A médica intensivista Raquel Prado, chefe de UTIs na Santa Casa de Londrina, apresentou trabalho científico na 43ª edição do ISICEM, Simpósio Internacional de Terapia Intensiva e Medicina de Emergência, em Bruxelas, na Bélgica, no mês de março. O e-Poster da médica mostra uma análise retrospectiva sobre adequação nutricional em pacientes de terapia intensiva, utilizando instrumento de checklist diário. Esta foi a segunda vez que a médica apresentou trabalho no ISICEM, um dos maiores eventos da área, com mais de 5.000 participantes de todo o mundo, entre médicos, enfermeiros e profissionais da saúde. O Simpósio oferece uma revisão atualizada dos desenvolvimentos mais recentes e clinicamente relevantes em pesquisa, terapia e manejo dos doentes críticos. Na foto, Raquel Prado com o professor Jean Louis Vincent, uma das figuras mais importantes no mundo na área de terapia intensiva.

Feira da Saúde no Jardim Leonor

No dia 7 de abril acontecerá a Feira da Saúde, no Colégio da Polícia Militar , no jardim Leonor. O evento das 9h às 12 horas, terá diversos atendimentos gratuitos na área de enfermagem, fisioterapia, pedagogia, psicologia e educação física. Também uma série de atividades para a família, como aferição de pressão arterial , teste de glicemia, recreação, consulta médica, doação de roupas, premiação para os três mais longevos, orientações sobre oito remédios da natureza, entre outros. A programação ainda conta com atrações culturais: a banda CPM 12 e a banda da Igreja Adventista. O evento será realizado graças a uma parceria da Cruz Vermelha Brasileira com a Faculdade Inesul , Novo Tempo , ASA, e APMF do 2º Colégio da Polícia Militar. Os organizadores convidam a comunidade para participar.

Novas conquistas

Imagem ilustrativa da imagem No Simpósio de Terapia Intensiva em Bruxelas
| Foto: Divulgação

Boa formação na faculdade sempre abre portas no mercado, estimula o empreendedorismo e mostra o caminho para a sequência da titulação acadêmica. Recém-graduada em Ciências Contábeis pela UniFil, a jovem Letícia Cenedese da Silva soube aproveitar as oportunidades e comemora suas novas conquistas. A foto com a professora Janaína Rojas Buzzo e a coordenadora Thalita França Vaz estampa a felicidade e confiança para o início da nova fase profissional. As inscrições para o vestibular de 7 de abril estão abertas, com início imediato das aulas. Relação completa de cursos e informações no www.unifl.br ou (43) 3375.7474 (whatsapp). Os melhores classificados garantem bolsas de estudos de até 100%.

Um poema de Francisco Gregori

O cirurgião do coração Francisco Gregori continua operando. Ele chefia o Instituto Gregori de Cirurgia Cardiovascular, com os cirurgiões Renê Gonçalves e Silva, Pedro Gregori Neto e Daniel Marques. O médico também é escritor e poeta. Durante a pandemia , escreveu 12 livros de poemas. Um deles é Cerébro. Confira:

CÉREBRO

Só um baita computador!

Que sabe nos fazer únicos,

Sobre nossos instintos, a razão,

Impondo soberania às vontades

Tornando-nos parasitas de nós mesmos.

DISSE JESUS CRISTO

É sempre importante para cada ser humano lembrar-se de frases ditas pelo Mestre Jesus Cristo: 1ª - "Amai-vos uns aos outros como vos amei!" 2ª - "Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra!"

Se pudesse perguntar

Em uma das vezes que esteve em Londrina, o figurinista de moda feminina e depois entrevistador de programa na TV Globo, Clodovil Hernandes, que foi eleito deputado federal por São Paulo, em 2006, o mais votado do brasil, disse, aqui no Country Club, que, se pudesse, quando encontrasse Deus, faria a seguinte pergunta: "Senhor, por que eu nasci gay?"

Comemoração dos 87 anos

Imagem ilustrativa da imagem No Simpósio de Terapia Intensiva em Bruxelas
| Foto: Divulgação

João Fuganti completou 87 anos dias atrás . Uma das comemorações foi com os amigos na Galeria do Cine Augusto. Na foto, durante o animado encontro , Reginaldo Camargo, o aniversariante João Fuganti, o filho dele Paulo Emílio, que é médico, Agostinho Farrel, Fernando Barros e Henrique Marçal . Um grupo que gosta muito de se reunir, conversar e celebrar a vida.

Jogos Jurídicos em Maringá

Estão programados para Maringá, em maio, as disputas dos Jogos Jurídicos do Norte do Paraná, que reunirão equipes esportivas dos cursos de Direito de Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e outras localidades. A Associação Atlética de Direito da UEL já começou a treinar, ontem à noite, na quadra da AABB. Quer formar um bom time de basquetebol, entre ouras modalidades. Parabéns a esses alunos que finalmente desejam participar dos Jogos e precisam do máximo de apoio possível.

Rua Dom Pedro II

Na vizinha Rolândia há uma rua com o nome de Dom Pedro II. É na qual fica a sede das Faculdades da FACCAR.

A GRANDE homenagem que Dom Pedro II recebeu é ser nome do famoso Colégio no Rio de Janeiro, onde estudaram e foram formados quatro ex-presidentes da República do Brasil: Rodrigues Alves, Washington Luís, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca.

Teresina e o Piauí

Perguntei ao pesquisador Odair Chiqueto se o nome da capital do Piauí homenageia a esposa de Dom Pedro II. O rolandense me respondeu que sim, que ela se chamava Tereza Cristina Marina de Bourbon e que era chamada carinhosamente por ele e pelos amigos de "Terezina". Que é a terra do piauiense Aldemar Mascarenhas, o defensor dos trabalhos eficientes que fazem as lotéricas de Londrina, do Paraná e do Brasil.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina