alguns anos estudando em Curitiba, no tradicional colégio interno Cajuru, onde criou lembranças e fomentou amizades das quais ainda falava com ternura até o fim de sua vida. Ruth retornou a Londrina, onde se casou com Renato Ávila em 1953 e tiveram quatro filhos. Ela exerceu com carinho a profissão de professora. Sempre gostou de praticar natação e colecionava medalhas de competições pelo Brasil afora até os seus setenta e vários anos. Descendente de alemães, Ruth aprendeu o alemão em casa, escutando seus pais conversarem. A lendária Casa dos Anõezinhos, na esquina da Av. Higienópolis com a Rua Tupi, de estilo alemão, foi construída pelos pais dela durante a Segunda Guerra. Na aconchegante residência, Ruth e seus familiares desfrutaram de momentos muito felizes, cujas lembranças permanecem guardadas nos corações dos que tiveram o privilégio de frequentá-la. “Ela viveu uma vida plena e repleta de amor, sempre cercada da família. Se dava bem com todos e o seu coração era instintivamente bom. Ajudava muitos, entre conhecidos e desconhecidos, sem jamais anunciar”, disseram amigos. Seus filhos, Mercedes, Sérgio, Ney e André, agradecem as volumosas mensagens de carinho que vêm recebendo. “Fica aqui o amor, o respeito, a saudade e a gratidão pelo tempo em que a tivemos conosco”, concluem

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

Canudo com creme

Encontrei o amigo Antônio Azevedo e esposa, saindo da Nelson Boulangerie. O casal é fã dos pães e dos canudos com creme de lá. Que lembram a infância de muitas pessoas. A minha também, em Sato Anastácio, onde os canudos da padaria do Meki faziam sucesso.

Asti espumante

A asti Fontanafreda continua sendo o espumante mais servido em recepções na cidade e também na região, comentou o connaisseur Antônio Furuta, que assim que possível visitará dois vinhedos chilenos, para os quais foi convidado.

Curso de italiano

A Associação Italiana I Bravissimi de Londrina começa a oferecer cursos presenciais. Desde 2020, com a pandemia da Covid-19, os cursos são on-line. O retorno presencial dos cursos de italiano será gradual, seguindo as regras sanitárias e decretos vigentes. As inscrições para a primeira turma do Módulo 1 (iniciantes) já estão abertas e as aulas iniciam-se dia 25 desse setembro, em um formato semi-intensivo. As vagas são limitadas. As aulas serão ministradas no Juntus Coworking, na Rua Prefeito Faria Lima, 755. Interessados devem entrar em contato com a I Bravissimi pelo e-mail: [email protected] ou pelo whatsapp; (43) 99957-7031. As inscrições também através do site www.ibravissimilondrina.org

Bronze nas Paralimpíadas

Medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, na categoria pesado, a judoca Meg Emmerich é uma das integrantes do programa de incentivo aos paratletas da UniFil. "Foi meu primeiro patrocínio e ajudou bastante na minha trajetória. Tinha parado de treinar e estava voltando, depois do nascimento do meu filho. O apoio é muito importante", destaca a medalhista. Ela competiu pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos. Meg Emmerich venceu ltantsetseg Nyamaa, da Mongólia, e antes da luta teve motivação especial ao assistir à premiação de Alana Maldonada, medalha de ouro em sua categoria. “Ver a bandeira do Brasil subindo e ouvir o Hino Nacional foram grandes incentivos. Pensei comigo: não saio daqui sem a minha medalha", conta Meg, que mora em Maringá e treina desde os 15 anos. "A UniFil tem orgulho em poder contribuir com essa trajetória. Sucesso e conte com a gente", diz o reitor Eleazar Ferreira.

Imagem ilustrativa da imagem Nova praça do Santuário São Miguel Arcanjo
| Foto: Divulgação

A realidade das pessoas nas ruas e opiniões de alguns sacerdotes

“A realidade das pessoas nas ruas do Brasil todo está meio braba, a qualquer momento alguém explode...Isso, em virtude da pandemia, do desemprego, da falta de dinheiro, do custo de vida elevado e sobre o futuro de suas famílias. Portanto, evitem discussões, provocações e dizer o que não gostaria de ouvir ... Em resumo: cuide-se e viva mais tranquilo, se possível”. Ouvido de um padre bem comunicativo, falante, que é do time da Canção Nova, onde está também o londrinense padre Adriano Zandoná, outro que é excelente em seus sermões, em suas pregações.

***

“Perdoar acima de todas as falhas”, dizia o padre espanhol Dom Eugênio, nas palestras para a garotada que ia ao catecismo na Igreja Matriz, de Santo Anastácio. Era assim que fazia as pazes entre irmãos e garotos que brigavam entre si. Isso nos longínquos anos 50.

***

A maioria dos padres prega o perdão entre as pessoas, lembrando sempre a oração que Jesus ensinou seus apóstolos e seguidores a rezar. Mas há alguns que, quando procurado por um homem ou uma mulher, onde há conflito por algum comportamento pessoal considerado mais forte, mandam logo a pessoa ofendida separar-se, pedir o divórcio e etc. São, talvez, sacerdotes que não tiveram a vivência necessária de sua missão ou se esqueceram de Jesus, a quem dizem que seguem, quando o Mestre declarou alto e bom som: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Alguém, contudo, poderá dizer que depende do peso da falta cometida contra outra pessoa.

***

Um dos padres que vem se destacando é o padre PH (Paulo Henrique) também da nova geração. Sua pregação, durante e após a missa, é considerada um show de bem aventurança. A propósito dele, padre PH está lançando seu primeiro livro.

Na luta contra o câncer

Helô Pinheiro, a sempre “Garota de Ipanema”, está firme em sua luta contra o câncer que a acometeu. “Eu quero viver, eu preciso viver pela minha família e sei que Deus vai me ajudar”. Os amigos vão rezar por ela. Helô, que conheci no Ilha Porchat, no litoral santista, é uma pessoa ótima, sempre risonha. Veio a Londrina, com o saudoso Odarcio Ducci, presidente do Ilha Porchat, em uma festa aqui no Londrina Country Club. Que Jesus Cristo a socorra, com sua infinita caridade.

Ponte quase pronta

A nova Ponte da Amizade, que está sendo construída pelo Brasil e Paraguai, está quase concluída. Dizem que até o final do ano poderá ser inaugurada. Tem sido muito fotografada pelos turistas que vão a Foz do Iguaçu.

Publicitário detido

Publicitário foi detido pela polícia em São Paulo, porque “teria insultado o ministro Alexandre Moraes, em um bar paulistano...” Teria dito o que? Quem chamou a polícia foi o segurança do ministro do STF.

***

Leitores da Coluna reclamam que os atendentes da Sercomtel estão sempre todos ocupados. O assinante fica esperando pela informação, um, dois minutos até, e nada de ser atendido.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1