O Concurso Miss e Mister Brasil Culture 2024, acontece nesse final de semana (dias 18 e 19), no Teatro Unicesumar, em Curitiba. A londrinense Lara Fernanda Santos (foto) é a atual Miss Ilha do Mel Culture Pré-Teen 2024 e participa do concurso organizado por Leandro Anthony. Lara é filha de Lorena Catarina Neri Pontes e Fernando dos Santos. A jovem vai usar vestido do Ateliê Danielle Sauim de Umuarama. A coordenadora Glacimeire Cardoso está otimista. A foto é da GC Produções.

PROJETOS INOVADORES DO PARANÁ

Já estão definidos os 10 Projetos Inovadores, sendo nove do Paraná e um de SC, que receberão reconhecimento no 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, de 23 a 24 de novembro na UniFil. A Rede Cidade Digital selecionou: Rio Negro Cidade Segura, da prefeitura de Rio Negro; Agiliza Rio do Sul, de Rio do Sul (SC); Espaço Maker Capocu, de Fazenda Rio Grande; Luz Solar para Todos, de Itaipulândia; Programa Profissão 4.0, de Prado Ferreira; Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária, ACE Mobile: Informatização no combate à dengue, e Centro de Controle Integrado, os três de Maringá; Educação e Tecnologia na Escola, de Apucarana; e Aluno Conectado, de Toledo. Inscrições gratuitas para servidores públicos, de universidades, entidades e vereadores na plataforma https://www.sympla.com.br/rcd. O congresso tem parceria da Prefeitura de Londrina, Codel e UniFil.

Expressiva aquisição empresarial

Imagem ilustrativa da imagem No Miss Brasil Culture
| Foto: Divulgação

A Viação Garcia/Brasil Sul adquiriu 49% da empresa de transporte rodoviário Santo Anjo da Guarda, com sede em Florianópolis (SC), e passa a operar as linhas desta companhia a partir de novembro. A compra será de 100% logo que a Agência Nacional de Transportes Terrestres conceder a anuência prévia para a aquisição integral, como determina a regulamentação do setor. Com atuação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Santo Anjo da Guarda tem um forte nome no mercado do Sul do País e 76 anos de atuação. Foi a primeira do setor no Brasil a obter certificação oficial instituída pelo Regulamento dos Serviços Rodoviários Interestaduais e Internacionais de Transporte Coletivo de Passageiros, do Ministério dos Transportes, em 1971. “Como a Viação Garcia, é uma empresa rica em histórias e que também carrega um forte legado”, diz o presidente da Viação Garcia/Brasil Sul, José Boiko. Em 2022, teve faturamento de R$ 3,5 milhões ao mês ( o faturamento total no ano foi de R$ 42 milhões). Transporta mais de um milhão de passageiros por ano, tem cerca de 130 funcionários e continuará, sob gestão da Viação Garcia/Brasil Sul. “A transação confirma a estratégia da Viação Garcia/Brasil Sul em reforçar as operações em áreas onde já atua, consolidando a sua presença nessas regiões. A Santo Anjo tem forte sinergia com a Brasil Sul, com linhas em comum e outras que passaremos a operar a partir de agora”, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Junior. Ele também diz que se trata de uma oportunidade de reforçar a atuação do grupo nesses relevantes Estados. Na foto, José Boiko e Estefano Boiko Junior.

O que fazer com o Chafariz: quem poderia ajudar salvar

O Chafariz da Praça Rocha Pombo existe e resiste há muitos anos. Foi construído quando Londrina era uma cidade mais tranquila, sem assaltos e tanto bandidos, além de drogados e vendedores de maconha, cracks e etc, como agora. Eram bons tempos aqueles antes dos anos 2000. Já havia problemas da manutenção do Chafariz, que depois foi religado, moradores de rua que ainda eram poucos, já até tomavam banho em suas águas. É preciso, agora, que instituições que gostam da cidade ajudem a encontrar soluções para o melhor aproveitamento do local. Colocar guarda, dia e noite, é uma despesa que poderia ser desnecessária. Guarda é ser humano, e pode trazer mais complicações ainda, se tentar impedir que alguém faça algum ato contra o Chafariz. Resta-nos sugerir que a Prefeitura convide os cursos de engenharia, de arquitetura, de economia, de direito, et., para dar ideias. Convidar logo as faculdades e universidades da cidade, o Clube de Engenharia e Arquitetura, para ajudar. Há boas cabeças, ótimas cabeças, melhor dizendo, que poderiam colaborar. A cidade precisa disso. Fechar o Chafariz, como já sugeriram, seria um ato de loucura, de entregar os pontos à bandidagem, aos desocupados que maltratam os bens públicos desta cidade querida!

Sucesso da Festa das Nações

Imagem ilustrativa da imagem No Miss Brasil Culture
| Foto: Divulgação

O padre Jefferson Bassetto (foto) está com sentimento de dever cumprido, após a Festa das Nações da paróquia São Luiz Gonzaga, onde ele é o pároco. O evento reuniu milhares de fiéis da comunidade e de outras regiões da cidade em três dias com comidas típicas e apresentações culturais. A correalização do evento foi da Casa de Apoio Amigos do HU/UEL, para onde será destinada parte do recurso arrecadado, além de ser aplicado em melhorias da paróquia. A foto é de Terumi Sakai.

Imobiliária Delalibera

Encontro o imobiliarista José Carlos Delalibera, estabelecido em Londrina, desde 1975. Com seu movimentado escritório em frente à Santa Casa. No cartão dele, o valioso lembrete: “O Senhor conhece os dias dos homens íntegros e o patrimônio deles sempre permanecerá”.

Moda Masculina

Papai Noel já anotando pedidos de moda masculina como presentes do Natal na Sinézio Magazine, em suas lojas do Centro e da Gleba Palhano. Com tudo do mais elegante das marcas Levis, Aramis, Dudalina e Ogochi. O Bom Velhinho exigindo sempre os melhores custos para todos os gostos.

Jardinagem e árvores

A equipe de jardinagem deu uma geral na Avenida Higienópolis. Cortaram grama, algumas podas e lavaram. SUGESTÃO para o pessoal que cuida da poda de árvores: há uma, na Espírito Santo, entre a Higienópolis e a Belo Horizonte, que precisa se alguns cortes.

Hospital será fechado?

O que se falava, nesses últimos dias, nos meios médicos, é que o Hospital do Coração será fechado para cirurgias e para outros tratamentos. Uma pena. A cidade não pode perder um hospital! Faltou apoio de algum lugar. Quem souber que conte o que apurou!

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina