No Congresso Internacional da ABIT
Renata Amano, CEO da Bratac Seda, foi uma das painelistas do evento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Renata Amano, CEO da Bratac Seda, foi uma das painelistas do evento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
Oswaldo Militão

Renata Amano, CEO da Bratac Seda, foi uma das painelistas do Congresso Internacional da ABIT 2024, realizado em Salvador, em outubro. A empresária londrinense foi convidada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção para falar sobre sua experiência em “Políticas Regulatórias Globais – Impactos no comércio”. A Bratac exporta seda para a Europa e a Ásia
O dia em que J. Mateus, narrador da Paiquerê, pagou o pato
Ele mesmo conta esta singular história no seu livro "ZYJ Mateus, Minhas Histórias no Rádio", e foi no dia em que ele pagou o pato mesmo. O livro trata de sua vida na Rádio de Londrina e do Paraná e suas transmissões internacionais da Seleção Brasileira de Futebol, de Olimpíadas, dos jogos do Londrina e etc. J. Mateus contou o seguinte: "Corria o ano de 1978. Morávamos no Jardim Presidente. Em um certo dia, encontrei o amigo Vanderlei de Freitas, radialista e professor em Cambé, que perguntou se eu gostava de carne de pato. Se gostar, disse ele, vou lhe dar uns que crio na chácara". Mateus aceitou e agradeceu os presentes, que levou para casa e soltou-os no seu quintal e foi trabalhar. Quando retornou à sua casa, cadê os patos? Não estavam, pois tinham voado por cima do muro e fugido. Saiu então m busca dos patos, pelo bairro. Encontrou um, depois o segundo e em seguida o terceiro, que estavam passeando...Mas faltava um quarto fujão. Quase estava desistindo de procurá-lo, quando Mateus viu um menino , com um pato debaixo do braço e perguntando: Tio, quer comprar um pato? Fazer o que: o famoso narrador esportivo da Rádio Paiquerê 91,7 perguntou o preço e o garoto respondeu: vendo por cinco cruzeiros". O radialista não teve outra saída: deu uma nota de "cincão" e comprou o pato que já era dele mesmo... Que foi um dos presentes do amigo Vanderlei. Nesse dia J. Mateus "pagou o pato mesmo"!
Degustação conjunta
No dia 7 de novembro, as Confrarias dos condomínios Le Blanc e Authethique fizeram uma degustação conjunta. O sommelier Thiago Ruiz realizou uma elogiada apresentação sobre os raros vinhos israelenses (Hermon, Gamla, e Yarden) que foram harmonizados com um saboroso risoto de carneiro. As fotos são do evento .


Odair Chiqueto chegou a fazer mil assinaturas da FOLHA em 70
Odair Chiqueto teve uma movimentada banca de jornais e revistas em Rolândia, chamada "Cultural Point", onde foi distribuidor da FOLHA de LONDRINA desde 1965. Nos anos 70, com chegada da Off-Set neste jornal, ele chegou a vender mil assinaturas em sua cidade. Ao cumprimentar a FOLHA e o atual diretor geral Nicolás Mejía, e toda a sua equipe, pelos 76 anos deste diário impresso, Odair lembra do "logotipo" onde se lia: "O melhor e mais completo jornal do interior". Vendia assinaturas vitalícias e edições avulsas também, isso até 2015. A FOLHA era levada para toda a região, em fuscas e depois em Kombis. Sempre foi o jornal mais esperado pelas famílias do Norte do Paraná e de todo o interior estadual, acrescentou.
Movimentada Festiva do Rotary Club Londrina Shangri-lá
Festiva das mais concorridas foi realizada pelo Rotary Club Londrina Shangri-lá . O evento na Casa da Amizade teve jantar e muita animação. Na ocasião, dois novos integrantes foram apresentados aos rotarianos do clube, presidido de forma dinâmica por Edson Koakutsu . As fotos são de Carmelindo Dias .




Waldomiro Carvalho Grade
Encontrei o colega de turma de Faculdade de Direito, Waldomiro Carvalho Grade, na festa dos 60 anos de casados de Irene e Enio Sehn, no recanto Dá Licença, onde a família Sehn recebeu seus colegas com aquela alegria costumeira. E combinamos de juntar os que estão aqui e na região, de nossa turma, a terceira da Faculdade Estadual de Direito, comemorar os nossos 60 anos de formatura. Go Ogawa e Salvador Biazzono, ótimos companheiros de classe, estão convidados localizar outros integrantes de nossa sempre animada turma, que frequentou as carteiras da Faculdade, de 1960 a 64, à noite, no Grupo Hugo Simas.
Aberto no feriado

“Avise as amigas que a coleção está linda demais, que os preços são incríveis e que já dá pra antecipar as compras de Natal... Ah, tem mais: Nesta sexta, feriado, atenderá das 13 às 18 horas. Onde? No ARMAZÉM DA MODA!”, comunica o staff.
Hora da Polícia Civil Paulista dar exemplo às demais do Brasil
O ministro da Justiça do Governo Lula, o ex-ministro Levandowski, do Supremo Tribunal Federal, disse que cabe à Polícia Civil de São Paulo apurar todos os fatos relativos ao assassinato do delator, que morreu com vários tiros de fuzil, na entrada do Aeroporto de Guarulhos, matando, inclusive, outra pessoa e ferindo mais algumas. Chegou a hora do elogiado governador paulista Tarciso fazer valer sua autoridade e exigiu todos os esclarecimentos sobre a atuação de PMs, que fazia o trabalho de segurança do morto, que era chamado de "delator" futuro, e que a Polícia Civil cumpra o seu dever de apurar os fatos. Mas cumpra mesmo, o que muita gente paulistana diz que duvida. Não dá mais para "deixar como está, para ver como é que fica... " A elucidação desse assassinato, e suas implicações, interessa a todo o Brasil, pois pode ser o começo de uma atuação e mudança radical no combate ao crime organizado e super armado, e também aos bandidos de motos, que vem desafiando as leis do país. Vem deitando, rolando, assaltando e matando e enlutando famílias daqui do Paraná e do Brasil com um todo!
O dono da MRV teria estado aqui
Chegou a esta Coluna a informação de que o vitorioso empresário Rubens Menin, mineiro e grande torcedor do Atlético, dono da Construtora MRV, teria estado em Londrina e região, rapidamente. Mas não consegui confirmar, porque deve ter vindo com seu jato particular. Falando nele, caros leitores, não seria a hora de a Prefeitura de Londrina ( no próximo 2025, com o novo prefeito Tiago Amaral) procurar entrar em contato com Rubens Menin e, quem sabe, solicitá-lo a fazer algumas melhorias no Estádio do Café, que são muito necessárias. Ou outras sugestões. Trata-se de um empresário que tem várias obras aqui. Não dá para perder a chance de conquistá-lo para alguma obra pública na cidade.
Sorteio de um carro
A cada R$ 500,00 em compras nas lojas e quiosques participantes da campanha de final de ano do Boulevard Shopping, no período de 9 de novembro a 31 de dezembro, o consumidor poderá realizar a troca por um número da sorte e concorrer a um Renault Kardian. A apuração do vencedor será no dia 9 de janeiro de 2025, às 14h, através do resultado da Loteria Federal.
Sementes ao Vento
No dia 23 de novembro , o professor Gerson Melatti lança o livro "Sementes ao Vento". São 45 crônicas rurais e urbanas, a maioria delas publicadas nos últimos anos na seção Dedo de Prosa da Folha de Londrina . A publicação é da editora londrinense Engenho das Letras. O lançamento será no empório Sumatra, na Avenida JK, a partir das 16horas.
¨¨¨¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

