O sócio e diretor de pecuária da Sociedade Rural do Paraná, Gabriel Garcia Cid, integra a equipe de diretores da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) para o triênio 2020/2022. A nova chapa tomou posse no dia 1ª de janeiro e é encabeçada por Rivaldo Machado Borges Junior. Gabriel é membro da diretoria da ABCZ desde 2017. Outros sócios da SRP que também fazem parte da nova diretoria da entidade como membros do Conselho Consultivo pelo Paraná são Sérgio Ricardo Pulzatto (Maringá), Márcio Mendes de Araújo (Guarapuava) e Valmor Stofela (Cascavel). Na foto, a diretoria recém-empossada da ABCZ

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

NA COLUNA DO CHACRINHA

Conferi, ontem, com o ex-proprietário de grande banca de jornais e revistas em Rolândia, Odair Chiqueto, sobre os dois anos em que a FOLHA publicou (e eu cuidava da revisão) a Coluna do Chacrinha, juntamente com jornais do Rio, São Paulo e Recife. Era uma Coluna bem-humorada, bem no estilo dos programas dele, sempre abordando aristas e gente que ele gostava. Um filho, o Nanato, e um assessor o ajudavam, levantando fofocas e fatos. Chacrinha começou sua carreira na rádio de Surubim, Pernambuco, onde nasceu. Veio para o Rio e começou um programa na Rádio Clube de Niterói, pois na Guanabara ainda não havia lugar para ele. Mas não demorou e ele já estava na Rádio Tamoio, onde o Chacrinha falava em meio a gritos de galinhas e gansos, berros de cabritas e de vacas.

O mais pulguento

** Quando estreou seu programa pela TV Globo, Chacrinha promoveu o concurso do “cachorro mais pulguento”. Apareceram vários, em busca do prêmio, ladeados pelos padrinhos. Pulgas foram presas em um vidro, que depois Chacrinha despejou no público do auditório. Foi uma baderna geral e manchetes nos jornais, com o os mais diversoas comentários a favor e contra.

** Vocês querem bacalhau? - ele criou este bordão, para aumentar a venda do produto nas Casas da Banha. Deu certo, em uma semana, o estoque de bacalhau estava esgotado. O dono renovou o contrato por dois anos. E ficaram grandes amigos.

Na Coluna escrevia:

“Conforme a grana do dia, meu corpo se arrepia!”

“Alô, Alô dona Raimunda: o negócio é pescar no rio, que na lagoa o pé afunda...”

“O Cid Moreira é o homem mais bonito do Brasil, mas não deixam ele fazer novela, porque tem voz de galã francês”

“O Tim Maia anda apavorado, porque em seu quarto aparecem morcegos por tudo que é lado. Às vezes até elefantes voando...” (Entenderam?)

“Alô Dona Ana, neste Natal ouça o Frank Sinatra, mas não se esqueça do Waldick Soriano, que é a paixão das balzaquianas...”

“O mundo está caminhando para um retrocesso unilateral. Um lado vai para o convexo e outro vai para o transversal!”

Yticon em Maringá

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

A construtora londrinense Yticon assinou contrato com a Prefeitura de Maringá para construção de 640 apartamentos dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, nas zonas especiais de interesse social. As obras devem começar em 2020. Na foto, Ana Carolina Yoshii com o pai, o presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o gerente executivo da Yticon, Leonardo Schibelsky, e a secretária de Planejamento e Urbanismo de Maringá, Bruna Barbosa Barroca.

Dicas para melhorar o wi-fi

Já está disponível on-line, e gratuitamente, no site da Sercomtel, a cartilha com dicas para melhorar a performance do wi-fi. Ela foi desenvolvida para orientar clientes da operadora e quaisquer outros usuários de internet banda larga, a respeito dos fatores que podem prejudicar a qualidade da conexão sem fio. A cartilha detalha sobre a posição das antenas, do modem e do roteador, além da localização dos próprios equipamentos, que são pontos de atenção observados e explanados. Os repetidores de sinal, a compatibilidade entre a velocidade contratada e a dos dispositivos, o número de usuários e a utilização das portas físicas também são elementos presentes na Cartilha da Sercomtel, informa a assessoria da diretoria da empresa londrinense.

