O 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública Coletiva, realizado em Londrina na semana passada em plataforma digital, reuniu 850 participantes, entre pesquisadores, especialistas, professores e alunos da área de saúde, com 70 palestrantes de 11 estados e outros países. Organizado pelo Inesco, presidido pelo sanitarista João Campos, o evento virtual teve apoio da UniFil. Um das ações foi com a equipe de monitores formada pelos estudantes Mylena Reis, Lucas Conradi e Samara Sobral (fisioterapia), Fernanda Gonçalves, Maria Eduarda Lima e Renan Passetti (enfermagem), Ingrid Fregoneze e Isabela de Oliveira (psicologia), que estão na foto. A coordenadora do curso de fisioterapia, Heloísa Freiria Tsukamoto, representou o reitor Eleazar Ferreira e comentou: “A UniFil tem tradição nos cursos da área de saúde, com ensino de qualidade, respeito no mercado profissional e no meio acadêmico. A parceria com o Inesco abre espaço para alunos e docentes interagirem com pesquisas, experiências práticas, inovações e tendências na saúde coletiva “.

Imagem ilustrativa da imagem No Congresso de Saúde Pública
| Foto: Divulgação

Ingressos da ExpoLondrina:
Rural devolvendo os valores

A Sociedade Rural do Paraná começou a devolver o dinheiro referente à compra antecipada dos ingressos para shows, rodeio e entrada no Parque Ney Braga da ExpoLondrina 2020 , que seria realizada em abril, mas foi transferida para 2021 devido às medidas de segurança para conter o avanço do coronavírus. O primeiro dia foi bastante tranquilo. Para garantir a segurança de todos, é obrigatório que a devolução seja agendada pelo site www.expolondrina.com.br e são programadas apenas 20 pessoas por hora. O agendamento prosseguirá até o 4 de agosto e a devolução até 14 de agosto . Serão devolvidos o dinheiro da compra dos ingressos para o parque (Expo-parque), para os shows (Expo-show)e para o rodeio, para quem os adquiriu nas bilheterias do Parque Ney Braga ou no Boulevard Londrina Shopping. É necessária a apresentação do comprovante de agendamento do recibo emitido pelo site e do ingresso. É obrigatório o uso de máscaras. Para quem comprou no site Alô Ingresso , a devolução está ocorrendo de forma eletrônica. Através do próprio site. A direção da SRP informa que quem não quiser fazer a troca pode deixar o valor pago em crédito para a próxima edição da ExpoLondrina, mediante apresentação do ingresso.

***

O arquiteto Álvaro Cortes, de Londrina, formado na primeira turma de arquitetura da Unifil, encontra-se trabalhando em Rondonópolis, no Mato Grosso, onde já projetou várias obras e é muito respeitado lá também. É um craque.

***

Já o agropecuarista Hélio Turquino encontra-se desde ontem em sua fazenda no Mato Grosso do Sul, na região de Dourados. Hélio foi um dos primeiros londrinenses a apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência.

***

No domingo passado, várias pessoas estiveram na fazenda de Oezir Kantor, nas proximidades de Apucarana, para ver e tirar fotos do tanque de guerra que ele recebeu como presente do Exército Brasileiro, pelo apoio que tem dado aos treinamentos do 30º BIM.

***

O staff de Antônio Furuta foi ontem para São Paulo, em busca de novo lote de bacalhau da Noruega, de vinhos europeus e de frutas secas, visando as comemorações do Dia dos Pais agora em agosto.

***

A dupla Solange-Roberto, responsável pela escolha dos lançamentos de roupas masculinas das melhores das grifes mais da hora, às voltas com as vitrines para o Dia dos Pais. De pijamas às blusas, dos cintos aos blazers, tudo up-date com Porto Alegre, BH, Rio e São Paulo.

Aniversário

Imagem ilustrativa da imagem No Congresso de Saúde Pública
| Foto: Divulgação

Duda Yoshimoto( foto) comemora hoje aniversário de 10 anos. Ela é modelo e mini digital influencer. A mãe, a ex-modelo Marcia Yoshimoto, vai organizar uma comemoração em casa mesmo com todo o carinho. "Não podemos deixar essa data passar em branco. Precisamos comemorar a vida, mesmo com máscaras e álcool em gel. Viva a @dudayoshimoto", enfatiza a mãe.

Aniversariando

Comemorou aniversário ontem o advogado e professor André Luís Cunha, que também é entusiasmado criador de carneiros.

***

Carlos Eduardo Galvão Bueno, o famoso narrador esportivo da Rede Globo, também comemorou aniversário ontem, ao lado de sua esposa Desirée. Ele chega aos 70 anos, e os amigos dizem que não parece, pois ele está muito bem, em excelente forma, sempre jogando golfe no campo do Royal Golf Residence, onde o casal mora.

***

Hoje aniversaria o fazendeiro João Soares Sobrinho e o agrônomo Luís Karimata, que reside em Ibiporã, e também foi dirigente da SRP.

Momento fashion

Imagem ilustrativa da imagem No Congresso de Saúde Pública
| Foto: Divulgação

A modelo mirim Valentina Garcia Mendonça num momento fashion com a mãe Adriana Garcia Mendonça, em evento em Apucarana.

O desembargador

O desembargador paulista que, em Santos, na praia, maltratou um guarda municipal que o multou por esta andando sem máscara, será julgado pelo Conselho Nacional de Justiça. Quais crimes ele teria cometido no episódio? Parece-nos que o de desacato à autoridade, artigo 331 do Código Penal, e também o de tráfico de influência, pois telefonou para o secretário de Segurança municipal de Santos, tentando anular a multa e etc. Se condenado, poderia pegar de 2 a 5 anos de prisão. Mas pouca gente acredita nisso. O máximo que poderá acontecer é ele ser aposentado, e passando a receber os mais de 60 mil reais que ganha no cargo que ainda ocupa.

***

Neco Campinha Garcia Cid, ex-presidente da Rural (teve dois ótimos mandatos) em São Paulo visitando uma das filhas, telefonou para a entidade, afim de cumprimentar a atual diretoria executiva, que deverá ser reeleita no próximo sábado. Disse que tem grande orgulho em pertencer à Sociedade Rural do Paraná.