Na comemoração de seu aniversário, dia atrás, a pianista e psicóloga Thais Bush Pereira com os filhos André, Gabriel e Daniel Bush Pereira. A celebração aconteceu em família, também ao lado das noras e neta, junto com a festa dos 70 anos do marido, o promotor aposentado Clóvis Bush Pereira, que veio ao mundo num 1º de maio. Parabéns a todos.

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

Os aniversariantes

Estão aniversariando hoje Rosane Paiva Arioso, esposa do produtor rural Milton Ariosi, e o cirurgião dentista prof. Wilson Trevisan, que certamente vai receber cumprimentos de seus vários amigos. Entre eles, o hoteleiro (e também dentista) Roberto Vezozzo.

***

Amanhã, dia 14, aniversariam Ivan Canziani Silveira, o produtor rural Mário Sérgio Pesarini, Flávio Vezozzo, Mara Pelisson de Souza, Hugo Takeda, Clemente Tagliari e o engenheiro Heinz Ervig, que morou alguns anos em Londrina e agora reside em Curitiba, onde foi do Tribunal de Contas do Paraná.

***

No dia 15, os abraços serão para a sra. Marise Mercer; para Betina Schnaid, filha dos saudosos dona Marta e do doutor Davi Schnaid; e para o empresário Klaus Nixdorf, rotariano do Londrinão.

Do Brasil para o mundo

através de londrinense

Gilson Peres da Rosa, diretor nacional da GPR Digital, empresa londrinense especializada em controle de ponto e acesso, e certificada como uma das melhores empresas para trabalhar pela GPTW, participa hoje (dia 13) como palestrante da Live “Decisões por números e emoções” realizada pelo BNI – Business Network International - em Portugal. O evento vai compartilhar histórias de empreendedorismo para membros da organização presente em 73 países.

Combatendo a violência doméstica

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

No 5 de maio foi realizada a 1ª reunião das associadas da Associação Nós do Poder Rosa abordando o combate da violência doméstica contra a mulher e a proteção da unidade familiar. A atual gestão conta com participação ativa das mulheres que compõe o quadro associativo e a Diretoria Executiva. A reunião também discutiu o plano anual para a gestão 2021 e a apresentação do Relatório Circunstanciado do ano passado. A ANDPR teve o reconhecimento de Boas Práticas Corporativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, atuando na prevenção da Covid-19 e ações pós-pandemia no Paraná. O ODS é promovido pelo Sistema Fiep. A conquista do SELO ODS 2020 deu-se por meio do “Projeto de Programação de lives informativas em combate à violência doméstica contra a mulher em tempos de isolamento social”. Foram 27 transmissões ao vivo em suas plataformas digitais, com mais de 25 mil visualizações. Na foto, Luzia Amâncio, nova associada da ANDPR, e as diretoras Michelly Landgraf, Maria Aparecida Prandini Pereira, Nely Camargo, Felicia Watanabe, Simone Arruda, Érica Chagas e Laís Arruda.

Domingo será Dia do Gari: saiba quem foi o primeiro

Quem não pode faltar na cidade?”, perguntei , certa noite, a alunos do curso Supletivo do Colégio São Paulo, durante uma prosa-quase palestra. Entre as respostas da maioria, estavam “médicos, advogados, padres, professores, engenheiros, pastores, enfermeiros, farmacêuticos (que aplicavam injeções), fotógrafos, pedreiros, pintores, encanadores, bancários, eletricistas e também jornalistas e radialistas e etc. Uma aluna que chegou pouco mais tarde lembrou-se de citar taxista (como o pai dela) e feirante (como foi seu avô). Mas nenhum dos estudantes lembrou-se de citar o gari, mais conhecido como a turma do lixo. Uma categoria que parece só ser lembrada em termos de reivindicações ou quando faltam. Lembrei a eles a importância dos garis, como lembro novamente agora a origem desse nome. Gari veio do nome de Pedro Aleixo Gari, um homem francês, que veio para o Rio de Janeiro, aos 35 anos, como imigrante, e fixou-se no Rio de Janeiro, no tempo ainda do imperador Dom Pedro II. Ele foi contratado como coordenador dos limpadores da “sujeira” originada dos cavalos que puxavam charretes e carruagens pelas ruas do Rio de janeiro, que era a capital do Império. E “Gari” ficou para sempre, como nome geral dos varredores de ruas e calçadas. Pedro Aleixo Gari acabou sendo o diretor geral do serviço de limpeza do Rio de Janeiro. As mulheres só entraram na profissão no início de 1970, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde ficaram conhecidas como “Margaridas”.

Dia das Mães no PDG

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

No registro, filha e mãe: Patrícia Góis Bonesi e Sílvia Góis, gestoras do PGD, um dos colégios tradicionais da cidade, durante homenagem ao Dia das Mães, realizada semana passada

O cidadão Omar Gabardo

Muito estimado em Londrina, por amigos e ex-alunos dos cursos de direito e ciências contábeis da UEL, onde ensinou durante anos, faleceu o cidadão Omar Gabardo, cinco meses após perder sua esposa Tereza, por problemas cardíacos. Omar Gabardo foi secretário da Fazenda, fazendo parte da equipe do então prefeito Wilson Rodrigues Moreira. Nos anos 50, foi contador e homem de confiança do empresário Salim Sahão. Omar Gabardo deixa dois filhos e quatro netos. A filha Maria Tereza Fraco Calvo, que é empresária em Londrina, e Luis Omar, que é auditor da Receita Federal em Curitiba e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Estava com 93 anos e sua cerimônia de despedida aconteceu na capela do Crematorium Londrina. Que Deus o tenha.

Inspirando mulheres do campo,

encontro reuniu mais de 70

Foi realizada na última sexta-feira a segunda edição do Agroinspiradoras, encontro da rede UMA (União das Mulheres do Agro), que tem por objetivo colocar no centro da roda mulheres de todo país, ligadas ao agronegócio, para que contem suas histórias e inspirem outras na tomada de ações e caminhos. O encontro reuniu mais de 70 mulheres de vários estados brasileiros, em evento online. Ao lado da pecuarista Andressa Biata, da consultora de imagem Samya Leão e Lydia Damian, gerente de Comunicação e Marketing da Adama, o evento tratou da importância do conhecimento e da capacitação para que, cada vez mais, naturalmente, a mulher ocupe mais espaço em diversas atividades. A Adama é uma das apoiadoras da Rede UMA e vem oferecendo vários cursos por meio do programa ADAMA C.U.I.D.A (Circuito sobre uso Inteligente de Defensivos Agrícolas) e do Sindiveg- Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal. As fotos são do encontro.

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

Adriane Steinmetz, jornalista, agricultora e idealizadora da Rede UMA

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

Lydia Damian, gerente de Comunicação de Marketing da Adama

Imagem ilustrativa da imagem Na família Bush Pereira
| Foto: Divulgação

Samya Leão, consultora de imagem

Falou o rabino

"A ciência, cultura e a religião não são concorrentes, devem ser sempre ser colaboradoras”, disse um rabino de São Paulo, falando sobre Deus, em concorrida live.

1º Forum-Web de Enfermagem

Por meio de live via Youtube, a Faculdade Inesul vai realizar o 1º Forum-Web da Enfermagem. A abertura do evento será sexta (dia 14), às 19 horas, com a participação de Edinalva de Oliveira Miranda Guizi, coordenadora do curso de enfermagem do Inesul, e da doutora Magali Godoy Pereira Cardoso, diretora de enfermagem do Hospital Universitário de Londrina. Na ocasião, vão abordar o tema “Em tempos de pandemia, desafios de uma diretora de enfermagem do HU”. O Fórum continuará no próximo dia 18, às 19 horas, com Alexandre Casonatto, mestre em fisiopatologia clínica e laboratorial pela UEL, que vai falar sobre desafios da enfermagem na implementação dos cuidados paliativos. Por fim, no dia 26 de maio, também as 19 horas, palestra sobre a sistematização da assistência de enfermagem e os protocolos de segurança ao paciente internado com covid em UTI, com o doutor Percival Vitorino Guimarães, coordenador da UTI do HU. A mediadora será Renata Cristina Góes, docente de enfermagem da Faculdade. Mais informações pelo telefone 3379-2000.

Boninho e Tiago Lifer chegaram a pensar em suspender o BBB21

Analistas da final do BBB21 dizem que venceu a moça que ficou mais ao lado dos mais conservadores, que “a turma da lacração” ( mais uma criação de brasileiros, via o fenômeno da internet) perdeu a parada. A Globo, de qualquer maneira, adorou, porque o resultado financeiro dela, e de audiência, foram grandes. Tanto que abriram as inscrições para 2022 e tiveram que fechar, para avaliar o conteúdo dos primeiros candidatos. Formado em comunicação e psicologia, que estudou nos Estados Unidos, o apresentador do programa Tiago Laifer disse a seu antecessor Pedro Bial, que no ano passado, em agosto, chegaram, ele e Boninho, a pensar em cancelar o evento. Mas foram em frente e acabou obtendo notável êxito. Entre boa parte dos artistas da emissora, soube-se depois , o favorito para ganhar era Gil e a surpresa foi a reação de Fiuk, que acabou em terceiro.

Vendia até caixões para sepultar

e perguntam em que o ano o Mappin Store fechou suas portas em São Paulo, nos anos 50 e 60, onde gente de Londrina e região ia pra compras. Foi no dia 29 de novembro de 1999 que, encerrou atividades. Esteve aberta desde o dia 29 de novembro de 1913 e vendia até caixões para sepultar pessoas. Era loja de departamentos, que ocupava 3 ou 4 andares, e foi uma das primeiras vítimas da chegada do Shoppings. O prédio de 3 andares, foi um projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que é nome de praça pública em são Paulo.

***

Disse Abraham Lincoln: O homem nunca encontrou uma definição para a palavra Liberdade!

***

Uma experiência apurou que os cavalos são praticamente os únicos animais que se reconhecem quando olham em um espelho. Seriam autoconscientes?

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1