Em recente viagem, a agente de turismo e viagens Ruti Luz esteve Cânion Guartelá. Mais do que uma visita técnica, a expert encarou uma das trilhas mais desejadas do local. O Guartelá fica entre os municípios de Castro e Tibagi. É o sexto maior cânion do mundo em extensão e o mais longo do Brasil. Atrai visitantes graças à natureza exuberante e aos extensos paredões formados por processos erosivos no decorrer de milhões de anos e esculpidos pela ação dos ventos e das águas. Com uma carteira de clientes bastante versátil, a profissional considera que a retomada do turismo é fundamental para economia e que há destinos que atraem pela religiosidade, beleza natural, em razão dos negócios, assim como para as compras. "O Canyon Guartelá atrai pessoas de todo o mundo e proporciona um encontro com nós mesmos, todos devem viver essa experiência. A hospitalidade dos guias e da comunidade local são capítulo à parte e há roteiros e passeios para diferentes perfis de público", conta Ruti Luz.

Imagem ilustrativa da imagem No Cânion Guartelá
| Foto: Divulgação

EVANGÉLICO TERÁ NOVO SUPERINTENDENTE

O Conselho de Administração da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) decidiu pela substituição da atual superintendente do Hospital Evangélico, dra. Lourdes Aparecida Marques . O novo superintendente do Hospital será Eduardo Bistratini Otoni, executivo com vasta experiência em gestão hospitalar e que estava atuando como diretor geral da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Ele deverá assumir o cargo na segunda (dia 21). Em nota, a AEBEL informa que a substituição “leva em conta mudanças no direcionamento estratégico, face aos novos desafios que se apresentam no mercado da saúde no Brasil, incluindo nossa amada Londrina”.

ESCOLAS TÊM ATÉ DIA 25 PARA AGENDAR VISITAS À EXPÔ

A Sociedade Rural do Paraná já está agendando a visitação gratuita dos alunos da rede pública municipal, estadual, rede privada e instituições especiais à ExpoLondrina 2022 para o período de 4 a 8 de abril (segunda a sexta-feira). O agendamento pode ser feito para os períodos matutino ou vespertino, com horários de entrada às 8h30 ou 13h30. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3378-2048, das 08h às 12h e das 14h às 18h, até dia 25 de março para agendamento de data e horário. Nos e-mails de agendamento, os responsáveis deverão enviar nome completo da instituição, dia de preferência, período com horário previsto para chegada, número de alunos e acompanhantes e o contato de um responsável (telefone e e-mail). A ExpoLondrina será realizada de 1 a 10 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR).Mais informações sobre a ExpoLondrina no site: www.expolondrina.com.br

Presenças marcantes

Presenças marcantes no badalado aniversário de 15 anos da estudante Geórgia Maria Dematte, Regina e Marcos Gasparelli,Vamberto e Leonor Mafia (foto). A comemoração foi no restaurante La Gondola. Em comum, os casais têm a forte ligação com a cidade de Alvorada do Sul, Norte do Paraná. Na ocasião, o anfitrião Romeu Dematte contou que ficou impressionado com a quantidade de gente que expressa o desejo de apoiar Gasparelli em uma futura candidatura a prefeito daquele município, em recente visita que fez por lá. “Ele tem crédito em Alvorada”, disse Dematte. As eleições municipais são em 2024.Até lá, Gasparelli vai decidir se aceita o desafio.

Imagem ilustrativa da imagem No Cânion Guartelá
| Foto: Divulgação

CHOROU QUANDO ALGUÉM DEU A ELE UM SIMPLES SANDUICHE

Um homem, de pouco mais de 50 anos, tentava vender revistinhas com histórias infantis, bem na esquina da Higienópolis com a Espírito Santo. Passou alguém, um cidadão, que parou para atender o que oferecia os livrinhos. Com filhos casados e com os netos já grandes, agradeceu, mas sentindo a situação do vendedor, deu a ele dez reais, para comprar um sanduíche, no Pátio San Miguel, ao lado. O homem agradeceu e começou a chorar, dizendo que não havia comido nada o dia todo. E era mais de 15 horas. Quem observou quase chorou junto, o coração sentiu o drama e só lhe passou pela cabeça os desmandos de políticos brasileiros. Essa situação é vivida por centenas ou milhares de nossa população atualmente. É o retrato revelado pela fome, pelo desemprego, pelo abandono social em geral em nosso país, fruto ou resultado de quem administrou o Brasil durante os últimos anos.

Reunião de professores

No último sábado foi realizada reunião dos professores das escolas de inglês da FD English que comemora 10 anos de atividades. “É com muito prazer e orgulho que vivemos os 10 anos de serviços prestados trazendo uma coisa tão importante que é a educação. Já levamos pessoas ao mundo inteiro com o nosso inglês, traduções publicadas, apresentações internacionais e etc.”, diz Dora Horvath, diretora das escolas. Na foto, os diretores Fabiano Teixeira, Dora Horvath, Tacimila Mondeck e Celso Petrilho com o grupo de professores.

Imagem ilustrativa da imagem No Cânion Guartelá
| Foto: Divulgação

O QUE SERÁ QUE VÃO PROMETER NO SÁBADO

O ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador paranaense Roberto Requião deverão estar, amanhã, sábado, em Londrina, mais precisamente em zona rural vizinha da cidade de Tamarana. São esperadas caravanas de várias localidades, convocadas pelo MST, movimento que sempre está de volta e mais forte em época de eleições. Agora no PT, Requião estará mais à vontade ao lado de Lula. O que será que os dois vão prometer aos que lá comparecerem, é a curiosidade geral. Certamente vão apoiar a legalização das terras que estão ocupadas e que pretendem atendê-los em tudo o que, legalmente, for possível. A preocupação é dos produtores rurais da vizinhança, que compraram suas terras, investiram, geraram empregos e produzem alimentos. Quem sabe, Lula e Requião tranquilizem a todos os lados, os que desejam ter e os que já possuem propriedades rurais. Uma boa seria prometerem que vão comprar terras de quem desejar vendê-las e financiá-las sem terras, àqueles que desejam realmente trabalhar e produzir para a Nação brasileira.

Marcelo Cilli e a 60ª Expô

O apresentador Marcelo Cilli ultima preparativos para mais uma edição do Boletim da Expolondrina. Há 20 anos, ele cobre o evento sempre em parceria com a rede CNT, mostrando as atrações, shows e curiosidades da maior feira agropecuária da América Latina

Imagem ilustrativa da imagem No Cânion Guartelá
| Foto: Divulgação

****

Sumiu, pelo menos não se sabe mais dele, o bilionário russo que disse que daria prêmio altíssimo para quem desse um fim em Putin, em Moscou. Pode ser que a segurança do ditador russo tenha mandado ele para a Sibéria.

****

MULHER MEXICANA morreu em uma academia, fazendo exercícios com levantamento de peso. O coração não aguentou tanto esforço.

****

Marilia Gabriela está de mudança para Portugal. Disse que por prazer e para nova experiência de vida. E também em busca de segurança.

****

Leitora assídua da Coluna sugere que o Senac Londrina promova curso para ensinar sobre a cozinha chinesa. A ideia é muito boa. Poderia revelar até novos profissionais para o setor.

****

Em Amsterdã, Holanda, estão lançando um bairro que terá 709 apartamentos, em prédios que serão construídos somente com material sustentável.

****

No programa trainee da Copacol

A qualidade na formação acadêmica e profissional abre portas no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Foi nesse ambiente que médicos veterinários recém-formados pela UniFil conquistaram vagas no programa de trainee da cooperativa Copacol, selecionados na disputa com egressos de diversas universidades do Paraná. Sabrina Theodorovicz está contratada na integração de suínos e suporte aos cooperados na área de sanidade, João Vitor Silva Costa atua no fomento avícola e tem ainda o Natan Henrique Gomes da Silva, aprovado no segmento de avicultura. Lá da unidade de Cafelândia, onde moram agora, os três enfatizam a boa preparação na faculdade de Medicina Veterinária da UniFil.

Sabrina Theodorovicz
Sabrina Theodorovicz | Foto: Divulgação
João Vitor Silva Costa
João Vitor Silva Costa | Foto: Divulgação

PERGUNTA-SE QUANTO O PAÍS PAGA AO PARANÁ PELAS ÁGUAS DE ITAIPU

O povo paranaense sempre diz que não dá para entender “como pode um estado que tem Itaipu, produzindo tanta energia, pagar tão caro por ela?” Outra pergunta: se o estado do Rio de Janeiro recebe “royalties” pelo petróleo extraído de suas águas, por que o Paraná nada recebe pelas águas do Rio Paraná, utilizada pra gerar energia elétrica para outros estados? E em ano eleitoral, os candidatos poderiam esclarecer isso tudo. É só querer e lutar pela população, que paga cada vez mais caro pela energia elétrica.

NÃO MAIS A PREÇOS DE BANANAS!

Jaraguá do Sul, localidade serrana de Santa Catarina, é uma das maiores produtoras de bananas deste belo estado do Sul brasileiro. Estão caras, mas são saborosas, dizem lá.

Fica a pergunta de pessoas que procuram bananas maçãs e não encontram em mercados da cidade e da região: por que o litoral paranaense e o estado em geral produz cada vez menos bananas? Até mesmo as bananas nanicas e as de fritar? A preços de bananas, como antigamente, nem as bananinhas ouro chamadas também de macaco... A Secretaria de Agricultura do Paraná poderia informar a respeito.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1