Pedalando

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

O empresário Aldemar Mascarenhas, da Lotérica Colimas, adotou a bicicleta para prática esportiva há alguns meses. Gostou tanto que agora chega a percorrer 50 quilômetros em dias de pedalada. Mascarenhas já reivindicou ao prefeito Marcelo Belinati a ampliação da malha de ciclovias de Londrina. Ele considera a ação necessária para garantir a segurança dos aficionados por bike na cidade.

A PADROEIRA DOS ENFERMOS

Hoje, sábado, a partir das 15 horas, haverá a Missa da Saúde na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Siam, já em preparação para a grande festa da Padroeira dos Enfermos, que será no dia 11 de fevereiro.

Preferências e aptidões já no início do ensino médio

O que o filho vai desejar ser, quando decidir sobre o a futura profissão, e em qual curso pretende escolher para prestar o vestibular, são perguntas que surgem logo que os estudantes ingressam no Ensino Médio. É uma preocupação deles e dos seus pais. Pensando nisso, o Colégio Pontual - unidade do Shopping Quintino – está prestando orientação profissional e iniciação científica aos alunos, para que descubram realmente suas preferências e aptidões, fazendo a escolha que desejam ser a mais acertada. Os pais dos alunos do Pontual têm elogiado muito esta metodologia, pois jovens ficam cada vez mais focados, quando percebem que estão no caminho certo visando seus futuros.

Médico urologista

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

O médico urologista Horácio Alvarenga Moreira comentou, em recente entrevista no programa Militão e Militão, da TV CNT, sobre a importância da consulta com urologistas de adolescentes. Professor doutor da Universidade Estadual de Londrina e da PUC e integrante da equipe do Urolit - Hospital do Rim, ele disse que nesta fase tão importante há uma explosão hormonal e intensa modificação das características sexuais e comportamentais. Temas que são discutidos e analisados durante a consulta e podem, inclusive, esclarecer muitas dúvidas dos adolescentes.

Qualidade de vida

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

Fundada em abril de 1994, a Esbelt começou em um pequeno espaço de 60 metros com aparelhos feitos em uma serralheria. Sem bicicletas e esteiras para os exercícios aeróbicos, os clientes eram orientados pelo fundador Ricardo França a fazer caminhadas ou corridas na Avenida Leste-Oeste. Mesmo assim, atletas treinados na Esbelt conquistaram títulos estaduais e nacionais em modalidades como luta de braço, levantamento de peso e fisiculturismo. Hoje, França tem 11 títulos nacionais e mais de 85 estaduais como preparador físico. Atualmente, a academia tem um espaço de 500 metros com novos aparelhos profissionais e foco voltado não só em estética, mas na qualidade de vida que é o principal fator para que as pessoas atinjam seus objetivos de vida, diz Ricardo França. A sede da Esbelt fica na rua Araguaia. Na foto, o personal trainer Ricardo França com a esposa Cléo França (pedagoga e mestre em Ciências Sociais) e o filho Rick França, formado em direito e jogador profissional de pôquer.

SHOPPING AURORA E 28 NOVAS OPERAÇÕES

As atrações do comércio londrinense começam o ano reforçadas pelas novas operações dos grandes shoppings na cidade. Agora é o Aurora que anuncia 28 novas operações ao longo deste 2020, para os setores de moda, beleza, entretenimento, gastronomia e serviços. Além de marcas de peso no varejo nacional, como as Americanas, Kopenhagen, Authentic Feet Express e Lupo, algumas das recém-chegadas ao elegante shopping da cidade são exclusivas. São os casos da Adidas Originals, primeira neste formato em Londrina; da Tommy Jeans, franquia número um da marca no país; L´Occitane Au Brésil, pioneira na cidade neste conceito da rede; Lugano Chocolates, única franquia do grupo em Londrina; Sniper, unidade da maior rede de air soft no Brasil, entre outros. “O Aurora está fortalecendo e qualificando permanentemente o mix de lojas, com foco nas necessidades, expectativas e anseios dos clientes”, conforme observou o superintendente, Marcos Crestani.

Na formatura do nono ano da St. James’

Das mais movimentadas foi a festa de formatura dos alunos que fizeram o nono ano do ensino fundamental na escola St. James’, que aconteceu no buffet Villa Planalto. Os formandos e suas famílias posaram para muitas filmagens e fotos, além de selfies em meio a grande alegria. Foi o que ocorreu com a formanda Gabriela Junqueira Miguita, cercada pelo carinho de sua família e amigos. Ela é filha de Ana Carolina Junqueira Miguita e do médico hemodinamicista Marco César Miguita. Agora em fevereiro, Gabriela fará 15 anos e ainda não escolheu sua profissão, mas gosta de medicina também, declarou. O pai acha que ela tem muito tempo ainda para decidir a questão profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

A formanda com os avós paternos, Kessae e Luiz Carlos Miguita

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

Gabriela com seus pais, Ana Carolina Junqueira Miguita e Marco César e o irmão Rafael

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Divulgação

Com os primos Leonardo e Pedro Miguita, a jovem formanda está na foto com o casal Luciana Pagan e Luiz Carlos Miguita Jr.

A primeira professora de Cortella

Imagem ilustrativa da imagem Nova diretoria dos Criadores de Zebu
| Foto: Anderson Coelho - 29/11/2018

Está repercutindo no Facebook e Instagram e também no linkedin o trabalho de conclusão do curso de jornalismo da aluna Kátia Peruzi, estudante da UEL, que teve como orientador o professor Ossamu Nonaka. O documento retrata a dura realidade enfrentada pelas mulheres no início da cidade, que de alguma maneira, de fato, foi construída por elas e suas famílias. Elas sofreram os rigores da terra que iriam desbravar, das chuvas, da poeira, da falta de quase tudo, ou tudo mesmo, que lembrasse conforto e segurança. O documentário está sendo bastante elogiado, com as narrativas, as falas de mulheres pioneiras de Londrina. Na relação das pioneiras, várias pessoas estranharam a ausência do nome da professora Mercedes Martins Madureira, que a FOLHA há anos publicou reportagem a respeito. Foi a primeira professora oficialmente contratada para ensinar as crianças em Londrina. Acabou sendo a diretora geral do Grupo Escolar Hugo Simas e depois inspetora regional de ensino, pelo seu trabalho e competência. Entre seus alunos está o escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella, que nasceu em Londrina. Em seu livro “O Melhor do Cortella”, escreve: “Devo dizer que não apenas os autores que li me acompanharam. Todas as vezes que eu vou escrever ou autografar um livro, sinto na minha mão o peso sutil da mão da professora Mercedes Martins Madureira, que foi quem me alfabetizou no antigo Grupo Escolar Hugo Simas, em Londrina, quando eu tinha seis anos. Não se trata de esoterismo ou ectoplasma. Essa sensação reside no campo afetivo e simbólico. A pessoa que, em 1960, me ensinou a escrever, continua comigo até hoje”.

***

Os irmãos Antonio Yosio Furuta e Mário Furuta já projetando o que a mercearia deles deverá oferecer para a Páscoa, no dia 12 de abril, época em que a Exposição da Sociedade Rural do Paraná estará sendo encerrada.

***

Disse o célebre ator Burt Lancaster, no filme “O Leopardo”, que outro dia apareceu na Netfix: “As coisas têm que mudar, para continuar tudo na mesma...”

***

O próximo destilado a chegar no Mercado Shangri-lá é o rum cítrico. Com açúcar, hortelã, água com gás e este rum é a receita que também as mulheres vão gostar. Saboroso, disse um chef de bar, coqueteleiro, que encomendava carnes na Milton Furuta.