|
  • Bitcoin 123.254
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2407
Londrina

Oswaldo Militão - Social

m de leitura Atualizado em 15/07/2022, 02:17

No Festival Internacional de Música de Londrina

A 42ª edição teve dois eventos de abertura; evento segue até dia 18 com diversas apresentações, aulas, workshops e debates

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de julho de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação - Fábio Alcover
menu flutuante

A 42ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina teve dois eventos de abertura: uma festiva no Aterro do Igapó com a Orquestra Arte & Vida e o Bailinho do Plantão Sorriso. No domingo, no Teatro Ouro Verde, a abertura oficial foi com a OSUEL - Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, regência do maestro Massimiliano Carraro e como solista, o pianista Fabio Paez, da Venezuela. O FIML segue até o dia 18 com diversas apresentações, aulas, workshops e debates em torno da música. 

O maestro Massimiliano Carraro com o pianista Fabio Paez O maestro Massimiliano Carraro com o pianista Fabio Paez
O maestro Massimiliano Carraro com o pianista Fabio Paez |  Foto: Divulgação - Fábio Alcover
 
Patrícia Zanin, Marina Hara e Igor Shimoda, no aterro do Igapó Patrícia Zanin, Marina Hara e Igor Shimoda, no aterro do Igapó
Patrícia Zanin, Marina Hara e Igor Shimoda, no aterro do Igapó |  Foto: Divulgação - Fábio Alcover
 
Magali Kleber com Marco Antonio de Almeida e Eduardo Sahão Magali Kleber com Marco Antonio de Almeida e Eduardo Sahão
Magali Kleber com Marco Antonio de Almeida e Eduardo Sahão |  Foto: Divulgação
 

DESTAQUE

Ana Julia Teixeira Lopes foi destaque no Campeonato brasileiro de Jiu Jitsu disputado em junho em São Paulo. Ela ficou em primeiro lugar na categoria infanto/juvenil (peso pena), entre as mulheres. A jovem atleta é da cidade de Cambé. Sucesso! 

Imagem ilustrativa da imagem No Festival Internacional de Música de Londrina Imagem ilustrativa da imagem No Festival Internacional de Música de Londrina
|  Foto: Divulgação
 

Sigilo em qualquer processo Pode significar algum medo! 

Por qual razão um Promotor (integrante do Ministério Público no Paraná) pediu para o que o “assassinato de político em Foz Iguaçu” transcorra em sigilo de agora em diante? Quem teria solicitado? É para dificultar o trabalho da Imprensa de modo geral? Interessa a quem? É para não ter que responder a preguntas de jornalistas? Por que? O que eles ou alguém teria a esconder? Estamos há dois meses das eleições e o povo brasileiro tem o direito (e o dever) de saber o que ocorre com os partidários dos concorrentes a cargos públicos, sem dúvida. Sigilo sobre qualquer processo significa “medo de algum fato novo, que poderia ser revelado” já dizia o professor Aristeu dos Santos Ribas, nosso excelente professor na Faculdade Estadual de Direito de Londrina. Era um sábio em comentar os casos do Direito Penal, ele que foi sempre elogiado e respeitado promotor Público em Londrina. O doutor Aristeu foi o primeiro professor da Faculdade Estadual (que deu origem à UEL) a promover um “júri simulado”, com os alunos como partes integrantes, realizado no Fórum de Londrina.  Dizia aos “advogados e promotores”, alunos que representavam os dois lados, que procurassem averiguar tudo, revelar os fatos, para fazer realmente Justiça. Nada de esconder algum fato, nada de sigilo, a verdade precisa ser verdadeira, afirmava. O professor Aristeu era maçom, muito culto e amigo dos seus alunos, bom conselheiro sempre.        

O PROF. EUDES BRANDÃO 

OUTRO dos nossos estimados professores era o também saudoso   Eudes Brandão, delegado geral de Polícia em Londrina, jornalista e professor de Direito Processual Penal. Dizia que “os atos criminosos precisam ser levantados a fundo, ao máximo possível, pois é preciso que a Sociedade saiba o que está sendo feito pela autoridade competente, que é paga com dinheiro dos impostos da população”. Dizia mais: “Não se deve negociar com bandido...” Esse era Eudes Brandão, cujo irmão Euro Brandão, de Curitiba, foi Ministro da Educação do Brasil.  Eu tenho saudades de meus tempos na Faculdade de Direito de Londrina.  

ESTÃO ANIVERSARIANDO 

O são paulino Pedro Garcia Pagan, pecuarista de grande destaque em Londrina e no Paraná, está comemorando aniversário hoje.  

TAMBÉM aniversariando hoje o empresário Jorge Hashimoto, presidente da Cooperativa Integrada. O produtor de algodão Almir Monticelli aniversariou ontem. Ontem também comemorou aniversário Alexandre Garcia Andreetta. Amanhã aniversariam o pecuarista Rubens Accorsi e Marisa Pereira de Sá.  

No domingo, abraços para Leonardo Garcia Andreetta. Na segunda feira aniversariam dona Rosalina Franciscão e o deputado estadual Tiago Amaral. 

Vive la France 

“ALLONS enfants de La Patrie!” A França amanheceu cantando ontem, festejando o seu famoso Dia 15 de Julho, símbolo da Liberdade obtida pelo seu povo, com muita luta e vidas, contra ditadores da época, de muitas injustiças, do temor, do ódio humano, das perseguições políticas e econômicas! Vive La France, Bleu, Blanc e Rouge´´! 

Coronavírus recuperou farmacêuticas quebradas  

Lucro das farmacêuticas subiu 40% durante a pandemia. Indústrias que estavam quebradas se recuperaram por causa do coronavírus , essa desgraça que veio da Ásia, e que acabou com a vida e a economia mundial. Enquanto empresas de vacinas, de remédios e etc., ganharam fortunas, recuperaram seus caixas. No resto do mundo, deixando de fora o agronegócio, aqui o Brasil e alhures, gerou milhares de desempregos e de fome, até hoje.  

****

ESTÃO faltando bons pilotos para as empresas aéreas comerciais dos Estados Unidos, e por isso vários voos vêm sendo cancelados. Morreram vários? Não, foram trabalhar para empresários que tem seus jatinhos caríssimos, ultra modernos. 

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1